Achema: Versatilidade e eficiência marcam novos produtos

Lançamentos revelam a incorporação de novas habilidades, sem perder de vista a necessidade de redução de custos e do tempo gasto com a manutenção das máquinas

Química e Derivados: Achema: achema_abre.A primeira impressão que a 27a Achema, Internationaler Ausstellungskongreß für Chemische Technik, Umweltschutz und Biotechnologie (Congresso-Exibição Internacional de Engenharia Química, Proteção Ambiental e Biotecnologia), causa em seus visitantes é a de que seis dias são apenas parte do tempo necessário para percorrer os doze edifícios que integram o moderno centro de convenções da Messe Frankfurt. Próximos às margens do Rio Meno em Frankfurt am Main, na Alemanha, dez prédios ou Halls subdividos em outros tantos andares abrigaram 3.819 expositores de 48 países entre os dias 19 e 24 de maio, reunindo o estado da arte mundial em tecnologia de processos químicos.

Química e Derivados: Achema: .Um centro de palestras e um entremeado de corredores com esteiras rolantes – a Via Mobile/Galerie – completavam o imenso complexo de mais de 140.000 m2, onde a cada três anos se realiza a principal feira comercial de processos da indústria química. A profusão de nacionalidades e idiomas em qualquer local por onde se circulasse na Messe reforçava o caráter global do encontro, prestigiado por cerca de 192.000 visitantes de mais de cem países.

Mesmo assim, a Achema 2003 ainda teve forte predomínio do sotaque alemão.

Química e Derivados: Achema: Serneels - fracionamento de até 20m com Vibrasonic .
Serneels – fracionamento de até 20m com Vibrasonic .

Precisamente 2.269 participantes eram empresas de origem alemã; Itália (245), Inglaterra (205), Suíça (174), Estados Unidos (150) e França (129) foram os outro cinco países com o maior número de empresas estrangeiras entre os expositores. A participação brasileira restringiu-se a dois representantes: a Divisa Engenharia, de São José dos Campos-SP (especializada em instalações de sala limpa) e o IMA (Instituto de Macromoléculas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A presença deveras modesta emite um sinal de alerta para a indústria tupiniquim se observarmos que a Argentina, em profunda crise econômica, enviou três representantes à Frankfurt; a Colômbia, com sérias ameaças à ordem institucional nacional, teve dois expositores, e o México, parceiro prioritário dos norte-americanos, compareceu com mais de 60 representantes.

O périplo da reportagem de Química e Derivados na Alemanha iniciou-se pelo Hall 6. Estabelecida desde 1934 em Londres, Inglaterra, a Russel Finex expôs o Vibrasonic Spiroscreen, sistema de desobstrução de peneiras à base de ultra-som próprio para pós-metálicos, pós para pintura eletrostática, produtos farmacêuticos, cerâmicos e alimentícios, por exemplo. A empresa introduziu o uso da tecnologia em 1973, segundo informações do gerente

Química e Derivados: Achema: Trier - produção no Brasil diminui custos de clientes.
Trier – produção no Brasil diminui custos de clientes.

geral da unidade belga Luc Serneels: “O Vibrasonic facilita o movimento das partículas pelas peneiras, possibilitando o fracionamento com definição de até 20 mícra (635 mesh)”, disse. Um transdutor desenvolvido acusticamente gera uma distribuição de frequências ultra-sônica em forma de espiral, aplicada diretamente às telas das peneiras por um prato de transferência de velocidade.

O sistema rompe as forças de Van der Waals (forças de atração de natureza elétrica entre partículas) e elimina a tensão superficial do material, assegurando o controle do tamanho de grão com precisão inédita e eliminando a obstrução das peneiras. Conseqüentemente, não há necessidade de paradas para a limpeza das peneiras, resultando em menores custos para o processo. Além disso, o controle do movimento dos grãos garante o uso de toda a superfície útil das telas das peneiras. “A principal característica dessa máquina é a combinação do aumento de capacidade do sistema de peneiração aliado ao aumento da eficiência do corte”, completa Serneels.

Química e Derivados: Achema: Filtro tem ciclo de cerca de dois minutos diz Hughes.
Filtro tem ciclo de cerca de dois minutos diz Hughes.

A centenária Pallmann, com unidades na Alemanha, nos Estados Unidos e uma subsidiária no Brasil, exibiu sua linha de pulverizadores, com destaque para a família Turbofiner, máquinas de alta capacidade para a produção de pós de alta qualidade a partir de materiais moles ou de dureza média. O princípio de funcionamento desses pulverizadores baseia-se na redução de tamanho por micro vórtices em fluxo turbulento de ar.

A matéria-prima é pré-dispersada em uma corrente de ar e transportada por diversas zonas de turbulência, com intensidade crescente dos vórtices. A redução de tamanho ocorre pelo impacto das partículas nas pás do rotor operando em alta velocidade, e também pelos choques das partículas entre si. Conforme explicou o gerente de exportações Herbert Trier, os equipamentos são produto do aperfeiçoamento do desenho das carcaças sob medida para algumas indústrias, particularmente os produtores de masterbatches (concentrados). “São máquinas de maior tamanho, com

Química e Derivados: Achema: Wache - novidades da Kahl focam baixas capacidades.
Wache – novidades da Kahl focam baixas capacidades.

maior facilidade de manutenção e troca de carga”, disse. O interior desses pulverizadores é dotado de superfície com menor rugosidade que facilita a limpeza do equipamento. Próprios para a redução do tamanho de partículas nas indústrias de plástico, madeireira, química e alimentícia, as carcaças das máquinas da linha Turbofiner são manufaturadas em uma única placa, acarretando economia nos custos de fabricação. A empresa também destacou sua linha de pulverizadores equipados com moinhos de disco, que dispensam nitrogênio líquido e também se destinam aos produtores de masterbatches.

Resinas sensíveis ao calor, como PS, PC e PA podem ser processados à temperatura ambiente nestas máquinas. A unidade brasileira da Pallmann providencia a construção de instalações industriais no País, segundo Trier. “Fomos para o Brasil para baratear custos, pois saía muito caro importar os equipamentos devido a problemas como a inflação e a instabilidade interna”, revelou.

Química e Derivados: Achema: Misturador da Ruberg tem rotores adicionais, diz Vogt. ©
Misturador da Ruberg tem rotores adicionais, diz Vogt.

Popularização – A alemã Netzch compareceu à Achema 2003 com o objetivo, entre outros, de tornar os filtros tipo prensa da Ishigaki Company tão conhecidos no Ocidente quanto na Ásia. Fabricados em parceria há cerca de cinco anos, os filtros da marca Lasta nunca foram comercializados apropriadamente no hemisfério ocidental, afirmou o gerente regional Robert Hughes. Existem mais de cem máquinas do tipo funcionando ao redor do mundo, a maior parte em solo japonês.

Uma das principais dificuldades da filtração é a retirada do filtrado, comumente denominado bolo na indústria química. De acordo com Hughes, os filtros, adequados para a operação nas indústrias química, farmacêutica e de tratamento de água e de rejeitos, possuem operação totalmente automática, realizando as operações de abertura, lavagem, descarga e fechamento tipicamente em dois minutos. A redução dos tempos de ciclo é possível devido ao sistema único de pratos móveis, que permite a retirada automática do bolo acumulado em cada prato em um único passo, e a lavagem das telas também em uma única operação. Além disso, o equipamento compete com similar vertical, cuja fabricação é mais cara. Com uma subsidiária em Pomerode-SC, a Netzch sugere que o filtro pode vir a ser fabricado no Brasil, mas, por enquanto, não confirma a possibilidade.

Química e Derivados: Achema: Combijet eleva transporte de massa, segundo Houy.
Combijet eleva transporte de massa, segundo Houy.

O premiado filtro prensa KFP 630/11 da Strassburger também foi visto na feira. A empresa foi premiada por inovação no design do elemento filtrante, preso e selado às próprias placas. Normalmente, esse elemento apenas recobre a placa, sem nenhum selamento especial. O sistema patenteado torna mais fácil e limpo o trabalho de manejo do bolo, segundo Sonja Krämer, gerente de exportações da Strassburger.

A Amandus Kahl, também da Alemanha, exibiu duas novidades. A OE 8 é uma extrusora monorrosca flexível que possibilita a troca do cabeçote e da rosca rapidamente. Segundo o engenheiro de vendas Sebastian Wache, o foco do produto é a produção de pequenas capacidades em escala laboratorial, até 200 kg. “É uma máquina muito mais barata que uma extrusora duplarrosca similar”, disse.

Química e Derivados: Achema: Guardiola - misturador da Lleal tem poucos similares.
Guardiola – misturador da Lleal tem poucos similares.

O outro lançamento foi a peletizadora 14-175 com conversor de freqüência, agora com novo design. Feita apenas na Alemanha, a máquina também é destinada a pequenas capacidades, e tem bom desempenho com materiais de difícil processamento. O equipamento pode ser utilizado na produção de material de teste, ou na determinação de formulações otimizadas.

Uma das tendências evidentes nessa edição da Achema foram os misturadores reativos com habilidades adicionais, como secagem, degasagem, condicionamento e a possibilidade de injeção de líquidos. A Gebr. Ruberg, de Niehem, Alemanha, lançou o misturador RCM-ZG 6000, de linha apta a executar operações como aquecimento, resfriamento, condicionamento, homogeneização gaseificação e cristalização.

O misturador vem equipado com sistema de agitação em forma de espiral, que pode ser adaptado para a mistura de materiais com perigo de explosão. A carcaça é confeccionada em peça única, adequada tanto para processos em alta pressão ou à vácuo. Segundo Josef Vogt, da área técnica, o equipamento também dispõe de rotores que auxiliam o processo de mistura, particularmente no caso de materiais que produzem aglomerados, desintegrando-os. De acordo com o processo, as lâminas desses rotores podem ter desenho cortante, ou serem projetadas em função do sistema de agitação espiral. A combinação de ambos os efeitos de mistura (do espiral e dos rotores) permite a adição desde pequenas a grandes quantidades de líquidos a produtos sólidos, homogeneizando-os. O RCM-ZG 6000 suporta pressões de até 6 bar. Embora não tenha representantes no Brasil, a Gebr. Ruberg pode fornecer equipamentos para indústrias instaladas no País. “ Recentemente vendemos equipamento para a unidade da Fuchs instalada no Brasil”, afirmou Vogt.

Química e Derivados: Achema: Pás desenhadas para alloys vitrificadas pela Pfaudler.
Pás desenhadas para alloys vitrificadas pela Pfaudler.

A alemã Ekato, que já atuou no Brasil em parceria com a Incase Equipamentos Industriais, expôs o Combijet, um novo sistema de agitação desenhado para a mistura de gases em líquidos. “ O Ekato Combijet possibilita elevadas taxas de transferência de massa, alto tempo de residência e uma alta distribuição do material disperso”, explicou o diretor de vendas Renaud Houy.

O novo impeller destina-se à máquinas utilizadas em processos de fermentação e hidrogenação, mas Houy afirma que pode ser utilizado em qualquer processo da indústria em que haja reações com fase gasosa. O sistema combina dois tipos de agitação, denominados Phasejet (dispersão primária) e Gasjet (recirculação). No primeiro, ocorre a entrada do gás, e no segundo, a recirculação do gás reagente. O Combijet tem desempenho comprovado na redução de nitrocompostos aromáticos, dobrando a produtividade, e, em uma batelada para a produção de sorbitol, reduz a concentração residual de glicose para algo entre 1.000 e 2.000 ppm em uma hora e meia.

A Ekato também apresentou o Solidmix, para a mistura e secagem de produtos. O misturador opera com pastas e lamas, aquecendo-as até que atinjam a condição de pós de fluxo livre. O Solidmix utiliza sistema de agitação cuja patente é exclusiva da Ekato, segundo Houy. Outro destaque foi o Lab Reactor, para laboratórios. Houy afirma que a Ekato garante o upscale (migração para escala industrial) a partir dessa máquina. O Lab Reactor utiliza sistema de aletas exclusivo da empresa.

Química e Derivados: Achema: Bomba da Mahr reduz gastos com manutenção, explica Lüpke.
Bomba da Mahr reduz gastos com manutenção, explica Lüpke.

Sprechen Sie Englisch? – Embora o inglês fosse o meio de comunicação universal durante a feira, não era raro encontrar estandes em que poucos falassem a língua. Algumas respostas negativas para a pergunta anterior (o Senhor fala inglês?) e a confusão do inglês carregado de sotaque dos alemães precederam o alívio no estande da Lleal Process, em que a língua oficial era o espanhol, o mais próximo possível do português até então. Situada em Badalona, na Espanha, a empresa apresentou o misturador/granulador MGR Tri-chop, desenhado para a preparação de sólidos granulados na indústria farmacêutica, particularmente em processos de produto único em ambientes limpos. “ É uma máquina compacta que opera com vácuo e permite mesclar e injetar líquidos, além de secar o material para produzir um novo produto granulado.

Poucas máquinas tem essa capacidade”, disse o diretor comercial Luis Camós Guardiola. Conforme explicou o diretor, as operações de mistura, secagem e granulação costumavam ser realizadas em três diferentes fases, mas a MGR é capaz de realizá-las em apenas um único passo. A Lleal produz o menor aparato do mundo nesse segmento, um Tri-chop com capacidade de 1 L para desenvolvimento e pesquisa. Outro lançamento foi a linha completa para a fabricação de pastas de silicone e outros materiais, a Extruder Feader Mixer, para a indústria química. O equipamento consiste de um misturador de batelada equipado com rosca de extrusão, acionada mecânica ou hidraulicamente.

Durante a operação do equipamento, a rosca é acionada em movimento reverso, proporcionando uma ação adicional de mistura. Quando a mistura é terminada, a rosca é acionada em movimento direto e descarrega o misturador. De acordo com Guardiola, a Lleal é a principal empresa espanhola do setor e exporta cerca de 60% do que produz. A Extruder Feader Mixer, segundo ele, é uma máquina exportada principalmente para a o Brasil.

Química e Derivados: Achema: Lars - redução do preço do conjunto do compressor.
Lars – redução do preço do conjunto do compressor.

Mudando os rumos para o Hall 9, destacou-se o estande da Pfaudler Reactor Systems, que também atua no Brasil por subsidiária em Taubaté-SP. Tradicional fabricante de reatores vitrificados, a Pfaudler destacou dois novos tipos de materiais cerâmicos para o revestimento de reatores. O PPG (Pfaudler Pharma Glass) foi desenvolvido para reduzir a adesão de produtos às paredes do reator, bem como diminuir o tempo de limpeza do interior do equipamento.

Sem metais pesados em sua composição, o material previne a contaminação dos reagentes e possui resistência levemente superior a álcalis. O vidro pode ser vendido em duas versões: a azul escura é própria para a elevar o contraste em relação aos produtos, para fins de monitoramento, enquanto a branca deve ser utilizada em reações em que a fotossensibilidade é relevante – o vidro branco tem maior capacidade de reflexão da luz, aumentando a eficiência da reação. O ASG (Anti Static Glass) serve à operação com solventes não condutivos, como o tolueno, em que há vigorosa agitação no reator. Em decorrência do movimento das pás, a eletricidade estática acumulada na superfície vítrea pode superar a casa dos 100 mil volts. Em combinação com baixas amperagens geradas pelo solvente não condutor, ocorre a fissão do vidro, incapaz de dissipar tamanha quantidade de carga.

O ASG contorna o inconveniente pois é recoberto com camadas condutivas quimicamente ligadas ao substrato de aço-carbono. Desse modo, ganha a capacidade de dispersar as cargas estáticas acumuladas em sua superfície, sem rachar. A tecnologia, entretanto, só se encontra disponível na Alemanha, atualmente. A empresa ainda expôs alguns sistemas de agitação vitrificados cujo design é baseado naqueles de pás confeccionadas em ligas especiais (alloys). Sistemas de agitação construídos em ligas permitem designs mais arrojados, com melhor desempenho, porém com grandes dificuldades para o recobrimento com vidro. A Pfaudler, não obstante, consegue vitrificar esse tipo de pá, sem concorrentes aptos a fazer isso.

Química e Derivados: Achema: Medidor de fluxo adapta-se à várias conexões, diz Wied.
Medidor de fluxo adapta-se à várias conexões, diz Wied.

