Ácido Isononanoico

Ácido Isononanoico: confira principais características, fórmula química, para que serve e onde comprar

O ácido isononanoico é um ácido carboxílico utilizado como matéria-prima na indústria para a fabricação de uma infinidade de produtos, como plastificantes, lubrificantes e resinas. Veja outras aplicações para este composto químico ao longo da matéria e mais informações relevantes.

Acesso Rápido no post

O que é ácido isononanoico?
Fórmula
Principais características
Para que serve o ácido isononanoico?
Manipulação do ácido isononanoico

O que é ácido isononanoico?

O ácido isononanoico, também conhecido como ácido 3,5,5-trimetilhexanóico, consiste em um componente químico que tem aparência líquida, oleosa, incolor e possui odor fraco.

Fórmula química

Sua fórmula química é C9H18O2.

Vale dizer que o ácido isononanoico é um ácido carboxílico, ou seja, apresenta em sua estrutura molecular um grupo funcional carboxila (-COOH). Os ácidos carboxílicos têm propriedades ácidas, capacidade de doar prótons em solução aquosa.

Também são exemplos de ácidos carboxílicos o ácido acético, o ácido fórmico e o ácido propiônico. O ácido acético, também chamado de ácido etanoico, é dos mais comuns ácidos carboxílicos e o principal componente do vinagre, sendo utilizado na produção de plástico, adesivos, papéis, tempero e outros produtos.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Principais características

    Como o ácido isononanoico é um ácido carboxílico com uma cadeia carbônica longa e ramificada, ele possui propriedades físicas e químicas específicas.

    • Aparência: líquido oleoso;
    • Incolor;
    • Odor fraco característico;
    • Peso molecular: 158,24 g/mol
    • CAS 3302-10-1;
    • Ponto de fusão: -36 °C;
    • Ponto de ebulição: 250-260 °C;
    • Baixa solubilidade em água: a baixa solubilidade deve-se a sua cadeia carbônica longa e ramificada, que torna a molécula menos polar.
    • Alta solubilidade em solventes orgânicos (álcoois, éteres, cetonas e hidrocarbonetos). A sua solubilidade pode variar de acordo com a temperatura, a pressão e a concentração da solução.
    • Ácido fraco. Pode ser neutralizado com bases para dar origem a sais de ácido isononanoico. Ácidos são substâncias que liberam íons positivos de ou prótons (cátions ou ânions) quando dissolvidos em água, tornando a solução ácida.
    • Densidade: 0,91 g/cm³ a 20 °C;
    • Estável;
    • Não inflamável;
    • Não tóxico.

    Para que serve o ácido isononanoico?

    Este composto químico apresenta uma enorme importância para a indústria, principalmente a química, podendo ser utilizado para diferentes aplicações e fabricação dos mais variados produtos. Outros setores que fazem uso dessa substância são o farmacêutico, cosmético, adesivos, domissanitários entre outros. Conheça as principais aplicações do ácido isononanoico:

    • Intermediário químico: o ácido isononanpico é utilizado na produção de uma série de produtos, incluindo plastificantes, lubrificantes, resinas e muito mais.Plastificantes: ele é aplicado aqui para aumentar a flexibilidade, resistência e durabilidade do plástico, como PVC (policloreto de vinila).Lubrificantes: normalmente é utilizado como componente em lubrificantes de máquinas e veículo, visto que ajuda a reduzir o desgaste e a fricção das peças móveis.

      Resinas: O ácido isononanoico contribui para melhorar as propriedades mecânicas e térmicas de resinas epóxi e outras resinas sintéticas. Estas são utilizadas principalmente pelo setor automotivo, de construção civil e de embalagens.

    • Fabricação de adesivos: ele é aplicado em etiquetas autoadesivas e fitas adesivas;
    • Formulação de poliol-ésteres: ele pode usado na formulação de poliol-ésteres, que são aplicados na produção de lubrificantes sintéticos para refrigeração e aviação;
    • Utilizado em aditivos para combustíveis;
    • Aplicado em agentes de revestimento;
    • Produção de Surfactantes: Os surfactantes (tensoativos) tratam-se de substâncias capazes de modificar a tensão superficial dos líquidos em que se encontram, interferindo na orientação da molécula de superfície e na interface dos sistemas de fases, formando filmes líquidos (gotículas líquidas). Eles agem como conciliadores na preparação de substâncias que não se misturam, dando origem a emulsões, como espumas detergentes, emulsificantes, dispersantes e agentes solubilizantes.

    Também vale dizer que os surfactantes apresentam em suas moléculas um grupo polar (hidrófilo) ligado a outro não-polar (hidrófobo) ou fracamente polar.  Essa estrutura molecular é chamada anfifílica.

    • Fabricação de Pesticidas (substâncias químicas ou biológicas aplicadas para controlar, prevenir ou eliminar organismos nocivos para a agricultura ou meio ambiente). Há vários tipos de pesticidas, como inseticidas, herbicidas, fungicidas e muito mais.
    • Produção de produtos farmacêuticos.
    • Produção de cosméticos: Graças as suas propriedades emolientes e umectantes, ele pode ser utilizado em cremes hidratantes, loções corporais, produtos para o cabelo e outros produtos cosméticos para hidratação da pele, deixando mais macia e flexível.
    • Fabricação de produtos de limpeza para mobília e lavanderia.

    Manipulação do ácido isononanoico

    Embora o produto não seja classificado como tóxico, pode causar irritação na pele e nos olhos, portanto, o manipulador precisa conduzir suas ações conforme as normas de segurança, manuseando o ácido isononanoico com cuidado e com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).

    Medidas de Primeiros socorros:

    – Em caso de contato com a pele: é importante remover as roupas contaminadas e lavar a área afetada com água limpa em abundância e sabão. Se a irritação persistir, é necessário buscar atendimento médico.

    – Em caso de contato com os olhos: recomenda-se lavar os olhos com muita água por pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. Se a irritação persistir, vale passar em uma consulta médica.

    – Em caso de inalação: se for inalada uma grande quantidade do produto, é necessário retirar o indivíduo para tomar ar fresco.

    O armazenamento do ácido isononanóico deve ser feito em local fresco, seco e bem ventilado.

    Leia Também
    Rudnik amplia sua linha de produtos para o mercado de metalworking
    Lubrificantes – Aditivos buscam suprir necessidades de usuários
    Perspectivas para o mercado de lubrificantes industriais
    Resinas: Demanda puxada por produtos de consumo
    Adesivos: Diversificação por segmentos geram resultados animadores

    Onde comprar o ácido isononanoico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido isononanoico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.