Abrafati: As novidades da feira

Veja o que os Expositores da Abrafati tem de novidades para oferecer ao mercado nacional.

ABOISSA

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Óleos vegetais e derivados reforçam atuação nas tintas

A ampla gama de óleos vegetais, gorduras e derivados comercializados por essa empresa será destacada ao visitante desse estande. No portfólio incluem-se óleos de linhaça em estado bruto, oxidados, polimerizados e refinados, óleos de mamona desidratados, polimerizados e oxidados, óleos de soja oxidados, polimerizados e refinados, bem como ácidos graxos destilados de coco, mamona, linhaça e soja. Especialmente na feira, haverá a oportunidade de contatar profissionais de quatro unidades de negócios. A unidade de fracionados, focada na venda de pequenas quantidades, oferece opções de comercialização de produtos em tambores, latas, sacos e bombonas. A unidade de secativos, especializada no mercado de tintas e vernizes, também presta atendimento aos setores de resinas, plásticos, poliuretanos, espumas, lubrificantes, cosméticos, químicos e afins. Já as unidades de negócios Soapstock & Acid Oils e Soybean Oil comercializam, respectivamente, ácidos graxos vegetais e óleos de soja, fornecendo até informações sobre cotações.

ADEXIM-COMEXIM

A empresa promoverá o lançamento de pigmentos anticorrosivos e resinas ecológicas, com tecnologia de cura UV. O visitante também poderá acompanhar a exposição de vários equipamentos fabricados localmente, como cabines para controle visual de cores e câmaras para testes de intemperismo. Outro ponto alto da exposição foi programado para a véspera do Congresso da Abrafati. Trata-se da realização do IV Seminário Técnico Internacional. O evento, com tradução simultânea, será dedicado à abordagem de temas importantes e atuais, versando sobre resinas em base água, alquídicas ou poliuretânicas, pigmentos anticorrosivos e ecológicos, novos equipamentos com alta capacidade de dispersão, novas esferas de moagem e agentes tixotrópicos.

AIR PRODUCTS

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Adexim-Comexim ingressa nos produtos curáveis por UV

Novos agentes de cura epóxi em base água, uma nova família de aditivos dispersantes de pigmentos e novos surfactantes irão compôr o painel de destaques desse fabricante. Os agentes de cura epóxi em base água foram compostos em duas formulações: Anquamine 287 e novos Anquamine 721 e 731. Anquamine 287 é fornecido em solução aquosa com 50% de sólidos, para rápida emulsificação das resinas epóxi, podendo sofrer reduções no teor de sólidos, até 20%. Suas aplicações abrangem pisos epóxi-cimento, primer e selante para concreto fresco, componente para curar concreto e primer para concreto velho e/ou novo. Já os novos Anquamine foram desenvolvidos para sistemas epóxi de dois componentes com resinas líquidas convencionais ou Novolac, visando a oferecer alta proteção ao concreto. Anquamine 721 se destina às aplicações como primer e pinturas para pisos, proporcionando alta adesão, aceitação de pigmentos e estabilidade nas cores. Anquamine 731 foi especialmente desenhado parapisos autonivelantes. A nova família de aditivos dispersantes de pigmentos orgânicos e inorgânicos em dispersões em base água (ZetaSperse) foi desenvolvida para tintas e revestimentos em base água, e tintas gráficas, apresentando grande compatibilidade com sistemas tintométricos em base sem pigmentos (clear coating) ou em base branca (TiO2 e cargas), sendo também considerada amigável ao meio ambiente. Os novos surfactantes (EnviroGem 360) possuem alto poder umectante com controle de espuma, produzem efeito coalescente, e foram desenvolvidos para tintas e revestimentos em base água, estendendo-se às aplicações em tintas gráficas. Já a nova família de surfactantes, composta por Carbowet DC-01, Carbowet 106 e Carbowet 109, classifica-se na categoria de umectantes alternativos para a formulação de tintas em base água, livres de alquil fenol etoxilados (APE), livres de hazardous air pollutants (HAP) e livres de solventes, e que se baseiam em álcoois lineares.

ARCH CHEMICALS

A nova família Zinc Omadine ZOE, com ação fungicida, algicida e antimicrobiana, permite fabricar tintas com tripla proteção. Com pequenas alterações nas dosagens, pode-se obter desde efeito fungicida até propriedades sanitárias características de hygienic coatings. Outras novidades poderão ser conferidas nos novos produtos da linha Proxel. Formulados com VOC zero, em dispersões e microemulsões, serão destacados juntamente com os tradicionais bactericidas da linha Triadine. Outros destaques foram programados em produtos concebidos de acordo com a diretriz da empresa de desenvolver biocidas sob a retaguarda de uma atuação responsável, cujos resultados são bactericidas, fungicidas e algicidas com baixo VOC e livres de formaldeídos.

ARINOS

Uma ampla linha de produtos, formada por solventes convencionais, especiais, resinas acrílicas e termoplásticas, destinadas às formulações de tintas em base água e solvente, além de resinas de poliuretanos, estarão entre os destaques. Outras disponibilidades da empresa incluem paraformol, neopentiglicol, TMP, pentaeretritol e fluidos de silicone, que podem ser também utilizados como agentes controladores de espumas em tintas de impressão, e diversos negros-de-fumo para aplicações em coatings especiais, além de sílicas para tintas imobiliárias e tintas de cura UV. A oferta de solventes especiais abrange alifáticos e opções de baixo odor, com faixas de destilação específicas e estreitas, para facilitar as aplicações e as secagens, além de blends de solventes para thinners e diluentes.

BASF

Além dos consagrados produtos constantes de seu portfólio, a companhia apresentará muitas novidades nessa Abrafati. Na área de químicos de performance, novos pigmentos de efeito foram inseridos à linha com a aquisição da Engelhard, ocorrida no ano passado, e as resinas em base aquosa (Joncryl) propiciaram a oferta de soluções inovadoras para os segmentos de tintas industriais e de impressão de embalagens. Posicionada também como uma das mais importantes fornecedoras de solventes e químicos intermediários para a produção de resinas, secantes e aditivos para as indústrias de tintas, vernizes e correlatos, a área de químicos industriais da Basf, por sua vez, dará ênfase a várias matérias-primas, como neopentilglicol, 1,6-hexanodiol, N-metilpirrolidona, trimetilolpropano, N-butanol, isobutanol e ácido 2-Etilhexanóico, para aplicações em tintas imobiliárias, industriais, automobilísticas e para repintura automotiva em bases solvente e aquosa. Já a unidade dedicada a polímeros lançará dispersantes e espessantes para o mercado de tintas imobiliárias. O dispersante Collacral AS 35 otimiza o brilho e a lavabilidade das tintas. Os espessantes contemplam as linhas acrílica (Latekoll) e híbrida (Collacral), incluindo itens para atuar nas faixas de alto e baixo cisalhamento. Entre os lançamentos também se destacam Acronal LR 9014 e Acronal DS 6255, também denominados Acronal Eco, porque estão associados ao baixo teor de orgânicos voláteis, sendo desodorizados, livres de APEO, dispensando ainda coalescentes nas formulações das tintas. A produção de acrilato de butila na fábrica de Guaratinguetá-SP será outro fato relevante a ser destacado pela empresa. A Basf é o única produtora global de monômeros acrílicos presente na América do Sul.

BAYER

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Girassol é uma das fontes dos novos produtos da Cargill

Prestigiando a Abrafati desde a primeira edição, a Bayer MaterialScience levará à mostra novidades e tecnologias recém-apresentadas na European Coatings Show. A ênfase nesse ano caberá aos desenvolvimentos na área de revestimentos e de adesivos, ambos focalizando tecnologias de última geração voltadas a reduzir ou eliminar solventes. A divisão correspondente a revestimentos, adesivos e selantes (CAS) tem direcionado suas pesquisas e inovações para poliisocianatos, pré-polímeros, dispersões e sistemas aquosos curados por radiação. Neste ano também, a companhia propiciará a vinda ao Brasil, especialmente para a Abrafati, de técnicos do exterior, que apresentarão estudos feitos com sistemas aquosos para aplicações em madeiras e metais, bem como sistemas sem solventes de alta espessura para aplicação em metais com função anticorrosiva. No segmento de adesivos, a companhia irá reforçar sua posição inovadora na oferta de sistemas aquosos, alternativa mais econômica para substituir os sistemas em base solvente.

BRASEQ

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Espectrofotômetro, da Hunterlab

O novo espectrofotômetro Ultra Scan VIS, em exibição ao público, foi desenvolvido pela Hunterlab para medições de cor por refletância e transmitância em laboratórios, processos de inspeção de matérias- primas, avaliação de produtos acabados e desenvolvimento de análises de cor. Utilizando geometria esférica difusa de 8o, com especular incluído e excluído, adapta-se aos padrões ASTM, ISO, CIE, DIN e JIS, promovendo análises de amostras em todos os estados físicos, bastando contar com acessórios. Operando à faixa de leitura de 360 nm até 780 nm, com banda de passagem de 10 nm, conforme recomendação CIE, propicia maior exatidão nas leituras e total repetibilidade nos resultados.

CABOT

As tradicionais linhas de negros-defumo especiais e de sílicas pirogênicas estarão em destaque. Fabricadosem versões em pó e em pellets, os negros- de-fumo conferem pigmentação e resistência a UV e também atuam como agentes reológicos, reforçantes, redutores e condutores de eletricidade. Já as sílicas pirogênicas (Cab-O-Sil), hidrofílicas e hidrofóbicas, atuam no controle reológico e também como anti-sedimentantes, antiescorrimentos e antiaglomerantes.

CARGILL AGRÍCOLA

A unidade de negócios direcionada a óleos industriais e lubrificantes estará participando da Abrafati e destacando sua produção e comercialização mundial de soluções específicas para os mercados de tintas, resinas e coatings. Para tintas, a empresa oferece produtos ecologicamente corretos, como os da linha Agri-Pure, constituída de óleos vegetais, além de ésteres, lecitina de soja, ceras e coalescentes vegetais. Outro destaque estará na linha Oxi-Cure 1000. Trata-se de agente de coalescência reativo derivado de fontes naturais e renováveis com percentual zero de compostos orgânicos voláteis (VOC). Produzido no Brasil pela Cargill Innovatti e com distribuição e assistência técnica exclusiva da Makeni Chemicals, esse coalescente é especialmente indicado para todos os tipos de formulações de tintas e emulsões acrílicas, podendo também ser utilizado como veículo em aplicações industriais.

CIBA

Inovações em pigmentos para tintas automotivas, industriais e decorativas, além de aditivos para aplicação em vários sistemas, irão constituir os pontos fortes da apresentação dessa empresa. Entre os destaques estão os pigmentos de alumínio (Ciba Metasheen) metalizados a vácuo, que proporcionam efeitos brilhantes e espelhados para embalagens e tintas de impressão e vernizes. Entre os lançamentos da temporada, destacam-se os pigmentos amarelos 151 (Irgazin Amarelo 2088) e a nova geração de pigmentos laranjas (Irgazin Cosmoray Orange). Com alto poder tintorial e opacidade, e em combinação com vanadatos de bismuto, os amarelos podem substituir com excelente desempenho metais pesados. Altamente transparentes, os laranjas podem ser utilizados em sistemas em base aquosa e solvente e, combinados com pigmentos de efeito, produzirão nuances inovadoras. Livres de fenóis etoxilados e com alta estabilidade, destacam-se as dispersões aquosas com alto teor de sólidos e alto poder tintorial (Unisperse Ultra). Baseados na nova tecnologia de aditivos encapsulados, o público poderá conferir estabilizantes à luz de alto desempenho, indicados para tintas em base aquosa. Especialmente para aplicações em artes gráficas, impressões e imagens digitais, serão lançadas três linhas de pigmentos. A linha Xymara Marker é composta por inorgânicos UV e fluorescentes. A linha Xymara Satin Black Pearl é formada por pigmentos pretos perolescentes para aplicação em sistemas de impressão. E a linha Xymara Electra TM – Screen Printable Conductive Inks oferece inovações em tintas condutivas para uso em circuitos de identificação por radiofreqüência (RFID), antenas, artes gráfi cas e placas de circuito impresso.

