Ácido fosfórico: o que é, principais usos e mais informações

O ácido fosfórico é amplamente utilizado por diferentes setores da indústria para a produção de alimentos, bebidas e produtos variados. Destaca-se na remoção de ferrugem, na fabricação de refrigerantes, no tratamento de metais e na produção de fertilizantes.

Ao longo da matéria, você poderá conferir outras aplicações desta importante matéria-prima, além das suas principais características e medidas de segurança para a correta manipulação. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é o ácido fosfórico?
Qual é a fórmula do ácido fosfórico?
Características do ácido fosfórico:
Aplicação
Medidas de segurança
Ácido Fosfórico Industrial
Como encontrar fornecedores do ácido fosfórico?

O que é o ácido fosfórico?

O ácido fosfórico é um composto químico comercializado na sua forma líquida e com diferentes concentrações, que variam entre 55 a 85%. São essas variações que determinam a sua finalidade. É um ácido forte, perigoso, incolor, inodoro, viscoso e solúvel em água.

Também é conhecido por outros sinônimos como ácido ortofosfórico, ortofosfato de hidrogênio e fosfato de hidrogênio.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Quanto maior a concentração, maior é o grau de pureza. Dessa forma, o ácido fosfórico 85% normalmente é aplicado pela indústria de alimentos e bebidas, enquanto os de menor percentagem são utilizados por outros setores industriais como metalurgia, fertilizantes e muito mais.

    Qual é a fórmula do ácido fosfórico?

    Sua fórmula é H3PO4.

    O ácido fosfórico é obtido a partir de um fosfato tricálcico de origem mineral, que pode, por exemplo, estar presente na apatita. A rocha sedimentar ou magmática é submetida a um processo denominado de “via úmida”, em que se aplica o ácido sulfúrico sobre ela e forma-se o ácido fosfórico e outros subprodutos como o CaSO4 e o H2SiF6. Posteriormente, passa-se por um processo de purificação para retirar as impurezas e materiais sólidos. Outro processo menos comum é por via seca ou térmica, em que o fósforo é submetido a uma queima ao ar livre, dando origem ao P4O10, que após a hidrólise resulta no ácido fosfórico.

    Características do ácido fosfórico:

    • Ácido;
    • Incolor;
    • Inodoro;
    • Viscoso;
    • Perigoso;
    • Família química: ácido inorgânico;
    • Muito solúvel em água e solúvel em etanol;
    • Produto corrosivo;
    • Densidade: 1,69;
    • Massa: 97,97g/mol;
    • ph< 1;
    • Ponto de congelamento: 25°C;
    • Ponto de ebulição: 158°C;
    • Seus sais são chamados de fosfatos;
    • Resistente à evaporação, oxidação e redução.

    Aplicação

    Esta substância química tem aplicação em uma enorme quantidade de indústrias, como a de alimentos e bebidas, metalurgia, fertilizantes, têxtil, química e derivados e muito mais. Confira os principais setores que utilizam o ácido fosfórico e em quais processos produtivos:

    • Indústria de alimentos e bebidas: o ácido fosfórico é 85%, grau alimentício, é utilizado para funções relevantes como regulagem da acidez e estabilização da cor, além de servir como emulsificante, antioxidante e aromatizante. É aplicado na produção de refrigerantes, doces, carnes, temperos, gelatina, balas, molhos para saladas, geleias artificias, fermentos biológicos, produtos de frutas, refrescos, xaropes, na refinação do açúcar, pães, óleos vegetais, rações animais, margarinas e muito mais.

    Vale destacar que o ácido fosfórico está presente nos refrigerantes a base de cola, com a função de acidulante, capaz de baixar o pH e regular a doçura. Também age como um ótimo conservante.

    • Usinas de chocolate;
    • Indústria metalúrgica: usado para tratamento de metais, agente de limpeza e na prevenção e remoção de ferrugem, principalmente de ferro e alumínio;
    • Indústria de fertilizante: a maior parte do ácido fosfórico produzido é destinado para a produção de fertilizante, visto que o fósforo é muito importante para o transporte e armazenamento de energia nas plantas;
    • Indústria farmacêutica: aplicado na produção de antibióticos, insulina e fortificantes. Também é usado como estabilizante de óleos vegetais;
    • Indústria têxtil: este insumo é aplicado como agente retardante da combustão em tecidos celulósicos;
    • Indústria transformadora do plástico: também é aplicado aqui como agente retardante da combustão;
    • Indústria química: serve para a produção de fertilizantes (fosfatos e superfosfatos triplo e superfosfatos enriquecidos), carvão, decapante, antiferrugem, fosfato bicálcico para ração animal, como agente coagulante na borracha látex e muito mais;
    • Usinas de álcool e açúcar: aplicado como clarificante da calda;
    • Tratamento de efluentes;
    • Fabricação de vidro;
    • Remoção da ferrugem;
    • Produção de produtos de limpeza como detergentes;
    • Proteção das superfícies metálicas cromada: ele forma uma camada protetora ao reagir com o cromo;
    • Produção de refratários;
    • Galvanoplastia: aqui o ácido fosfórico é usado como decapante ou desoxidante.

    Medidas de segurança

    Como o ácido fosfórico é classificado como perigoso, algumas medidas de segurança precisam ser tomadas tanto para o manuseio como para o transporte e armazenamento.

    Esta substância química deve ser manuseada com utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de PVC, óculos de proteção, avental, protetores faciais, máscaras apropriadas para que seja garantida a segurança de todos. Além disso, é recomendado que a manipulação ocorra em condições adequadas, de preferência em área ventilada ou com sistema geral de ventilação/exaustão local, de tal modo que seja capaz de evitar a formação de vapores e névoas.

    Ele não deve ser inalado ou ingerido e o contato com pele e olhos deve ser evitado. Confira abaixo algumas medidas de primeiros socorros, caso as recomendações de segurança não sejam atendidas:

    Em caso de contato com a pele: deve-se retirar imediatamente as roupas contaminadas e lavar o local com água abundante por, no mínimo, 15 minutos.

    Em caso de contato com os olhos: os olhos devem ser lavados imediatamente com água corrente por aproximadamente 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas. No caso de uso de lentes de contato, remova-as, se for fácil.

    Em caso de inalação: A vítima precisa ser removida para local não contaminado e ventilado e colocada em repouso numa posição que não dificulte a respiração. Recomenda-se monitorar a função respiratória.

    Em caso de ingestão: Não se deve provocar o vômito no caso de ingestão de ácido. É importante procurar um médico com urgência.

    Em todos os casos relatados, recomenda-se contatar imediatamente um centro de informação toxicológica ou um médico.

    Quanto ao armazenamento, ele deve ocorrer em recipientes plásticos (PEAD) bem fechados e identificados, em ambiente ventilado, coberto, seco e protegido do sol e sem substâncias incompatíveis. O transporte a granel necessita de equipamentos e processos específicos.

    Mais informações constam na FISPQ do produto.

    Ácido Fosfórico Industrial

    O Ácido Fosfórico Industrial apresenta um aspecto líquido, viscoso e com coloração do amarelo claro a marrom escuro. É misturado como água e sua maior aplicação destina-se a remoção de ferrugens, proteção de superfície cromadas, aplicações como abrilhantador/polidor e a galvanoplastia.

    Também vale dizer que como trata-se de um material corrosivo deve-se ter muito cuidado com o manuseio.

    Como encontrar fornecedores do ácido fosfórico?

    Para achar os principais fornecedores de ácido fosfórico é válido acessar o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Neste portal, você consegue visualizar diversos fornecedores, além de realizar consultas e solicitar vários orçamentos de uma só vez. É muito rápido, fácil e uma excelente opção para você otimizar o trabalho na sua empresa. Encontre o que precisa agora!

    ácido fosfórico grau alimentício
    ácido fosfórico industrial
    ácido fosfórico industrial clarificado
    ácido fosfórico PA

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.