Meio Ambiente (água, ar e solo)

Achema: Versatilidade e eficiência marcam novos produtos

Quimica e Derivados
26 de junho de 2003
    -(reset)+

    Química e Derivados: Achema: Bomba da Mahr reduz gastos com manutenção, explica Lüpke.

    Bomba da Mahr reduz gastos com manutenção, explica Lüpke.

    Sprechen Sie Englisch? – Embora o inglês fosse o meio de comunicação universal durante a feira, não era raro encontrar estandes em que poucos falassem a língua. Algumas respostas negativas para a pergunta anterior (o Senhor fala inglês?) e a confusão do inglês carregado de sotaque dos alemães precederam o alívio no estande da Lleal Process, em que a língua oficial era o espanhol, o mais próximo possível do português até então. Situada em Badalona, na Espanha, a empresa apresentou o misturador/granulador MGR Tri-chop, desenhado para a preparação de sólidos granulados na indústria farmacêutica, particularmente em processos de produto único em ambientes limpos. “ É uma máquina compacta que opera com vácuo e permite mesclar e injetar líquidos, além de secar o material para produzir um novo produto granulado.

    Poucas máquinas tem essa capacidade”, disse o diretor comercial Luis Camós Guardiola. Conforme explicou o diretor, as operações de mistura, secagem e granulação costumavam ser realizadas em três diferentes fases, mas a MGR é capaz de realizá-las em apenas um único passo. A Lleal produz o menor aparato do mundo nesse segmento, um Tri-chop com capacidade de 1 L para desenvolvimento e pesquisa. Outro lançamento foi a linha completa para a fabricação de pastas de silicone e outros materiais, a Extruder Feader Mixer, para a indústria química. O equipamento consiste de um misturador de batelada equipado com rosca de extrusão, acionada mecânica ou hidraulicamente.

    Durante a operação do equipamento, a rosca é acionada em movimento reverso, proporcionando uma ação adicional de mistura. Quando a mistura é terminada, a rosca é acionada em movimento direto e descarrega o misturador. De acordo com Guardiola, a Lleal é a principal empresa espanhola do setor e exporta cerca de 60% do que produz. A Extruder Feader Mixer, segundo ele, é uma máquina exportada principalmente para a o Brasil.

    Química e Derivados: Achema: Lars - redução do preço do conjunto do compressor.

    Lars – redução do preço do conjunto do compressor.

    Mudando os rumos para o Hall 9, destacou-se o estande da Pfaudler Reactor Systems, que também atua no Brasil por subsidiária em Taubaté-SP. Tradicional fabricante de reatores vitrificados, a Pfaudler destacou dois novos tipos de materiais cerâmicos para o revestimento de reatores. O PPG (Pfaudler Pharma Glass) foi desenvolvido para reduzir a adesão de produtos às paredes do reator, bem como diminuir o tempo de limpeza do interior do equipamento.

    Sem metais pesados em sua composição, o material previne a contaminação dos reagentes e possui resistência levemente superior a álcalis. O vidro pode ser vendido em duas versões: a azul escura é própria para a elevar o contraste em relação aos produtos, para fins de monitoramento, enquanto a branca deve ser utilizada em reações em que a fotossensibilidade é relevante – o vidro branco tem maior capacidade de reflexão da luz, aumentando a eficiência da reação. O ASG (Anti Static Glass) serve à operação com solventes não condutivos, como o tolueno, em que há vigorosa agitação no reator. Em decorrência do movimento das pás, a eletricidade estática acumulada na superfície vítrea pode superar a casa dos 100 mil volts. Em combinação com baixas amperagens geradas pelo solvente não condutor, ocorre a fissão do vidro, incapaz de dissipar tamanha quantidade de carga.

    O ASG contorna o inconveniente pois é recoberto com camadas condutivas quimicamente ligadas ao substrato de aço-carbono. Desse modo, ganha a capacidade de dispersar as cargas estáticas acumuladas em sua superfície, sem rachar. A tecnologia, entretanto, só se encontra disponível na Alemanha, atualmente. A empresa ainda expôs alguns sistemas de agitação vitrificados cujo design é baseado naqueles de pás confeccionadas em ligas especiais (alloys). Sistemas de agitação construídos em ligas permitem designs mais arrojados, com melhor desempenho, porém com grandes dificuldades para o recobrimento com vidro. A Pfaudler, não obstante, consegue vitrificar esse tipo de pá, sem concorrentes aptos a fazer isso.

    Química e Derivados: Achema: Medidor de fluxo adapta-se à várias conexões, diz Wied.

    Medidor de fluxo adapta-se à várias conexões, diz Wied.

    Nos tempos atuais, em que atrasos nos prazos de execução de projetos podem significar perda de milhões, e pior, perda de clientes, a dinamarquesa Novo Nordisk Engineering (NNE) promete erguer instalações industriais farmacêuticas em apenas 12 meses. Companhias desse ramo, ou do segmento de biotecnologia, costumam enfrentar dificuldades, como um número significativo de novos produtos cujos testes de validação revelam falhas, de modo que a empresa só inicia a construção de uma planta após estar certa da qualidade de seu lançamento. Daí surge a explicação para a necessidade de construção de fábricas em tão pouco tempo. Segundo Mads Ruge, do departamento de comunicação e marketing da NNE, há outra vantagem: como o capital investido é gasto em um período de tempo menor, o retorno é mais rápido, já que a produção também se inicia em tempo menor. Mas o executivo reconhece para o êxito da missão a necessidade de se dispor de clientes desejosos de investir grandes montantes concentrados em curto período, e a NNE não possui no momento clientes para esse serviço.

    A empresa acaba de construir fábrica em Copenhague destinada a produção de fármacos para hemofílicos. Entre projeto, construção propriamente dita e validação, a empresa dispendeu apenas 18 meses. Com cerca de 1.200 funcionários – menos que os concorrentes, ressalta Ruge – mas com foco centrado nas indústrias farmacêutica e biotecnológica, a NNE acredita já estar apta à construção em apenas 12 meses. “ Nós realmente acreditamos sermos os mais rápidos, mas sabemos que a maioria dos clientes ainda não está interessada em construir com tamanha rapidez. Se estiverem, porém, somos capazes de atendê-los”, garante Ruge. O método desenvolvido pela empresa para atingir esse objetivo baseia-se fortemente no conceito de modularidade, uma abordagem que já é consagrada em projetos de curta execução.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *