Ácido Butírico

Ácido butírico: confira o que é, onde é aplicado, para que serve, suas características, principais fornecedores do Brasil e outras disposições

O ácido butírico é aplicado normalmente como conservante, saborizante e aromatizante na produção de vários produtos, incluindo os alimentícios, farmacêuticos e cosméticos. Confira a seguir suas principais características, aplicações, fornecedores e muito mais

Acesso Rápido no post

O que é ácido butírico?
Fórmula
Principais características
Para que serve o ácido butírico?
Manipulação do ácido butírico?
Onde comprar o ácido butírico?

O que é ácido butírico?

O ácido butírico pertence ao grupo dos ácidos monocarboxílicos, ou seja, ele possui somente um grupo carboxila (COOH) em sua molécula, ou em outras palavras, ele tem um grupo carbonila (C=O) e um grupo hidroxila (-OH). No grupo carbonila o carbono é ligado duplamente a um oxigênio, já a hidroxila é composta por um átomo de oxigênio em átomo de hidrogênio. Também são exemplos de ácidos monocarboxílicos o ácido acético, o ácido fórmico e o ácido propiônico.

Apresenta outros sinônimos como ácido butanóico ou butirato e tem o aspecto de um líquido oleoso, de odor forte e desagradável.

É ainda classificado como ácido graxo saturado de cadeia curta (AGCC), visto que possui 4 átomos de carbono. Os ácidos graxos de cadeia curta possuem de um a seis átomos de carbono em suas cadeias moleculares e são produzidos por meio da fermentação de carboidratos e proteínas no trato gastrointestinal, realizada por bactérias anaeróbicas. No nosso organismo eles podem desempenhar diversas funções, como contribuir na absorção de nutrientes, fornecer energia e atuar como mensageiro químico entre as células. Como exemplos de ácidos graxos saturados de cadeia curta temos, além do ácido butírico, o ácido acético e o ácido propiônico.

Vale também dizer que o ácido butírico pode ser encontrado em gorduras vegetais (óleo de palma) e animais, mais especificamente no leite, manteiga, iogurte, queijos e outros produtos lácteos. A quantidade encontrada depende do processo de fabricação e do tipo de produto.

Em grande escala, ele pode ser produzido por fermentação do amido ou açúcar, ou ainda por síntese química, e destinado para utilização em vários setores industriais, como alimentício, farmacêutico, cosmético e de fragrância.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Fórmula química

    Sua fórmula molecular é representada por C4H8O2.

    Principais características

    • Aspecto: líquido oleoso;
    • Incolor;
    • Parcialmente solúvel em água;
    • Massa molar: 88,11 g/mol;
    • CAS: 107-92-6;
    • Miscível com solventes orgânicos comuns;
    • Congela a cerca de -8 ° C e ferve a 163,5 ° C;
    • Reage com bases formando sais;
    • Reage com álcoois formando ésteres;
    • Odor forte e desagradável;
    • É um ácido graxo volátil (AGV): ele tem uma alta pressão de vapor e pode evaporar rapidamente em temperatura ambiente.

    Para que serve o ácido butírico?

    O ácido butírico tem aplicação em diversos setores da indústria graças as suas propriedades conservante, saborizante e aromatizante, além de outras funções. Veja as principais aplicações e os setores que mais fazem uso deste produto químico:

    • Indústria farmacêutica: o ácido butírico é usado como excipiente nas formulações farmacêuticas e aplicado na síntese de aromáticos e em agentes emulsificantes e plastificantes. Também é alvo de estudo sobre suas propriedades anti-inflamatórias e cancerígenas. Outra utilização se dá em suplementos nutricionais, por exemplo o butirato de sódio.
    • Indústria de cosméticos e fragrâncias: ele serve para dar aroma a uma série de produtos cosméticos, como perfumes, loções e cremes. Pode ainda ser aplicado como solvente em algumas formulações.
    • Indústria alimentícia: neste setor sua aplicação ocorre como conservante, saborizante e aromatizante. Dessa forma, ele poderá exercer diferentes funções, como prolongação da vida útil, melhora do sabor e do aroma do produto. Normalmente está presente em queijos, manteigas, leite, sorvetes, produtos de panificação.

    Os ésteres do ácido butírico também são usados para oferecer sabor artificial a certos alimentos e bebidas.

    • Serve como matéria-prima para fabricação de ésteres de álcoois;
    • Curtimento do couro: os sais de cálcio do ácido butírico são adicionados no curtimento do couro.
    • Nutrição animal: os sais do ácido butírico também são usados na nutrição animal e são conhecidos por seus benefícios, como melhora da saúde gastrointestinal e prevenção de infecções e doenças microbianas em animais, incluindo aves, suínos, peixes e ruminantes.

    Leia Mais
    Cosméticos – Ativos ajudam a proporcionar mais beleza e saúde
    A Importância das Marcas na Indústria de Perfumes e Cosméticos – ABC Cosmetologia
    Cumarina: um importante aromatizante para várias indústrias
    Cosméticos: Exportações atestam a resiliência da indústria
    Novidades a todo vapor na área de perfumaria – ABC
    Cosméticos: Adaptação à agenda ESG
    Cosméticos: Exportações atestam a resiliência da indústria

    Manipulação do ácido butírico

    Como se trata de um ácido extremamente irritante aos olhos, mucosas, pele e sistema respiratório, deve ser manipulado de acordo com as regras de segurança e com observância a FISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos).

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: a inalação do ácido butírico pode causa irritação severa, inflamação e queimadura do trato respiratório. Ocorrendo, a vítima deve ser retirada para local com ar fresco. Um médico também deve ser procurado.

    – Em caso de ingestão: esta ação pode provocar irritação gastrointestinal agressiva, náuseas, vômitos e queimaduras. A vítima deve lavar a boca imediatamente após a ingestão e beber muita água. Não oferecer nada para beber se a vítima estiver inconsciente. O médico também deve ser procurado com urgência.

    – Em caso de contato com a pele: neste caso é possível a ocorrência de irritação e queimaduras. A vítima precisa de atendimento médico.

    – Em caso de contato com os olhos: aqui o ácido butírico também pode causar forte irritação e queimaduras, além de lesões irreversíveis nas córneas. É recomendado passar em um oftalmologista.

    Onde comprar o ácido butírico?

    Os principais fornecedores de ácido butírico podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.

    Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!

    *Ácido Butírico
    Ácido Butírico grau alimentício

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.