Ácido Fólico: importância e aplicações

Ácido fólico: o que é, para que serve, como obtê-lo, principais características e mais detalhes

Quem já passou pela experiência da gestação certamente já ouviu falar do ácido fólico, uma vez que as grávidas precisam fazer suplementação dessa vitamina para o bom desenvolvimento do bebê. No entanto, a sua importância não se restringe a este momento nem exclusivamente às mulheres, embora ele seja realmente imprescindível na gestação.

Trata-se de uma substância extremamente importante para o bem estar físico e mental do ser humano, o qual requer uma ingestão diária para o desenvolvimento de numerosas funções do corpo. É claro que gravidez, torna-se ainda mais necessário, pois contribui para a formação do tubo neural do bebê. Veja a seguir outras funções do ácido fólico para a saúde humana:

    • Formação de células vermelhas do sangue;
    • Síntese de DNA e RNA;
    • Crescimento e divisão celular;
    • Crescimento de tecidos, unhas e cabelos;
    • Combate a acne e dermatite;
    • Prevenção de anemia;
    • Prevenção de problemas na gestação, como malformações do sistema nervoso do feto. Portanto, o ácido fólico é um grande aliado durante o pré-natal.
    • Prevenção de doenças cardíacas e derrame;
    • Fortalece o sistema imunológico;
    • Síntese de proteínas, atuando juntamente com a B12;
    • Reduz o risco de mal de Alzheimer. Além disso, o ácido fólico previne doenças cardíacas e derrame;
    • Contribui na prevenção de determinados cânceres, incluindo o de pulmão, colo uterino, cólon e reto.
    • Auxilia no combate a depressão, juntamente com outros medicamentos.

Acesso Rápido no post

O que é ácido fólico?
Fórmula química
Características do ácido fólico
Como ele pode ser obtido?
Aplicação do ácido fólico
Manuseio do ácido fólico
Onde encontrar fornecedores de ácido fólico?

O que é ácido fólico?

É uma vitamina pertencente ao grupo das vitaminas do complexo B. Consiste em um pó cristalino, amarelo ou alaranjado, inodoro e hidrossolúvel.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    É conhecido também por outras denominações, como vitamina B9, ácido pteroilglutâmico, folato, folacina, vitamina M, vitamina BC.

    O complexo B compreende 8 vitaminas, sendo o ácido fólico uma delas ao lado da tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), piridoxina (B6), cobalamina (B12), entre outras. Este grupo possui um papel essencial no organismo, como a produção de energia, sínteses de DNA, funcionamento do sistema nervoso, metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas e muito mais.

    Fórmula química

    O ácido peteroilglutâmico possui a seguinte fórmula C19H19N7O6.

    Características do ácido fólico

    • Sólido (pó cristalino);
    • Amarelo, laranja ou amarelo amarronzado;
    • Inodoro;
    • Hidrossolúvel: ele é mais solúvel em soluções alcalinas do que em soluções ácidas;
    • Parcialmente solúvel em etanol;
    • Insolúvel em éter e cloroformo.

    Como ele pode ser obtido?

    A vitamina B9 pode ser encontrada em diversos alimentos consumidos no dia a dia, incluindo feijão, lentilha, espinafre, brócolis, aspargos, verduras de folhas verdes, frutas cítricas, nozes, grãos integrais, abacate, melão, germe de trigo, batata, abóbora, carnes (coxão duro, coxão mole, patinho, alcatra, frango e fígado).

    No entanto, nem sempre a ingestão de alimentos com ácido fólico é suficiente para oferecer a quantidade de nutrientes necessários. Razão está pela qual ele também pode ser produzido sinteticamente e utilizado em suplementos dietéticos, medicamentos e produtos fortificados, como farinha de trigo, pão, macarrão, cereais matinais, suco de frutas e leite.

    Vale dizer que a forma natural do nutriente encontrada em alimentos é chamada de folato, enquanto ácido fólico é a denominação atribuída a sua forma sintética.

    Aplicação do ácido fólico

    O ácido fólico é largamente aplicado na indústria alimentícia, química, farmacêutica e de cosméticos. Na química ele aparece como intermediário em reações químicas, servindo para a formulação de diversos produtos, incluindo alimentos fortificados, medicamentos, suplementos e muito mais. Confira a seguir mais detalhes da sua aplicação:

    Setor de alimentos

    Na indústria alimentícia, o ácido fólico é utilizado em diversos alimentos para enriquecê-los com nutrientes. Dessa forma, ele é usado como um aditivo fortificante, o qual tem a função de fornecer uma fonte extra de vitamina B na dieta para combater a deficiência de ácido fólico. Ele é encontrado normalmente nos cereais matinais, pães brancos, entre outros.

    Setor farmacêutica

    Outra aplicação destina-se a suplementos dietéticos, comercializado em farmácias ou lojas de produtos naturais. Aqui eles têm uma função ainda mais ampla, abrangendo a prevenção de anemia, contribuindo para o desenvolvimento normal do feto na gravidez, manutenção do sistema nervoso e muito mais.

    Também são aplicados em medicamentos para tratamento de anemia, em anticoncepcionais e outros fármacos relacionados à deficiência de ácido fólico.

    Setor Cosmético

    Tendo em vista as suas propriedades nutricionais para a pele e cabelo, o ácido fólico é utilizado na formulação de uma série de produtos de cuidado pessoal, como cremes, loções, xampus, entre outros. Juntamente com outras formulações, eles contribuem para melhorar a aparência de manchas escuras e rugas na pele, para evitar o envelhecimento da pele, para hidratação e nutrição dos cabelos, aumento da produção de células saudáveis, para deixar a pele com um brilho saudável e com uma oleosidade controlada.

    Leia Mais
    Alimentos: Adição de vitaminas melhora a saúde
    Os 10 Setores que mais contribuem no Faturamento da Distribuição de Produtos Químicos
    Nutrição Animal – Cardápio de aditivos químicos garante o equilíbrio das rações
    Alimentos – Tendência mundial incentiva a naturalização das receitas
    Alimentos – Indústria amplia alternativas nutricionais com inovações

    Manuseio do ácido fólico

    Tendo em vista que o ácido fólico é um produto corrosivo e perigoso, é importante observar alguns cuidados durante sua manipulação para evitar o contato com os olhos e a pele. Dessa forma, o uso de equipamento de proteção, como luvas, máscaras e óculos de segurança é recomendado. O conhecimento da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) do ácido fólico também é imprescindível para garantir a segurança dos profissionais no ambiente de trabalho.

    Medidas de primeiros socorros

    • Em caso de contato com a pele: a área contaminada deve ser lavada com água abundante e sabão.
    • Em caso de contato com os olhos: recomendado lavar com água abundante por, pelo menos, 15 minutos.
    • Em caso de inalação: o paciente precisa ser removido para um ambiente ventilado.
    • Em caso de ingestão: O vômito não de ser promovido. Procure atendimento médico imediatamente.

    O armazenamento do ácido fólico deve ser realizado em ambiente protegido da luz e do calor.

    Onde encontrar fornecedores de ácido fólico?

    Já conhece o guia QD, a mais completo e eficiente guia eletrônico de compras e vendas do setor químico?  É o melhor lugar para você achar os principais fornecedores de ácido fólico do Brasil.

    Também se destaca por ser uma excelente ferramenta para realização de negócios. Através do Guia QD, você consegue solicitar vários orçamentos para diferentes contatos de uma só vez, otimizando o serviço dentro da sua empresa.

    Ganhe tempo com seus orçamentos, comece agora a utilizar o Guia QD.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.