Química

Abrafati – Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

Hilton Libos Marcelo Fairbanks e Rose de Moraes
30 de novembro de 2007
    -(reset)+

    Química e Derivados, André Victor Danc, Abrafati - Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

    Danc: pré-tratamento de metais com silano e nanopartículas

    “O Advantis 510W proporciona excelente latitude de formulação com numerosas resinas e revestimentos de fundo em base água, demonstrando em testes de laboratório forte adesão em uma ampla variedade de aplicações de revestimentos de superfícies comerciais, além de acentuada resistência durante os testes de jato d’água de alta pressão, mesmo após exposição às condições de intempéries, umidade, calor e envelhecimento”, acrescentou Basso.

    Maior fornecedor mundial de fibras de acetato de celulose, a Eastman também levou à exposição outra novidade para o mercado de tintas. Trata-se do Solus 2100, matéria-prima derivada de celulose, para emprego em formulações de vernizes uretânicos bicomponentes, ideais para repintura automotiva, conferindo alto poder de alastramento e brilho, sem risco de escorrimento.

    Avanços dos silicones– A Momentive Performance Materials Indústria de Silicones, empresa criada com a venda da GE Advanced Materials para o grupo Apollo Management, também preparou vários lançamentos para a feira. Um deles é o sistema de pré-tratamento de metais (CoatOSil MP), híbrido, baseado em silano organofuncional solúvel em água e em nanopartículas de óxidos metálicos. Com o novo desenvolvimento, a empresa pretende substituir pré-tratamentos à base de fosfato e cromato no segmento de coil coating. “Esse revestimento de conversão proporciona excelente proteção contra a corrosão tanto para aços como para alumínios”, informou André Victor Danc, gerente regional de marketing para silanos, resinas e especialidades da Momentive Performance Materials.

    Química e Derivados, Marcos Aurélio Basso, Gerente de desenvolvimento do mercado de coatings da Eastman do Brasil, Abrafati - Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

    Basso: promotor de aderência sem cloro e à base de água

    Dois novos surfactantes, CoatOSil Y-15790 e CoatOSil Y-15791, considerados aditivos de alta performance, também integraram os destaques da Momentive. Apresentando estabilidade em amplas faixas de pH, constituem formulações livres de flúor, proporcionando melhor nivelamento, fluidez e umectação em fórmulas de tintas em geral e tintas de impressão.

    Ainda entre os destaques da Momentive foram apresentadas as linhas de hidrorrepelentes (Silblock) e de vernizes de silicone para plásticos. Os hidrorrepelentes Silblock foram desenhados para concreto, tijolos, telhas, pinturas externas, pedras naturais, entre outras aplicações. Suas principais características são o baixo teor de compostos orgânicos voláteis, a alta repelência à água, com elevado índice de hidrofobicidade e a boa estabilidade no armazenamento. Alguns itens dessa linha foram formulados com moléculas de flúor, para conferir propriedade oleofóbica a substratos que a requisitem. Em vernizes de silicone para plásticos, a empresa desenvolveu formulações que propiciam maior resistência às intempéries e têm propriedade antiriscos, podendo ser curadas tanto por calor como por radiação ultravioleta.

    Amarelos corretos – Quem visitou o estande da Ciba também pôde se inteirar sobre várias novas linhas de pigmentos. Para tintas automotivas, industriais e decorativas, foram apresentados pigmentos amarelos, isentos de metais pesados e de alta opacidade, incluindo amarelos com alta durabilidade e alto poder tintorial e amarelos com alto poder tintorial e opacidade em combinações com vanadatos de bismuto. A nova geração de pigmentos laranja também despertou grande interesse. Com alta transparência, pode ser utilizada em sistemas de base aquosa ou solvente. Também causaram sensação, os pigmentos magenta para tintas industriais e arquitetônicas.

    Os setores de artes gráficas, impressão e imagens digitais também foram contemplados com novidades. Uma delas é representada pela linha de pigmentos inorgânicos UV fluorescentes e a outra é constituída de pigmentos pretos perolescentes para aplicações em sistemas de impressão.

    No campo dos efeitos, a Ciba apresentou os pigmentos de alumínio metalizados a vácuo, oferecendo várias opções de efeitos brilhantes e espelhados, particularmente interessantes para embalagens cosméticas, tintas de impressão e vernizes. Também foram apresentados pigmentos perolescentes para aplicações em plásticos e papéis.

    Tingimento nobre – Desenvolvida recentemente pela Clariant na fábrica de Suzano-SP, mas já exportada para toda a América Latina, a linha de tingidores multipropósito para acabamentos de madeiras (Hostatint M-01) foi apresentada com grande sucesso nessa Abrafati. Formada por preparações pigmentárias aquosas, baseadas em óxidos de ferro transparentes, essa linha apresenta ótima compatibilidade em sistemas alquídicos de secagem ao ar e não-emulsionados, sendo também compatível com sistemas aquosos. Nas cores cedro, cerejeira, ipê, canela, mogno, tabaco e imbuia, esses tingidores contribuem para preservar matas nativas e madeiras nobres, evitando o seu corte, pois criam superfícies que imitam com grande fidelidade a aparência das madeiras nobres.

    “Testados em nossos laboratórios, apresentaram excelentes propriedades de solidez à luz e às intempéries, sendo facilmente aplicados em duas camadas. A primeira consiste na aplicação da preparação pigmentária sobre a superfície da madeira, concluindo-se em uma segunda etapa na qual será recoberta com camada de verniz incolor”, destacou Eide Paulo de Oliveira, diretor da divisão de Pigmentos e Aditivos da Clariant para toda a América Latina.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *