Ácido maleico

Ácido maleico: veja qual é a função do ácido maleico, sua fórmula química, principais usos e outras considerações relevantes

O ácido maleico apresenta várias aplicações químicas e industriais, destacando-se na produção de resinas sintéticas e na fabricação de outros produtos químicos. Confira a seguir as características e principais utilizações deste importante composto.

Acesso Rápido no post

O que é ácido maleico?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o ácido maleico?
Como o ácido maleico deve ser manipulado?
Onde encontrar fornecedores ácido maleico?

O que é ácido maleico?

O ácido maleico consiste em um sólido, cristalino, branco e solúvel em água.  É um ácido orgânico insaturado, de cadeia normal, do grupo dos ácidos dicarboxílicos.

Embora possa ser encontrado em uvas e maças, suas concentrações são muito baixas, portanto, o ácido maleico utilizado no mercado é produzido sinteticamente.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é sua fórmula?

    A sua fórmula é C4H4O4. É interessante verificar que este composto é um isômero do ácido fumárico, ou seja, eles apresentam a mesma fórmula molecular, porém com diferentes arranjos de átomos.

    Quais são suas principais características?

    • Família química: ácido orgânico.
    • Ácido dicarboxílico: o ácido maleico tem dois grupos carboxila. Pode liberar dois íons de hidrogênio (H+) em solução aquosa.
    • Estado físico: sólido, à temperatura ambiente (cristais).
    • Cor: branco.
    • Odor: de inodoro a ácido.
    • Sabor: repulsivo, marcante,
    • PH: <7.
    • Massa molecular: 116.1.
    • Solubilidade: é um composto solúvel em água.
    • Ponto de fusão: é de aproximadamente 135-139°C.

    Para que serve o ácido maleico?

    • Produção de resinas sintéticas e plásticos: ele é usado amplamente na produção de resinas de poliéster insaturado, servindo assim para a construção peças de fibra de vidro, componentes automotivos, barcos e muito mais.
    • Usado na síntese de produtos químicos e como intermediário em reações químicas: serve para a produção de ácido malico, ácido tartárico, ácido succínico e ácido adípico.

    Vale destacar que o ácido malico é obtido através da hidratação do ácido maleico e ácido fumárico. O ácido malico é conhecido por suas propriedades acidulantes e flavorizantes nos alimentos e bebidas, como sucos artificiais, refrigerantes, geleias entre outros.

    Como o ácido maleico deve ser manipulado?

    O ácido maleico é irritante para vias aéreas, pele, olhos e aparelho digestivo, portanto, é essencial que o colaborador faça uso de luvas, óculos de acrílico com proteção lateral, botas, roupas de borracha (butílica, pvc ou viton), máscara contra pó.

    Medidas de primeiros socorros

    – Após inalação: retirar a pessoa contaminada para ar fresco e colocá-la em repouso. Importante consultar um médico.

    – Após contato com a pele: retirar as roupas contaminadas e enxaguar a pele com água em abundância. Se possível, tome uma ducha.

    – Após contato com os olhos: enxaguar os olhos com bastante água durante vários minutos. Retire as lentes de contato se for possível fazê-lo com facilidade. Também é válido consultar um oftalmologista.

    – Após ingestão: enxaguar bem a boca e beber de um a dois copos de água. Procurar atendimento médico neste caso.

    Leia Mais
    Ácido succínico: diferentes aplicações
    Ácidos: Demanda Cresce e Incentiva Produção Local a Investir
    Acidulantes – Aditivo registra demanda crescente no setor

    Onde encontrar fornecedores ácido maleico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido maleico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.