CLARIANT

Novidades poderão ser conferidas nas áreas de pigmentos, aditivos, pinturas, adesivos e de químicos funcionais. A linha Hostatint M01 oferece ao mercado sete tipos de preparações pigmentárias, que resultam em sete diferentes tonalidades de tingimento, destinadas a enobrecer madeiras. Outras preparações para tingimento são: Solutint E, desenvolvida para tintas decorativas em base solvente; e Solutint P, destinada às linhas industriais, com o diferencial de reduzir custos. Na linha de emulsões, serão lançados dispersantes, umectantes e antiespumantes (Mowiplus). Outros destaques estarão na linha de poliuretanos para pisos e móveis (Mowiplus Top LNA), que conferem às bases acrílicas maior resistência química e durabilidade. Na área de biocidas, um novo antibacteriano (JMAC LP10), que produz efeito nos filmes secos, encontra recomendações de uso para hospitais, escolas para crianças em fase infantil, entre outros ambientes nos quais se quer evitar o contato com microrganismos. Ainda serão lançados produtos da linha Dispersogen e Genapol ED 3060. Os primeiros representam novo conceito em aditivos e consistem em sistema modular de agentes dispersantes para uso em preparações pigmentárias em base aquosa. Os segundos, isentos de alquilfenóis, aumentam o poder tintorial e previnem o “rub out”.

COLUMBIAN CHEMICALS BRASIL

A produtora de negros-de-fumo para as indústrias de tintas destacará os tipos nacionais da tradicional linha Statex e o novo CD7031, para contato com alimentos. Em virtude de suas características estruturais, o novo CD7031 atende às normas européias (EU Directive 2007/19/EC) e possui morfologia otimizada para propiciar melhor dispersão e processabilidade, oferecendo subtons azulados de cor e baixo nível de resíduos.

DALÇOQUIO

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Novo tanque rodoviário pode carregar maior volume de carga

Sediada em Itajaí–SC, a empresa estará presente à exposição divulgando toda a sua estrutura de transporte para químicos, que conta com mais de 1.700 equipamentos, armazéns, porto, centros de distribuição, pontos de apoio e postos de combustíveis, estrategicamente localizados, e opera com vinte filiais, distribuídasem dez Estadosbrasileiros, interligando todas as regiões do País. Recentemente adquiriu novos equipamentos com eixo distanciado que representam uma alternativa a mais de transporte, permitindo carregar maior quantidade de produtos com a vantagem de descarregar em um único tanque.

DALTOMARE

A variedade de produtos a ser apresentada nesse estande é bastante ampla. Abrange itens para o mercado de tintas de impressão, flexográficas, serigráficas e industriais. Na área de silicones Dow Corning, a empresa destacará as resinas DC 805 e DC 840, resistentes às altas temperaturas, além dos benefícios associados aos aditivos de silicone, como o anti-slip e nivelante DC 57 e o anti-slip e antiblocking para sistemas UV DC 31. Para os fabricantes de resinas alquídicas, preocupados em reduzir o teor de VOC, serão apresentados vários lançamentos da Croda. Outras novidades estarão nas linhas de resinas acrílicas e termoplásticas da Pidilite, a mais recente parceira da empresa, e da qual será destacado o produto Kondicryl PRL 80, desenvolvido para emprego em pisos e demarcações.

DATIQUIM

Comemorando vinte anos de atividades na área de distribuição de produtos químicos para as indústrias de tintas e polímeros, a empresa destacará vários produtos de alto desempenho. Um deles é o Datifire APP100, retardante à chama para tintas à base de polifosfato de amônio, cujas aplicações ainda estão em desenvolvimento no Brasil. Ênfase também será dada aos agentes deslizantes, utilizados na fabricação de tintas de impressão, bem como aos catalisadores, como Staracce 600, acelerador de cura para sistemas epoxídicos, e Daticat T-18, catalisador para sistemas poliuretânicos e para esterificação de resinas alquídicas e poliéster. Outros destaques poderão ser conferidos na área de fotoiniciadores para tintas curadas por radiação UV, antioxidantes, absorvedores UV do tipo halls e benzotriazóis, branqueadores ópticos, aditivos de superfície e agentes de crosslinking e de cura para tintas em pó. Comomaior fabricante de pigmentos fluorescentes da América Latina, a empresa também evidenciará os perolados, os fosforescentes, os fotocrômicos, os refletivos e os corantes fluorescentes.

DEGUSSA

Cor intensa, estabilidade, fácil dispersão, incorporação direta ao solvente, manuseio e produção livres de pós são alguns dos atributos da nova geração de pigmentos da Degussa, representada por Inxel Black, lançamento mundial a ser conhecido pelo público nessa Abrafati. Na área de silanos, a empresa lançará Dynasylan Hydrosil, para sistemas aquosos, originado com a tecnologia sol-gel para utilização como promotores de adesão, co-monômeros, agentes reticulantes (crosslinking) e modifi cadores de superfície. Outra novidade está na linha Dynasylan SIVO, para formulações livres de VOC em sistemas sol-gel em base água de alto desempenho. Também serão destacados na oportunidade os silanos oligoméricos multifuncionais, com emissão reduzida de álcool durante os processamentos e mais fáceis de manusear. Grande ênfase também será dada à nova VP Disp. CO 1030, oficialmente lançada no último European Coating Show, em 2007, em Nürnberg, na Alemanha. Trata-se de dispersão em MPA (metoxi-propil acetato) da sílica pirogênica Aerosil R 9200, desenvolvida para aumentar a resistência ao risco de sistemas transparentes (clear-coatings), bicomponentes e alto sólidos. As novidades na área de agentes reticulantes apontam para Vestanat HT e Vestanat HB, isocianatosem base HDI.

