Ácido Iodídrico

Ácido Iodídrico: veja qual é sua fórmula química e os principais setores que fazem uso deste produto químico

O ácido iodídrico é um produto químico muito utilizado como catalisador em diversos processos, como você verá a seguir. Outros destaques ficam para o setor farmacêutico e médico, nos quais ele também é empregado para outras funções. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é ácido iodídrico?
Qual é sua fórmula química?
Quais são suas propriedades?
Para que serve?
Como deve ser seu manuseio?
Onde comprar ácido iodídrico?

O que é ácido iodídrico?

Trata-se de um composto químico com aparência líquida, cor marrom claro e odor forte. É o produto da reação entre o iodeto de hidrogênio (gás incolor) e a água.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula química?

    Sua fórmula química é representada da seguinte forma: HI. Como os demais ácidos, apresenta o elemento hidrogênio à esquerda. Além disso, podemos dizer que ele é formado por um átomo de hidrogênio (H) e um átomo de iodo (I).

    Quais são suas propriedades?

    • Estado físico: líquido.
    • Cor: marrom claro ou amarelo claro.
    • Odor picante.
    • Ácido: uma das características importantes dos ácidos é que eles sofrem ionização em solução aquosa, ou seja, geram íons (H+) e podem e, portanto, conduzir eletricidade.
    • Hidrácido: é classificado com um hidrácido, visto que não apresenta oxigênio em sua molécula.
    • Ácido forte: conforme a classificação de força, ele é um ácido forte. Outros exemplos de ácido forte são o  ácido clorídrico (HCl) e ácido bromídrico (HBr)
    • Peso Molecular: 127,91.
    • Sabor azedo: o sabor azedo dos ácidos se deve à presença do cátion H+.
    • Altamente corrosivo.
    • Solubilidade: muito solúvel em água.

    Para que serve o ácido iodídrico?

    O ácido iodídrico tem grande aplicação no setor químico graças a sua propriedade de perder um próton ou de pegar de volta durante reações químicas. Outras utilizações se destinam ao setor farmacêutico e médico. Confira mais detalhes a seguir!

    • Setor químico: comumente utilizado como catalisador, isto é, usado para acelerar as reações químicas. Também está presente na produção do ácido acético e no preparo de iodetos iodeto orgânicos e inorgânicos.
    • Setor médico e hospitalar: aplicado com frequência neste segmento como desinfetante, ou seja, para reduzir ou eliminar diversos tipos de bactérias e outros microrganismos. Serve para higienizar instrumentos médicos e outros produtos. Também aplicado no controle da mastite.
    • Setor farmacêutico: ele pode ser usado como um intermediário na produção de diversos medicamentos, por exemplo para o tratamento de bronquite.

    Leia Mais
    Ácidos: Demanda Cresce e Incentiva Produção Local a Investir
    Distribuição de Ácido Sulfúrico, Clorídrico e outros Ácidos: Avanço do Mercado
    Ácido Adípico: usado na fabricação do Nylon-6-6 e outros produtos
    Ácido Tartárico: atende o setor de alimentos
    Ácido Palmítico tem destaque no setor cosmético
    Ácido glucônico
    Ácido Mirístico: o que é e quais setores mais o utilizam
    Ácido Salicílico: poderoso para o tratamento de pele
    Ácido Cáprico
    Ácido glutâmico

    Como deve ser seu manuseio?

    Para uma manipulação segura do ácido iodídrico é necessário evitar a respiração do vapor/névoa/gás, o que pode ser feito por meio de ventilação adequada e uso de equipamento de proteção individual, como luvas de proteção, roupa de proteção, proteção ocular e proteção facial. Também é importante manter o produto afastado de qualquer chama ou fonte de ignição.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: retirar a vítima para local com ar fresco. Procurar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: retirar imediatamente a roupa contaminada e enxaguar o local contaminado com água. Se possível, tomar uma ducha no ambiente de trabalho. Recomenda-se buscar atendimento médico com urgência.

    – Em caso de contato com o olho: lavar abundantemente os com água corrente. Se estiver fazendo uso de lentes de contato, remova-as se for possível. Consultar imediatamente um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: oferecer dois copos de água à vítima. Não provoque o vômito, pois há risco de perfuração. Procurar atendimento médico com urgência.

    O armazenamento do ácido iodídrico deve ser feito em embalagem hermeticamente fechada e guardada ao abrigo da luz.

    Onde comprar ácido iodídrico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido iodídrico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.