Acessulfame de Potássio (K): O que é, para que serve, como foi descoberto, aplicação e muito mais.
Saiba mais sobre este produto amplamente utilizado na indústria alimentícia

O Acessulfame de Potássio é um importante edulcorante sem calorias utilizado principalmente para adoçar alimentos e bebidas. É 200 vezes mais doce que a sacarose e é aplicado em uma gigantesca variedade de produtos. Encontre tudo o que você precisa saber sobre este ingrediente.
Acesso Rápido no post
O que é Acessulfame de Potássio?
Quando o Acessulfame de Potássio foi descoberto?
Qual é a fórmula do Acessulfame de Potássio?
Onde o Ace-K é aplicado?
Quais são os benefícios do Acessulfame de Potássio?
É segura a utilização de Acessulfame de Potássio em alimentos e bebidas?
Qual é a dosagem de ingestão diária admissível de Acessulfame K?
Como encontrar fornecedores do Acessulfame de Potássio?
O que é Acessulfame de Potássio?
O Acessulfame de Potássio, também conhecido como Acessulfame K ou Ace K é um aditivo edulcorante artificial que não possui calorias. Graças ao seu sabor muito parecido com a glicose, é amplamente utilizado pelas indústrias como adoçante na sua produção.
Seu sabor é doce e logo perceptível, sendo em torno de 200 vezes mais doce que a sacarose. Dessa forma, é empregado para adoçar alimentos e bebidas e para potencializar sabor.
Quando o Acessulfame de Potássio foi descoberto?
A origem do Acessulfame K data de 1967, mas a sua aplicação foi mais tardia. Foi utilizado inicialmente no Reino Unido, em 1983, e depois nos Estados Unidos, em 1988.
Atualmente é autorizado em mais de 100 países, incluindo o Brasil, e está presente em diversos alimentos, cerca de 4.000 produtos.
Qual é a fórmula do Acessulfame de Potássio?
A fórmula química do Acessulfame de Potássio é C4H4KNO4S.
É elaborado por meio de um processo de combinação entre o Ácido Acetoacético e Potássio, pertence a família das Ocatiazinas (compostos de átomos de Carbono, Nitrogênio, Oxigênio, Hidrogênio, Enxofre e Potássio).
Quando o Ace-K é combinado com outro edulcorante de baixa caloria, como Sucralose ou Aspartame, seu efeito é potencializado, reduzindo a quantidade utilizada do ingrediente.
Onde Ace-K é aplicado?
O Acessulfame de Potássio pode ser encontrado em uma infinidade de alimentos e bebidas, incluindo adoçantes de mesa, sobremesas variadas, produtos de panificação, refrigerantes, doces, gelatinas, enlatados, conservas de frutas, produtos lácteos, gelados, sorvetes, geleias, cereais, gomas de mascar, petiscos, produtos farmacêuticos e de higiene bucal e muito mais.
Apresenta alta estabilidade em solução em uma faixa de pH que varia do ácido ao alcalino. Resiste bem à pasteurização, sendo recomendado para alimentos que necessitam deste processo.

Vale dizer que o Ace-K não é metabolizado ou armazenado pelo organismo, dessa forma, assim que ingerido, ele é rapidamente absorvido e eliminado em até 24 horas pela urina.
+ Alimentos: Funções nutritivas, cosméticos e farmacológicas avançam como tendências dessa indústria
Quais são os benefícios do Acessulfame de Potássio?
- Recomendado para diabéticos
- Reduz as calorias, sem eliminar o sabor doce.
- É 200 vezes mais doce que a sacarose.
- Não é metabolizado pelo corpo humano, é eliminado de forma inalterada.
- Apresenta solubilidade rápida.
- Ampla utilização em bebidas e alimentos.
- Grande estabilidade frente a variações de pH e de temperatura, o que permite que seja utilizado na culinária sem alteração em suas propriedades.
- Não contribui para o aparecimento de cáries e nem danifica o esmalte dos dentes.
- Amplifica e intensifica outros sabores
- Livre de Sódio
- Seguro
É segura a utilização de Acessulfame de Potássio em alimentos e bebidas?
O Ace-K é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Conta com a validação de mais de noventa estudos de diversos órgãos científicos no mundo, sendo aprovado para todos os grupos de pessoas, inclusive gestantes, lactantes e crianças. Em nenhum desses trabalhos foram encontrados efeitos adversos.
A sua utilização é permitida em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Bélgica, Itália, África do Sul, França, Japão, Alemanha, Brasil e Suíça.
Qual é a dosagem de ingestão diária admissível de Acessulfame K?
Na Europa, o limite está fixado em 9mg/kg de peso corporal por dia, já em outros países, como os Estados Unidos, a marca é um pouco superior, estabelecida em 15mg/kg de peso corporal.
O Brasil segue os limites indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotados pelo Food and Drug Administration (FDA), estabelecidos em 15mg/kg de peso corporal.
Como encontrar fornecedores do Acessulfame de Potássio?
Os principais fornecedores do Acessulfame de Potássio estão no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.
Veja como é fácil e rápido encontrar as empresas que você precisa. Comece agora a realizar consultas e orçamentos diretamente com as empresas distribuidoras de Ace-K.