Meio Ambiente (água, ar e solo)

Achema: Versatilidade e eficiência marcam novos produtos

Quimica e Derivados
26 de junho de 2003
    -(reset)+

    Química e Derivados: Achema: Compressor C3000 é o maior da Ingersoll Rand, diz Viol.

    Compressor C3000 é o maior da Ingersoll Rand, diz Viol.

    No estande da Mahr Meetering Systems, o destaque foram as bombas de selamento absoluto. Dois tipos foram expostos: o primeiro, de bombas de acoplamento magnética com motor síncrono, próprias para o funcionamento com materiais venenosos. Confeccionadas em aço com alto teor de cromo (resistente à corrosão), as bombas são oferecidas em tamanhos bastante pequenos que chegam até a capacidade de 0,22 cm3/revolução. Segundo o engenheiro Gerhard Lüpke, somente a Mahr é capaz de fabricar esse tipo de equipamento em capacidade tão reduzida. Também foram destaque as bombas de funcionamento prolongado para materiais viscosos. Além do selamento absoluto, as bombas operam sem necessidade de manutenção por mais de dois anos, em oposição aos equipamentos tradicionais, que normalmente precisam de reparos após dois ou três meses de operação.

    O design da carcaça também é especial, desenvolvido para minimizar os danos físicos ao metal. Segundo Lüpke, a Mahr exporta suas bombas para todo o mundo, mas apenas as fabrica em solo alemão. A AWP, mais uma representante do bloco alemão, expôs o filtro de sucção DN80-DN400 com válvula de retenção integrada para as indústrias de refrigeração e de gases de processo em aplicações químicas. Segundo o engenheiro Lars Vetter, a principal vantagem do equipamento é a redução de custos para o conjunto do compressor, já que o filtro é especial para o uso em compressores. O filtro também dispõe de rolamentos, que previnem manutenção e aumentam a vida útil do equipamento.

    Química e Derivados: Achema: Mathys - bomba da CP Pumpen possui acionamento único.

    Mathys – bomba da CP Pumpen possui acionamento único.

    Samba – Durante o terceiro dia de exposições na Messe Frankfurt, o samba invadiu os corredores do Hall 9.2. Agradável surpresa para os poucos Brasilianer presentes à Achema, o happy hour à brasileira regado com caipirinha – feita à maneira alemã, ou seja, com lima ao invés de limão – foi organizado pela Gemü, fabricante de válvulas, atuadores e sistemas de controle.

    A empresa conta com uma “grande subsidiária no Brasil, com cerca de 280 funcionários”, segundo o gerente de vendas Harald Wied. Entre as novidades da Gemü, figuraram o medidor de fluxo por indução magnética 3030 mflow, que pode ser instalado em “T”, acoplado a qualquer tipo de conexão padrão na indústria de processos (ao contrário dos medidores convencionais, instalados em flanges), e o intelligent positioner1436 cPos, especialmente desenvolvido para o uso com atuadores lineares pneumáticos. O dispositivo pode ser adaptado a diferentes tipos de válvulas, fornecendo controle preciso de taxas de fluxo, nível, pressão e temperatura de líquidos inertes ou corrosivos.

    Química e Derivados: Achema: Siebecke - reator sem eixo central eleva produtividade.

    Siebecke – reator sem eixo central eleva produtividade.

    A Ingersoll Rand reservou esta edição da Achema para o lançamento do compressor de ar centrífugo Centac C3000, com a maior capacidade entre os produtos fabricados pela empresa. Conforme o gerente de vendas Jochen Viol, o compressor C3000 atende a capacidades nominais entre 270 m3/min e 450 m3/min, fornecendo ar comprimido livre de óleo.

    A Windmöller & Hölscher, líder na fabricação de equipamentos para a produção de embalagens flexíveis, apresentou o sistema Topas FFS, capaz de produzir cerca de 2.000 embalagens por hora (recorde atingido pela primeira vez na Achema 2003), com capacidades entre 5 kg e 50 kg. A embaladora destina-se a produtos como resinas plásticas, fertilizantes, sal e intermediários químicos. Todos ajustes essenciais da máquina são feitos automaticamente, acelerando os processos de troca de produto e tamanho das embalagens. Outra característica é a capacidade de processar materiais de difícil fluxo, ou pós com tendência a formar poeira. A embaladora opera com filmes de polietileno ou polipropileno, e pode ser oferecida em versão estacionária ou móvel, própria para a utilização em operações logísticas.

    Química e Derivados: Achema: Trocador lamelar é usado em Itaipu, diz Van der Lip.

    Trocador lamelar é usado em Itaipu, diz Van der Lip.

    A CP Pumpen AG expôs bombas magnéticas metálicas cujo sistema de construção é particular e inovador. Normalmente, esse tipo de equipamento é construído com os magnetos dispostos ao redor da carcaça, de modo a induzir o movimento do dínamo. No caso da bomba da CP Pumpen, os magnetos não se situam ao redor da carcaça, mas no interior da bomba próximos ao seu eixo de rotação.

    Em conseqüência, o caminho percorrido pelo líquido é menor, evitando grandes perdas de carga. Segundo o gerente de vendas regionais Heinz Mathys, o sistema é exclusivo da empresa, e já foi patenteado. “ O desenho único dessa bomba permite que as pás operem em condições hidráulicas balanceadas durante a partida do equipamento, além de proporcionar uma máquina com partes mais simples e em menor número”, disse.

    O pátio exterior entre os prédios da Messe abrigou um dos produtos da EMS Inventa-Fischer, especial para polímeros viscosos, como PET, PBT e PC. Sem eixos central, o reator demanda grande superfície de contato e opera com pressões muito baixas, da ordem de 0,5 mbar a 3 mbar. Segundo o engenheiro de projeto Ekkehard Siebecke, quando o tambor do reator gira, monômeros em seu interior aderem a pratos, que proporcionam a superfície de contato necessária.

    Como não possui eixo central, o reator previne a formação de pontos cegos. Uma característica especial é a zona de aquecimento diferenciado no terço superior do vaso, para prevenir a migração de oligômeros, com ponto de fusão mais alto, para regiões menos aquecidas. Aquecendo-se essa região, os oligômeros se fundem, retornando para a região onde já está se formando polímero, e nele se dissolvem.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *