Tintas e Revestimentos

ABRAFATI 2011 – Com demanda garantida, setor busca tecnologias eficazes e sustentáveis

Rose de Moraes
17 de dezembro de 2011
    -(reset)+

    Nessa área, a empresa destacou os pigmentos em tons de vermelho para aplicações em tintas e revestimentos e os pigmentos amarelos com propriedades especiais. Os vermelhos da linha Bayferrox 100 cobrem ampla gama de tonalidades, abrangendo desde amarelados, até azulados. Suas propriedades especiais resultam, principalmente, do processo Laux, que atribui aos pigmentos alta resistência ao calor, protegendo a cor mesmo quando submetidos a moagens ou dispersões. Os pigmentos amarelos Bayferrox Lom, produzidos em Porto Feliz, no interior paulista, apresentam, por sua vez, baixa absorção de óleo e, em virtude de sua micronização, oferecem baixa viscosidade.

    De acordo com Giselle Martins, coordenadora do Global Competence Center para a América Latina da Lanxess, o pigmento amarelo (Bayferrox 912 Lom) foi especialmente desenvolvido para pastas pigmentárias altamente concentradas e sua micronização garante maior dispersabilidade, especialmente em dispersores de alta velocidade.

    Cintilância e brilho às cores – A Basf também promoveu vários lançamentos na área de pigmentos nessa Abrafati. O novo pigmento de efeito para aplicação em tintas decorativas, concreto, metais, madeiras e até papéis de parede Firemist Velvet Pearl EH-921, à base de lamelas de vidro, recobertas com dióxido de titânio, por ser transparente, promove cintilância à cor de base ao receber iluminação direta, podendo assumir aspecto de neve recente, reproduzir efeitos de pátina, cobre e prata. Além de ser totalmente amigável ao meio ambiente e inovador, podendo ser considerado um pigmento de efeito pioneiro, para uso em design de interiores, segundo enfatizou José Marcos Qualiotto, gerente de mar­keting técnico da área de pigmentos, resinas e aditivos da Basf.

    Luminosidade e cintilância para cores saturadas em tons dourados são oferecidas pelo novo pigmento Brilliant Gold L 2050 (EH 792) da marca Paliocrom da Basf. Desenvolvido no centro técnico da Alemanha, trata-se, de acordo com Qualiotto, de uma inovação apresentada pela empresa, composta de lamelas de alumínio do tipo silver dólar, que podem ser revestidas com óxidos de ferro em diferentes espessuras, desde 20 nm (gold), passando para 30 nm (orange) até 120 nm (red), com a finalidade de poder criar, com um mesmo tipo de pigmento, diferentes escalas e variações de cores, do dourado brilhante ao vermelho intenso. Outro aspecto interessante do novo pigmento está ligado ao processo de deposição por vapor.

    Em fase de introdução nas tintas para pintura automotiva original, a Basf também destacou o pigmento inorgânico Orange L 2430 da marca Sicopal. Laranja brilhante, apresenta novo índice de cor (Pigment Orange 82) e mais alta capacidade de cobertura das superfícies, oferecendo maior resistência aos desgastes térmicos. Além de sua durabilidade, apresenta a vantagem de não conter chumbo.

    Pigmentos brancos perolados, compostos de mica sintética, também destacados pela empresa, permitem formulações de vários tons de branco, além de cinzas e pretos mais puros.

    Com alta resistência química e estabilidade às mais altas temperaturas, o pigmento Black L 0095, da marca Sicopal, é considerado ideal para o controle do calor solar e adequado para formulações sem halogênio. Também sem halogênios em sua composição, o pigmento de efeito azul de alta performance (Blue L 6600 F EH 1600, da marca Heliogen), apresenta elevada cromaticidade e maior transparência.

    Permitindo combinações com todos os tipos de pigmentos de efeito, o novo pigmento transparente Rubine L 4020, da marca Irgazin, da Basf, oferece ao formulador máxima flexibilidade para criar tons inovadores de vermelho.

    A Cabot exibiu aos visitantes sua linha completa de negros de fumo especiais, contendo desde pigmentos aprovados pelo FDA para uso no setor alimentício, até a linha Emperor, de alto poder de tingimento com subtom azulado e fácil dispersão, totalmente compatível com sistemas de base água e base solvente, requeridos pela indústria automotiva. Exibiu suas sílicas pirogênicas Cab-O-Sil, que atuam como agentes reológicos em tintas, adesivos, cosméticos e alimentos. Ao mesmo tempo, destacou a alumina pirogênica SpectrAl, capaz de oferecer maior resistência à abrasão, adesão e brilho para os revestimentos, funcionando também como agente de fluidez, protetivo e fosqueante para sistemas de tintas em pó, como explicou Léa Sgai, gerente de marketing e serviços técnicos da companhia na América Latina.

    Novos padrões visuais e estéticos também contemplam as embalagens de tintas. Apresentadas na Abrafati 2011, as primeiras embalagens texturizadas e compostas com imagens de veios de madeiras, desenvolvidas pela Litografia Valença, já estampam as latas dos vernizes Premium Sparlack Cetol, da AkzoNobel Coral. A tecnologia de reprodução de texturas com efeito em 3D em latas é considerada inédita e pretende conquistar os mercados de tintas, vernizes e de químicos em geral.

    A Prada, tradicional fornecedora de embalagens metálicas de aço para os setores químico e de tintas, e premiada por várias inovações desenvolvidas para esses setores, também participou com destaque da Abrafati 2011, comemorando 75 anos de atividades e volumes de produção que ultrapassam um bilhão de latas ao ano.

    A Cerviflan, que recentemente atualizou seu parque fabril de embalagens metálicas, mediante investimento de 11 milhões de euros, exibiu na Abrafati 2011 sua linha de embalagens para aerossóis, a maior beneficiada na atualização dos equipamentos. No entanto, a empresa não descuidou dos modelos de embalagens químicas, apresentando a inclusão de necking nas latinhas de 1/16 galão, tornando-as mais resistentes, bem como as latas de 18 litros com redução da área de solda, novidade que permite ampliar a região de impressão, com melhor atratividade visual.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *