A vacina chegou, mas os cuidados permanecem

Por isso, é essencial que os consumidores fiquem sempre atentos às informações e instruções contidas nos rótulos dos produtos. - Abipla

Química e Derivados - A vacina chegou, mas os cuidados permanecem - Abipla ©QD Foto: iStockPhotos

A vacina contra a Covid-19 já é uma realidade no Brasil, mas é importante que todos permaneçam atentos aos cuidados para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Como a imunização da população brasileira pode se estender por todo ano de 2021, ainda existe uma perigosa janela de contágio até que tenhamos a imunidade coletiva, ou seja, quanto mais pessoas vacinadas, menos pessoas doentes, menos vírus circulando.

Dessa forma, a melhor maneira de minimizar o problema é manter as medidas de distanciamento social, uso de máscaras de proteção e higiene frequente das mãos. Além disso, é fundamental que reforcemos a sanitização de ambientes e superfícies.

Embora a principal forma de transmissão da Covid-19 seja por meio do contato direto com pessoas contaminadas, estudos sugerem que o vírus tenha sobrevida em diversos tipos de superfícies.

Com a flexibilização das quarentenas e a consequente reabertura de empresas, comércios e espaços de reunião, é importante realizar a higienização destes ambientes com produtos adequados e que sejam capazes de reduzir o número de patógenos de forma segura.

Química e Derivados - A vacina chegou, mas os cuidados permanecem - Abipla ©QD Foto: iStockPhotos
Paulo Engler é diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla)

E aqui é comum surgirem dúvidas sobre qual produto utilizar.

Os saneantes são desenvolvidos de maneiras diferentes e devem ser usados apenas para os fins a que se propõem. Não adianta usar um bactericida, extremamente, poderoso para desengordurar uma superfície, por exemplo. Da mesma maneira, um detergente não é capaz de eliminar, sozinho, todos os micro-organismos de um objeto.

A importância dos rótulos e da Anvisa

 

Por isso, é essencial que os consumidores fiquem sempre atentos às informações e instruções contidas nos rótulos dos produtos.

Os fabricantes de saneantes investem, constantemente, no desenvolvimento de novos produtos, mas eles só serão eficazes se forem utilizados corretamente.

Neste ponto, é importante destacar o trabalho de excelência que a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em especial a GHCOS – Gerência de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes, realiza na análise para liberação de novos saneantes. Isso nos garante que todo produto que contenha o número de notificação ou de registro na Agência atende aos aspectos estabelecidos nas legislações específicas, é eficaz para a função prometida e, mais importante, é seguro para as pessoas utilizarem – claro, observadas as instruções contidas no rótulo.

Por isso, sempre que for adquirir um saneante, procure pela chancela da Anvisa (número de registro ou notificação). Infelizmente, o mercado informal continua sendo uma ameaça à saúde dos brasileiros, já que ainda é comum, em diversas partes do País, a comercialização de itens de limpeza produzidos sem a supervisão de profissionais habilitados e em locais impróprios para a fabricação adequada.

O site oficial da Anvisa (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/saneantes ) tem uma seção destinada aos saneantes, que realmente vale a leitura.



Inovação

 

No site da Anvisa, é possível encontrar informações sobre legislações específicas, rotulagem, classificação de produtos e publicações sobre este complexo processo de aprovação de saneantes.

Chega a ser curioso pensar que boa parte dos produtos de limpeza da sua casa passou por um extenso processo de desenvolvimento, testagem, submissão a rigorosos procedimentos técnicos de aprovação, lançamento, publicidade e tantas outras etapas, até chegar à sua despensa.

Digo isso porque, em 2021, o setor deve contar com muitos lançamentos. Já temos notado a movimentação entre nossos associados para colocar novos produtos no mercado, e acredito que muitas novidades interessantes chegarão às prateleiras.

A inovação, como disse anteriormente, é algo inerente ao nosso setor, sempre atento às demandas dos consumidores, tendências de mercado e novas tecnologias aplicadas à limpeza.

Além disso, as novidades em produtos de limpeza na Europa ou nos EUA são lançadas concomitantemente no Brasil, afinal de contas, somos o quarto maior mercado do planeta, possuímos uma indústria moderna e diversificada, e mantemos convergência regulatória.

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