Abrafati: Alto teor de sólidos dá o tom na feira das tintas

O maior mercado de tintas dos trópicos, com produção anual superior a 850 milhões de litros, prepara-se para exibir de 3 a 5 de setembro, no ITM Expo, em São Paulo, o que há de melhor e moderno em insumos, matérias-primas, máquinas, equipamentos e serviços destinados a aprimorar a produção industrial brasileira e impulsionar novos negócios no setor. Trata-se da 8ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas e do 8º Congresso Internacional de Tintas. Marcos para a promoção de lançamentos e apresentação de estudos e pesquisas inovadores, tais eventos são considerados os maiores entre os congêneres da América Latina e dos mais importantes do mundo. Para a Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, organizadora e promotora do congresso e exposição, a expectativa de público neste ano deverá chegar aos 16 mil visitantes, excedendo em mais de 2 mil o número registrado na da edição anterior.

Química e Derivados: Abrafati: Ferreira - perspectiva de crescimento supera o PIB.
Ferreira – perspectiva de crescimento supera o PIB.

Quinto colocado no ranking dos maiores mercados mundiais, superado apenas por países de clima temperado, como EUA, Alemanha, Japão e Inglaterra, o Brasil alcançou em 2002 faturamento de US$ 1,5 bilhão com a venda de tintas. Do total produzido, 663 milhões de litros foram absorvidos pelo segmento das imobiliárias, seguido pelos consumos realizados no setor industrial que chegou a empregar 131 milhões de litros, bem como no segmento de repintura que consumiu 33 milhões de litros, enquanto a indústria automotiva utilizou 30 milhões de litros.

Contando com indústrias com capacidade instalada total de mais de 1 bilhão de litros, o Brasil dispõe de competência tecnológica para se lançar em novas conquistas de mercado em 2003, segundo acredita o presidente da Abrafati, Dilson Ferreira. “Nossa perspectiva é alcançar neste ano um nível de crescimento entre 2,5% e 3%, estimando que o PIB possa crescer em torno de 2%”, afirmou.

No segmento de tintas imobiliárias, o prognóstico se confirmaria com o desempenho mais positivo da construção civil. Em tintas automotivas, o mercado brasileiro acompanharia mais de perto as tendências observadas nos países de Primeiro Mundo, consumindo maiores volumes de tintas em base água. Essas formulações já representam 30% do consumo total de tintas automotivas originais, percentual que tende a se elevar a partir dos aumentos de produção de novos veículos pelas novas montadoras, como Audi, Renault e Mercedes-Benz, instaladas no País com novos projetos de pintura em base água.

Independente das vulnerabilidades econômicas, há sinais positivos também apontando para o emprego mais intenso de tintas com teores de sólidos mais elevados, envolvendo resinas, pigmentos, cargas e aditivos. Observa-se rápido crescimento no mercado das tintas em pó, cujo uso conquista cada vez mais número maior de adeptos e apresenta boas perspectivas para a introdução dessa tecnologia em novos segmentos industriais.

Em 2002, especialistas avaliam ter ocorrido crescimento de 10% no consumo de tintas em pó em comparação ao ano anterior, tomando por base uma produção em torno de 26 mil toneladas/ano, com aplicações de maior demanda nos segmentos de móveis de aço, eletrodomésticos e manutenção industrial.

Em 2003, novas expansões estão previstas e já começam a se confirmar. A julgar pelos indicadores da Abrafati e por novas parcerias, a exemplo da que se firmou entre a Isocoat e a 3M, que irá resultar na produção local de tintas em pó FBE (Fusion Bonded Epoxi), destinadas a revestir tubulações de gasodutos e oleodutos. Com isso o leque das novas possibilidades foi francamente aberto e deverá ampliar-se pelo emprego em revestimentos de vergalhões para a construção civil, bombas e tubulações para setor de água, sistemas de isolação elétrica, entre outros, ensejando um novo ciclo de expansão que se estenderia até 2007, quando estariam concluídos os novos investimentos programados em plantas, avaliados em torno de US$ 500 milhões, e que acenam para um futuro ainda mais promissor ao estável mercado brasileiro de tintas.

Química e Derivados: Abrafati: Telma - novos grupos se interessam pela feira.
Telma – novos grupos se interessam pela feira.

Participação aumenta – A 8ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas ocupará neste ano 19 mil m2 no 2° pavimento do ITM Expo, espaço ampliado em cerca de 50% para abrigar com maior conforto mais de 200 estandes. Segundo Telma Lúcio Florêncio, da Abrafati, supervisora dos eventos, a programação deste ano despertou maior interesse entre os patrocinadores, envolvendo sete novas corporações, como Air Products, Best Química, Brazmo, HCI Brasil, Imerys, Surcolor e Unipar, além de maior número de empresas estreantes, como Arch Química, Datiquim Produtos Químicos, Dynatech, Formingplast, Medidores Polimate, Instrutherm, ISP do Brasil, Megh, Prodismaq, Promáquina, Rudnik, Specialty Minerals e SQLA – Sociedade Química Latino Americana. Para Telma, todos apostam no sucesso da exposição e congresso, desde os técnicos dos laboratórios de bancada até os altos executivos e presidentes das companhias.

Com diversificada programação de 75 palestras técnicas, o 8° Congresso Internacional de Tintas terá lugar em cinco auditórios instalados no terceiro pavimento do Centro de Convenções do ITM Expo, comportando apresentações simultâneas. Os preparativos para levar a bom termo toda a programação se iniciaram um ano atrás, e mais uma vez procuram enaltecer a produção do setor acadêmico de onde partem importantes estudos e pesquisas norteadores de desenvolvimento para o setor. Entre as novidades deste ano figuram as palestras plenárias, contando com a participação de importantes personalidades do setor, como Juan Marcos Saavedra, presidente para a América Latina do grupo ICI Paints, e Alan Barton, vice-presidente da Rohm and Haas Company, também diretor da unidade de negócios de coatings da empresa. Além das apresentações orais, haverá área especial destinada a painéis, informando as sinopses dos trabalhos em presença dos autores, para debater os conteúdos com os congressistas.

Os trabalhos selecionados pelos membros do comitê do congresso, colegiado integrado por doze especialistas do setor, além de contribuir para a qualidade técnica do evento, destacam-se neste ano pelo ineditismo. Um dos temas de grande repercussão será apresentado pela Cray Valley que desenvolveu, em conjunto com a Rhodia, um novo sistema poliuretânico para tintas em pó. Baseado no hexametileno di-isocianato (HDT), monômero conhecido nas formulações de revestimentos líquidos, onde atua como constituinte dos reticulantes existentes em sistemas poliuretânicos de dois componentes, empregados nos setores automotivo, industrial e madeireiro, principalmente em acabamentos resistentes ao amarelecimento, o estudo evidenciará o desempenho exterior do sistema proposto quanto à reatividade, flexibilidade e estabilidade.

Outro estudo interessante será apresentado pela Reichhold. Trata-se do emprego de resinas acrílicas GMA (glicidilmetacrilato) em tintas em pó, e suas vantagens de cura sob temperaturas mais baixas, melhor resistência às intermpéries e maior facilidade no controle da funcionalidade.

Projetadas para usos específicos, as resinas GMA têm emprego como resinas primárias, formadoras de filmes, para aplicações automotivas, como basecoats e clearcoats, desenvolvidos para carrocerias, envolvendo também as tintas de cura à baixa temperatura para plástico reforçado e os aglomerados de madeira de média densidade conhecidos por MDF (medium dense fiberboard). Essa categoria estaria também representando um novo degrau na evolução das tintas em pó, ao complementar as soluções introduzidas para as resinas poliéster e conjugar propriedades, como resistência química e às intempéries, sendo de fácil aplicação, tendo ainda custo final mais compensador.

Um dos temas programados para este ano também deverá despertar o lado criativo da platéia. Trata-se da exposição a ser feita pelo Dr. Raimund Schmid, da Basf AG, discorrendo sobre o princípio de funcionamento dos pigmentos de cor variável, que dependem do ângulo de visão do observador.

Baseados em películas finas de baixa refração e camadas refletivas de metal ou óxidos metálicos, esses pigmentos classificam-se em dois tipos: os de tonalidades vermelha ou dourada, decorrentes do revestimento dos substratos lamelares com óxido de silício e óxido de ferro, e, no segundo caso, os que formarão espectro de cores.

A qualidade das produções acadêmicas também estará em evidência nesse congresso, podendo ser conferida no estudo a ser apresentado pela Faculdade de Engenharia Mauá, que desenvolveu um novo método para resfriamento de resinas sólidas por processo de esteira, sob o título “Controle Neuro Fuzzy de Vazão da Descarga em Esteira de Resfriamento de Resinas Sólidas”.

Outro estudo interessante, desenvolvido por acadêmicos e pesquisadores do laboratório de polímeros da Faenquil, de Lorena–SP, comprova a possibilidade de se obter látices com alto teor de sólidos (maior que 60%) e viscosidade reduzida. É feito a partir da mistura física de látices monomodais com diferentes tamanhos de partículas, e com teor de sólidos a ~50%, sintetizados em processo semi-contínuo, utilizando-se como monômeros o metacrilato de metila (MMA), o acrilato de n-butila (BA) e o ácido metacrílico (MAA), além de uma blenda de surfactantes.

Os congressistas que puderem acompanhar a exposição sobre “Tensoativos para o Desenvolvimento de Revestimentos” terão acesso a várias opções, não-iônicas ou aniônicas, envolvendo critérios de escolha relacionados com baixa tensão superficial da água, formação de micelas, HLB, efeito de baixa espuma e resistência à alcalinidade.

Por fim, sob o título “Encapsulação do Dióxido de Titânio e sua Utilização em Tintas à Base de Água”, apresenta-se metodologia para modificar com titanato e encapsular o TiO2 com o copolímero constituído de metacrilato de metila, acrilato de n-butila e ácido metacrílico, bem como demonstra-se os resultados que culminam com a sua melhor dispersão em filmes poliméricos.

Além dessas novidades, o leitor poderá acompanhar a seguir o roteiro especial preparado por Química e Derivados, dentro do qual destacamos o que há de novo nas empresas expositoras com base nas informações por elas prestadas.

Veja o que pinta de novo na feira

ALDORO

Sediada em Rio Claro, no interior paulista, a empresa, única na América do Sul a fabricar purpurina e pasta de alumínio, pigmentos metálicos empregados em tintas e plásticos, destacará três linhas de produtos e suas diferentes aplicações. As purpurinas da linha Stanlux Gold, constituídas por pigmentos dourados, fabricados em base cobre e zinco, são principalmente empregadas em tintas para impressão, embalagens, decoração e plásticos. Já as pastas de alumínio da linha Stanlux Paste têm aplicações em todos os segmentos de tintas imobiliárias, decorativas, industriais e para manutenção, estendendo-se ainda às aplicações no setor plástico. Por último, pertecendo à linha de pastas de alumínio Stanlux Silver, desenvolvidas para emprego em tintas automotivas, OEM, repintura, serão apresentados produtos incorporando novas tecnologias.

ARCH CHEMICALS

Biocidas com amplo espectro de proteção bactericida, fungicida e algicida desenvolvidos para aplicações em tintas, revestimentos, adesivos e selantes, constituem os destaques dessa empresa global dedicada ao ramo de especialidades químicas, detentora de posições de liderança em vários setores, como microeletrônica, tratamento de água, madeiras, biocidas industriais e cuidados pessoais. Contando com fábricas na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia, África, e com moderno laboratório instalado no Brasil, a empresa oferece produtos de alta tecnologia compatíveis com ampla gama de formulações.

AROMAT

O representante oficial de empresas como Pyosa, Elementis Pigments e Elementis Especialties no mercado brasileiro, destacará várias linhas de produtos que contam com estoques locais. Da Pyosa, do México, serão apresentados pigmentos inorgânicos, como cromatos e molibdatos de chumbo, pigmentos anticorrosivos, pigmentos azuis e verdes de ftalocianinas, além de pigmentos orgânicos para emprego nos setores de tintas, de impressão e plásticos. Da Elementis, serão destacados pigmentos inorgânicos, como óxido de ferro de alta pureza, vermelhos e amarelos, preparações pigmentárias para bases solvente, água e universal, envolvendo sistemas tintométricos, agentes reológicos em bases solvente e água, ceras micronizadas e emulsionadas, além de dispersantes e antiespumantes.

AVECIA

A divisão NeoResins preparou uma inovação para o segmento de pisos em madeira. Trata-se do NeoCryl XK-110, emulsão acrílica hidroxilada, reacionável com isocianato, que confere aos filmes elevada resistência química e alto brilho. Serão destacadas, porém, várias outras linhas de produtos, como o NeoRez R-2150, poliuretano alifático em dispersão aquosa, recomendado para formulações de vernizes em mono e bicomponentes, para pisos em madeira e NeoCryl XK-15, emulsão acrílica auto-reticulável (self-crosslinking) e livre de surfactantes, para aplicações industriais direcionadas a móveis. Para sistemas de cura UV, evidenciam-se as linhas de poliuretano em dispersão aquosa NeoRad R-440 e R-445, que apresentam facilidade de manuseio. Para acabamentos em vários substratos, inclusive plásticos, o destaque ficará por conta do NeoRez R-1000, poliuretano alifático em dispersão aquosa com propriedades de maciez ao toque (soft feel) e baixo brilho. Já para acabamentos industriais em plásticos, a emulsão acrílica estirenada NeoCryl A-662, compatível com pigmentos micáceos e metálicos, apresenta elevada resistência ao álcool e adesão aos mais diversos polímeros empregados nas indústrias em geral e nos setores automotivo e eletroeletrônico. Por último, para acabamentos em metais, a emulsão acrílica hidroxilada NeoCryl XK-100, é recomendada para formulações de sistemas bicomponentes e reacionáveis com melaminas ou isocianatos aquosos.

BANDEIRANTE

Destacada no ramo de distribuição de produtos químicos, solventes hidrocarbônicos e oxigenados, a Bandeirante Química apresentará as últimas inovações e soluções desenvolvidas por vinte fabricantes de insumos e tecnologias de ponta para as indústrias de tintas. Algumas das novidades poderão ser conferidas nas novas linhas de industrialização e formulação de solventes, práticas para a gestão de resíduos e no programa de marketing total implementado pela empresa, com o propósito de oferecer maior ênfase ao atendimento diferenciado de seus clientes. No âmbito dos lançamentos, serão conhecidos produtos da BYK-Chemie, Cabot, Dow Química, DuPont, Sartomer, Lucite, Wayne Pigments, American Colors e Rhodia. Mas é como patrocinadora tradicional do 8° Congresso e Exposição Internacional de Tintas que a empresa estará recebendo convidados especiais em seu estande, como palestrantes da DuPont, Dow Química, Rhodia, Cabot e BYK-Chemie, propiciando um momento de encontro e de maior entrosamento desses com o público e demais profissionais interessados em esclarecer dúvidas sobre as novas metodologias e produtos.

BAYER CHEMICALS

A fornecedora global de pigmentos, detentora de mais de 50% de participação no mercado brasileiro, destacará na exposição várias linhas tradicionais de produtos, bem como lançamentos envolvendo a linha Solfort de pigmentos granulados, caracterizada pela fácil dispersão e alto brilho, incluindo a linha Aquasol (dispersão universal), ambas fabricadas na unidade do México. Em se tratando de dispersões pigmentárias aquosas, serão destacadas as linhas Baycolor, Levanyl e Baydeco, as duas últimas constituídas por produtos importados da Argentina e que consistem em dispersões feitas com pigmentos orgânicos. Tomará ainda lugar de destaque na sua participação a nova ampliação a ser feita nas instalações da fábrica de Porto Feliz–SP, a qual contribuirá para atender à crescente demanda pelos pigmentos de óxido de ferro sintéticos, presentes na linha Bayferrox, elevando também a oferta dos pigmentos amarelos LOM, cujas características tem-se revelado incomparáveis no que diz respeito à baixa absorção de óleo, alta micronização e baixa viscosidade. Outra novidade a ser anunciada pela empresa é a introdução do óxido de ferro preto Bayferrox 318 MPF no mercado de tintas, insumo de alta resistência ao intemperismo e com propriedades magnéticas, aspectos já reconhecidos no segmento de tintas decorativas.

BAYER POLYMERS

Produtos consagrados no mercado de tintas e vernizes, como poliisocianatos alifáticos e aromáticos, resinas acrílicas hidroxiladas, resinas de cura UV, poliésteres, poliéteres e especialidades, amplamente empregadas nos segmentos de repintura automotiva original e em vários outros setores da indústria, estarão sendo destacados no estande. A participação dessa tradicional fornecedora de insumos químicos, porém, se estenderá ao congresso e poderá ser acompanhada em duas palestras de grande interesse para a produção na área. Um dos temas focalizados versará sobre a utilização segura e ecologicamente responsável dos poliisocianatos, abordagem que ressaltará aspectos de controle e prevenção de riscos. Outro tema que deverá empolgar a platéia focalizará os super alto sólidos, ou seja, as combinações de poliaminas alifáticas estericamente bloqueadas ou impedidas, de baixa viscosidade, com thiners de aldiminas reativas e PICs alifáticos, matérias-primas de baixa viscosidade e baixo VOC (componente orgânico volátil), cujas aplicações conferem aos filmes a mais alta qualidade e resistência a intempéries e manchas.

Química e Derivados: Abrafati: bestquimica. BEST QUÍMICA

A distribuidora de produtos químicos e petroquímicos irá comemorar a conquista da ISO 9001, edição 2000, e comunicar ao público os resultados dos últimos investimentos promovidos na expansão de sua capacidade, que culminaram com a inauguração em abril de suas novas instalações em São Bernardo do Campo–SP, onde foi construído um dos mais modernos terminais de distribuição de líquidos a granel da América do Sul. Ocupando área de 30 mil m², o novo terminal possui 49 tanques com capacidade para armazenar até 2 milhões de litros, e tem condições para carregar ou descarregar simultaneamente até 9 carretas, a cada intervalo de 30 minutos. A empresa também dispõe de laboratório próprio, opera com frota de 20 caminhões terceirizados, e criou um espaço exclusivo para os caminhoneiros dentro das suas instalações, visando oferecer maior conforto e oportunidade de descanso a essa categoria de trabalhadores até por medida de segurança.

BRASCHEMICAL

Atuando em representação a fabricantes globais, a empresa promoverá na feira insumos desenvolvidos pela Lubrizol (antiespumantes, dispersantes, biocidas, ceras micronizadas, promotores de aderência, inibidores de corrosão); Day Glo (pigmentos fluorescentes, fosforescentes, glitters, branqueadores ópticos, micas); Expancel (expansores/microesferas de polivilinideno); Kemira (dióxido de titânio/rútilo, anatase, micronizado–UVTitan); Noviant (carboximetilcelulose); EC Pigments (pigmentos orgânicos); e Matsui (pigmentos termo e fotocrômicos), proporcionando esclarecimentos e consultoria técnica durante a exposição.

BRASEQ

Novas tecnologias serão apresentadas ao público. Uma delas é o medidor de espessura de filmes em até cinco camadas sobrepostas Positector 100, da Defelsko Corporation. Duas outras referem-se aos novos viscosímetros da Brookfield Engineering: KU-1+, viscosímetro digital, com garantia de exatidão e facilidade na aplicação da metodologia Stormer; e CAP 2000, viscosímetro também digital, capaz de reproduzir com maior exatidão a metodologia ICI, executando a reologia em altas taxas de cisalhamento. Além desses equipamentos, a empresa irá proporcionar um extenso programa de palestras junto ao Congresso, versando sobre “Viscosidade e Reologia: Métodos e Aplicações”, “Refratômetros e Viscosímetros em Linha: Controle de Processos de Polímeros e Tintas”, “Ultra-som: Medição de Múltiplas Camadas de Revestimento em Diferentes Tipos de Substrato”, “ Medição da Aderência de Revestimentos em Diferentes Tipos de Superfície”; “Reologia do Fluxo de Pós Secos e Umidos”; e “Partículas e Colóides: Potencial Zeta, Tamanho e Distribuição”.

BRAZMO

Recém-lançado no segmento de tintas para impressão UV, o sulfeto de zinco estará em destaque na participação da Brazmo nessa feira. Esse composto melhora a polimerização, acelera a secagem e possui propriedades algicida e anticorrosiva. Outro produto de grande importância para o setor é o sulfato de bário Blanc Fixe Micro. Constante da linha, trata-se de produto sintético fabricado com alto grau de pureza, desenvolvido para os mercados de tintas para impressão, tintas em pó, tintas automobilísticas, preparação de pigmentos e primers, podendo também atuar como agente espaçador, dispersante, defloculador e anti-aglomerante. Entre os benefícios dessa formulação está o spacing effect, que aumenta a eficiência do poder de cobertura do TiO2, trazendo resultados comprovados pelas cores mais brilhantes dos pigmentos orgânicos. O baixo índice de refração do sulfato de bário, combinado ao pequeno tamanho das partículas, são outros fatores favoráveis ao emprego da substância em formulações com negro-de-fumo.

BRENNTAG

Depois da compra da Fenilquímica, após três anos de negociações, a empresa continua investindo em crescimento, ao criar em Guarulhos–SP um dos maiores centros de distribuição de produtos químicos do País, que atenderá a todas as normas nacionais e internacionais de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente. Nele a empresa pretende priorizar a atuação de profissionais especializados no manuseio dos produtos, com o objetivo de poder numa próxima etapa proceder à coleta e tratamento dos compostos orgânicos voláteis liberados durante a armazenagem dos derivados de petróleo a granel. Contando com linhas de produtos cada vez mais amplas, tendo como fornecedores Rhodia, Dow Brasil, Oxiteno, Peróxidos, Rhom & Haas, Millennium, RPP–Resolution Performance Products, Nitroquímica, Copesul, Bayer, Basf, Akzo Nobel, Dow Corning, Unilever, Prosint, Goldschmidt, Kraton, entre outros, a empresa atende às necessidades das indústrias de tintas, envolvendo inclusive os segmentos automotivo, industrial, gráfico e decorativo.

Química e Derivados: Abrafati: medidor_de_brilho. BYK-GARDNER

Ao participar da exposição em conjunto com a Emite, representante no Brasil, a empresa irá destacar vários aparelhos em lançamento mundial. Para medir o efeito “casca de laranja” e a nitidez de imagem em tintas industriais e automotivas, serão apresentados os instrumentos Micro-Wavescan e Micro-DOI. Para medir brilho, o novo micro-TRI-gloss, acrescenta novas funções estatísticas e de auto-diagnóstico, comportando software para transferência e análise em Excel. Incluem-se na apresentação as cartelas de testes para tintas, disponíveis em ampla variedade de modelos, atendendo aos formatos e desenhos tradicionais, inclusive aqueles citados nas novas normas brasileiras da ABNT para testes de tintas. Na linha de espectrofotômetros, o destaque ficará por conta da linha Colorguide, agora com selo em vidro cristal, para facilitar medições de cor de pós, pastas e congêneres.

BUCKMAN

A corporação, fundada em 1945 em Memphis, Tennessee, nos EUA, pelo PhD em microbiologia e bioquímica Dr. Stanley J.Buckman, estará lançando nova linha de bactericidas e fungicidas, produtos desenvolvidos pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento atuante no Brasil, com a finalidade de oferecer aos fabricantes de tintas boas alternativas sob os aspectos de custo e desempenho. Outro projeto nacional vem somar-se a esse como é o caso do novo dispersante lançado em abril deste ano e já aprovado por diversas fábricas de tintas que já o introduziram nas suas linhas de produção. Operando no Brasil com as certificações ISO 9001-2000 e ISO 14001, esta última obtida em julho de 2002, a empresa possui 22 companhias associadas, das quais dez são unidades fabris instaladas no Brasil, México, Bélgica, duas unidades nos EUA, África do Sul, Canadá, Cingapura, Austrália e China, distribuindo seus produtos em mais de 90 países.

CARBONO QUÍMICA

Aditivos de desempenho, modificadores de reologia e aminas de cadeia longa que tiveram seu espectro ampliado para mais de 250 produtos estarão entre os destaques da participação da empresa que, além de apresentar soluções para as indústrias de tintas, amplia seu portfólio, acrescentando itens para atender aos mercados de adesivos, resinas, produtos de higiene doméstica e cosméticos. A exemplo de sua participação em edições anteriores, foi preparada uma área de 112 m² para acolher seus visitantes, esclarecendo dúvidas ou informando-os sobre as linhas de produtos, novas tecnologias e serviços prestados pela empresa que também participará do congresso, por intermédio do seu diretor de operações Roberto Giannini, debatendo o tema da “Avaliação Ambiental de Solventes Petroquímicos de Baixa Toxidez”.

CIBA

A equipe de colaboradores da Coating Effects atenderá aos clientes que necessitem de informações sobre a ampla linha de produtos, envolvendo antioxidantes, inibidores de corrosão, blendas, absorvedores UV, estabilizantes à luz, fotoiniciadores, dispersantes, espessantes, emulsões acrílicas, apassivadores de metal, algicidas, branqueadores ópticos para sistemas em bases solvente e água, pigmentos orgânicos e inorgânicos, preparações pigmentárias, dispersões e corantes. Como tradicional patrocinadora do Congresso Internacional de Tintas, a empresa apresentará palestra sobre fotoproteção e estabilidade de cor em madeira, de grande interesse mundial. Aborda a questão de como amenizar modificações químicas e mecânicas decorrentes da exposição da superfície da madeira à luz UV, proveniente da radiação solar, e também decorrentes da umidade e calor. O processo de alteração da tinta e madeira, segundo os especialistas da empresa, é resultante de um fenômeno chamado foto e termo-oxidação, envolvendo hidrólise, efeitos de poluentes químicos e fatores biológicos naturais, como fungos, bactérias e algas. Sistemas duráveis necessitam de melhoramentos não somente do tipo top coat, mas também relativos à adesão e retenção da tinta no substrato, aspecto a ser aprofundado durante a palestra.

CLARIANT

Ampla gama de biocidas, emulsões e coatings será destacada ao público. A divisão FUN, representada pela BU Biocidas, evindenciará bactericidas e fungicidas para tintas, formulados com todos os ativos descobertos até o presente, destacando em especial os blends. A área de emulsões reforçará o anseio de trabalhar com produtos em base água nas linhas decorativa e industrial, destinadas a esmaltes, primers, anticorrosivos, vernizes para madeira, selantes etc., em virtude do desempenho superior em comparação aos sistemas alquídicos. Outras preocupações da empresa estarão voltadas à fabricação de produtos atóxicos e com maior resistência, brilho, dureza e bloking, qualidades amplamente testadas e aprovadas em diversos países da Europa, em substituição aos tradicionais sistemas em base solvente. Seguindo tendência mundial em respeito ao meio ambiente, a empresa comunicará a ampliação na produção de acrílicos puros no Brasil, visando oferecer ao mercado nacional qualidade e tecnologia de ponta. Na área de coatings, serão apresentados pigmentos orgânicos inéditos, como o amarelo hostaperm H5G, o azul hostaperm R5R e o vermelho novoperm THI 4G 70, com novas estruturas químicas, principalmente adequadas aos mercados de tintas automotivas e industriais. A grande vantagem dessa nova linha de pigmentos, segundo os especialistas da empresa, é que os produtos atendem às atuais exigências de maior resistência às intempéries, tem maior poder de tingimento e excelente poder de cobertura, especialmente em se tratando do pigmento vermelho. Na área de aditivos para tintas e vernizes, serão apresentadas as ceras micronizadas Ceridust, destacando-se a Ceridust 5091, cera reativa para uso em sistemas de cura UV, além da série Ceridust 6073, 6074 e 6075, agentes de textura em tintas para madeira. No segmento dos estabilizantes de luz Sanduvor, os destaques ficarão por conta dos novos tipos de sistemas aquosos, contendo alta concentração de ativos.

Química e Derivados: Abrafati: espectrofotometro_8400. COR & APARÊNCIA

Novas linhas de espectrofotômetros de bancada para laboratórios, com os mais avançados padrões de funcionalidade e precisão, incluindo novos softwares para formulações e controle de qualidade de cores, estarão em apresentação ao público. A série de espectrofotômetros Premier 8000, da X-Rite, incorporou maior versatilidade, oferecendo instrumentos que podem ser utilizados nas posições vertical e horizontal. Opcionalmente, esses aparelhos poderão agregar instrumentos de mais alto desempenho, presentes no modelo 8400, bem como de médio desempenho, conforme modelo 8200, fabricados com a esfera Spectralon, para oferecer maior precisão e durabilidade aos equipamentos. No segmento de softwares, duas novidades poderão ser conhecidas pelo público. Uma delas é o ColorMaster. Desenvolvido pela X-Rite, esse programa permite várias configurações amigáveis, envolvendo sistemas simples até os mais completos. Outra novidade é a nova versão do software X-RiteColor Master Web, que permite atuar via Internet. A grande vantagem oferecida pelo novo programa é que todos os dados sobre cores ficarão armazenados em um servidor central, ao invés de ficarem alojados num único computador, possibilitando ao usuário o acesso a vários arquivos e a visualização de dados de quaisquer computadores, requerendo apenas um username e um password para conexão ao servidor central. Além do sistema operacional Windows 2000 e tecnologia Microsoft Terminal Services, o novo software possui ferramentas que permitem ao administrador do sistema configurar cada usuário de acordo com diferentes tipos de permissão de acesso, sendo especialmente recomendado para aplicação em empresas com múltiplas localidades ou com grande número de canais de distribuição.

CROMPTON

A Osi Specialties, unidade de negócios da Crompton, líder na produção de silanos organofuncionais e especialidades em silicones, divulgará os diversos campos de aplicação dos silanos Silquest, monômeros silanos, aditivos CoatOsil e surfactantes Silwet, empregados em tintas e revestimentos de alto desempenho nos setores automotivo, construção civil, aeroespacial, plástico, têxtil, etc., tendo por foco os sistemas aquosos, de altos sólidos, e tintas de manutenção industrial. Alguns destaques ficarão por conta das várias linhas funcionais de monômeros de silanos que, adicionados na estrutura do látex durante a polimerização, aumentam o desempenho das tintas e revestimentos em base água, principalmente no que se refere à resistência à adesão e lavagens, resultando em maior durabilidade. Também será apresentado na oportunidade um novo promotor de aderência (Silquest Wetlink 78 Silane) a ser aplicado na fabricação de selantes em base água, formulados com emulsões acrílicas, e que proporciona ótimo desempenho quanto às propriedades físicas, associado à baixa emissão de compostos orgânicos voláteis. Para sistemas de tintas e revestimentos formulados com acrílicos e poliuretano em base água, a empresa destacará o CoatOSil 1770 Silane, aditivo que atua como agente de reticulação, podendo substituir produtos considerados tóxicos, como a aziridina, na cura de sistemas de poliuretano.

DEGUSSA

Vários especialistas internacionais, além da equipe técnica da Degussa Brasil, estarão respondendo às consultas dos clientes e prestando maiores esclarecimentos sobre os lançamentos programados, envolvendo novas linhas para sistemas PUR fosco (Vestagon) e Colortrend Plus. Também serão discutidos outros temas como a tecnologia de densificação “V V” da linha de sílicas pirogênicas (Aerosil); os novos monômeros metacrílicos Plex 6934-0, para tintas em base água e Tbama para sistemas de polímeros hidrossolúveis, que se complementam com as linhas de aditivos Tego Rad 680 (agente umectante), Tego Rad 681 (aditivo de dispersão) e anti-bolhas Tego Airex 916/936/938/962. Na série de palestras, o Dr. Uwe Stapperfenne apresentará o tema “High Performance Polyesters for Exterior and Interior Can Coatings”; o Dr.Volker Weiss discorrerá sobre “Matte Polyurethane Powder Coatings”; e o Dr.Brij R.Mohal irá ministrar “Durability of Pigments and Coatings Applications”. Tratam-se de membros renomados da poderosa equipe de pesquisadores da tradicional empresa alemã.

Química e Derivados: Abrafati: dynatech. DYNATECH

A empresa marca sua estréia na feira, apresentando ampla linha de pigmentos orgânicos de alto desempenho, indicados para formulações de tintas que necessitam de elevada solidez à temperatura e à luz, como o pigmento Red 176 – Carmin Dynachrom DF3C, incomparável por suas propriedades e por estar em sintonia com a política mundial de oferecer opções competitivas às substituições de pigmentos inorgânicos sobre os quais recaem várias restrições toxicológicas. No rol dos novos desenvolvimentos, foram programados para a feira lançamentos envolvendo corantes de complexo metálico, destinados ao tingimento de madeiras e couros. Fornecidos na formas sólida e líquida, esses corantes são produzidos na Espanha pela MVS, parceira da Dynatech na instalação da moderna fábrica de Diadema–SP, e uma das responsáveis pela nacionalização de corantes líquidos destinados às indústrias de papel e celulose, setor no qual a Dynatech mantém a liderança de fornecimento não só para o Brasil, como também para toda a América Latina. Na oportunidade será também apresentada a mais nova parceria firmada com a espanhola Lamirsa. A empresa tem atuação destacada em todo o mercado europeu, sendo detentora da tecnologia de fabricação do ativo de última geração para biocidas.

ELEKEIROZ/CIQUINE

A integração operacional entre a Elekeiroz e a Ciquine, tradicionais produtores de anidrido ftálico, ácido fumárico e plastificantes, permitiu alcançar maior racionalidade logística no atendimento dos clientes em todo o País. Produzindo oxoálcoois octanol, n-butanol e iso-butanol, compostos que reagem com os anidridos ftálico e maléico, para dar origem a diversos plastificantes, como DOP (dioctilftalato) em graus técnico e alimentício, DIBP (diisobutilftalato), DOA (dioctiladipato) e DBM (dibutilmaleato), a recente aquisição da Ciquine pela Elekeiroz assegurou ainda mais a continuidade de abastecimento ao mercado, fortalecendo todo o complexo industrial. Ao longo deste ano estão previstos investimentos em atualização, para elevar a produção a patamares mais altos de produtividade e competitividade, bem como incorporações de novos produtos à linha atual.

Química e Derivados: Abrafati: camara_equilam. EQUILAM

Estará em lançamento a câmara para testes acelerados de corrosão, equipamento microprocessado, com CLP, tela touchscreen, construída em fiberglass e provido de ciclos programáveis de acordo com padrões ASTM-B117, ASTM-G85, BS3900-F18, GM9540P/B, CCT-1, CCT-4, PV1210-VW, VDA621-415 e FIAT50493/04. Várias outras soluções estarão em destaque, como câmaras de névoa salina, câmaras climáticas úmidas para testes de temperatura/umidade, choque térmico ar-ar, choque térmico líquido-líquido, temperatura/vibração, stress, além de destiladores, chapas aquecedoras, durômetros, etc. Entre as atividades desenvolvidas pela Equilam, encontram-se também estudos e projetos de construção de equipamentos com características técnicas e dimensões especiais, além de serviços de assistência técnica, manutenção, calibração, aferição, segundo padrões rastreados pelo Inmetro e RBC, destacando-se ainda sua atuação como agente exclusivo de marcas, como Envirotronics, Future Tech e Imptech.

Química e Derivados: Abrafati: unidade_fluidos_exxon_mobil.EXXONMOBIL QUÍMICA

A ExxonMobil Química, tradicional fornecedora da indústria de tintas e vernizes, pertencente ao conglomerado petrolífero e petroquímico ExxonMobil Corporation, criado em 1999 pela fusão das operações da Exxon e da Mobil, divulgará as instalações dos seus terminais de produtos químicos localizados em Paulínia–SP e Ilha do Governador–RJ, sendo este último o único marítimo do setor, com capacidade total de armazenagem de 64 milhões de litros. Pioneira na fabricação de solventes hidrogenados, a planta de fluidos especiais de Paulínia, inaugurada em 1999 junto à refinaria Replan, vem absorvendo investimentos da ordem de US$ 30 milhões. Com produção dedicada à fabricação de fluidos especiais da linha Exxsol D, atualmente somando 32 mil toneladas anuais, os maiores volumes de aplicação são canalizados para o setor de tintas e vernizes, permitindo às indústrias formular produtos finais com baixo odor e também com baixos teores de aromáticos e enxofre. Entre as novidades, a empresa apresentará os serviços e o suporte técnico oferecido pela recém-inaugurada Central de Atendimento a Clientes. Instalada em São Paulo, essa central é responsável pelo recebimento e entrega de pedidos para todo o País, serviços que futuramente serão estendidos para todos os países do Cone Sul. Outro destaque envolverá o programa especial de computador CoAct, desenvolvido pela empresa para otimizar os sistemas solvente-resina, contando com recursos de sofisticados métodos para se reformular tintas, e que se encontra à disposição de todos os clientes.

GRUPAR

Serão apresentados vários produtos de última geração fabricados por treze representadas. Da CCP – Cook Composites & Polymers, dos EUA, um novo desenvolvimento, a ser divulgado durante o Congresso, promete viabilizar a produção local de emulsões. Também da CCP, duas novas resinas sólidas serão promovidas: a Esi-Rez 56, para sistemas de alto brilho, e Esi-Rez B 408-144, para moagem de pigmentos e produção de OPV.

Da Cray Valley Ibérica, da Espanha, as novidades se relacionam com resinas híbridas para substratos termossensíveis. Da Keim Additec Surface, da Alemanha, duas versões na forma de emulsão de cera de polietileno de alta densidade modificado (Ultralube E-521 e E-522), e uma versão na forma de dispersão (Ultralube D-1320), serão indicadas para lacas para madeiras e preprint; apresentando-se também um novo e específico método para emulsionar ceras de amida e uma nova classe de agentes antibloking para tintas e revestimentos. Da Silcona, da Alemanha, os destaques ficarão por conta dos agentes hidrofugantes (Silcophobe), agentes dispersantes para pigmentos orgânicos e inorgânicos (Silcosperse), umectantes (Silco Wet) e agentes de nivelamento (Silco FLW). A parceria entre a Grupar e a Dow Brasil no mercado de cura UV, iniciada com o lançamento do oligômero XZ 92551.00, cem por cento epóxi acrilado, também está incluindo as versões diluídas em 20% de TMPTA e 25% de TPGDA. Da Prosint Brasil, um novo solvente de baixo peso molecular, alto poder de solvência, e que não agride o meio ambiente, fará parte dos lançamentos. Da Rahn, da Suíça, a resina UV, desenvolvida para proporcionar aspecto fosco aos produtos formulados, como vernizes UV, estará em evidência. Da Eit Instruments, dos Estados Unidos, a principal novidade é que a Grupar tornou-se a única empresa licenciada a executar calibrações nos radiômetros. Da Eternal, de Taiwan, maior fabricante asiático de monômeros e oligômeros para cura por radiação, serão destacadas especialidades para os mercados de UV e vinílicos.

IMERYS

A empresa destacará a dispersão de carbonato de cálcio e magnésio micronizado que contém quantidade otimizada de caulim, de alta alvura, e apresenta excelentes propriedades reológicas, além de granulometria controlada. Utilizado em formulações de tintas, adesivos e produtos de base aquosa que necessitem de cargas minerais de alta qualidade e desempenho, o produto proporciona maior cobertura úmida e seca, facilidade de lavagem e aumento de produtividade.

INEOS

Dedicada à produção de sílicas, silicatos e zeólitos, a empresa tornou-se líder de mercado no segmento de revestimentos para a construção civil, atuando junto aos grandes fabricantes de tintas para madeiras, manutenção, decoração, acabamentos em couro, etc., contando com 60 fábricas instaladas em 16 países. Para essa feira preparou algumas novidades, envolvendo as linhas de fosqueantes Gasil HP, internacionalmente reconhecidos no mercado de revestimentos, e de extensores de dióxido de titânio, como o Zeocros E 110, voltados ao mercado de tintas em pó. As linhas em destaque serão também complementadas com os extensores Zeocros CG 180, produtos de alta eficiência, adaptáveis aos sistemas em base água ou solvente, com propriedades ópticas e alta opacidade reconhecidas.

IPEL

Os resultados de pesquisas empreendidas nos últimos dois anos, direcionadas a evitar a ocorrência de problemas microbiológicos em revestimentos, serão apresentados no estande e em palestras, destacando novas formulações de biocidas que fornecem as melhores respostas na proteção in can (bactericida) e em filmes secos (fungicida e algicida). No que diz respeito às formulações bactericidas, o destaque ficará por conta do produto em base água, BP 507. Na linha de fungicidas, a ênfase caberá à linha 400 que integra toda uma família de produtos na forma de dispersão e oferece alta resistência à lixiviação, facilidade de incorporação ao revestimento, podendo ser aplicada em tintas e revestimentos texturizados. Como exemplos de produtos serão destacados o FBP-490, com ação predominantemente fungicida e já utilizado com sucesso por alguns fabricantes de tintas, e o FBP-492, produto multifuncional que combina ações fungicida e algicida.

Química e Derivados: Abrafati: laboratorio_ipiranga. IPIRANGA QUÍMICA

Para atender aos diversos segmentos do mercado de tintas, o portfólio de produtos da Ipiranga Química é bastante amplo, mas alguns destaques foram especialmente preparados para essa exposição, envolvendo as linhas de commodities e especialidades. No primeiro caso, serão destacadas várias categorias de solventes alifáticos, aromáticos e sintéticos, além de óleos, blends otimizados para vários segmentos, com soluções de solvência em solventes e óleos, incluindo titânio, carbonato de bário, coalescentes, texanol e glicois. No campo das especialidades, as soluções envolvem pigmentos inorgânicos e orgânicos, fabricados pela DCC, e que se caracterizam por baixa emissão de pós, elevado poder de dispersão, baixa solubilidade em chumbo e alta solidez à luz; também resinas, produzidas com ftálicos especiais pela Dixie; e resinas epóxi com elevado grau de pureza, da Kukdo; bem como resinas fabricadas pela Galstaff Multiresine, linha Itamim (uréia, melamina e benzoguanamina), linha Ftalon (poliéster saturado, PU 2P), linha Uronal (isocianatos e isocianuratos), Syncryl (oligômeros com cura UV). Abrangem também resinas de silicone Silres, etilsilicatos Tes, polivinilbutiral (PVB) e resinas vinílicas Vinnol, fabricadas pela Wacker. Em matéria de aditivos, serão destacados produtos multifuncionais à base de silanos e silicone, como os da linha Addid, fabricada pela Wacker, com funções de promotores de adesão, antiespumantes e nivelantes. Outra novidade da empresa refere-se à ampliação de sua base logística, com a inauguração do novo Centro de Distribuição de Guarulhos–SP, prevista para o final deste ano. Instalado em área de mais de 100 mil m², o novo centro irá dispor de tanques para granéis e líquidos, armazém para embalados, executando diversas operações relativas a formulações, entamboramento, blends, etc., com índice zero de geração de efluentes e resíduos.

ITATEX

A Itatex irá mostrar os resultados dos investimentos feitos há cinco anos em pesquisas e desenvolvimento de novos pigmentos extensores para tintas semibrilho, incorporando mais recentemente itens destinados a tintas foscas. Na oportunidade, também irá enfatizar ao mercado a importância de se adotar soluções alternativas, que visam substituir parcialmente o óxido de titânio em função do crescimento da demanda mundial estar alcançando níveis superiores às expectativas de aumento da sua produção. A eficácia dos pigmentos também será alvo das abordagens que a empresa fará no estande, pois depende de uma série de propriedades intrínsecas envolvendo as partículas do pigmento extensor, como índice de refração, alvura, área superficial, concentração, forma, tamanho, distribuição granulométrica e índice de refração do meio no qual estarão inseridas.

Química e Derivados: Abrafati: sistema_formulacao_cores.ITG

A principal atração será o sistema de formulação de cores ITG/EasyMatch. Além de desenvolver cores, esse sistema participa da produção de lotes-piloto e simplifica tarefas, com o fornecimento de ferramentas para controlar a qualidade e gerar relatórios, arquivar dados colorimétricos, caracterizar corantes, promovendo formulações com ajuste ou combinação de componentes e executando a correção de fórmulas. Sob plataforma MS-Windows, esse sistema também pode ser integrado a dosadores automáticos e incluir softwares para a gestão de estoques. Juntamente com o EasyMatch, serão apresentadas ao público as linhas tradicionais de espectrofotômetros portáteis de reflexão, densitômetros e medidores de brilho, fabricados pela Ihara, no Japão, bem como será lançado curso sobre formulação de cores, destinado a fabricantes de tintas e a ser ministrado na Escola Senai “Theobaldo de Nigris”, com a qual a ITG mantém parceria, iniciada com a doação de equipamentos para o laboratório de colorimetria. A participação da empresa ainda se estenderá ao Congresso Abrafati 2003, com a vinda de palestrantes, como Alain Moreno, da Simex-França, químico colorista com larga experiência no preparo de formulações com o uso de softwares, e Ary Luiz Bom, especialista em cores, da ITG, que apresentará painel sobre novas metodologias aplicadas à formulação de cores também por meio de softwares.

Química e Derivados: Abrafati: logos_reatores. LOGOS QUÍMICA

A empresa desenvolveu uma linha de inibidores de corrosão orgânicos e atóxicos (Logoscor), para tintas em bases água e solventes orgânicos, capazes de evitar o flash rusting e aumentar consideravelmente a resistência às intempéries, dois fatores que, até então, impediam a aplicação das tintas de base aquosa diretamente sobre os metais ferrosos. A eficiência de um dos produtos dessa linha (Logoscor – 4564), como inibidor de corrosão em tinta acrílica de base aquosa e de alto brilho, inclusive rendeu à empresa o prêmio de inovação em ciência e tecnologia, conferido pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, em 2002. Entre as novidades, terá também destaque um novo antiespumante, cuja composição é resultante da substituição dos tradicionais óleos minerais e derivados de silicone por ésteres graxos vegetais. Denominado Logos 4050-RR, esse produto revelou em sucessivas avaliações o mesmo desempenho técnico apresentado por produtos convencionais, destacando-se pelo fator preço e por não depender dos derivados de petróleo.

MAKENI

A tradicional importadora e distribuidora de produtos químicos lança na feira uma linha de surfactantes não-iônicos para a produção de emulsões látex, solventes acetato de isopropila, NMP, DPM e MP Diol, além de novidades para o segmento de tintas decorativas. Ainda serão destacadas as linhas de produtos importados, como os solventes oxigenados: oxo-álcoois, ésteres, glicois e cetonas; emulsões de cera de carnaúba, polietileno e parafina; dispersões acrílicas puras e estirenadas; espessante não-associativo; agentes coalescentes; e aditivos anti-sedimentação, anti-espumante, nivelante, umectante, dispersante, entre outros. No estande, vários especialistas das empresas parceiras estarão à disposição para esclarecer dúvidas técnicas.

Química e Derivados: Abrafati: emulsoes_megh. MEGH

O fabricante nacional de ceras e emulsões de ceras, certificado com a ISO 9001/2000, expõe com destaque uma série de aditivos para tintas, bem como vários tipos de emulsão. As emulsões parafínicas, apresentadas em várias concentrações, beneficiam formulações de texturizados, massa corrida e tintas imobiliárias, conferindo-lhes resistência à água e umidade. As emulsões polietilênicas, de baixa, média e alta densidades, e que também atuam como aditivos para tintas, elevam as propriedades dos produtos, propiciando-lhes maiores resistências à abrasão, maresia, escorregamento (slip), intempéries, antiblocking, etc. As emulsões de polipropileno aplicam-se aos sistemas de alta exigência quanto à resistência ao atrito e as emulsões acrílico-etilênicas trazem benefícios para os sistemas de pintura que requerem adesão em superfícies metálicas. Utilizadas em vernizes de acabamento aplicados em embalagens metálicas, do tipo latinhas de refrigerantes, as emulsões de carnaúba, juntamente com as emulsões aquosas biodegradáveis, poderão também ser melhor conhecidas em todas as suas aplicações. Como representante da Bareco Products (USA), associação entre a Baker Petrolite (USA) com a Calumet Lubricants (USA) , grande fabricante de ceras parafínicas e microcristalinas nos Estados Unidos, a Megh oferece também ao mercado brasileiro ceras com estreita faixa de distribuição de peso molecular, podendo ainda desenvolver ceras e emulsões de acordo com as necessidades dos clientes.

Química e Derivados: Abrafati: celular_merck_pigmentos.MERCK

Envolvida com as novas tendências mundiais para criar produtos inovadores, a Merck estará lançando pigmentos de efeitos multicoloridos (Colorstream Arctic Fire) e cristalinos (Xirallic Solaris Red, Galaxy Blue e Stellar Green), e apresentando em seu estande vários exemplos de aplicações realizadas no mercado de tintas. Os pigmentos da linha Colorstream produzem tons sutis de turquesa, passam pelo prata intenso e brilhante, e chegam ao roxo metálico, tendência de cores demandada pelas aplicações em telefonia, estendendo-se também para produtos de alta tecnologia. Os pigmentos da linha Xirallic, desenvolvidos para tintas industriais e automotivas, produzem brilho em cores de alta intensidade. Ainda serão enfatizados os atributos dos pigmentos sintéticos de efeito perolado da linha Iriodin, que promovem uma perfeita interação entre transparência, refração, interferência e reflexão múltipla da luz. Entre as concepções dessa linha, terá grande destaque o pigmento de efeito dourado (Iriodin Star Gold), apresentado como alternativa para substituir o pó de ouro. A participação da Merck terá ainda grande repercussão pela presença do Dr. Frank Maile, responsável pela área de suporte técnico voltado ao segmento automotivo e repintura de toda a Europa e América Latina, que irá ministrar palestra sobre o tema Substrates for Pearlescent Pigments – A Review and Future Perspectives.

MINERAÇÃO SÃO JUDAS

Destacando-se por sua atuação na exploração e beneficiamento de minérios utilizados na fabricação de aditivos minerais, largamente empregados na produção de tintas imobiliárias, industriais, etc., a empresa acrescentou mais recentemente à sua linha minérios de talco e carbonato micronizados e de alta alvura, e irá evidenciar na exposição suas propriedades, proporcionando alta cobertura a seco e a úmido, além de mais alta durabilidade às tintas. Em Ponta Grossa, no Paraná, desde meados de 2002, a empresa vem fabricando três linhas de slurries: Lamex SMI, com carbonato de cálcio precipitado; Lamex PMB, que confere alta alvura e alta cobertura a úmido e a seco; e Lamex PM, com menor alvura, porém, com alta cobertura a seco e a úmido, com capacidade atual para atender ao mercado em 3 mil toneladas/mês.

Química e Derivados: Abrafati: laboratorio_miracema.MIRACEMA

As novidades, desenvolvidas nos laboratórios da própria empresa, incluem biocidas de última geração para tintas, com ação bactericida, algicida e fungicida; e secantes para tintas, preparados em várias misturas e sob medida. Destacada por novos princípios ativos, a nova safra de produtos é representada pelo bactericida Liocide 195, solúvel em água e indicado para a proteção de tintas látex e emulsões aquosas na própria embalagem, alternativa ecológica, desenvolvida para evitar o uso de produtos liberadores de formol. Outro produto será apresentado na forma de dispersão aquosa. Trata-se do algicida e fungicida Cinn TC, recomendado para a proteção de filmes de tintas à base de água, expostos a condições climáticas severas. Quatro outros fungicidas e algicidas representam novas versões desenvolvidas com tecnologias mais avançadas. Esse é o caso de Coryna 253, indicado para a proteção de filmes de tintas imobiliárias à base de água; Coryna 208, para proteção de filmes à base de solvente e vernizes para madeiras; e Coryna 2004 e 2005, produtos indicados para proteção de filmes de tintas à base de água, isentos de carbendazim, ou seja, em sintonia com a atual tendência européia. Na área de aditivos, integram o elenco dos destaques os antiespumantes Liovac e Liofoam, os secantes Liosec, os dispersantes LiosDivulgaçãoperse, além de inibidores de perda de secagem e anti-sedimentação.

OURO BRANCO

Dedicada ao beneficiamento e comercialização de minerais e celulose em fibras, bem como à distribuição de especialidades químicas e pigmentos, a Minérios Ouro Branco destacará ampla linha de aditivos minerais e a atividade de beneficiamento de fibras celulósicas que atuam como reforçantes, espessantes, agentes reológicos, estruturantes, principalmente em substituição ao amianto, alvo de beneficiamento da empresa entre os anos de 1970 e 1985, por deter grande aceitação no segmento de tintas epóxi e marítimas. Na linha de especialidades químicas, os destaques ficarão por conta da carboximetilcelulose, hidroxietilcelulose e estearatos, envolvendo alumínio, cálcio, magnésio e zinco, além de fosfato trissódico, óxido de zinco, sílica precipitada, sílica tixotrópica e sílico-aluminato de sódio, agente reológico substituto da sílica pirogênica. Na linha de pigmentos, os fornecimentos abrangem dióxido de titânio, óxido de ferro, tendo destaque especial os pigmentos perolados à base de mica, da linha Ouropearl.

PERSTOP AB

A empresa, do grupo Sydsvenska Kemi AB, fundada na Suécia em 1881, preparou várias novidades para essa feira. Uma delas é o agente coalescente de baixo odor para tintas e vernizes à base de água NX 770. Desenvolvido para elevar a atuação dos revestimentos, esse produto aumenta o brilho, as propriedades de barreira, a integridade, a elasticidade, a flexibilidade e a capacidade de cobertura sob baixas temperaturas, diminuindo a porosidade, o endurecimento do filme e as rachaduras. O público ainda poderá conferir outros destaques, como o BIS-MPA, indicado para aplicações em uma vasta linha de produtos, principalmente vernizes, e que também será focalizado em dispersões poliuretânicas durante palestra a ser proferida pelo Dr. Robert Jansson. Outra linha que deverá atrair a atenção do público é a de produtos micronizados (penta micronizado, penta técnico micronizado e di-penta micronizado), essenciais para revestimentos entumescentes, cada vez mais utilizadas para proteções antichama. Outro produto em evidência é o TMP (trimetilpropano), um dos mais vendidos no mercado brasileiro, empregado principalmente em revestimentos pigmentados, alquídicos para secagem a ar, cura ácida (resina uréia e melamínica), secagem em fornos e cura com isocianato, e também em poliésteres saturados para revestimentos líquidos e em pó e em vários sistemas de poliuretano. Para emprego em resinas de performance, envolvendo poliuretanos para uso automotivo e também oligômeros para aplicações de cura UV, o destaque ficará por conta de Boltron, polímero dendrítico, e que representa o mais recente desenvolvimento da empresa.

PETROM

A Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes, empresa de capital nacional, com participação majoritária no grupo Cipatex e nas holdings EMS e ELC, divulgará sua ampla linha de produtos, envolvendo anidridos ftálicos sólidos e fundidos, ácido fumárico em grau técnico, álcool isoamílico e sua extensa linha de plastificantes, como DBP, DIAP, DIDA, DIDP-E, DIDP-FG, DINA, DINP, DOP E DOP-FG, comercializados pela ExxonMobil Química. Entre os produtos em destaque encontra-se o álcool isoamílico, utilizado na produção de acetato de isoamila, destinado às indústrias de tintas e vernizes.

Química e Derivados: Abrafati: reometro_polimate. POLIMATE

Como representante exclusivo de fabricantes globais de equipamentos, a empresa destacará as linhas de viscosímetros e reômetros de oscilação e rotação, da Physica (Alemanha) e de extrusoras para tintas em pó, da Thermo Prism (Inglaterra). Um dos destaques ficará por conta do reômetro MCR300. O equipamento oferece vantagens associadas ao motor magneto-sincronizado, possui ajuste e controle automático de gap, além de controle e ajuste da força normal, possibilitando medições em largas faixas de torque, freqüência e velocidade. Com essas características, é possível promover estudos mais precisos sobre o comportamento reológico das tintas e revestimentos, verificando-se a estabilidade das dispersões e os comportamentos do fluxo e da aplicação (tixotropia) quanto ao nivelamento da camada de tinta, sedimentação e espessura do filme. Outros destaques serão as extrusoras de dupla rosca de 16 mm, 24 mm e 36 mm, especialmente desenhadas para as áreas de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo tintas em pó e atividades de ajuste de cores. Um dos equipamentos dessa linha, a extrusora Eurolab, provida de acessórios específicos para operar com tintas em pó, poderá ser conferida pelo público.

Química e Derivados: Abrafati: envase_gravimetrico. PRODISMAQ

Participando pela primeira vez como expositora, a empresa exibirá ao público equipamento para envase gravimétrico de latas de 18 litros, com capacidade operacional de 340 unidades/hora. Entre os seus diferenciais estão o sistema de pesagem por célula de carga, tanque intermediário, válvulas em aço inox 304 e fechador de tampas. Em vídeo, os visitantes ainda poderão conferir vários modelos de envasadoras volumétricas, gravimétricas e com rosca-sem-fim, desenvolvidas para tintas em base solvente e água, massa corrida e texturas; etiquetadoras rotativas e lineares para latas cilíndricas comportando 18 litros; paletizadores automáticos e semi-automáticos, providos de sistemas pegadores mecânicos e magnéticos; e filtros auto-limpantes.

REICHHOLD

A empresa, pertencente ao grupo DIC, aos 76 anos de existência, promoverá duas palestras versando sobre as mais recentes tecnologias aplicadas em tintas em pó, e aproveita a exposição para lançar um novo catálogo de produtos, com novas referências para o mercado de tintas.

Química e Derivados: Abrafati: contentor_rentank. RENTANK

Pioneira na fabricação de contentores em aço inoxidável, a empresa promoverá na feira várias soluções para transporte, armazenagem e conexão às linhas de produção de insumos das indústrias químicas, petroquímicas, alimentícias, farmacêuticas e de tintas, disponíveis para venda e locação. Trata-se de contentores produzidos em aço inox 304, 316 e também em aço carbono, com capacidades para 375, 500, 750, 1.000, 1.250, 1.500, 2.000, 3.000 e 5.000 litros, desenvolvidos para condições de uso normal, isotérmico, pressurizado e também para grãos, com garantias de estanqueidade, escoamento e descontaminação, que resultam na otimização dos lay-outs concebidos para as áreas de produção.

ROHM AND HAAS

O portfólio de produtos, envolvendo emulsões, modificadores de reologia, polímeros opacificantes e dispersantes, estará em destaque nessa feira. As emulsões das linhas Primal (acrílico puro e estireno acrílico) e Rovace (vinil acrílico) encontram uso em formulações de tintas premium. Os modificadores de reologia, abrangendo linhas completas de espessantes associativos e não-iônicos, apresentam desempenho superior em propriedades como fluxo e nivelamento, eficiência e resistência, abrangendo novos produtos para massa corrida. Entre os polímeros opacificantes, será focalizada a linha Ropaque, desenvolvida para melhorar a relação custo/benefício e a cobertura nas formulações de tintas premium. Na área de dispersantes, a linha Orotan oferece a mais ampla gama de dispersantes para formulações de tintas de todos os tipos.

RUDNIK

O tradicional distribuidor de matérias-primase e insumos, certificado desde 1997 com a ISO 9002, destacará ampla linha de produtos desenvolvidos pela Bayer (Desmodur e Desmophen); Adi-Pure (ácido adípico); Akzo Nobel (etanolaminas); Columbian (negro-de-fumo); Chevron Phillips (mercaptanas); Ineos Acrylic (acrilatos); Laporte (monômeros acrílicos); Degussa (peróxidos e BHT); PPG (ortodicloro benzeno e monocloro benzeno); e ISP (THF, 1.4 butanodiol e NMP). Atendimento personalizado, agilidade nas entregas, manutenção de estoques são alguns compromissos estabelecidos com o mercado.

SINTEQUÍMICA

A empresa comemora 50 anos de atividades dedicadas ao desenvolvimento de dispersões pigmentárias para as indústrias de tintas, espumas, plastificantes, têxteis, produtos domissanitários, entre outras. Algumas novidades foram especialmente programadas envolvendo dispersões da linha universal, utilizadas principalmente pelo mercado de máquinas tintométricas e na fabricação de esmaltes sintéticos, estendendo-se à linha para dispersão em di-octil-ftalato (DOP), empregada em plastificantes. Na oportunidade ainda serão destacadas as linhas de pigmentos orgânicos em pó, dispersões de pigmentos em base água (Sinterdye) e dispersões em óleo (Sinterol).

TKB

O fabricante nacional de aparelhos e instrumentos para testes físicos e de viscosidade de tintas, vernizes, resinas e colas, exibe novos desenvolvimentos e aprimoramentos, abrangendo aparelhos para avaliar a rugosidade e a aderência de revestimentos, aplicadores de filmes e instrumentos para avaliar o tempo de secagem. A nova série do kit sobre tintas gráficas para avaliar cores e cobertura, ou verificar viscosidade e rigidez, além de viscosímetros e medidores de brilho, constituirão outros destaques.

TRANSCOR

Com elevada produção de pigmentos inorgânicos amarelos e laranjas, cromatos e molibdatos de chumbo, a empresa potencializou o seu sistema logístico, inaugurando, no início deste ano, um novo centro de distribuição em Diadema–SP, para atender de forma mais ágil e eficiente às demandas dos mercados de pigmentos e corantes. Outra novidade refere-se à ampliação da oferta de produtos ao mercado nacional, com a inclusão na revenda de pigmentos orgânicos fabricados na Ásia, procendentes de indústrias instaladas na China, Taiwan e Coréia. Durante o congresso, novas dispersões universais também serão colocadas à disposição dos clientes.

UNIPAR

Sediada em Mauá, no Pólo Petroquímico de Capuava, a Unipar Comercial e Distribuidora, subsidiária do grupo Unipar, especializada na comercialização de produtos químicos e petroquímicos para todo o território nacional, apresentará no estande todo o seu portfólio de produtos, enfatizando as linhas de solventes alifáticos e aromáticos da Petroquímica União e Unipar, além de hidrocarbonetos totalmente inéditos e de elevada pureza, constituídos pelas isoparafinas, fabricadas pela divisão química da Unipar. Serão também divulgadas a linha de resinas hidrocarbônicas Unilene e diferentes insumos químicos para o mercado de tintas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.