Ácido fumárico se destaca na indústria de alimentos

Ácido fumárico: veja conceito, fórmula química, propriedades, principais utilizações e fornecedores no Brasil

Em razão das suas propriedades acidulante, estabilizante, flavorizante e antioxidante, o ácido fumárico é utilizando amplamente pela indústria de alimentos e bebidas na produção de diversos itens. Outras aplicações ficam por conta da produção de produtos químicos, de resinas, plásticos, adesivos, produtos de limpeza e muito mais. Confira a seguir uma matéria completa sobre o assunto, boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é ácido fumárico?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o ácido fumárico?
Como o ácido fumárico deve ser manipulado?
Onde comprar o ácido fumárico

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    O que é ácido fumárico?

    Trata-se de um ácido dicarboxílico orgânico que pode ser encontrado na natureza em plantas, por exemplo, a  fumária e em frutas, vegetais e cogumelos.  Embora esteja presente na natureza, o maior consumo no mercado ocorre do ácido fumárico produzido artificialmente por síntese química.

    É preciso ainda dizer que ele pode ser obtido pela fermentação da glicose pela ação dos fungos, e que é reconhecido por outros sinônimos como ácido donítico e ácido etilenodicarboxílico.

    Qual é sua fórmula?

    Sua fórmula química é C4H4O4. Dessa forma, apresenta uma cadeia de quatro átomos de carbono, com 2 grupos carboxila (-COOH) ligados a ela.

    Vale lembrar que o ácido fumárico possui a mesma fórmula molecular do ácido maleico, mas contém diferentes arranjos de átomos. O ácido maleico é um sólido, cristalino, branco e solúvel em água que é tem grande aplicação industrial, especialmente na produção de resinas sintéticas e na fabricação de outros produtos químicos.

    Por sua vez, o ácido malico é obtido através da hidratação do ácido maleico e ácido fumárico, e sua maior aplicação também ocorre no setor de alimentos e bebidas.

    Quais são suas principais características?

    • Ácido natural.
    • Pertence à classe dos ácidos carboxílicos.
    • CAS: 110-17-8.
    • Massa molar: 116,07 g/mol.
    • Estado físico: sólido.
    • Cor: branco.
    • Odor: inodoro.
    • Estabilidade: O produto é quimicamente estável em temperatura ambiente.
    • Produto combustível, porém de difícil ignição.
    • Acidulante.

    O ácido fumárico pode ser de dois tipos: CWS, que é solúvel em água fria, tem dissolução rápida e granulometria fina. Já o HWS é solúvel em água quente e tem dissolução lenta.

    Leia Mais:

    Para que serve o ácido fumárico?

    O ácido fumárico possui diversas aplicações industriais, sendo a mais comum no setor de alimentos e bebidas. Confira abaixo alguns setores em que ele é aplicado:

    • Indústria alimentícia: ele é usado como aditivo alimentar em uma série de alimentos e bebidas. Serve como acidulante e estabilizante, além de ser usado como flavorizante (para melhorar sabor e textura) e antioxidante combinado com outros aditivos.

    Presente nas geleias, sobremesas, condicionadores de massa, refrescos, refrigerantes, conservas, bebidas efervescentes, bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas), bebidas esportivas, gelatinas, pudins, produtos de panificação, entre outros.

    Nas sobremesas, pode ser aplicado ainda para regular o pH e para formar géis mais fortes, ideais, por exemplo, para gelatinas. Na produção de queijos é usado também como coagulante.

    • Produção de resinas e plásticos: aplicado na produção de resinas poliéster insaturadas e plásticos reforçados com fibra de vidro.
    • Indústria farmacêutica: participa da produção de diversos medicamentos, inclusive de formulações controladas.
    • Fabricação de produtos de limpeza.
    • Produção de adesivos.
    • Indústria química: ele pode ser utilizado na produção de outros produtos químicos, incluindo o ácido maleico e anidrido maleico.
    • Setor de cosmético e higiene pessoal: pode ser aplicado em creme dental para regular a acidez e melhorar a estabilidade e em outros itens cosméticos.
    • Setor agrícola: o ácido fumárico é ainda utilizado na produção de herbicidas e fungicidas.
    • Outras aplicações industriais.

    Como o ácido fumárico deve ser manipulado?

    Para um manuseio seguro, é importante que ele ocorra em uma área ventilada ou com sistema geral de ventilação/exaustão local. Também é necessário evitar formação de poeiras, contato com pele, olhos e roupas, além de respiração do produto, uma vez que ele pode causar séria irritação ocular, irritação à pele e ao trato respiratório e distúrbios gastrointestinais.

    O uso de equipamento de proteção individual apropriado também é essencial para proteção dos olhos, face, pele, corpo e parte respiratória. São exemplos de EPI: óculos de proteção contra poeiras; equipamento de proteção respiratória com filtro contra poeiras do tipo P2; luvas de proteção de borracha nitrílica; vestuário adequado;

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: retirar a vítima para o ar fresco e mantenha-a em repouso. Se estiver com dificuldade para respirar, forneça oxigênio, se possível. Recomendado buscar atendimento médico neste caso.

    – Em caso de contato com a pele: remover as roupas e sapatos contaminados e lave o local abundantemente com água e sabão. Procure assistência médica.

    – Em caso de contato com os olhos: enxaguar os olhos com água corrente por aproximadamente 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas. Retire as lentes de contato, se for possível.  Importante consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: lave a boca da vítima e ofereça dois copos de água. Não induza o vômito e não ofereça nada a pessoa inconsciente. Também é necessário consultar um médico.

    Em todos os casos relatados é indicado que a vítima leve a FISQP ((Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) no atendimento médico, pois este documento contém informações relevantes para orientar os agentes de saúde

    Quanto ao armazenamento, é preciso ele seja realizado em embalagem hermeticamente fechada e guardada em local seco, a temperatura de +15ºC a +25ºC.

    Onde encontrar fornecedores ácido fumárico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido fumárico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    Veja também:

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.