Ácido glucônico

Ácido glucônico: Confira o que é, sua fórmula molecular e quais setores industriais mais utilizam este produto químico

O ácido glucônico é muito conhecido como aditivo alimentar, utilizado principalmente para oferecer sabor e regular a acidez de determinados produtos alimentícios. No entanto, apresenta aplicações significativas em outros setores como de produtos de limpeza e medicamentos. Quer saber como este produto é aplicado em outros segmentos? Vem com a gente, boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é ácido glucônico?
Fórmula química
Principais características do ácido glucônico
Para que serve o ácido glucônico?
Onde comprar o ácido glucônico?

O que é ácido glucônico?

O ácido glucônico é um composto orgânico da família dos ácidos carboxílicos, o que quer dizer que ele possui uma carboxila (COOH) em sua estrutura.

Esta presente no mel e no vinho, mas o maior consumo vem da produção a partir de processos industriais. No vinho, ele é derivado da fermentação da glicose pelas leveduras, contribuindo para oferecer sabor e acidez. Por sua vez, no mel, ele é formado através da conversão da glicose pelas abelhas por meio de enzimas específicas.

Como dissemos no início do texto, ele consiste em um aditivo alimentar, mais especificamente um regulador de acidez. De acordo com a ANVISA, aditivos alimentares são “todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento”;

Fórmula química

Sua fórmula molecular é C6H12O7. Dessa forma, o ácido glucônico apresenta uma cadeia com 6 carbonos, 12 hidrogênios e 7 oxigênios.

Principais características do ácido glucônico

  • Aspecto: sólido cristalino (pó);
  • Cor: branco;
  • Massa molar: 196,16 g/mol;
  • Ponto de ebulição: 417 °C;
  • Ácido: pode liberar íons hidrogênio (H+) em solução aquosa;
  • Gluconatos são seus sais;
  • Aditivo alimentar: ele é utilizado para ajustar a acidez e melhor o sabor de diversos produtos;
  • Agente redutor: pode doar elétrons em reações químicas, sendo oxidado durante o processo;
  • Agente quelante. o agente quelante também é chamado de agente sequestrante, visto que ele tem a capacidade de sequestrar os íons metálicos, evitando que eles causem reações químicas indesejadas na fabricação de diversos produtos.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Para que serve o ácido glucônico?

    • Indústria de alimentos e bebidas: ele é aplicado neste setor como aditivo alimentar para regulador a acidez e oferecer sabor a certos produtos.
    • Domissanitários: o ácido glucônico é usado aqui para a fabricação de produtos de limpeza, e a grande utilização por este segmento se deve a sua propriedade quelante.
    • Indústria farmacêutica: usado como matéria-prima para diversas formulações farmacêuticas em razão das suas propriedades redutoras. Esta presente na produção do ácido ascórbico (vitamina C). Também é aplicado para o tratamento de queimaduras por ácido fluorídrico.
    • Indústria química: utilizado por este setor para a produção de outros compostos químicos.
    • Indústria de cosméticos: ele pode ser aplicado ainda em cremes, loções e outros produtos de higiene e cuidados pessoas graças as suas propriedades redutoras.
    • Indústria agrícola: é utilizado como aditivo em fertilizantes, aumentando a acidez do solo e contribuindo para promover o crescimento das plantas.

    Leia Mais
    Gluconato de Sódio: principais setores que fazem uso deste produto
    Química e Engenharia Química juntas fizeram o mundo muito melhor – ABEQ
    A biorrefinaria e a indústria química brasileira – Coluna ABEQ

    Onde comprar o ácido glucônico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido glucônico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.