Nos tempos atuais, em que atrasos nos prazos de execução de projetos podem significar perda de milhões, e pior, perda de clientes, a dinamarquesa Novo Nordisk Engineering (NNE) promete erguer instalações industriais farmacêuticas em apenas 12 meses. Companhias desse ramo, ou do segmento de biotecnologia, costumam enfrentar dificuldades, como um número significativo de novos produtos cujos testes de validação revelam falhas, de modo que a empresa só inicia a construção de uma planta após estar certa da qualidade de seu lançamento. Daí surge a explicação para a necessidade de construção de fábricas em tão pouco tempo. Segundo Mads Ruge, do departamento de comunicação e marketing da NNE, há outra vantagem: como o capital investido é gasto em um período de tempo menor, o retorno é mais rápido, já que a produção também se inicia em tempo menor. Mas o executivo reconhece para o êxito da missão a necessidade de se dispor de clientes desejosos de investir grandes montantes concentrados em curto período, e a NNE não possui no momento clientes para esse serviço.

A empresa acaba de construir fábrica em Copenhague destinada a produção de fármacos para hemofílicos. Entre projeto, construção propriamente dita e validação, a empresa dispendeu apenas 18 meses. Com cerca de 1.200 funcionários – menos que os concorrentes, ressalta Ruge – mas com foco centrado nas indústrias farmacêutica e biotecnológica, a NNE acredita já estar apta à construção em apenas 12 meses. “ Nós realmente acreditamos sermos os mais rápidos, mas sabemos que a maioria dos clientes ainda não está interessada em construir com tamanha rapidez. Se estiverem, porém, somos capazes de atendê-los”, garante Ruge. O método desenvolvido pela empresa para atingir esse objetivo baseia-se fortemente no conceito de modularidade, uma abordagem que já é consagrada em projetos de curta execução.

Química e Derivados: Achema: Compressor C3000 é o maior da Ingersoll Rand, diz Viol.
Compressor C3000 é o maior da Ingersoll Rand, diz Viol.

No estande da Mahr Meetering Systems, o destaque foram as bombas de selamento absoluto. Dois tipos foram expostos: o primeiro, de bombas de acoplamento magnética com motor síncrono, próprias para o funcionamento com materiais venenosos. Confeccionadas em aço com alto teor de cromo (resistente à corrosão), as bombas são oferecidas em tamanhos bastante pequenos que chegam até a capacidade de 0,22 cm3/revolução. Segundo o engenheiro Gerhard Lüpke, somente a Mahr é capaz de fabricar esse tipo de equipamento em capacidade tão reduzida. Também foram destaque as bombas de funcionamento prolongado para materiais viscosos. Além do selamento absoluto, as bombas operam sem necessidade de manutenção por mais de dois anos, em oposição aos equipamentos tradicionais, que normalmente precisam de reparos após dois ou três meses de operação.

O design da carcaça também é especial, desenvolvido para minimizar os danos físicos ao metal. Segundo Lüpke, a Mahr exporta suas bombas para todo o mundo, mas apenas as fabrica em solo alemão. A AWP, mais uma representante do bloco alemão, expôs o filtro de sucção DN80-DN400 com válvula de retenção integrada para as indústrias de refrigeração e de gases de processo em aplicações químicas. Segundo o engenheiro Lars Vetter, a principal vantagem do equipamento é a redução de custos para o conjunto do compressor, já que o filtro é especial para o uso em compressores. O filtro também dispõe de rolamentos, que previnem manutenção e aumentam a vida útil do equipamento.

Química e Derivados: Achema: Mathys - bomba da CP Pumpen possui acionamento único.
Mathys – bomba da CP Pumpen possui acionamento único.

Samba – Durante o terceiro dia de exposições na Messe Frankfurt, o samba invadiu os corredores do Hall 9.2. Agradável surpresa para os poucos Brasilianer presentes à Achema, o happy hour à brasileira regado com caipirinha – feita à maneira alemã, ou seja, com lima ao invés de limão – foi organizado pela Gemü, fabricante de válvulas, atuadores e sistemas de controle.

A empresa conta com uma “grande subsidiária no Brasil, com cerca de 280 funcionários”, segundo o gerente de vendas Harald Wied. Entre as novidades da Gemü, figuraram o medidor de fluxo por indução magnética 3030 mflow, que pode ser instalado em “T”, acoplado a qualquer tipo de conexão padrão na indústria de processos (ao contrário dos medidores convencionais, instalados em flanges), e o intelligent positioner1436 cPos, especialmente desenvolvido para o uso com atuadores lineares pneumáticos. O dispositivo pode ser adaptado a diferentes tipos de válvulas, fornecendo controle preciso de taxas de fluxo, nível, pressão e temperatura de líquidos inertes ou corrosivos.

Química e Derivados: Achema: Siebecke - reator sem eixo central eleva produtividade.
Siebecke – reator sem eixo central eleva produtividade.

A Ingersoll Rand reservou esta edição da Achema para o lançamento do compressor de ar centrífugo Centac C3000, com a maior capacidade entre os produtos fabricados pela empresa. Conforme o gerente de vendas Jochen Viol, o compressor C3000 atende a capacidades nominais entre 270 m3/min e 450 m3/min, fornecendo ar comprimido livre de óleo.

A Windmöller & Hölscher, líder na fabricação de equipamentos para a produção de embalagens flexíveis, apresentou o sistema Topas FFS, capaz de produzir cerca de 2.000 embalagens por hora (recorde atingido pela primeira vez na Achema 2003), com capacidades entre 5 kg e 50 kg. A embaladora destina-se a produtos como resinas plásticas, fertilizantes, sal e intermediários químicos. Todos ajustes essenciais da máquina são feitos automaticamente, acelerando os processos de troca de produto e tamanho das embalagens. Outra característica é a capacidade de processar materiais de difícil fluxo, ou pós com tendência a formar poeira. A embaladora opera com filmes de polietileno ou polipropileno, e pode ser oferecida em versão estacionária ou móvel, própria para a utilização em operações logísticas.

Química e Derivados: Achema: Trocador lamelar é usado em Itaipu, diz Van der Lip.
Trocador lamelar é usado em Itaipu, diz Van der Lip.

A CP Pumpen AG expôs bombas magnéticas metálicas cujo sistema de construção é particular e inovador. Normalmente, esse tipo de equipamento é construído com os magnetos dispostos ao redor da carcaça, de modo a induzir o movimento do dínamo. No caso da bomba da CP Pumpen, os magnetos não se situam ao redor da carcaça, mas no interior da bomba próximos ao seu eixo de rotação.

Em conseqüência, o caminho percorrido pelo líquido é menor, evitando grandes perdas de carga. Segundo o gerente de vendas regionais Heinz Mathys, o sistema é exclusivo da empresa, e já foi patenteado. “ O desenho único dessa bomba permite que as pás operem em condições hidráulicas balanceadas durante a partida do equipamento, além de proporcionar uma máquina com partes mais simples e em menor número”, disse.

O pátio exterior entre os prédios da Messe abrigou um dos produtos da EMS Inventa-Fischer, especial para polímeros viscosos, como PET, PBT e PC. Sem eixos central, o reator demanda grande superfície de contato e opera com pressões muito baixas, da ordem de 0,5 mbar a 3 mbar. Segundo o engenheiro de projeto Ekkehard Siebecke, quando o tambor do reator gira, monômeros em seu interior aderem a pratos, que proporcionam a superfície de contato necessária.

Como não possui eixo central, o reator previne a formação de pontos cegos. Uma característica especial é a zona de aquecimento diferenciado no terço superior do vaso, para prevenir a migração de oligômeros, com ponto de fusão mais alto, para regiões menos aquecidas. Aquecendo-se essa região, os oligômeros se fundem, retornando para a região onde já está se formando polímero, e nele se dissolvem.

Química e Derivados: Achema: Pereira - placas gigantes operam com água do mar.
Pereira – placas gigantes operam com água do mar.

A alemã Gneuss expôs a nova geração dos sistemas de filtração rotativos da série RSFgenius. A nova linha apresenta diversos melhoramentos, como área ativa de filtração de 2.870 cm2, capacidade superficial máxima de filtração de 1,7 m2/hora, e pressão de ± 0,02 bar após passagem pelo sistema de filtração. Graças à área de filtração maior, economias de até 20% no custo do investimento pode ser obtido. A máquina exposta no estande da empresa foi a RSFgenius 175, com área ativa de filtração de 500 cm2. Outro lançamento foi o novo sistema de filtração de materiais derretidos contaminados. A máquina integra um sistema de troca de telas, uma bomba e um filtro com canais de derretimento reologicamente otimizados que promovem a operação de filtração em tempo mínimo, ou seja, mantendo as caraterísticas (cor, opacidade e propriedades mecânicas) do material derretido. O equipamento em exposição incorporava sistema de troca de telas HSSprimus 60 e filtro RSFgenius 90.

A Klima Termo-Tech, produtora de trocadores de calor e plantas de resfriamento, expôs trocador de calor com tubos compactos e lamelas, usado na indústria eletroeletrônica. Segundo o engenheiro de vendas Henk van der Lip, o sistema de lamelas acoplado aos tubos intensifica a troca de calor, e consiste de uma patente exclusiva da empresa. Os tubos que compõem o trocador são duplos; em caso de vazamento, o fluido escorre pelo interstício entre os tubos e acomoda-se em um depósito onde é possível saber-se a extensão dos vazamentos. Esse tipo de trocador é bastante usado em geradores, e segundo o gerente de vendas Rainer Böttcher a Klima fornece equipamentos para a usina de Itaipu, no Brasil, e participa do projeto da maior hidrelétrica do mundo, em Três Gargantas, na China.

Química e Derivados: Achema: Toson - vibrador industrial vira produto de fitness.
Toson – vibrador industrial vira produto de fitness.

Água do mar – A portuguesa Arsopi-Thermal apresentou placas da série UX para trocadores de calor. Com diâmetro de conexão de 0,5 m, o UX-100 atende a taxas de fluxo de até 5.000 m3/h, e opera no arrefecimento de águas de processo usando água do mar. Segundo o engenheiro mecânico Cunha Pereira, a água do mar só precisa ser filtrada antes da utilização. As placas UX são fabricadas na Europa pela Arsopi-Thermal sob licensa da Hisaka, do Japão.

A Italvibras, da Itália, fabrica vibradores industriais, utilizados na descarga de silos, por exemplo, e no transporte de materiais em geral. Segundo o engenheiro Massimo Toson, os vibradores são normalmente usados para o transporte em pequenas distâncias, substituindo o transporte por correias, com vantagens em distâncias inferiores a 10 m. Além de sua linha tradicional de vibradores em aço-carbono, a Italvibras mostrou sua nova linha de vibradores em inox. A empresa também apresentou um novo desenvolvimento – segundo Toson, apenas uma aplicação da moda – para o segmento de condicionamento físico. Uma espécie de escada montada sobre vibradores, com quatro “andares”, pode ser utilizada para substituir algumas horas de caminhada. O aparelho, entretanto, é bastante ruidoso, e embora possa contribuir para a queima de algumas calorias, provoca intenso desconforto nos usuários.

Química e Derivados: Achema: Nanz - atenção a estudantes visa futuros compradores.
Nanz – atenção a estudantes visa futuros compradores.

Compradores do futuro – A presença de estudantes nos corredores da Achema 2003 foi marcante. Segundo alguns deles, as universidades alemãs promovem intensamente a participação nesse tipo de evento, e era possível contar inúmeras excursões de estudantes chegando à Messe durante todos os dias do evento. “ Faz todo sentido atender aos estudantes, pois eles serão os compradores do futuro”, disse Ulrich Nanz, gerente de vendas da sueca Sandvik Steel. A empresa apresentou sua nova máquina de granulação por calor da linha Rotoform, a Rotoform HS, para capacidades elevadas. O princípio de funcionamento da máquina, desenvolvido pela empresa, consiste de um cilindro perfurado alimentado, que produz as partículas em tamanho desejado por movimento de rotação, expulsando-as e depositando-as em uma correia, onde uma etapa de aquecimento finaliza o processo. Segundo Nanz, a nova máquina atende a produtos com tempo de solidificação entre 10 s e 15 s, caso do enxofre e da uréia. No modelo novo, o tambor giratório é maior, elevando a capacidade da máquina, mas restringe o uso à produtos com tempo de solidificação baixo.

Os modelos anteriores da linha da Sandvik apresentavam o inconveniente de não operarem em altas capacidades, pois a velocidade de rotação do cilindro limitava todo o processo (caso a velocidade fosse muito elevada, as gotas eram arremessadas em várias direções). Com um tambor de raio maior, a aceleração a que as gotas são submetidas é menor, possibilitando maiores velocidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.