Abrafati Show: O reencontro da indústria em 2022

Aproveito este espaço privilegiado para reforçar a informação de que a 17ª edição do Abrafati Show – reunindo o Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas – acontecerá de 21 a 23 de junho do próximo ano, no São Paulo Expo, em São Paulo-SP.

O mais importante encontro do setor de tintas na América Latina e um dos principais em todo o mundo, originalmente previsto para acontecer no final de 2021, foi adiado, a fim de que a sua realização ocorra com a máxima segurança nos aspectos ligados à saúde e com o nível de qualidade que sempre o caracterizou.

Vivenciamos uma melhoria muito significativa nas condições epidemiológicas, especialmente a partir de junho, quando a vacinação no Brasil entrou em ritmo mais forte. Mesmo com todos os avanços, ainda havia incertezas e insegurança entre todos os públicos-alvo do nosso evento.

Desde o ano passado, estávamos fazendo uma permanente avaliação de cenários, que já havia nos levado a alterar a data de setembro de 2021 para o final de novembro e início de dezembro, mas mantivemos todos os esforços para conseguir datas alternativas.

Na última semana de agosto, surgiu a oportunidade da mudança para 2022 e decidimos conduzir um amplo processo de consulta com os expositores e potenciais visitantes, com dezenas de reuniões por vídeo, ligações e trocas de mensagens.

Esse processo nos indicou que o melhor caminho seria realmente transferir o Abrafati Show para junho do ano que vem.

Com isso, ganhamos quase sete meses a mais (na comparação com a data anterior) que trazem pelo menos três benefícios extremamente significativos.

O primeiro deles é o aumento da segurança em relação à questão sanitária e vacinal.

Em junho, todos estarão completamente vacinados no Brasil e, ao que tudo indica, a pandemia – ou, pelo menos, os seus principais riscos – estará controlada.

Somando-se aos protocolos já desenvolvidos e às diversas medidas já testadas em outros eventos, teremos certamente uma situação muito mais confortável.

Um segundo importante benefício é o tempo que os expositores terão para cuidar de todos os preparativos para a sua participação. Isso permitirá a avaliação de alternativas, a seleção de fornecedores para o estande e os serviços associados, a reflexão sobre as melhores estratégias para o evento. Em suma, um planejamento eficiente.

Extremamente relevante é o terceiro desdobramento desse adiamento: a possibilidade mais concreta de uma participação expressiva de palestrantes e visitantes do exterior, com a redução e/ou eliminação de restrições a viagens hoje existentes.

Embora quantitativamente a presença de estrangeiros pareça pequena, é preciso enxergá-la pelo viés qualitativo: são lideranças de alto nível de empresas, como CEOs e diretores técnicos, além de especialistas conceituados.

Da mesma forma, haverá muito mais chances de contarmos com um número expressivo de expositores estrangeiros, como ocorreu em edições anteriores, ampliando a diversidade de inovações à disposição dos fabricantes de tintas.

Como está explicitado nos nomes do nosso Congresso e da nossa Exposição, são encontros internacionais – e essa nova data deverá assegurar a manutenção dessa característica.

Além desse tripé de benefícios, deve ser ressaltado que o Abrafati Show continuará a desempenhar as suas funções primordiais, a primeira das quais é permitir que o mercado como um todo conheça e discuta as principais inovações relacionadas a matérias-primas, formulação, processos e tecnologias na indústria de tintas, assim como à qualidade, à performance, à sustentabilidade e às funcionalidades das tintas destinadas às mais variadas utilizações.

Juntamente com isso, será, mais uma vez, uma oportunidade imperdível para o networking, como o primeiro evento na região em que todos os mais importantes profissionais do setor poderão se reencontrar.

O verbo “reencontrar”, por sinal, está em destaque na forma de comunicar o evento, tanto por esse lado da volta do contato das pessoas cara a cara, quanto por outro reencontro, igualmente desejado, o do setor com o crescimento em ritmo mais expressivo e constante – o que, nos últimos meses, tornou-se uma realidade, em especial para as tintas imobiliárias, cujo crescimento neste ano deve ficar na casa de dois dígitos.

Portanto, esse Show, promovido desde 1989, dará continuidade ao seu importante papel como disseminador do conhecimento e como indutor da inovação e do desenvolvimento da indústria, por meio da interação entre os especialistas técnicos e gestores das principais empresas da cadeia produtiva.

Mais do que nunca, com esse esperado reencontro, o Abrafati Show proporcionará as condições ideais para o ambiente de colaboração que é indispensável à evolução.

Química e Derivados - Abrafati Show: O reencontro da indústria em 2022 ©QD Foto: iStockPhoto Colaboração entre fornecedores e fabricantes, que estarão conectados, intercambiando ideias, debatendo projetos, negociando parcerias e dedicando-se a inúmeras outras atividades em conjunto, sempre objetivando entender as novas demandas dos usuários de tintas e desenvolver soluções para elas, assim como enfrentar os desafios originados das transformações cada vez mais velozes e construir os caminhos para a inovação e a sustentabilidade.

Os resultados dessa atuação conjunta serão, como já foi visto em edições anteriores, a incorporação de novas tecnologias e novos paradigmas à produção e à venda de tintas, com a consequente ampliação do mercado e a criação de maior valor agregado para os produtos. Um belo panorama à frente, não é?

Por tudo isso, contamos com todos vocês em junho de 2022!

Texto: Luiz Cornacchioni

Luiz Cornacchioni é presidente-executivo da Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas e vice-presidente da LatinPin (Federação Latino-Americana de Associações de Técnicos e Fabricantes de Tintas)

Química e Derivados -

ABRAFATI

Fundada em 1985, a ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas representa a cadeia produtiva de tintas, reunindo fabricantes e seus fornecedores.

A Associação conduz uma série de atividades e programas com foco em quatro pilares de atuação: representar os interesses do setor (Advocate), desenvolver a capacitação do setor (Capability Developer), facilitar o acesso ao conteúdo (Content Facilitator) e proporcionar oportunidades de relacionamento (Networker).

É membro da LatinPin (Federação Latino-Americana de Tintas) e World Coatings Council, com participação ativa nas discussões relacionadas às questões-chave para a indústria de tintas.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios