Ácido Itacônico

Ácido Itacônico: confira para que serve, em qual setor é mais utilizado, principais fornecedores e outras considerações importantes

O ácido itacônico é um composto químico utilizado amplamente por diversas indústrias, principalmente a química, em que é aplicado para a produção de muitos produtos. Veja a seguir outras informações relevantes, como sua fórmula química, propriedades e muito mais.

Acesso Rápido no post

O que é ácido itacônico?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o ácido itacônico?
Como o ácido itacônico deve ser manipulado?
Onde encontrar fornecedores ácido itacônico?

O que é ácido itacônico?

O ácido itacônico, também chamado de ácido metilenosuccínico e identificado como AI, é um pó cristalino, branco, solúvel em água e parcialmente solúvel em metanol, etanol e acetona.

É classificado como um ácido dicarboxílico, visto que apresenta dois grupos carboxilas (COOH) em sum molécula.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é sua fórmula?

    Sua fórmula química é C5H6O4. Cada grupo carboxila apresenta um átomo de carbono ligado a dois de oxigênio (O) e um átimo de hidrogênio (H).

    Quais são suas principais características?

    • Pertence a classe dos ácidos carboxílicos.
    • Forma: sólido cristalino (pó).
    • Cor: incolor.
    • Solubilidade: solúvel em água e parcialmente solúvel em metanol, etanol e acetona.
    • CAS 97-65-4.
    • Peso molecular: 130,10 g/mol.
    • Odor característico.
    • pH: 2,0 em 20ºC, 10g/L.

    Para que serve o ácido itacônico?

    Como vimos, o ácido itacônico apresenta diversas aplicações industriais, sendo a indústria química a que mais utiliza este produto. Confira abaixo outras utilizações importantes:

    • Indústria química: ele pode ser utilizado como intermediário na produção de diversos produtos. Também pode ser aplicado catalisador, por exemplo em fibra acrilonitrílica, como modificador de polímeros e muito mais.
    • Indústria de tintas e corantes.
    • Indústria do couro: usado no revestimento do couro.
    • Revestimento de automóveis.
    • Produção de lubrificantes.
    • Produção de resinas, fibras sintéticas.
    • Produção de plastificantes.
    • Usado em refrigeradores.
    • Utilizado na produção de polímeros como SBR latex (mistura de latex com copolímero de estireno butadieno carboxilado).

    Como o ácido itacônico deve ser manipulado?

    Durante a manipulação do ácido itacônico é preciso tomar alguns cuidados como providenciar uma adequada ventilação para evitar a formação de pó e aerossóis.

    Medidas de primeiros socorros

    – Após inalação: remover a vítima para local seco e arejado.

    – Após contato com a pele: retirar rapidamente as roupas contaminadas e lavar o local com água em abundância. Se a irritação persistir, procure atendimento médico.

    – Após contato com os olhos: lavar os olhos imediatamente com água em abundância, levantando as pálpebras esporadicamente. Procure um oftalmologista neste caso.

    – Após ingestão: Nunca induza o vômito. Limpe a boca da vítima com água e, em seguida, oferece água para beber. Se a pessoa estiver inconsciente não ofereça nada para beber. Busque atendimento médico.

    Sobre o armazenamento do ácido itacônico, é preciso que ele seja guardado em lugar seco, arejado e bem ventilado. O recipiente deve ser hermeticamente fechado.

    Onde encontrar fornecedores ácido itacônico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido itacônico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    Leia Mais:

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.