Acetato de sódio: conceito, aplicação e muito mais

Tire suas dúvidas sobre o acetato de sódio! Veja características, fórmula e outros detalhes

O acetato de sódio é uma substância incolor e cristalina utilizada em diversos setores da indústria para diferentes funções, de controle de pH à reposição de sódio em medicamentos. Confira suas características mais relevantes e veja sua importância no mercado químico.

Acesso Rápido no post

O que é acetato de sódio?
Qual é sua fórmula?
Onde ele é aplicado?
Características do acetato de sódio
É segura sua utilização?
Como encontrar fornecedores do acetato de sódio?

O que é acetato de sódio?

Pode ser chamado de etanoato de sódio, acetato de sódio triidratado, sal sódico do ácido acético triidratado acetato de sódio anidro e sal de sódio triidratado.

Consiste em um composto cristalino incolor que se pode se apresentar normalmente na forma de sal anidro ou ou trihidratado.

Qual é sua fórmula?

Fórmula química do acetato de sódio anidro: CH3COONa

Fórmula química do acetato de sódio triidratado:CH3COONa.3H2O

Esse ingrediente é o resultado da reação entre o ácido acético (vinagre) e o hidróxido de sódio, carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio. Muitos químicos usam sua anotação abreviada que é NaAc.

Onde ele é aplicado?

O acetato de sódio apresenta uma enorme aplicação nos mais diversos seguimentos, abrangendo a indústria farmacêutica, tinturaria, têxtil, alimentícia, em laboratório para controle de pH em certas soluções e muito mais.

  • Indústria alimentícia: tem aprovação legal das autoridades sanitárias para sua utilização em alimentos. É aplicado no controle de pH dos alimentos durante diversas etapas de seu processamento e pode ser usado como ingrediente de consumo final, desempenhando a função de agente conservante ou regulador de acidez, além de reforçador de sabor.
  • Indústria farmacêutica: usado em medicamentos indicados para a reposição de sódio.
  • Indústria têxtil: neste seguimento, o acetato de sódio contribui com a ação de corante, ele neutraliza correntes de rejeitos com ácido sulfúrico e serve como fotorresistente quando se usa corantes à anilina.
  • Domissanitários: Produção de sabão, detergentes e outros produtos.
  • Tinturaria: também é utilizado no curtimento de couro. Atua como agente de decapagem neste processo.
  • Produção de plástico: usado como retardador de elastômeros.
  • Laboratório: serve como reagente.
  • Indústria petrolífera: aplicado como um agente tamponador na produção de petróleo, lama de perfuração e fluídos de conclusão de poços.
    Acetato de Sódio
    Acetato de Sódio

Características do acetato de sódio

    • Solúvel em água e etoxietano.
    • Ligeiramente solúvel em etanol.
    • Massa molar de 82,03378928.
    • CAS: 127-09-3.
    • Aparência: pó branco deliquescente.

É segura sua utilização?

Recomenda-se que o acetato de sódio seja manuseado de acordo com as regras de segurança vigentes. Pode ocasionar irritação na pele, olhos e trato respiratório.

  • Em caso de inalação: pode causar irritação ao trato respiratório, os sintomas comuns são tosse, dificuldade respiratória, irritação na garganta e dor no peito. É importante remover o manipulador para um local arejado.
  • Em caso de contato com a pele: pode ocasionar irritação, vermelhidão e dor. Frente a esse acontecimento deve-se lavar imediatamente o local contaminado com muita água e sabão.
  • Em caso de contato com os olhos: também pode causar irritação, vermelhidão e dor. Sugere-se neste caso que os olhos sejam lavados imediatamente com água por, pelo menos, 15 minutos.
  • Em caso de ingestão: pode ocasionar dores abdominais, náuseas, vômitos, entre outros sintomas. É importante procurar um médico para seguir a conduta adequada.

Em todas as opções recomenda-se uma consulta médica para uma avaliação segura.

Também é relevante que o etanoato de sódio seja condicionado em frascos plásticos bem fechados e armazenado em lugar fresco, seco e bem ventilado.

Como encontrar fornecedores do acetato de sódio?

Para achar os principais fornecedores de acetato de sódio é válido acessar o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da Editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

Neste portal, você consegue visualizar diversos fornecedores, além de realizar consultas e solicitar vários orçamentos de uma só vez. É muito rápido, fácil e uma excelente opção para você otimizar o trabalho na sua empresa. Encontre o que precisa agora!

Precisa de um orçamento? Clique e preencha o formulário abaixo






    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Adblock detectado

    Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios