Química

Abrafati – Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

Hilton Libos Marcelo Fairbanks e Rose de Moraes
30 de novembro de 2007
    -(reset)+

    Química investe – Renomeada Evonik Industries, a nova razão social da centenária Degussa, a empresa aproveitou a exposição para reiterar a continuidade e a ampliação de investimentos globais em vários setores. Um dos mais importantes envolve a ampliação na produção de isoforona, metacrilatos e negros-de-fumo. O objetivo é aumentar ainda mais a sua participação no mercado de tintas. Em Herne, na Alemanha, foram anunciados investimentos voltados à modernização das três fábricas integradas de isoforona da companhia. Em Mobile, nos Estados Unidos, a produção de isoforona também seguirá seu curso. Na China, será construída uma nova unidade de produção de metacrilatos e, no Brasil, como todo o mercado acompanhou, foram cumpridas várias etapas de ampliação na produção de negros-de-fumo, em Paulínia-SP, considerada a mais moderna fábrica do gênero existente no mundo, resultando na capacidade total para 100 mil toneladas/ano.

    Química e Derivados, Mauro César Alves, Assessor comercial da área de resinas da Denver, Abrafati - Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

    Alves: esmalte sem VOC ganha adeptos no setor da saúde

    Líder na fabricação de isoforona, a Evonik produz derivados, como os isocianatos cicloalifáticos para revestimentos poliuretânicos (linha Vestanat). Como derivados, também produz diaminas cicloalifáticas para revestimentos epóxis (Vestamin), e endurecedores para tintas em pó poliuretânicas (Vestagon). Esses derivados são utilizados na produção de tintas automotivas, tintas para pisos industriais e tintas em pó.

    Boa parte dos investimentos em metacrilatos – 250 milhões de euros – estará voltada à construção de nova fábrica para a produção de 100 mil toneladas/ano de metilmetacrilato e metacrilatos especiais em Xangai, na China. A outra parte ficará concentrada em dois centros de serviços técnicos, localizados nos Estados Unidos e Ásia.

    Base água reforçada – Novas emulsões 100% acrílicas em base água, lançadas pela Denver Especialidades Químicas, do grupo Formitex, representam novas opções para a produção de esmaltes acrílicos e tintas para demarcação viária. “Os esmaltes acrílicos em base água encontram posição de destaque em hospitais, clínicas, entre outros ambientes, que descobriram as vantagens dos produtos com baixo VOC, mas faltava ao mercado contar com produtos específicos para atender a novas aplicações, como as demarcações viárias”, considerou Mauro César Alves, assessor comercial da área de resinas da Denver.

    No comparativo entre os sistemas base água e base solvente, pode-se fazer as seguintes classificações. Segundo Alves, os sistemas aquosos são ecologicamente corretos, apresentam baixo VOC (abaixo de 50 gramas/litro) e baixo odor, possuem alta resistência a UV, alta retenção de brilho e de cor, além de secagem rápida, com o único porém na baixa tendência a formar pele. Por sua vez, os sistemas em base solvente são agressivos ao meio ambiente, apresentam alto VOC (acima de 300 gramas/ litro), têm forte odor, secagem lenta, baixa resistência a UV, baixa retenção de cor, média retenção de brilho e alta tendência a formar pele.

    Nas análises de custo/benefício, o comparativo entre os sistemas também revela diferenças importantes. Enquanto os sistemas base água requerem três demãos ao dia, a cada intervalo de três horas, apresentando fácil reaproveitamento de materiais, como rolos e pincéis, os sistemas em base solvente, diluídos em aguarrás ou tíner, requerem uma demão ao dia, com intervalo de doze horas, apresentando ampla dificuldade para o reaproveitamento dos rolos e pincéis.

