Ácido Fluorídrico: Características e aplicações

Confira uma matéria completa sobre ácido fluorídrico, incluindo fórmula, propriedades, principais utilizações e muito mais

O ácido fluorídrico é popularmente conhecido por sua utilização em produtos de limpeza industrial e no tratamento de superfícies metálicas, mas não se limita a estes setores, ele pode ser utilizado para uma série de funções e nos mais diversos segmentos industriais.

Acesso Rápido no post

O que é o ácido fluorídrico?
Qual é sua fórmula?
Características
Para que serve o ácido fluorídrico?
É segura a utilização do ácido fluorídrico?
Como encontrar fornecedores de ácido fluorídrico?

O que é o ácido fluorídrico?

O ácido fluorídrico consiste em um composto inorgânico que contém átomos de hidrogênio e flúor, em solução aquosa.

A descoberta deste elemento está associada ao minério fluorita, que é formado por cálcio e flúor (CaF2), e foi mencionado pela primeira vez no século XV por Basilius Valentinus.

Sua produção industrial decorre da reação entre o fluorita e o ácido sulfúrico sob alta temperatura, isto é, a 200°C. Outra forma de obtenção do ácido fluorídrico é através da extração de ácido fosfórico da apatita para a produção de fertilizante, onde ele aparece como subproduto deste processo.

Pode ser denominado de outras formas como fluoreto de hidrogênio ou ácido hidrofluorídrico.

Qual é sua fórmula?

Sua fórmula é HF, referindo-se a 1 átomo de flúor  e 1 de hidrogênio, conectados por uma ligação covalente simples.

Também é preciso dizer que ele pertence a categoria dos hidrácidos, uma vez que não possui átomos de oxigênio em sua composição. A sua elevada corrosividade também o coloca no rol dos “moderados”.

Características

  • Gás ou solução aquosa (líquido).
  • Ponto de ebulição: próximo dos 20 ºC (sob pressão normal).  Seu ponto de ebulição é superior aos demais ácidos halogenídricos.  Em condições ambientes, em torno de 25 ºC, assume a forma de um gás ou vapor esverdeado.
  • Incolor.
  • Fumegante.
  • Odor penetrante.
  • Altamente corrosivo: não deve ficar em contato com metais, metais alcalinos, vidros, permanganatos, soluções de hidróxidos alcalinos, vidro e concretos.
  • CAS: 7664-39-3

Para que serve o ácido fluorídrico?

O ácido fluorídrico possui uma ampla utilização, podendo ser aplicado em diversos processos e na produção de uma série de produtos. Corresponde a uma importante fonte de flúor para a indústria. Veja as aplicações mais comuns:

  • Gases refrigerantes.
  • Sais fluorados.
  • Defensivos agrícolas.
  • Fármacos de ação neurológica, como fluoxetina e prozac.
  • Produtos de limpeza industrial e automotiva (limpadores de ácido forte), como detergentes, limpa alumínio, decapantes, entre outros produtos destinados para higienização de lugares propícios a proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias.
  • Limpeza de vidros em laboratórios.
  • Indústria petroquímica: utilizado em superácidos, incluindo ácido fluorossulfúrico e trifluorometanosulfónico, e como catalisador em técnicas de alquilação em refinarias de petróleo, resultando nas gasolinas de alta octanagem.
  • Na fusão e refinação de alumínio secundário.
  • Indústria de vidros: ele é aplicado como um agente para a corrosão (fosqueamento e gravação em vidros)
  • Tratamento de superfícies metálicas (galvonoplastia).
  • Para o condicionamento de materiais odontológicos, como as cerâmicas.
  • Mineração: serve para diversas funções, inclusive para a purificação de minérios como nióbio e tântalo. Também é aplicado no processo do fluoreto de alumínio e produção de alumínio.

Veja Também
Tensoativos: CEPSA adota processo DETAL para obter LAB
Ácidos – Distribuição segue o avanço do mercado
Materiais avançados – AGC monta estrutura local para resinas, elastômeros e químicos
Óxido de magnésio aplicado em compostos de fluorelastômeros

É segura a utilização do ácido fluorídrico?

Como trata-se de um ácido considerado tóxico, perigoso e corrosivo, sua manipulação deve ser realizada de acordo com as normas de segurança, inclusive com a utilização de equipamento de proteção individual, como capacete com visor, óculos de proteção e outros.

A falta de observação de cuidados com o ácido fluorídrico podem ocasionar uma série de problemas, como dores neuromusculares, dispneia, alterações do ritmo cardíaco, edema pulmonar, doenças cardiovasculares, queimaduras, irritação e até a morte.

Em caso de contato com a pele: Deve-se lavar o local contaminado com água em abundância por, no mínimo, 10 minutos. As roupas contaminadas também precisam ser retiradas imediatamente e com muito cuidado.

Em caso de inalação: É necessário remover a pessoa para local ventilado e em posição que não dificulte a respiração.

Em caso de contato com os olhos: Também é indicado lavar com água abundante durante vários minutos. Se a vítima estiver usando lentes de contato, é indicado não as retirar.

Em caso de ingestão: É recomendado enxaguar imediatamente a boca e não provocar o vomito.

Em todos os casos acimas, deve-se contatar um centro de informação toxicológica/medico.

Quanto ao armazenamento, necessita ser feito em frascos plásticos, em especial o polietileno e o teflon.

Como encontrar fornecedores de ácido fluorídrico?

Se você está em busca distribuidores e fornecedores de ácido fluorídrico no Brasil, vá ao lugar certo: acesso o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

Neste site, você encontra em só lugar e rapidamente a lista com as principais empresas que comercializam ácido fluorídrico. Além disso, você tem a oportunidade de agilizar suas cotações, enviando solicitações de orçamentos para diversas empresas de uma só vez.

Ainda não conhecia as vantagens do Guia QD? Acesse agora! Esta é uma ferramenta essencial para quem trabalha com produtos químicos. Ele é o apoio que você precisa para agilizar suas compras e otimizar o trabalho na sua empresa. Aproveite!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios