Tintas e Revestimentos

ABRAFATI – Tinta do futuro incorpora novas funções e reforça a sustentabilidade setorial

Rose de Moraes
15 de setembro de 2009
    -(reset)+

    ARAXÁ MINÉRIOS

    Após cinco anos de pesquisas, a empresa desenvolveu novo extensor mineral colorido naturalmente, pertencente à família dos silicatos de alumínio e que contém, em sua composição química, alto teor de óxidos de ferro. Processado em equipamento de última geração, com tecnologia espanhola, para garantir precisão na granulometria, o novo extensor apresenta-se nas cores amarelo, vermelho e verde, oferecendo inúmeras vantagens para tintas e revestimentos, como redução de 20% até 500% nas quantidades de pigmentos utilizadas e superior solidez à luz em comparação àquela apresentada pelos melhores pigmentos ofertados no mercado, sendo tudo isso
    comprovado por ensaio com duração de 600 horas.

    ARCH CHEMICALS

    Vale a pena conferir as novas famílias de bactericidas e fungicidas em exibição nesse estande. A família Proxel BZ plus associa as tecnologias da marca de bactericidas Proxel com a marca de fungicidas Omadine. Como resultado, inibe o crescimento microbiológico em emulsões de látex, tintas em base aquosa, dispersões pigmentárias, rejuntes, adesivos, aditivos para concreto e slurries de carbonatos e outros minerais, sem causar resistência microbiológica, e tampouco altera as propriedades físico-químicas como pH e cor dos produtos preservados. Em dispersões e microemulsões, a linha Proxel alcançou VOC (compostos orgânicos voláteis) zero, abrangendo Proxel GL20, Proxel DCB, Proxel BN, Proxel MB e Proxel MB4. Já a linha Zinc Omadine ZOE de fungicidas e antimicrobianos para filmes secos traz como destaque Zinc Omadine ZOE 3X, em dispersão aquosa, isenta de carbendazina e diuron, com efeito tríplice – bactericida, fungicida e algicida.

    ARKEMA

    A companhia de atuação global, com centros de pesquisa na França, Estados Unidos e Japão, mostra a sua linha de produtos nos segmentos de vinílicos, químicos industriais e produtos de performance que inclui: peróxidos orgânicos, catalisadores à base de estanho, ácido acrílico glacial, acrilatos de butila, metila, etila e etilhexila, ácido metacrílico, metacrilatos de metila, isobutila e butila, e Kynar Aquatec.

    AROMAT

    Aproveita a feira para apresentar os Bentones DE e DY-CE, fabricados pela Elementis Specialties. Feitos à base de argila tratada organicamente, as novidades são indicadas para sistemas aquosos, podendo substituir os éteres de celulose nas formulações. Além de agente tixotrópico, os Bentones melhoram a estabilidade, aceitação de cor e resistência. Entre os espessantes uretânicos, a empresa destaca a série 200 do Rheolate, criada para sistemas aquosos, oferecendo excelente nivelamento e resistência aos respingos. A série 200 compreende vários tipos, oferecendo ampla fl exibilidade para que os formuladores alcancem a viscosidade adequada. A série 600, por sua vez, serve às tintas de baixo VOC. Também estarão no estande da Aromat as ceras micronizadas da representada exclusiva Micro Powders.

    BANDEIRANTE/BRAZMO

    As últimas novidades e os lançamentos de importantes fornecedores de matérias-primas poderão ser mais bem conhecidos no estande desse tradicional distribuidor. Da Byk, aditivos e ceras, além de tecnologias de nanopartículas inorgânicas como absorventes de UV em tintas e de controle reológico em tintas de efeito aquoso. Da Braskem, a linha completa de solventes alifáticos, aromáticos, além dos desenvolvimentos de baixa toxicidade. Da Cabot, os negros-de-fumo e as sílicas pirogênicas. Da Dow Química, a linha “Dow Coating Materials”. Da DuPont, os dióxidos de titânio. Da Eastman, especialidades em resinas hidrocarbônicas e terpênicas para adesivos e selantes. Da Huber, as cargas minerais de alta performance. Da Kamin, os caulins calcinados de alto desempenho. Da Lucite, as linhas de resinas acrílicas e metacrílicas sólidas (Bead) para sistemas em base água e solvente. Da Petrobras, os solventes alifáticos, aromáticos e hidrogenados. Da Rhodia, os solventes oxigenados fabricados no Brasil e soluções sustentáveis para coatings e adesivos. Da Sartomer, especialidades, monômeros funcionais e resinas epóxi acriladas para cura por UV. Da Sachtleben, sulfato de bário e litopônio. O portfólio da empresa também será fortalecido pelo lançamento da linha de pigmentos orgânicos e inorgânicos da indiana Prasad International.

    BASF

    Química e Derivados, Sistema de PU, Tintas e Revestimentos

    Pistema de PU embeleza madeira

    Os principais destaques da companhia abrangem pigmentos para tintas do futuro, intermediários utilizados para formular resinas e dispersões acrílicas. Os novos pigmentos oferecem inovações em efeitos, são mais resistentes e também apresentam novas alternativas em cores às indústrias. Entre os mais destacados estão os pigmentos de efeito à base de mica sintética Glacier Frost White. Para utilização em tintas automotivas originais e repintura, permitem alcançar maior luminosidade nas cores, subtons mais azulados e cintilantes (sparkling), proporcionando tonalidades derivadas do branco menos amareladas, graças à sua alta pureza e total ausência de óxidos de ferro, encontrados em micas naturais. Também serão apresentados novos pigmentos inorgânicos (Sicopal Orange L 2430), isentos de chumbo e de alta performance física, térmica e química mesmo em tons muito reduzidos (claros). Mais resistentes a intempéries, têm por base titanato de zinco e estanho, e são indicados para tintas industriais (coil coatings e tintas em pó), incluindo tintas decorativas e automotivas (repintura e original). As inovações em pigmentos também incluem novos efeitos. Baseados em alumínio recoberto com óxidos de ferro, Paliocrom Brilliant Orange EH 500 e Paliocrom Brilliant Gold EH 792 permitem elevada cobertura, maior luminosidade, cromaticidade e novas opções em tons dourados e alaranjados. Já os pigmentos de ferro vermelho Xymara Fireball, advindos ao portfólio da Basf com a aquisição da Ciba, apresentam alta performance, tendo por base 2,9 dicloroquinacridona, proporcionando efeitos únicos, desde tonalidades de laranja-dourado até vermelho-cereja. A empresa também apresenta com grande destaque Heliogen Blue EH 607, nova versão ftalo epsolon, que proporciona subtons avermelhados, com níveis de saturação cromática e transparência jamais vistos. Na área de intermediários utilizados para formular resinas, serão destacados Neopentilglicol (126-30-7) e 1,6-Hexanodiol (629-11-8), para tintas líquidas em base poliéster, tintas para can coating e coil coating, incluindo tintas em pó, resinas alquídicas e de poliéster insaturadas. Em matéria de dispersões, o público poderá conferir Acronal BS 700, à base de acrílico e estireno, livre de alquilfenol etoxilado, e Acronal DS 6282X, dispersão acrílica pura para a formulação de tintas mais resistentes a manchas.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *