Ácido etidrônico

Matéria completa sobre ácido etidrônico, incluindo conceito, fórmula química, propriedades e aplicações importantes. Confira!

O ácido etidrônico consiste em um composto amplamente utilizado na indústria química e farmacêutica. Na química, destaca-se como agente quelante, enquanto na farmacêutica, tem relevância como medicamento para o tratamento de doenças ósseas. Veja a seguir mais aplicações e outras informações essenciais.

O que é ácido etidrônico?

O ácido etidrônico, também chamado de etidronato, é um poderoso agente quelante, ou seja, um produto químico que tem capacidade para se ligar a íons metálicos, como cálcio, magnésio, cobre, zinco e ferro, resultando em complexos estáveis e solúveis em água.

É reconhecido ainda por outros sinônimos, como 1- Hidroxietileno – 1,1 – Ácido Difosfônico, além da sua abreviatura HEDP, que significa ácido etileno diamino tetrametileno fosfônico, tradução do inglês hydroxyethylidene diphosphonic acid.

Vale destacar que ele é classificado como um bisfosfonato, isto é, pertence a um grupo de compostos orgânicos que apresenta dois grupos fosfonato e é muito aplicado na medicina para o tratamento de doenças ósseas.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é a fórmula do ácido etidrônico?

    A sua fórmula química é C2H8O7P2.

    Quais são suas propriedades?

    • Aspecto físico: pó branco cristalino ou incolor.
    • Odor: inodoro.
    • Solubilidade: o ácido etidrônico é solúvel em água quente, pouco solúvel em água fria.
    • Densidade: 1,87 g/cm³.
    • Potente sequestrante de íons metálicos e da dureza da água

    Leia Mais:

    Tratamento de água: Insumos conservam e limpam membranas
    A importância do tratamento de água da torre de resfriamento
    Como o dióxido de cloro auxilia na desinfecção nas torres de resfriamento?
    O reúso de efluentes em torres de resfriamento
    Reúso de Água – Refinarias da Petrobras mantêm planos para reaproveitar efluentes em caldeiras e torres de resfriamento

    Onde o ácido etidrônico é usado?

    O ácido etidrônico apresenta várias aplicações domésticas e industriais, sendo sua principal utilização como agente quelante. Confira a seguir alguns usos comuns deste produto químico!

    • Usado como inibidor de incrustações e corrosão em sistemas de circulação de água fria, campo petrolífero e caldeiras de baixa pressão.
    • Usado em sistemas de resfriamento industrial para evitar a formação de incrustações e a corrosão em equipamentos, por exemplos trocadores de calor e condensadores.
    • O ácido etidrônico pode ser usado como agente fixador de corante na indústria têxtil.
    • Utilizado para detergente, sabão em barra e outros produtos de limpeza: neste setor ele atua como agente sequestrante, sendo capaz de sequestrar íons metálicos (ferro e cálcio) na água, deixando-a mais macia.
    • Aplicado no tratamento de água: o ácido etidrônico serve para remover metais pesados da água potável e industrial. Atua como um inibidor de incrustações e de corrosão.
    • Medicina: neste campo, o ácido etidrônico é usado para o tratamento de doenças nos ossos, como a doença de Paget e na prevenção e tratamento da osteoporose. Outro uso importante é para a redução da hiperclacemia, uma condição que apresenta níveis elevados de cálcio no sangue.

    Onde achar distribuidores de ácido etidrônico

    Quer encontrar rapidamente os fornecedores de ácido etidrônico no Brasil? É só clicar nas palavras destacadas que você será redirecionado para o Guia QD, o maior guia eletrônico de compras e vendas do setor. Suas cotações nunca foram tão fáceis como agora, acesse e experimente!

    Veja mais

    Indústria têxtil procura acelerar mudanças
    Setor têxtil: Plataforma integra indústria ao varejo
    Redução do Custo Operacional na produção de água Industrial
    Setor de produtos de limpeza deve crescer em 2024

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.