ELEKEIROZ

A multiplicidade de aplicações das matérias-primas produzidas por essa empresa há 113 anos poderá ser acompanhada pelo visitante. O ácido fumárico tem papel primordial na fabricação de resinas poliéster, fenólicas, elastômeros, fungicidas, resinas alquídicas e adesivos; o ácido sulfúrico, em fertilizantes, celulose, detergentes, cosméticos, refino de óleos minerais lubrificantes; o ácido 2 etil hexanóico, em estabilizantes para PVC, plastificantes, fármacos, secantes para tintas; o anidrido ftálico, em plastificantes, resinas poliéster, alquídicas, corantes sintéticos, intermediários farmacêuticos; o anidrido maleico, em plastificantes, resinas poliéster, alquídicas e maleicas, aditivos para óleos lubrificantes, inseticidas e fungicidas; e os álcoois constituem matérias-primas para a produção de plastificantes, acrilatos, acetatos, éteres glicólicos e solventes para tintas, só para citar alguns exemplos.

EXXONMOBIL

Nesse estande também estará presente a Gafor Distribuidora. A empresa pertencente ao cinqüentenário grupo Gafor foi fundada em 2003. Após quatro anos de relacionamento comercial com a ExxonMobil, tornou-se distribuidora exclusiva de seus produtos em todo o território nacional, incluindo Argentina, Paraguai e Uruguai, abrangendo toda a linha de fluidos hidrocarbonetos, registrados sob as marcas Exxprint, Exxsol, Escaid, Isopar, Norpar, Solvesso, Varsol e Arol 1260. Preparada para oferecer serviços de armazenagem e envase e com depósito de embalados para pronta entrega em toda a Região Sul, a empresa aderiu ao Prodir e promove análises físico-químicas tanto de matérias-primas como de produtos acabados.

FORSCHER

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Forscher oferece novos pigmentos especiais

Estreando na Abrafati, a empresa promoverá vários lançamentos para os mercados de tintas, vernizes e tintas gráficas. Um dos mais importantes é representado pelos pigmentos da linha Tico, da Heubach GmbH, especialmente desenvolvidos para substituir produtos que contenham chumbo e cromo em sua composição. Outras novidades são os pigmentos e preparações pigmentárias termocrômicas, da Thermographic Measurements Ltd., para a fabricação de tintas com efeitos especiais, como mudança de cor em função da temperatura ambiente, que poderão ser conferidos em demonstrações práticas no próprio estande. Preparações pigmentárias à base de negros-de-fumo, da Wolstenholme International Ltd., também poderão ser conferidas pelo público. Entre as últimas inovações estarão sendo apresentados materiais cerâmicos inertes da marca Datatrace DNA, da Technology Assessment, que, integrados na composição de tintas, inclusive gráficas, plásticos, metais, vidros etc., produzem o que se costuma denominar de códigos de barra químicos, servindo para autenticar e proteger marcas. Também foi programada pelo expositor a apresentação de equipamentos para dispersão da Ystral, da Alemanha. Trata-se de sistemas de alta tecnologia que permitem a alimentação dos pigmentos em pó por meio de vácuo gerado pelo próprio equipamento, com a dispersão ocorrendo durante a alimentação e posteriormente por recirculação dos materiais.

GALSTAFF

Várias novidades poderão ser conferidas em aditivos, agentes antiespumantes, fosqueantes e aceleradores. Em aditivos, destaca-se Mittel 6810, de cura UV, que melhora o efeito fosqueante das sílicas e reduz a viscosidade do sistema. Na área de antiespumantes, vale a pena conferir o Mittel 6818, para revestimentos em PU, com baixo VOC. No rol dos fosqueantes, Mittel 6737 é um orientador de sílica muito eficiente para revestimentos de acabamentos em PU, com aplicaçãoem spray. Em aceleradores para revestimentos em PU bicomponente, a empresa oferece produto com alta velocidade de cura. Entre os lançamentos estão um novo poliéster saturado (Italester 350), para fabricação de soft touch, permite cura na temperatura ambiente; uma nova resina de benzoguanamina com alto teor de sólidos e que permite excelente reatividade, brilho, flexibilidade e resistência à esterilização. A empresa também dará ênfase à nova linha Supersolid, constituída de resinas alquídicas adequadas para sistemas de PU alto sólidos e com baixa formação de VOC.

INKMAKER

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Unidade completa para recuperar solventes usados em processos

Haverá mostra de equipamentos para dosagens gravimétricas (P18,P32, Piccolo, M48 e M96, para tintas líquidas, em base água e solvente) e para recuperação de solventes, este último composto de kits abrangendo todas as etapas de recuperação, como alimentação, destilação, circuito de aquecimento térmico, circuito de destilação e coleta de solvente recuperado. A empresa ainda apresentará a mais recente ferramenta para controle da produção on-line. Trata-se do software InkPro On-line, que permite consultar via internet o andamento da produção, estoques, custos e prazos de entrega para a elaboração de orçamentos.

INTERTANK

A empresa lançará contêiner cilíndrico em aço inox, com capacidade para 500 litros. Trata-se do modelo Wise, empilhável em até três camadas, e fabricado de acordo com as diretrizes da resolução 420 da ANTT, para transporte e armazenamento de produtos perigosos e que envolvam riscos, como solventes e classes de aditivos, plastificantes, resinas, tintas, vernizes e adesivos.

IPEL

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Contêineres cilíndricos atendem às novas exigências legais

Além da consagrada linha de microbicidas utilizados para a preservação de produtos acabados, a empresa desenvolveu nos últimos anos vários programas de higienização, utilizando produtos de baixa toxidez e amplo espectro de ação. Reunidos em um único e abrangente sistema de controle microbiológico, o programa BioControle complementa e amplia a ação dos microbicidas. Ao utilizar os produtos da linha 600, baseados em princípios ativos reconhecidos pela Anvisa, é possível implementar um controle microbiológico adequado, evitando a formação de biofilmes, garantindo a limpeza dos equipamentos de produção para se obter um produto final com qualidade microbiológica. Também serão destacados produtos para proteção microbiológica de tintas e formulações de revestimentos tanto em estado úmido, ainda na embalagem, como no filme seco.

 

IPIRANGA QUÍMICA

A empresa dará destaque a vários produtos de suas representadas. Da Air Products, serão apresentados os agentes de cura para sistemas epóxi em base água. Da Chitec, antioxidantes, halls, absorvedores UV, estabilizantes à luz e antichamas não bromados. Da DCC, pigmentos orgânicos de alto desempenho para o mercado de coatings. Da Dow, resinas epóxi para vários segmentos. Da Degussa, resinas metacrílicas especiais. Da Wacker Polymers, resinas vinílicas e resinas de polivinil butiral. Ênfase também será dada aos serviços prestados pelo laboratório de aplicações para tintas, instalado no Centro de Distribuição em Guarulhos-SP.

JEMP

Atuante na fabricação e comercialização de equipamentos e plantas completas em escalas de produção industrial e piloto, a empresa promoverá três lançamentos na feira. O primeiro é um conjunto completo para fabricação de resinas, composto de reator, coluna, condensador e vaso coletor. O segundo é uma usina para biodiesel, com capacidade desde5.000 litrosaté1.000.000 litros. Trata-se de sistema biossônico que promove simultaneamente os processos de transesterificação, esterificação e craqueamento, de maneira rápida e eficiente, e que resulta em produtos de maior pureza e com menores custos de produção. A terceira inovação está em linhas de envase, que podem ser equipadas com envasadoras automáticas e semi-automáticas, com sistema de gravidade, a vácuo e por recalque, comportando desde dois até doze bicos para envase de vasilhames até 2 litros.

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Reator para resinas fabricado pela Jemp

LANXESS

Quatro grandes áreas de negócios apresentarão linhas tradicionais e inovações em produtos. Aunidade Inorganic Pigments dará ênfase à linha Bayferrox, constituída de pigmentos à base de óxidos de ferro, destacando especialmente os amarelos LOM, pigmentos de alta performance produzidos no Brasil na fábrica de Porto Feliz-SP. Também integram os destaques as tonalidades de vermelho importadas, incluindo a linha de pigmentos especiais (Colortherm) para altas temperaturas e a nova linha Bayferrox Marrom micronizada, ambas desenvolvidas especialmente para tintas. A unidade Material Protection Products evidenciará ao público a linha completa de biocidas, abrangendo bactericidas, fungicidas e algicidas, para tintas imobiliárias e tintas antifouling. A unidade Basic Chemicals, por sua vez, destacará trimetilolpropano (TMP), empregado como agente condicionador na produção de vernizes e de resinas alquídicas, além de álcool benzílico (BALK), utilizado no mercado de tintas principalmente como solvente. Por último, a unidade Functional Chemicals apresentará os pigmentos orgânicos das linhas Levanyl, Levanyl GRAN e Solfort, com destaque especial para a nova linha de preparações pigmentárias orgânicas e microgranuladas, oferecida ao mercado em grades autodispersantes, livres de solventes e compatíveis com a maior parte das formulações, especialmente em base aquosa.

LYONDELL

A empresa levará ao conhecimento do público muitos produtos especiais para as indústrias de tintas e vernizes, todos contando com estoques locais para atender de forma imediata aos clientes. Entre as principais matérias-primas estão éteres de glicol das séries P e E, como solventes/coalescentes, monômeros de estireno, monômeros de acetato de vinila, butanodiol e derivados, acetato de terc-butila, propilenoglicois e etilenoglicois.

MAKENI CHEMICALS

O principal destaque está na linha Oxi Cure, constituída de produtos de origem vegetal, derivados de glicerina, e fabricados localmente. Oxi Cure 1000 é um coalescente atóxico, não-evaporativo, desenvolvido com conceito inovador de coalescência. Sua distribuição no mercado interno é fruto do acordo firmado entre a empresa e a Cargill.

MAST

Em conjunto com a BYK Instruments, a empresa apresentará o novo BYK MAC, considerado o único espectrofotômetro multiangular com câmera, uma nova forma para medições de cor. Também serão destacados instrumentos para medição e controle de qualidade, cor, brilho, medidores de DOI e de efeito “casca de laranja”, bem como linha de sistemas tintométricos com dispensadoras, máquinas de mixing, agitadores e misturadores.

MERCK

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Pigmentos da Merck proporcionam efeitos nas pinturas automotivas

A empresa lançará uma inovação em pigmentos de efeito. Trata-se da linha Pyrisma, cujas aplicações resultam em cores mais saturadas, podendo abranger maior leque no espectrovisível. Como líder mundial em pigmentos perolados, também destacará as novas gerações de pigmentos Iriodin, Xirallic, Colorstream e Miraval. Iriodin oferece o perolizado, com brilho intenso, e que, de acordo com o ângulo de incidência da luz, possibilita perceber as variações de cor ao simples movimento do objeto. Xirallic propicia o efeito de profundidade da cor, transparência e alto brilho, podendo ser empregado em formulações em base água ou solvente. Colorstream oferece nuances multicoloridas aos substratos, com a percepção de diversas cores com a utilização de um único tipo de pigmento. Miraval oferece alto brilho e alta transparência, ao combinar a cor pura e brilhante com um notável efeito cintilante, dificilmente alcançado ao se usar apenas pigmentos convencionais.

MIDLAND

A empresa preparou vários lançamentos para a feira: um novo promotor de aderência para PP (Advantis CP 510W), isento de cloro e de nonil fenol; um novo aditivo de performance para sistemas poliuretânicos com médio e alto sólidos (Solus 2100); um novo surfactante para aplicações em solução (Envirogem 360) e novas dispersões poliuretânicas para formular tintas e adesivos em base aquosa. O portfólio é, porém, bem mais amplo e abrange resinas derivadas de éster de celulose, promotores de aderência para PP e PE, aditivos surfactantes, antiespumantes, dispersantes isentos de nonil fenol e alquil fenol etoxilados, modificadores de impacto para compostos e blendas, monômeros acrílicos e metacrílicos, plastificantes isentos de ftalatos, microesferas cerâmicas compactas, microesferas ocas de vidro, PTFE em pó em dispersão, fluorsurfactantes, entre outras especialidades.

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Dióxido de titânio comparece à feira com tipos especiais

MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS

Prestigiando a Abrafati, agora já pertencendo ao grupo Cristal, segundo maior produtor mundial de dióxido de titânio, líder em especialidades de titânio, detentor de nove fábricas de TiO2 nos cinco continentes e com forte atuação no Oriente Médio, a empresa apresentará alguns grades especiais da marca Tiona. Um deles é o R-KB-2, pigmentos de TiO2 para aplicações nas indústrias de tintas e de plásticos. O outro é o Tiona 568, pigmento multiuso para revestimentos. Outra novidade importante para o mercado é que, especialmente para prestar atendimento aos clientes do setor de tintas da América Latina, a empresa instalou recentemente novo laboratório de assistência técnica, na fábrica de TiO2 da Bahia.

MINÉRIOS OURO BRANCO

A empresa lançará na feira carboximetilcelulose (CMC) e resina epóxi sólida, do tipo E-12, além de apresentar várias outras especialidades, como sílicas precipitadas e tixotrópicas, estearatos de zinco, cálcio, alumínio, magnésio e óxido de zinco. Na linha de aditivos minerais serão destacados produtos micronizados e de alta performance, como talco, carbonato de cálcio, mica, caulim e quartzo. O público também poderá acompanhar o lançamento dos pigmentos de alumínio em pasta, considerados de última geração e ainda conferir os perolados da linha Ouropearl e os dióxidos de titânio dos tipos rutilo e anatase.

MOINHO PIRÂMIDE

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Moinhos Neuman & Esser suprem a fabricação de tintas em pó

Com mais de setenta anos de experiência em sistemas de processamento mecânico, moagem e classificação para as indústrias químicas, cerâmicas e de pigmentos, a Neuman & Esser América do Sul, presente no estande da Moinho Pirâmide, acrescentou à sua linha de produtos um sistema especial de moagem voltado especialmente para as indústrias de powder coatings. Além de planejar e executar projetos, prestar serviços pós-venda e oferecer novas soluções para modernização, a empresa também reconstrói sistemas de processamento de pós já operantes. Com a inauguração de nova fábrica no Brasil, na cidade de Belo Horizonte- MG, a empresa poderá disponibilizar a realização de testes de novos produtos e irá fornecer a partir de dezembro deste ano soluções técnicas para clientes em toda a América do Sul e Cuba.

MOMENTIVE

Um inovador sistema de pré-tratamento de metais CoatOSil MP, híbrido, e baseado em silano organofuncional solúvel em água e em nanopartículas, será lançado pela empresa para substituir pré-tratamentos em fosfato e cromato no segmento de coil coatings. Outros alvos de lançamento estão na área de surfactantes CoatOSil Y–15790 e CoatOSil Y-15791, estáveis em amplas faixas de pH e livres de flúor, e beneficiando o nivelamento, a fluidez e a umectação em formulações de tintas. Também serão apresentadas as resinas de silicone para altas temperaturas da linha Tospearl, consideradas aditivos de superfície e que podem reduzir o coeficiente de fricção, proporcionando boas propriedades de deslizamento e antiblocking. Outros destaques poderão ser acompanhados pelo público nas linhas de vernizes de silicone para plásticos e de vernizes para borrachas de EPDM. Os vernizes de silicone para plásticos aumentam a resistência às intempéries e atuam como anti-riscos, podendo ser curados por calor ou por radiação ultravioleta sobre vários substratos plásticos. Os vernizes para EPDM, oferecidos em base solvente e aquosa, foram desenvolvidos para minimizar coeficientes de atrito, aumentar a durabilidade dessas borrachas às intempéries e auxiliar na diminuição de ruídos, especialmente em aplicações voltadas a janelas de automóveis.

NETZSCH

Várias inovações em equipamentos para moagem superfina de tintas e pigmentos poderão ser conferidas pelo público no estande do expositor. São moinhos para laboratórios e produção, além de dispersor intensivo de alta velocidade, todos reconhecidos pela robustez, alta produtividade, tecnologia alemã de moagem, e que contam com serviços de assistência técnica e engenharia especializada para o desenvolvimento de projetos industriais. Outro ponto alto da apresentação dessa empresa poderá ser acompanhado pelo visitante inscrito no 10o Congresso Internacional de Tintas. Trata-se da palestra a ser proferida por Giuliano Albiero, gerente de vendas da companhia, versando sobre os benefícios técnicos e econômicos decorrentes da adoção do conceito de planta turn key, programada para o dia 26 de outubro, às 11h30.

PERSTORP

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Dióis da Perstorp fazem PU resistente ao UV em exteriores

A empresa apresentará várias novidades. Uma delas é um exclusivo sistema denominado Boltom W3000 e um emulsificador incorporado na base da resina que geram emulsões que podem ser empregadas na fabricação de tintas menos agressivas ao meio ambiente. Uma nova resina de poliéster em pó (Curalite 2300), indicada para revestimentos em pó, também abre novos mercados, pois permite realizar curas a baixas temperaturas de substratos sensíveis ao calor. Para poliuretanos de alto desempenho, um dos desenvolvimentos mais recentes são os dióis policarbonatos (Oxymer), que asseguram alta resistência química, até mesmo aos raios UV em áreas externas. Outra nova linha é representada pelos polióis Robrac, oferecendo custos competitivos e propriedades satisfatórias para aplicações nos setores de revestimentos, tintas, adesivos e espumas. Completando os destaques, outro novo produto é o Polyol TD, transparente, não-volátil e solúvel tanto em água quanto em vários solventes orgânicos.

PROQUITEC

O fabricante de auxiliares para a produção de borrachas e compostos e distribuidor de especialidades químicas lançará na Abrafati linha de pigmentos desenhados exclusivamente para o setor de tintas, contando com tecnologia Cheng Feng, considerada atualmente um dos maiores players do mercado mundial de pigmentos orgânicos.

QUÍMICA ROVERI

Técnicos e especialistas de representadas, como Synthron, Nae Woi Korea, Shamrock e Bentec, estarão divulgando as mais recentes novidades tecnológicas nesse estande. A experiência de uma década na produção de concentrados de pigmentos, como os da linha Universal, será outro destaque desse expositor.

QUIMINUTRI

Sediada em Vinhedo-SP, a empresa, focada no fornecimento de matérias-primas para a fabricação de tintas, vernizes e tintas de impressão, promove no mercado brasileiro o emprego de modernas tecnologias, como a cura por radiação UV/EB, sistemas em base aquosa e tintas em pó, contando com doze representadas internacionais, principalmente com centros de produção instalados na Ásia. Entre os destaques para a 10ª edição da Abrafati, serão apresentados AgiSyn 250, um silicone acrilado, para coatings utilizados em artes gráficas e/ou para aplicações em plásticos e móveis, fabricado pela AGI Corp, de Taiwan, principal representada, cujos executivos virão especialmente ao Brasil para participar da Abrafati. Também constituem destaques Omnirad CP 1000, fotoiniciador fabricado pela IGM Resins; oligômeros acrilados, poliésteres acrilados, acrílicos acrilados, epóxi acrilados, uretanos acrilados (aromáticos e alifáticos), aminas sinérgicas, absorvedores UV, entre várias matérias-primas para a fabricação de resinas.

REICHHOLD

Há oitenta anos fornecendo resinas para o mercado global de tintas e presente no Brasil há 59 anos, a empresa destacará tecnologias inovadoras para os fabricantes de tintas industriais à base de água ou solventes, tintas arquitetônicas com baixa emissão de voláteis orgânicos, tintas em pó de alta durabilidade e tintas de impressão. Como fornecedora de resinas poliéster, alquídicas, acrílicas, uretânicas, epóxis e fenólicas, participa da exposição e do congresso, tendo satisfação por estar no rol dos patrocinadores dos eventos. Em produtos, duas novidades serão lançadas: Epotuf 37-685 e a tecnologia Arolon. A primeira é um agente de cura para resinas epóxi, à base de água, com excelente ação de proteção anticorrosiva, e equivalente eficiência em sistemas em base solvente. Já a tecnologia Arolon compreende a linha de resinas acrílicas puras e modificadas em emulsão para impermeabilizantes, tintas e vernizes para revestimentos imobiliários, tintas industriais, tintas para demarcação, repintura automotiva e impressão. Presença destacada no congresso será a de Carl Sullivan, diretor de tecnologia global de tintas da matriz, nos Estados Unidos, cuja participação em palestras estará vinculada a temas relacionados com os lançamentos da empresa, abordando “Sistemas epóxi bicomponente à base de água” e “Usos e aplicações de resinas acrílicas em emulsão de alta performance”.

RHODIA

Em prol do desenvolvimento sustentável das indústrias químicas, a empresa lançará soluções técnicas ao mercado de tintas e vernizes em substituição a substâncias perigosas à saúde humana e ao meio ambiente. Uma das novidades é o Rhodiasolv SMEP/DIBK, diisobutilcetona, com alto poder de solvência, baixa solubilidade em água, baixa densidade e pequena taxa de evaporação relativa. Também será lançado na oportunidade livro sobre solventes, resultante de trabalho detalhado e aprofundado de pesquisa, com a finalidade de oferecer conteúdo técnico-informativo e de orientação a pesquisadores e profissionais de toda a cadeia de tintas e vernizes. Outro lançamento será feito na área de programas. Trata-se da nova versão do software Solsys, que prevê parâmetros de solubilização, constituindo ferramenta de grande auxílio aos formuladores de tintas e vernizes.

ROHM AND HAAS

Inovações constantes, tecnologias diferenciadas e desenvolvimento sustentável foram consideradas as três plataformas geradoras de crescimento da empresa nos próximos três anos. Dentro desses pilares, reunidos na denominada “Visão 2010”, a inovação estará representada na Abrafati 2007 pela Avanse 412, cem por cento acrílica, para a linha de resinas decorativas, aliando todas as características de uma emulsão acrílica pura com um custo-fórmula competitivo, pois permite reduzir a quantidade de dióxido de titânio, bem como a quantidade de emulsão, comparando-se com o uso de resinas estireno-acrílicas convencionais. Para a linha industrial, o foco estará direcionado à Avanse MV- 100, cem por cento acrílica, essa emulsão oferece melhor performance em salt-spray, permitindo formular tintas em base aquosa com desempenho similar ao dos sistemas em base solvente. No pilar tecnologia, serão apresentadas novidades em espessantes, como o novo modificador de reologia uretânico, recém-lançado nos Estados Unidos, e denominado Acrysol RM 895, possibilitando ao formulador reduzir a queda de viscosidade da tinta após a adição de pigmentos. Dois novos produtos da família Primal AP, o AP-200 e AP-300, tecnologicamente posicionados entre os acrílicos HASE e os uretânicos HEUR associam os benefícios dos uretânicos no acabamento, alto nivelamento e transferência, com os dos acrílicos, pela baixa demanda. Completando as bases estabelecidas pela empresa em prol do desenvolvimento sustentável, serão apresentados a emulsão Primal AB-2000, seguindo a tendência de crescimento da linha de esmaltes em base água, além de aditivos espessantes e dispersantes.

SARTOMER

A empresa irá destacar os novos oligômeros CN 9010 e CN133, os oligômeros acrilados, que oferecem excelente resistência à abrasão e às intempéries e monômeros utilizados principalmente em aplicações, como telefones celulares, plásticos rígidos, filmes plásticos e coatings para automóveis. Outro alvo de apresentação será o CN3007, oligômero utilizado em adesivos sensíveis à pressão.

SINTEQUÍMICA

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Linhas de poliamidas líquidas comprovam baixa viscosidade

Especializada em dispersões pigmentárias em base aquosa há mais de cinqüenta anos, a empresa levará à exposição seu novo catálogo de cores com novidades em pigmentos mais resistentes à luz, incluindo novas tonalidades em amarelos, vermelhos e violetas. Além de novos desenvolvimentos para o mercado de tintas imobiliárias, destacará também a consagrada linha de dispersões aquosas Sinterdye, a linha de pigmentos orgânicos em pó e a mais nova linha de dispersões para aplicaçõesem couro. Outranovidade está na linha recém-lançada de produtos químicos para o mercado de impressão cerâmica. Considerada gama revolucionária de produtos, essa linha oferece dispersantes, resinas e espessantes, garantindo maior rendimento, maior estabilidade e economia. Como representante exclusiva de produtos para artes gráficas da Rohm and Haas, também destacará na feira toda a linha de resinas sólidas Morez e de emulsões Lucidene, desenvolvidas para aplicações flexográficas em bandas larga e estreita.

SGS POLÍMEROS

Vários lançamentos serão destacados juntamente com produtos da linha tradicional. Uma das grandes novidades, em fase de desenvolvimento avançado, e que atualmente se encontra em teste, é o sistema hidrocompatível, apresentando poliamida hidrossolúvel e resina epóxi líquida auto-emulsionável. Na linha de resinas de poliamida reativa de baixa viscosidade será lançada Brasmide R41, com alta performance de resistência e adesão. O público também poderá conferir a poliamida modificada Brasmide R05, concebida para proporcionar baixa viscosidade e flexibilidade aliadas a uma excelente resistência química e mecânica, alto brilho e rápida secagem, especial para substratos úmidos. Também serão enfatizados Braspoxy DR, um diluente reativo para sistemas epóxi; Brasmine, linha de aminas modificadas; Brasdym, ácidos graxos dimerizados, tecnologia cem por cento nacional; Olvex 50, plastificante primário vegetal com excelente estabilidade e resistência para flexografia e rotogravura; além das poliamidas termoplásticas Brasmide NR 7050, para flexografia e Brasmide NR 90, para rotogravura.

SHX INFORMÁTICA

Um sistema de gestão integrada (ERP-MRP), totalmente voltado para as indústrias químicas, será o principal destaque nesse estande. A solução, concebida de acordo com análises feitas no setor, abrange processos de manufatura, estoques, compras, logística, finanças, comercial, serviços de atendimento ao consumidor (SAC), custos e gerenciamento. Com essa ferramenta, é possível gerenciar todos os processos industriais, em tempo real, como pesagem, moagem, tingimento, com controle de produtos bicomponentes, acabados, semi-acabados, envasados e descartes. É também capaz de controlar especificidades de formulação, como acerto de cores, cadastro de fórmulas em percentual, revisão de fórmulas e cartela de cores, estando até mesmo preparado para atender a programas de certificação de qualidade, como ISO.

SOCER BRASIL

Considerada líder em resinas derivadas de breu e terebintina, a empresa, hoje pertencente ao grupo Resinas Brasil, apresentará sua nova linha de resinas fenólicas de alto e baixo peso molecular, para o mercado de tintas de impressão. O novo portfólio de produtos será fabricado na nova unidade produtiva da empresa em construção na cidade de Salto, no interior paulista. Na Abrafati 2007, também destacará várias linhas de produtos dedicados ao setor de tintas e vernizes.

THOR DO BRASIL

As tecnologias de encapsulamento de biocidas desenvolvidas pela empresa serão conhecidas do grande público. As principais vantagens desses sistemas são minimizar a degradação por radiação UV, diminuir a lixiviação por água, minimizar o potencial de alteração da cor de um sistema em virtude da presença do biocida e reduzir o potencial toxicológico. Um bactericida à base de BIT/MIT, tecnologia patenteada, permite reduzir os percentuais de princípio ativo, em 75%, quando comparado com sistemas convencionais. Um sistema para tratamento de superfícies objetivando prevenir o crescimento de microrganismos, como fungos e líquens, em telhados cerâmicos, oferece resultados visíveis após um ano entre áreas tratadas e não-tratadas.

TKB ERICHSEN

Vários equipamentos deverão estar expostos no estande. Um deles é uma máquina para ensaios de abrasão úmida que realiza testes acelerados para determinar a resistência ao desgaste dos revestimentos de superfícies quando submetidos a escovas, esponjas ou desgaste natural, tendo entre as suas aplicações mais comuns os testes de resistência de tintas, vernizes e plásticos. Outro deles é o aplicador mecânico de filmes, modelo Speed I, que se move com velocidade constante, de 25 mm/s e sob pressão uniforme.

VIANA QUÍMICA

Química e Derivados, Abrafati - As novidades da feira
Medidor de rugosidade da TKB Erichsen

Um aditivo alcalinizante e inodoro para substituir amônia e aminas em sistemas aquosos que requerem ajustes de pH é a principal novidade em apresentação nesse estande. Denominado Alcalox MS, atua como agente crosslinking, melhorando a lavabilidade e potencializando o espessante utilizado no sistema. Na oportunidade, serão ainda destacadas várias matérias-primas da ICI Resinas, como emulsões acrílicas estirenadas, emulsões vinílicas, espessantes acrílicos, resinas alquídicas, fenólicas, fenoladas e soluções de malêicas, além de secantes de cobalto, zinco, cálcio, zircônio e solução tetra de secantes. Da Lamil Lage Minérios, também serão apresentados vários produtos das linhas Reflex, Microex e Agalsint Plus.

WWP

A World Wide Partnership, empresa voltada à comercialização de resinas vinílicas de alta tecnologia, concluiu negociação com a Braskem, firmando parceria na qual prevê aportar tecnologia para a produção de resinas da família Vinisol, e passar a ser a distribuidora exclusiva dessa família nos mercados interno e externo. Com elevada solubilidade em grande diversidade de solventes orgânicos, a linha Vinisol é composta por Vinisol H, Vinisol OH e Vinisol COOH. A Vinisol H trata-se de copolímero de cloreto de vinila e acetato de vinila para aplicações em tintas vinílicas, tintas de impressão para silkscreen, adesivos para papelão e embalagens do tipo blisters. A Vinisol OH é um terpolímero de cloreto de vinila, acetato de vinila e hidróxi propil acrilato, para aplicações em tintas para calçados fabricados em PVC ou PU, tintas para impressão em couro, papel e plásticos, tintas “primer” para madeira e tintas para peças plásticas destinadas a automóveis. Vinisol COOH, por sua vez, é um terpolímero de cloreto de vinila, acetato de vinila e monobutil maleato, para aplicações em adesivos do tipo blisters, tintas de impressão para embalagens, tintas de impressão para metais, entre outras. Na oportunidade, serão também lançados outros tipos caracterizados por baixo peso molecular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios