Tintas e Revestimentos

Abrafati 30 anos: Estimulando a inovação e a circulação do conhecimento

Quimica e Derivados
10 de junho de 2016
    -(reset)+

    As apostilas desenvolvidas para o Curso de Tintas foram o embrião para outra ação de alta relevância, conduzida pela Abrafati: a produção do livro Tintas, Ciência e Tecnologia, a primeira obra do gênero publicada em língua portuguesa, que foi reconhecida com o tradicional Prêmio Jabuti – concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Bibliografia indispensável para técnicos do setor, a obra – lançada originalmente em 1993 e hoje em sua 4ª edição, atualizada e com acréscimo de novos conteúdos – contempla informações técnicas sobre todos os aspectos relacionados ao produto, em seus diversos segmentos e aplicações. São mais de 1.100 páginas, com textos dos principais especialistas brasileiros, sob a coordenação geral de Jorge Fazenda.

    “Essas são as nossas principais realizações nessa área. Poderíamos relatar diversas outras, como a criação de um curso específico sobre o GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), os diversos seminários e palestras que promovemos – entre os quais o Seminário de Assuntos Ambientais e de Segurança em Indústrias de Tintas – ou a participação nas grandes discussões técnicas e científicas globais”, explica o presidente-executivo da Abrafati.

    O fundamental a ser destacado não é o número ou o histórico dessas atividades, mas a motivação para elas e, especialmente, os resultados que trazem. “Ao abrir oportunidades para que os profissionais da cadeia de tintas e do mundo acadêmico tenham acesso a um vasto acervo de conhecimentos e de inovações, permitimos que a informação circule, passe a fazer parte dos projetos das empresas e se renove, levando adiante o círculo virtuoso da evolução tecnológica, que foi a base para a criação de iniciativas como o Congresso, o Prêmio, o Curso de Tintas e outras – e que as mantêm mais vivas e essenciais do que nunca”, conclui Dilson Ferreira.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *