Acetato de Butilglicol

Acetato de Butilglicol: Conheça as aplicações e propriedades do acetato de butilglicol na indústria química

O acetato de butilglicol é um produto químico usado em muitas aplicações domésticas e produtos industriais devido às suas propriedades surfactantes. Confira matéria completa sobre o assunto!

Acesso Rápido no post

O que é acetato de butiglicol
Fórmula química
Principais características
Para que serve o acetato de butiglicol?
Manipulação do acetato de butiglicol
Onde comprar o acetato de butiglicol?

O que é acetato de butilglicol?

O acetato de butilglicol nada mais é do que um líquido incolor com odor doce semelhante ao éter. Consiste em um éter butílico, derivado da família dos éteres de glicol. Também vale dizer que é um solvente de baixa volatilidade, barato e de reduzida toxicidade.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Fórmula química

    Sua fórmula molecular é C8H1603.

    Principais características

    • Peso Molecular: 160,21 g/mol;
    • NCM: 2915.33.00;
    • CAS: 112-07-2;
    • Teor: Min. 98%:
    • Densidade (25°C): 0,942 g/mL;
    • Solubilidade: o acetato de butilglicol é solúvel em água, assim como outros importantes solventes orgânicos, como etanol, metanol, tolueno e éter de petróleo.
    • Propriedades surfactantes: tendo em vista que sua molécula tem extremidades apolares e polares, ele é muito útil para remover substâncias polares e não polares, como graxas e óleos.
    • Baixa toxicidade: como ele é um solvente relativamente não volátil, barato e de baixa toxicidade, é extremamente seguro para uso em muitas aplicações domésticas e industriais.

    Para que serve o acetato de butilglicol?

    A demanda deste insumo é muito grande na indústria, visto que ele é utilizado na produção de uma grande gama de produtos. Uma das maiores aplicações destina-se a fabricação de artigos para desengraxe.

    • Solvente: ele é utilizado como solvente em tintas, vernizes, thinner de resinas sintéticas como nitrocelulose, acrílica, epóxi, fenólicas e alquídicas.
    • Indústria têxtil: aplicado como auxiliar de limpeza com a função de desengraxe.
    • Domissanitários: ele é encontrado em muitos produtos de limpeza, como o detergente, e formulações de multiuso.
    • Tratamento de metais no desengraxe de peças metálicas.
    • Indústria do petróleo: o acetato de butilglicol é utilizado como um dos componentes de fluidos de fraturamento, estabilizadores de perfuração e dispersantes para clarificação de fraturamento hidráulico à base de água / óleo.

    Leia Mais
    Distribuição – Vendas crescem, superando os efeitos da pandemia
    Inovação – Glicerina dá origem a solvente

    Manipulação do acetato de butilglicol

    A manipulação do acetato de butilglicol pode causar irritação nos olhos, pele e vias respiratórias do colaborador. Dessa forma, é importante que medidas de segurança sejam tomadas para evitar contato direto, tais como o uso de equipamento de proteção.

    – Em caso de contato com os olhos: lave imediatamente o local com água em abundância por vários minutos. Se estiver fazendo uso de lentes de contato, retire-as se for fácil a sua remoção. Caso a irritação persista, procure atendimento médico.

    – Em caso de inalação: se ocorrer intoxicação respiratória, encaminhe a vítima para lugar com ar fresco, dê oxigênio em caso de dificuldade respiratória e procure orientação médica.

    – Em caso de contato com a pele: a vítima necessita retirar imediatamente a roupa e sapatos contaminados e, em seguida, lavar o local com água em abundância. Se possível, é importante tomar um banho.

    – Em caso de ingestão: importante lavar a boca com água em abundância por alguns minutos. Um médico também deve ser consultado logo após a ingestão.

    O armazenamento dos recipientes deste produto deve ser feito em uma área fresca e bem ventilada. Mantenha o recipiente bem fechado e selado até que esteja pronto para uso e longe de fontes de ignição e calor pois trata-se de um produto inflamável.

    Onde comprar o acetato de butilglicol?

    Os principais fornecedores de acetato de butilglicol podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.

    Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.