Ácido Palmítico tem destaque no setor cosmético

Ácido Palmítico: conheça conceito, características, utilizações por diversos ramos da indústria, principais fornecedores e muito mais

Vários produtos cosméticos como cremes e loções corporais possuem o ácido palmítico em sua formulação em virtude da sua propriedade emoliente. que proporciona uma pele macia e seve. No entanto, esta substância não se limita a este segmento, podendo ainda ser usada para a fabricação de diversos produtos em diferentes ramos, além de outras funções. Confira a seguir mais detalhes sobre este relevante produto químico!

Acesso Rápido no post

O que é ácido palmítico?
Fórmula química
Principais propriedades
Para que serve o ácido palmítico?
Manipulação do ácido palmítico
Onde comprar o ácido palmítico?

O que é ácido palmítico?

O ácido palmítico é um dos ácidos graxos mais comuns encontrado em plantas e animais. É um ácido gordo saturado de cadeia longa com 16 átomos de carbonos, ou seja, não possui cadeia dupla entre os carbonos na sua estrutura.

É encontrado naturalmente em gorduras animais e vegetais, incluindo óleo de palma, óleo de palmiste, óleo de coco. Também está presente no leite e seus derivados, manteiga e queijo, azeite, e carne bovina.

O seu nome ácido palmítico se deve ao fato de que o óleo de palma é sua maior fonte e de onde foi isolado pela primeira vez no século XIX. No entanto, ele apresenta ainda outras nomenclaturas, como ácido hexadecanóico, ácido hexadecílico e ácido cetílico.

Fórmula química

Sua fórmula é representada da seguinte forma: C16H32O2.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Principais características

    • Aspecto: sólido (a temperatura ambiente);
    • Cor: branca cristalina;
    • Odor: Branco;
    • Não é solúvel em água;
    • É solúvel em solventes orgânicos, como éter, clorofórmio e benzeno;
    • Massa molar: 256,4 g/mol;
    • Viscosidade 70 ºC : 7.8 mPa.s
    • Ponto de fusão: 62,9 °C. possui um ponto de fusão relativamente alto, portanto, ele derrete a temperaturas elevadas;
    • CAS: 57-10-3;
    • Densidade (62°C): 0.853 g/cm3;
    • Estável: é um ácido estável, portanto não é facilmente oxidado ou decomposto em exposição à luz ou ao calor.
    • Propriedades emulsionantes: o ácido palmítico tem potencial para ajudar a misturar substâncias que normalmente não se misturariam, por exemplo água e óleo;
    • Propriedades emolientes: ele tem também capacidade para reter a umidade e prevenir a perda de água, formando uma barreira protetora na pele e deixando a pele mais macia e suave. Dessa forma, ele é muito utilizado na fabricação de cremes hidratantes e loções.

    Para que serve o ácido palmítico?

    O ácido palmítico é utilizado amplamente na fabricação de produtos das indústrias cosméticas, farmacêuticas e alimentícia, mas não se restringe a esses segmentos, podendo ainda ser aplicado em outras funções. Veja a seguir suas principais aplicações:

    • Domissanitários: usado como matéria-prima para a produção de sabões, detergentes e outros produtos de limpeza. Aqui ele tem a função de ajudar a promover a limpeza e a formação de espuma.
    • Cosméticos e produto de higiene pessoal: aplicado como um agente de consistência, concedendo estabilidade às formulações. Além disso, graças a sua propriedade emoliente, serve para deixar a pele mais macia e suave. Dessa forma, é aplicado na fabricação de cremes hidratantes, loções corporais, sabonetes, produtos para a pele, produtos para o cabelo e muito mais.
    • Fabricação de inibidores de fungos;
    • Alimentícia: ele é usado em alimentos processados, por exemplo, margarina, cremes, sorvetes, chocolates, biscoitos e produtos de panificação. Esta aplicação é realizada para oferecer melhorar a textura e oferecer sabor, além de aumentar a vida útil do produto nas prateleiras.
    • Indústria química: ele também pode ser utilizado na síntese de outros produtos químicos, incluindo surfactantes, ésteres e compostos aromáticos.
    • O palmitato é o éster do ácido palmítico, é um sal sintético produzido por esterificação ou oxidação de álcool do ácido. Sendo um forte antioxidante e importante fonte de vitamina A, é utilizado como aditivo alimentar fortificante e suplemento dietético. O palmitato também é normalmente aplicado no leite desnatado.
    • Setor farmacêutico: neste ramo, o ácido palmítico é adicionado como um excipiente em formulações, tanto em cápsulas como comprimidos. Também pode servir como agente de revestimento, facilitando a ingestão dos medicamentos.
    • Indústria de lubrificantes: essa substância pode ainda ser aplicada na fabricação de lubrificantes e graxas para oferecer maior viscosidade e lubrificação.

    Manipulação do ácido palmítico

    Durante o manuseio deste produto químico é importante evitar o contato com a pele e olhos, além de evitar a inalação dos vapores, névoas ou pós, visto que o ácido palmítico pode ocasionar irritação cutânea e nos olhos e outros danos à saúde. O local de trabalho deve oferecer uma ventilação adequada para a segurança de todos.

    Medidas de Primeiros Socorros

    – Em caso de inalação: retire a vítima para um local com ar fresco. Se ela não estiver se sentindo bem ou respirando com dificuldade, é necessário procurar assistência médica.

    – Em caso de contato com a pele: deve-se remover a roupa e sapatos da vítima e posteriormente lavar o local com água corrente em abundância. Se a irritação persistir, a vítima necessita ser encaminhada para socorro médico.

    – Em caso de contato com os olhos: a vítima precisa lavar os olhos com água corrente em abundância por no mínimo 20 minutos, mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. O auxílio médico deve ser buscado neste caso.

    – Em caso de ingestão: a vítima precisa procurar atendimento médico imediatamente.

    Sobre armazenamento é preciso que o ácido palmítico seja guardado em embalagens firmemente fechadas e estocado em local frio e seco.

    Onde comprar o ácido palmítico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido palmítico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.