Tintas e Revestimentos

ABRAFATI – Tinta do futuro incorpora novas funções e reforça a sustentabilidade setorial

Rose de Moraes
15 de setembro de 2009
    -(reset)+

    UNIPAR COMERCIAL

    Com 33 anos de experiência na distribuição de químicos para tintas, inks, vernizes, adesivos e resinas e forte posição no fornecimento de solventes hidrocarbonetos, a empresa apresenta alternativas menos agressivas na área de solventes, presentes na linha de isoparafi nas, solventes hidrogenados e solventes isentos de voc. Para a produção de resinas, além de solventes hidrocarbonetos aromáticos, serão apresentados solventes aromáticos especiais com diferentes faixas de destilação (Unisol R). Para formulações de adesivos, resinas petroquímicas de EVA, monômero VAM, borrachas, solventes como hexano, tolueno, SPB, ciclohexano e Tbac. Além desses produtos, as resinas hidrocarbônicas Unilene ganharam novo formato em pastilhas, denominadas pérolas, para evitar compactações.

    VMA-GETZMANN

    Além dos tradicionais dispersores Dispermat, a empresa destaca novos dispersores providos de cestas de moagem (Torusmill TM), com capacidades desde 4,5 kg até 1.200 kg.

    W-TECH

    Certifi cada pela ISO 9001-2000, a empresa enfatiza na exposição ampla linha de resinas, inclusive alquídicas, bem como emulsões acrílicas, espessantes e modificadores reológicos, além da distribuição de solventes e outras matérias-primas utilizadas pelas indústrias de tintas.

    WACKER

    A Wacker Silicones lançará Geniosil STP-E, adesivos baseados em alfa-silanos, de altíssima reatividade e notáveis propriedades mecânicas, combinando resistência e elasticidade e ainda isentos de plastificantes e solventes, permitindo formular sistemas totalmente livres de estanho, o que representa grande inovação tecnológica para o setor. Outra novidade está na tinta à base de resina de silicone em emulsão (Srep BS 45), utilizada como principal ligante em tintas baseadas em resinas de silicone ou argamassas. O visitante também poderá conferir linhas tradicionais de sílicas pirogênicas, utilizadas como aditivos reológicos para controle de fluidez de tintas em pó, silanos para sistemas em base água, tintas à base de resina de silicone em emulsão, dispersões para adesivos, dispersões para tintas imobiliárias, resinas vinílicas, resinas sólidas e ciclodextrinas.

    WWP

    A World Wide Partnership, empresa que comercializa resinas vinílicas de alta tecnologia, comunica ao público da Abrafati 2009 ter concluído negociação com a Braskem, que culminou com o aval para a distribuição exclusiva das resinas Vinisol nos mercados doméstico e externo. As resinas vinílicas Vinisol, conforme orientações da empresa, possuem elevada solubilidade em ampla diversidade de solventes orgânicos, principalmente cetonas MEK e MIBK. Composta por três diferentes tipos, encontram também grande variedade de aplicações. A Vinisol H constitui resina formada por copolímero de cloreto de vinila e acetato de vinila, com aplicações em tintas vinílicas e tintas para impressão silkscreen. A Vinisol OH trata-se de terpolímero de cloreto de vinila, acetato de vinila e hidróxi propil acrilato, com aplicações em tintas para calçados feitos com PVC ou PU, tintas para impressão em couros, papéis e plásticos, incluindo tintas “primers” para madeiras, e tintas para peças plásticas de automóveis. Já a Vinisol COOH é um terpolímero de cloreto de vinila, acetato de vinila e mono-butil maleato, com aplicações em tintas para impressão de embalagens, tintas para impressão em metais, entre outras. A empresa ainda destaca o lançamento de tipos de baixo peso molecular, propiciando maior produtividade aos fabricantes de tintas.

    YSER

    Pela primeira vez participando da Abrafati, a empresa comunica ao mercado aumentos de produção envolvendo as novas linhas de resinas e aditivos para tintas gráficas, elevadas para 30 mil toneladas/ano, bem como a ampliação da capacidade produtiva da Euro-Yser, instalada em Portugal, para 55 mil toneladas/ano. Especialmente para a exposição, a empresa montou um laboratório analítico para testes de aplicações de seus produtos e convida os visitantes a se tornarem seus parceiros, quando contarão com apoio tecnológico em atividades de caracterização de resinas, verificação de peso molecular por gel permeation chromatography (GPC), testes de compatibilidade por ponto de nuvem, caracterizações térmicas por DSC, entre outros.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *