Ácido metacrílico

Ácido metacrílico: confira o que é e como ele é utilizado pela indústria. Também não deixe de ver seus principais fornecedores no Brasil

O ácido metacrílico é amplamente usado pelo setor químico, plástico, de tintas e revestimento e têxtil, servindo principalmente para a produção de resinas acrílicas. Para saber mais sobre este produto químico não deixe de conferir a matéria abaixo, boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é ácido metacrílico?
Fórmula química
Principais características do ácido metacrílico
Para que serve o ácido metacrílico?
Manuseio do ácido metacrílico e medidas de primeiros socorros
Onde comprar o ácido metacrílico?

O que é ácido metacrílico?

O ácido metacrílico, também conhecido como ácido 2-metilpropenóico, consiste em uma substância química que tem a aparência de um líquido transparente, com odor característico e ampla aplicação em diferentes setores da indústria.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Fórmula química

    Sua fórmula química é C4H6O2. 

    Principais características do ácido metacrílico

    • Aspecto: líquido transparente;
    • Cor: de incolor a amarelado;
    • Peso molecular: 86,09 g/mol;
    • Solúvel em água, álcool e éter;
    • CAS: 79-41-4;
    • Peso Molecular: 86.09;
    • Estabilidade: ele é estável em condições normais de temperatura e pressão;
    • Volátil: ó ácido metacrílico tende a evaporar facilmente em condições normais de temperatura e pressão.
    • Tóxico: este produto químico pode ocasionar danos à saúde humana ou até mesmo a morte, se entrar em contato com o organismo por meio de ingestão, inalação ou contato.
    • Corrosivo: atenção! este produto pode ocasionar danos a pele, olhos e tratos respiratório e gastrointestinal.

    Para que serve o ácido metacrílico?

    A maior aplicação do ácido metacrílico se destina a indústria química, em que ele é utilizado para a fabricação de uma série de produtos e utilizado em diversos processos.

    Também é usado como intermediário para síntese de metacrilatos, que consistem em resinas poliolefínicas relacionadas ao ácido metacrílico. O monômero mais importante dessa família é o metacrilato de metila (MMA), usado como matéria-prima para a fabricação de um plástico acrílico, o polimetacrilato de metila (PMMA).

    Enquanto o polímero PMMA tem destaque no setor de autopeças e de utilidades domésticas, o monômero MMA é bem aplicado nas formulações de tintas e vernizes e polimerizado diretamente no processo de produção de chapas par anteder o segmento de comunicação visual, indústria moveleira e da iluminação.

    Confira a seguir alguns produtos produzidos com ácido metacrílico:

    • Resinas acrílicas: as resinas acrílicas para pintura e repintura automotiva levam metacrilatos em sua produção. Estes estão presentes na camada de revestimento, oferecendo propriedades como brilho filtragem de raios ultravioletas, resistência mecânica e resistência a intempéries.
    • Copolímeros de ácido metacrílico para filmes de revestimento.
    • Tintas e vernizes: também utiliza em grande quantidade os metacrilatos.
    • Adesivos: ele é usado na produção de adesivos acrílicos.
    • Revestimentos.
    • Têxtil: usado como um agente de reticulação para melhorar as propriedades de resistência e durabilidade das fibras têxteis.
    • Produtos de cuidados pessoais: vernizes para unhas, por exemplo.
    • Usado como modificador de borracha.
    • Couro.
    • Processamento de papel.
    • Plásticos: Vale dizer que os polímeros biodegradáveis solúveis em água são obtidos do ácido acrílico, anidrido maléico, ácido metacrílico e várias combinações desses monômeros.

    Leia Também
    Abrafati Show 2022: Novidades da Feira
    FCE 2016 – Cosméticos e Farmacêuticos atraem público ávido por novos produtos e conhecimentos
    Tinta do futuro incorpora novas funções e reforça a sustentabilidade setorial: ABRAFATI
    Prévia: FCE Cosmetique & Pharma – Imunes à crise, setores se reúnem com fornecedores de produtos e serviços
    Tintas Investimentos: Feitintas prepara setor para onda de investimentos
    FCE Pharma: Novos ativos para reformular o fármaco nacional
    Abrafati: Alto teor de sólidos dá o tom na feira das tintas
    Resinas: Metacrilatos entram nas Tintas de Altos Sólidos

    Manipulação do ácido metacrílico

    O manuseio do ácido metacrílico deve ser realizado de acordo com as normas de segurança, de forma a evitar formação de vapores e névoas.  É exigida a presença de sistema geral de ventilação/exaustão no local de trabalho e que o colaborador faça uso de equipamento individual de proteção (EPI), como óculos de segurança, luvas resistentes, avental e sapatos fechados. Além disso, é importante evitar o contato com materiais incompatíveis.

    Medidas de primeiros socorros

    Em caso de inalação: remova a vítima para local arejado e a mantenha em repouso numa posição que não dificulte a respiração. Caso seja necessário, procure atendimento médico.

    Em caso de contato com a pele: retire a roupa e sapatos contaminados da vítima e lave o local com bastante água. Se possível, tome imediatamente uma ducha no ambiente de trabalho. Caso a irritação persista, procure atendimento médico para melhor avalição e tratamento.

    Em caso de contato com os olhos: lave os olhos com água durante alguns minutos. Se estiver fazendo uso de lentes de contato e for fácil removê-las, retire-as. Consulte um oftalmologista no caso de irritação persistir.

    Em caso de Ingestão: lave a boca da vítima com água em abundância. Nunca ofereça nada a pessoa inconsciente. Importante passar imediatamente em atendimento médico, pois o ácido metacrílico é um produto tóxico e corrosivo.

    Como os seus efeitos podem não ser sentidos de imediato, é de extrema importância que seja evitada a exposição a este produto químico.

    Ao procurar atendimento médico em qualquer dos casos acima apontados, leve a FISPQ (Ficha de Informações de Produtos Químicos). Este é um documento imprescindível para o trabalho e condução médica, visto que ele contém todas as informações de determinado produto químico. Nele é possível encontrar as propriedades físicas e químicas, riscos e procedimentos de segurança para o manuseio, equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados, medidas de primeiros socorros e muito mais.

    Toda FISPQ deve estar disponível no local de trabalho para o seu conhecimento por parte do colaborador, de modo a prevenir acidentes.

    Sobre o armazenamento é essencial que este produto químico seja colocado em recipiente hermeticamente fechado e armazenado em local ventilado, a temperatura ambiente, longe da luz solar e afastado de materiais incompatíveis.

    Onde comprar o ácido metacrílico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido metacrílico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.