Onde o ácido ferúlico é usado?

Ácido Ferúlico: tudo que você precisa saber sobre este produto está aqui, de conceito a compradores

O ácido ferúlico é uma substância versátil com muitas aplicações em diferentes setores industriais. O cosmético é o que faz maior uso desse composto, em razão das suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e fotoprotetoras. Dessa forma, ele aparece em uma série de protetores solares e cremes para a pele. Confira a seguir mais detalhes sobre este produto e quais são os demais setores que o utilizam!

O que é ácido ferúlico?

O ácido ferúlico é um composto orgânico que tem aspecto sólido, cristalino e com cor banca a levemente amarela. É solúvel em água e pertence à classe dos ácidos hidroxicinâmicos.

Sua fórmula química é C10H10O4.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Destaques do ácido ferúlico

    • Aspecto: sólido (cristais);
    • Cor: brancos a levemente amarelados;
    • Solubilidade: é solúvel em solventes polares (água e etanol); Ele é mais solúvel no etanol e no acetato de etila do que na água.
    • Estável em pH neutro e pode se degradar em pH ácido ou alcalino;
    • Aromático: possui um aroma característico;
    • Propriedades antioxidantes: trata-se de um antioxidante natural, ou seja, contribui na proteção das células contra danos causados pelos radicais livres produzidos pelo organismo. Os antioxidantes, em geral, têm a capacidade de atrasar e  inibir a oxidação celular, além de auxiliar na regulação de radicais livres.
    • Propriedades anti-inflamatórias: ele ajuda a reduzir a inflamação;
    • Propriedades fotoprotetoras: significa que ele ajuda a proteger a pele contra os danos causados pela exposição aos raios UV;
    • Propriedades antimicrobianas: o ácido ferúlico pode ajudar a combater o crescimento de bactérias e fungos;
    • Propriedades de quelante de metais: ele tem capacidade de se ligar a íons metálicos (ferro e cobre) e de remover esses metais do corpo, reduzindo os efeitos negativos causados por estes metais no organismo;

    Onde o ácido ferúlico é usado?

    Graças as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o ácido ferúlico é utilizado em larga escala pelos setores cosméticos, farmacêuticos e de alimentos.  Confira abaixo mais informações sobre a utilização deste composto por estes segmentos e veja outras possíveis aplicações em diferentes setores:

    • Produtos para cuidado com a pele, como cremes e loções: ele está presente em diversos produtos com o objetivo de contribuir na redução dos sinais do envelhecimento precoce da pele, diminuindo a aparência de linhas finas, rugas, manchas e flacidez.  O ácido ferúlico também é utilizado em protetores solares em razão da sua propriedade fotoprotetora que protege a pele contra a ação dos raios UV.

    Os danos dos radicais livres podem ocasionar rugas, outros sinais de envelhecimento e deixar a pele mais suscetível ao câncer, por isso, os antioxidantes são tão importantes nesse combate.

    Dentre os produtos cosméticos e de higiene pessoal que podem conter o ácido ferúlico destacam-se: cremes, loções, protetores solares, xampus, condicionadores e hidratantes.

    • Suplementos nutricionais: a presença do ácido ferúlico nos suplementos dietéticos serve para ajudar na proteção contra os danos causados pelos radicais livres, reduzindo a inflamação. Muitas vezes, essa substância é combinada como outros antioxidantes, como a vitamina C e E.
    • Setores de alimentos: ele pode ser usado como conservante natural em alimentos em razão das suas propriedades antimicrobianas. Também é aplicado para prevenir a oxidação de gorduras e óleos.
    • Setor Farmacêutico: ele é usado como um agente quelante de metais, ou seja, ajuda a remover metais pesados do corpo. Vale dizer que ele também tem apresentado efeitos positivos na prevenção de algumas doenças cardiovasculares e no tratamento de inflamações.
    • Química industrial: serve para várias aplicações neste setor, como produção de resinas, polímeros, corantes e aditivos para plásticos e borrachas.

    Benefícios do ácido ferúlico para a pele

    • Proporciona maior limpeza a pele;
    • Reduz a inflamação;
    • Retarda a formação das linhas de expressão;
    • Combate a flacidez da pele;
    • Diminui as machas;
    • Reduz a pigmentação ligada ao melasma.
    • Ajuda na prevenção do câncer de pele.

    Leia Mais
    Antioxidantes em cosméticos – ABC Cosmetologia
    Biotecnologia – Projetos sustentáveis avançam no Brasil
    Aromas e Fragrâncias – Indústria química garante o suprimento de insumos
    Protetores solares – Produtos agregam funções
    Câncer de pele pode ser prevenido – Protetores solares
    Cosméticos – Novos filtros UV facilitam a produção de protetores solares

    Cuidados na manipulação do ácido ferúlico

    A manipulação do ácido ferúlico exige alguns cuidados especiais para evitar possíveis riscos à saúde. Portanto, é necessário que o colaborador utilize equipamento de proteção individual, como luvas, óculos de proteção e vestuário adequado durante a manipulação do produto químico para evitar o conto com a pele e os olhos. Quando a área de trabalho, é importante que ela possua ventilação adequada para evitar a inalação de vapores, de modo a garantir uma manipulação segura. Veja algumas medidas de primeiros socorros:

    – Se ocorrer inalação: remover imediatamente a vítima para o ar fresco. Se a respiração estiver difícil, ofereça oxigênio. Se não estiver respirando, dê respiração artificial. Chame um médico com urgência.

    – Se ocorrer contato com a pele: lavar o local contaminado com água em abundância. Se a irritação persistir, melhor consultar um médico.

    – Se ocorrer contato com os olhos: lavar os olhos com água em abundância por pelo menos 15 minutos. Durante a lavagem é importante que as pálpebras superiores e inferiores estejam abertas. Se a irritação persistir, é necessário consultar um médico.

    – Se ocorrer ingestão: enxaguar a boca da vítima com água desde que a pessoa esteja consciente. Procurar um médico para melhor avaliação e condução de tratamento.

    Fornecedores de ácido ferúlico

    O melhor lugar para você encontrar fornecedores de ácido ferúlico é no GuiaQD, o guia eletrônico de compras e vendas preferido do setor químico.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.