Ácido Fosforoso

Ácido fosforoso: saiba agora o que é, qual é sua fórmula química, principais características, para que serve e muito mais

Venha ter uma noção geral sobre o ácido fosforoso, um produto químico com aplicações em diferentes segmentos, incluindo o química, fertilizantes, tratamento de água, plástico, entre outros.

Acesso Rápido no post

O que é o ácido fosforoso?
Qual é a fórmula do ácido fosforoso?
Principais Características
Para que serve o ácido fosforoso?
Manipulação do ácido fosforoso
Onde encontrar fornecedores de ácido fosforoso?

 O que é o ácido fosforoso?

O ácido fosforoso é uma substância sólida, branca ou incolor, cristalina e solúvel em água. É um dos oxiácidos do fósforo assim como o ácido fosfórico, e é reconhecido por outros sinônimos, por exemplo, ácido ortofosforoso, óxido de dihidroxifosfina e acido tri-hidroxidoxifosfínico.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é a fórmula do ácido fosforoso?

    A fórmula do ácido fosforoso é H3PO3.  Dessa forma, esse composto apresenta 3 átomos de hidrogênio, um de fósforo e três de oxigênio.

    Também vale dizer que ele é uma forma reduzida do ácido fosfórico, cuja fórmula é H3P04 e possui um átomo a mais de oxigênio. O ácido fosforoso pode ionizar 2 prótons, resultando íons fosfonatos ou fosfonitos, que são chamados de fosfito (Phi). O fosfito tem propriedades fungicidas e fertilizante.

    Principais Características

    • Aspecto: sólido (cristal);
    • Cor: Branca ou Incolor;
    • Solúvel em água e etanol;
    • CAS 13598-36-2;
    • Peso molecular 82;
    • Ele é um ácido fraco: o ácido fosforoso é menos corrosivo do que outros ácidos, como o ácido clorídrico e ácido nítrico. Como outro exemplo de ácido fraco temos o ácido bórico, e como exemplo de moderados o ácido fosfórico e o ácido nitroso;
    • Corrosivo: embora seja menos corrosivo, é preciso alguns cuidados pelo colaborador durante a manipulação, visto que o produto pode ser irritante à pele, mucosas e vias respiratórias e pode ocasionar danos à saúde.
    • Higroscópico (absorve umidade do ar com facilidade);
    • Produtos e materiais incompatíveis: bases fortes.

    Para que serve o ácido fosforoso?

    O ácido fosforoso tem aplicação em uma série de setores industrias, como o de química, de fertilizantes, de tintas e vernizes e de alimentos e bebidas. Veja onde este produto é aplicado com mais frequência:

    • Produção de fosfitos: o ácido fosforoso é usado na fabricação de sais de fosfitos, substâncias que servem para o tratamento de água.

    Da reação do ácido fosforoso com uma base se obtém os sais de fosfitos. Em geral, utiliza-se o hidróxido de potássio como base neste processo, mas podem ser usadas outras, como hidróxido de cobre, de zinco e manganês.

    Os fosfitos derivados do ácido fosforoso também são utilizados na agricultura para contribuir no combate a fungos e pragas, que consistem em um enorme problema para as lavouras.

    • Agente redutor em análises químicas (aquele que perde elétrons e provoca a redução de outras espécies químicas).
    • Fonte de fósforo em fertilizantes: os fertilizantes nada mais são do que insumos agrícolas que tem o objetivo de fornecer os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da planta.
    • Produção de aditivos para a indústria de policloreto de vinila (PVC): este tipo de polímero normalmente é usado para a produção de tubos, garrafas de água mineral, revestimento de fios elétricos, instrumentos médicos e muito mais.

    Por sua vez, o ácido fosfórico é representado pela fórmula H3PO4 e é aplicado para outras produções e funções. Na indústria de alimentos e bebidas, ele se destaca por regular a acidez, estabilizar a cor, servir como emulsificante, antioxidante e aromatizante. No entanto, não é neste setor que ele é mais aplicado, a maior parte do ácido fosfórico destina-se a fabricação de fertilizantes.

    Veja Também
    Policloreto de Alumínio: um aliado no tratamento de água
    Abordagem Ampla Reduz Custos do Tratamento de Água Industrial: Meio Ambiente
    Conheça a importância dos fertilizantes com magnésio para a nutrição de plantas
    Fertilizantes – Tecnologia reduz perdas de nutrientes no campo

    Manipulação do ácido fosforoso

    Tendo em vista que o ácido fosforoso é corrosivo, o colaborador preciso tomar uma série de cuidados durante sua manipulação para evitar irritação do trato respiratório, queimaduras nos olhos e pele e outros danos graves. Para um manuseio seguro, recomenda-se que seja realizado em local com ventilação adequada de modo a minimizar a geração de poeira.

    Para mais informações, não deixe de consultar a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), documento que apresenta todas informações relevantes sobre o produto. Nela, você pode encontrar apontamentos sobre os riscos, procedimentos de segurança, equipamentos de proteção individual (EPI), medidas de primeiros socorros e muito mais.

    Dentre os equipamentos de proteção individual recomendados, podemos destacar os óculos de proteção química; luvas e vestuário de proteção adequadas para evitar a exposição da pele e proteção respiratória.

    Confira as medidas de primeiros socorros indicadas na FISPQ do ácido fosforoso:

    – Em caso de contato com os olhos: o ácido fosforo pode ocasionar queimaduras nos olhos. Caso o contato aconteça, lave os olhos com água abundante por pelo menos 15 minutos. Procure atendimento médico urgente.

    – Em caso de contato com a pele: ele pode provocar queimaduras na pele. Caso ocorra o contato, retire as roupas e sapatos contaminados e lave o local imediatamente com água abundante por no mínimo 15 minutos. Depois é necessário procurar atendimento médico.

    – Em caso de inalação: Pode causar irritação grave das vias respiratórias e queimaduras no trato respiratório. Dessa forma, se o ácido fosforoso for inalado é preciso remover a vítima para local fresco e ventilado. Caso ela não esteja respirando, faça respiração artificial. Recomenda-se procurar atendimento médico.

    – Em caso de ingestão: também pode causar danos graves e permanentes ao trato digestivo, além de queimaduras ao trato gastrointestinal. Se houver ingestão, não induza o vômito. Caso a vítima esteja consciente, ofereça um copo de água. Nunca ofereça nada a pessoa inconsciente. Procure atendimento médico imediatamente.

    Sobre o armazenamento é importante que o ácido fosforoso seja colocado em recipiente bem fechado, mantido sob um cobertor de nitrogênio e armazenado em local fresco, seco e bem ventilado, distante de substâncias e materiais incompatíveis.

    Onde encontrar fornecedores de ácido fosforoso?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido fosforoso no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.