Abrafati Show: Inovações para reduzir custos

Reencontro trará inovações para reduzir custos de forma sustentável

Demorou, mas chegou a hora do reencontro da cadeia de produção de tintas e vernizes.

O Abrafati Show será realizado de 21 a 23 de junho, no São Paulo Expo, localizado no bairro paulistano do Jabaquara.

Trata-se da 17ª edição dos reconhecidos congresso internacional e exposição de produtos e serviços para o setor, uma das mais importantes iniciativas da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), sempre relacionada entre os principais encontros mundiais do setor.

O adiamento por duas vezes, por causa da pandemia do novo coronavírus, aumentou a ansiedade pelo contato direto entre os participantes desse mercado.

“O Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas desempenham importante papel no desenvolvimento tecnológico e no avanço científico da cadeia de tintas no Brasil e em toda a América Latina, bem como contribuem para o crescimento do setor e a abertura de novas frentes de negócios”, ressaltou Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati.

“Neste ano, porém, haverá, como grandes atrações, a volta do olho no olho, do aperto de mão, do abraço. Ou seja, do calor humano.”

“Seguiremos os protocolos sanitários recomendados pelo Município de São Paulo, além de termos feito recomendações adicionais aos expositores, a exemplo de evitar a manipulação de alimentos no local, preferindo porções individualizadas”, explicou Alexandre Brown, diretor do Abrafati Show pela organizadora NürnbergMesse Brasil.

Ele salientou que o setor de feiras e eventos vem promovendo testes desde julho de 2020, criando um protocolo sanitário que foi aprovado pelas autoridades que liberaram a realização de encontros de negócios presenciais em outubro.

“Realizamos vários eventos em novembro e dezembro sem problemas, temos experiência nisso, basta seguir o protocolo que a reunião é segura”, garantiu.

Ele comentou que a recente ampliação de casos de Covid-19 no Brasil mostra que a pandemia persiste, mas que é possível e necessário conviver com ela, mantendo atitudes seguras.

“Os casos da doença estavam caindo bastante, tanto que a cidade de São Paulo abrandou as regras de prevenção que exigiam passaporte vacinal e máscaras para encontros em ambientes fechados, mas isso foi liberado em maio”, comentou.

“O uso de máscaras em ambientes fechados segue sendo recomendado e, caso as autoridades voltem a exigir o seu uso, a ordem será obedecida fielmente, até porque somos fiscalizados pela Vigilância Sanitária.”

Com base nas experiências anteriores, Brown afirma que os visitantes aceitam bem as orientações da organização dos eventos. Além disso, haverá totens para oferecer álcool em gel em toda a área do evento.

Sinergia – Ao lado do Abrafati Show, a NürnbergMesse Brasil promoverá a Analitica Latina America, contendo um congresso e exposição de produtos e serviços para análises laboratoriais.

Química e Derivados - Abrafati Show: Inovações para reduzir custos ©QD Foto: iStockPhoto
Brown: sinergia com Analitica beneficia ambos os segmentos

“Estamos replicando aqui a experiência que temos no European Coatings Show, verificamos que há uma forte sinergia entre esses eventos, a visitação é favorecida nos dois casos”, explicou Brown.

Embora o credenciamento seja separado, as duas feiras compartilharão um corredor interno e a praça de alimentação, com liberdade para os visitantes de uma também visitarem a outra.

“Por isso, a praça de alimentação foi ampliada em relação a eventos anteriores”, apontou.

Segundo a organizadora, o número de credenciamentos antecipados (feitos pelo site www.abrafatishow.com.br) até maio já superou os números do mesmo período de 2019, em ambas as feiras, atestando o grande interesse do público.

O Abrafati Show terá, como na última edição, mais de 200 expositores dispostos em 19 mil metros quadrados, com algumas diferenças.

Em 2019, empresas chinesas formaram um pavilhão inteiro que não foi preparado neste ano.

“O pavilhão chinês e alguns outros internacionais não serão montados neste ano, é uma decorrência da Covid-19, a China está saindo agora de um grande lockdown, as empresas nem teriam condições de participar”, disse o diretor.

“Em compensação, teremos mais de 20 novos expositores, muitos deles com produção local.”

O grande número de visitantes é acompanhado por uma preocupação por parte da organizadora: manter a elevada qualificação do público, de modo a proporcionar melhores resultados em termos de negócios.

“Desde 2019, nosso foco tem sido qualificar os visitantes, já montamos um banco de dados inteligente e o credenciamento ficou mais seletivo, exigimos que o visitante comprove real ligação com o setor”, afirmou.

O cadastramento na entrada da feira será dificultado, recomendando-se fazer isso previamente.

“Nas feiras de 2019 verificamos uma redução de público, porém com elevada qualificação, e os expositores aprovaram, pois tiveram mais tempo para dedicar aos compradores efetivos”, avaliou.

O número esperado de visitantes deste ano deverá ser similar ao de 2019, 13 mil.

A ideia da NürnbergMesse é desenvolver um sistema que oriente melhor os visitantes em direção aos expositores relacionados com seu interesse.

Denominado Programa Comprador, o sistema desenvolvido com uma empresa terceirizada, levanta com os expositores o perfil de visitantes que gostaria de receber durante o evento.

Com essas informações, monta-se um relatório com base no qual eventuais compradores possam se encontrar com os vendedores. “A adesão ainda é pequena, mas já teremos uma rodada de negócios neste ano, é uma forma de aproximar as pontas da cadeia”, informou.

Também será promovida a Hospitality Class, uma área reservada para clientes selecionados pelos expositores receberem um tratamento diferenciado, com atendimento especial e suporte para negociações, entre outras vantagens, como estacionamento pago e chapelaria.

A pandemia continuará a se refletir em todos os eventos públicos.

Neste ano, espera-se que a participação de estrangeiros no congresso e na exposição seja menor do que em outras ocasiões.

“Há restrições de entrada e saída em alguns países e muita preocupação com contaminações, mas posso adiantar que a presença latino-americana está garantida e pode ser até maior do que antes”, disse Brown.

Outro efeito será percebido na arquitetura dos estandes, que serão mais abertos e ventilados, contando com a climatização eficiente do pavilhão.

Os espaços internos serão mais amplos, permitindo manter algum distanciamento entre os presentes.

“O Brasil está se aproximando do modelo europeu de feiras de negócios, com menos pessoas da equipe nos estandes e relacionamentos mais eficientes”, comentou.

Brown também explicou que a pandemia afetou financeiramente muitas pequenas e médias empresas que atuavam na montagem de estandes, uma vez que foram impedidas de trabalhar durante quase dois anos.

“Criamos a Nürnberg Services para garantir que os clientes não teriam dificuldades com a montagem de seus estandes, por isso temos mais informações sobre o aproveitamento do espaço”, comentou.

Um legado da pandemia foi o uso de ferramentas de comunicação digital para difundir informações setoriais e realizar conferências.

Mas é um campo ainda em desenvolvimento.

“Houve uma overdose de conteúdo digital, muita coisa inútil está na internet e disputa a atenção; apesar disso, entendo que algum conteúdo digital deve estar disponível nos eventos, há pessoas que não podem estar presentes e podem se beneficiar”, disse Brown, indicando a Virine Digital do site do Abrafati Show como exemplo de promoção dos expositores.

Mas nada substitui o velho olho-no-olho dos encontros presenciais.

“Os eventos digitais resultam em poucos negócios, ao contrário dos presenciais que são muito mais eficientes para isso”, disse.

Ele mencionou o caso do European Coatings Show que teve uma edição totalmente digital.

“Verificamos que foi baixa a permanência nas palestras online, indicando baixo interesse, talvez até pela fala de adequação dos palestrantes ao formato”, avaliou.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios