Ácido fórmico: ampla presença na indústria têxtil

Ácido fórmico: venha conhecer essa substância química importante para diversos setores da indústria. Confira conceito, fórmula, aplicações e muito mais

O ácido fórmico é uma substância química que tem larga aplicação na indústria nos mais diferentes setores. Tem destaque na indústria têxtil, onde ele é utilizado para fixar as cores do corante, mas pode ser aplicado ainda para diversas funções em outros ramos, como farmacêutico, de tintas e vernizes, alimentos e muito mais.

Neste texto vamos trazer uma abordagem completa, inclusive com apontamentos sobre suas propriedades, medidas de segurança para manipulação e indicação de fornecedores. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é ácido fórmico?
Fórmula
Principais características
Para que serve o ácido fórmico?
Manipulação do ácido fórmico?
Onde comprar o ácido fórmico?

O que é ácido fórmico?

O ácido fórmico é um composto químico do grupo dos ácidos monocarboxílicos, ou seja, aqueles ácidos orgânicos que têm apenas um grupo funcional carboxila em sua molécula. O ácido acético, ácido propiônico e ácido butírico são outros exemplos de ácidos monocarboxílicos.

Ele se apresenta forma líquida com tom avermelhado e odor irritante. Pode ser encontrado na natureza, mais especificamente nas formigas, abelhas, urtigas, pinheiros e outros insetos e frutos. No entanto, sua maior aplicação é proveniente da produção em laboratório realizada através da reação do monóxido de carbono (CO), com hidróxido de sódio (NaOH), que forma o metanoato de sódio (HCO2Na). Numa segunda etapa, é realizada a reação entre o metanoato de sódio e o ácido sulfúrico (H2SO4) ou ácido clorídrico (HCl), dando origem ao ácido fórmico.

A denominação “ácido fórmico” está relacionada a sua origem, isto é, sua primeira forma de obtenção foi realizada pelo pesquisador H. Brunschwigk a partir da destilação a vapor de soluções com formigas vermelhas, conhecidas como formigas rufibarbis. Posteriormente, o ácido fórmico foi sintetizado em laboratório com o químico francês Joseph Gay-Lussac.

Seu nome oficial é ácido metanoico, em que a palavra “met” se refere a um átomo de carbono; “na” indica que o carbono não faz ligações duplas ou triplas com outros carbonos; “oico” estabelece a presença de um grupo funcional “ácido carboxílico” (carbono ligado a um oxigênio e uma hidroxila).

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Fórmula

    Sua fórmula química é CH2O2.

    Principais características

    • Aparência: Líquida;
    • Incolor com leve avermelhado;
    • Cheiro pungente;
    • Sabor azedo;
    • Solúvel em água: quando ele é dissolvido em água, a carboxila doa um próton (íon H+) para a solução, produzindo uma solução ácida;
    • Corrosivo;
    • Oxida facilmente;
    • CAS do ácido fórmico 85%: 64-18-6;
    • Altamente tóxico;
    • Inflamável;
    • Materiais incompatíveis: álcalis e substâncias alcalinizantes;
    • É reagente a álcoois produzindo ésteres;
    • Reage com bases, formando sais orgânicos;
    • Ponto de fusão: 8,4 °C;
    • Ponto de ebulição é 100,8 °C;
    • É o mais forte dentre os ácidos carboxílicos insaturados simples.

    Para que serve o ácido fórmico?

    A indústria têxtil é a que mais utiliza o ácido fórmico, visto que ele atua como um mordente, isto é, um fixador de corantes nos tecidos. No entanto, ele ainda pode ser aplicado em outros setores para as mais diversas funções, como agente acidulante e agente redutor. Confira a seguir outras aplicações do ácido fórmico:

    • Indústria Têxtil: utilizado para fixação de cor em tecidos;
    • Couro: usado no curtimento de couro;
    • Indústria da Borracha: utilizado na coagulação de látex para a produção de borracha;
    • Medicina: pode ser usado como desinfetante e para tratamento de reumatismo;
    • Indústria farmacêutica: ele é aplicado solvente de perfumes;
    • Indústria de tintas e vernizes: utilizado como plastificante de resinas;
    • Na fabricação de produtos de limpeza: presente em desinfetantes multiuso, removedores de ferrugem, desengraxantes e produtos de lavanderia profissional;
    • Utilizado na composição de pesticidas controladores de ácaros;
    • Indústria química: atua como catalisador químico na produção de outros compostos, por exemplo enzimas sintéticas, antioxidantes da borracha, cafeína, adoçantes artificiais, plastificadores de PVC, antibióticos e agentes protetores de plantas;
    • Usado para controle de pH do processo de dessulfurização de gás combustível;
    • Indústria de alimentos: aplicado como conservante em diversos produtos.

    Manipulação do ácido fórmico

    Levando em conta que se trata de um produto tóxico, corrosivo e inflamável é necessário que sua manipulação seja feita de acordo com as normas de segurança, evitando o contato com os olhos e pele e sem que haja a inação de vapores. Também é importante que o trabalho seja desenvolvido em local com ventilação e arejamento.

    Quanto ao armazenamento, podemos dizer que ele deve ser guardado em local ventilado, fechado e protegido de um aumento na temperatura.

    Medidas de primeiros socorros:

    – Em caso de inalação: a vítima deve ser levada para local com ar fresco. Se não respirar, dar respiração artificial. Em caso de desmaio, vale colocar e transportar a pessoa em posição lateral estável. O médico deve ser procurado com urgência para avaliação e tratamento.

    – Em caso de contato com a pele: importante retirar imediatamente toda a roupa e sapatos contaminados e enxaguar a pele com água. Se possível, tomar banho de chuveiro. Também há uma urgência em atendimento médico.

    – Em caso de contato com os olhos: a vítima precisa enxaguar os olhos com água abundante durante pelo menos quinze minutos. Recomenda-se consultar imediatamente um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: fazer a vítima beber água (dois copos), mas o vômito deve ser evitado. Nunca dar nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Chamar o médico imediatamente para oferecer o atendimento correto.

    Onde comprar o ácido fórmico?

    Os principais fornecedores de ácido fórmico podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.

    Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.