    Química e Derivados, Edson C. Couto, Gerente de marketing e vendas da Basf, Abrafati - Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

    Couto: pigmento frio para substituir negro-de-fumo

    A par de todas essas considerações, a Denver desenvolveu, em seu próprio laboratório e centro de pesquisas, tecnologias para substituir sistemas base solvente por sistemas base aquosa em várias aplicações, fornecendo total suporte aos interessados. Com a emulsão 100% acrílica em base água Denvercril RA 152 é possível formular esmaltes com alto brilho, primers e vernizes para aplicações em metais, como ferro e alumínio galvanizado, incluindo madeiras para portas e janelas. Com Denvercril RA 157, emulsão acrílica pura, criouse uma alternativa para a produção de tintas para demarcação viária e para tintas para pisos de alto tráfego. Como produtos complementares à fabricação dos dois primeiros, a Denver desenvolveu um modificador reológico uretânico- acrílico para sistemas base água (Denvercril Fra 15), um espessante associativo uretânico-acrílico com médio poder de espessamento (Denvercril EJ 076) e um dispersante de polimetacrilato de amônia para sistemas em base aquosa (Denvercril Bio 300).

    Na área de emulsões formadoras de filmes, a Denver também lançou resina acrílica especial em base aquosa para formar filmes para blisters. Além de formar verniz, a nova resina oferece propriedade termosselável aos blisters de PET e PVC.

    Titânio tem demanda crescente– O mercado de dióxido de titânio também dá sinais auspiciosos de crescimento em2007. Aexpectativa, segundo Marco Aurélio Barboza, gerente de negócios da DuPont Titanium Technologies Brasil, expositor de destaque na feira, é de que o Brasil alcance o patamar de consumo de 140 mil toneladas neste ano, com o setor de tintas absorvendo mais de 70% desse volume e apresentando projeção de demanda crescente. Confirmados esses números, o consumo de TiO2 crescerá 9% neste ano em comparação com 2006. Maior produtora global do pigmento e opacificante, a DuPont Titanium Technologies destacou na feira sua ampla e diversa gama de produtos, bem como sua capacidade para micronizar e embalar no site de Uberaba-MG 36 mil toneladas/ano para atender o mercado nacional.

    Química e Derivados, Marco Aurélio Barboza, Gerente de negócios da DuPont Titanium Technologies Brasil, Abrafati - Feira mostra alta tecnologia, mas se adapta ao custo local

    Barboza: DuPont investe em fábrica de TiO2 na China

    Os investimentos da companhia em aumentos de capacidade continuam a pleno vapor, mas estão sendo direcionados principalmente para a fábrica em construção na China, que deverá estar pronta em 2010.

    “Esse projeto deverá receber investimentos de cerca de US$ 1 bilhão, voltados à produção de 200 mil toneladas/ ano de TiO2, o maior investimento em curso no mundo para esse produto. Sem contar essa unidade, a DuPont Titanium Technologies detém atualmente capacidade total de l,1 milhão de toneladas/ano de TiO2, considerando as produções do México, Estados Unidos e Taiwan.

    Inovações para pintura automotiva – O novo promotor de aderência para poliolefinas (Advantis 510W), apresentado pela Eastman, oferece aos fabricantes de tintas automotivas e às próprias montadoras a oportunidade de trabalhar em sintonia com as exigências e tendências futuras.

    “Iniciamos há três anos uma nova forma de atuação, pressupondo que, antes de lançar um produto, nos envolvemos com a pesquisa de tendências globais projetadas para daqui a cinco anos e só depois disso passamos a desenvolver formulações para que nossos clientes sejam atendidos com produtos de futuro”, explicou Marcos Aurélio Basso, gerente de desenvolvimento do mercado de coatings para a América Latina da Eastman do Brasil.

    No bojo dos novos desenvolvimentos, a empresa criou um novo promotor de aderência formulado em base água, sem cloro e isento de nonilfenol, voltado à fabricação de primers para superfícies de difícil pintura. O novo promotor oferece aderência, por exemplo, a substratos de polipropileno modificado, usados para fazer pára-choques automotivos com designs cada vez mais complexos. Além de substratos plásticos, a aderência também se estende a alumínio, vidro, aço galvanizado, entre outros materiais de difícil ancoragem.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *