Indústria Química

Abiquim: Indústrias químicas investem em produção a partir de matérias-primas renováveis para aumentar a competitividade

ABIQUIM
12 de fevereiro de 2016
    -(reset)+

    Alinhado ao MCTI, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) tem desenvolvido programas como o “Innovate in Brazil”, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Inovação do MDIC e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos), e realizado de forma coordenada com outros órgãos ligados à inovação, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agências de desenvolvimento estaduais, além do próprio MCTI. O objetivo é atrair centros e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de corporações internacionais. Na opinião do secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, que participará do Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação, no mesmo painel do secretário Jailson de Andrade, “diante de uma realidade altamente competitiva e globalizada, investimentos em PD&I são ferramentas indispensáveis ao sucesso de empresas e do País”.

    No entanto, o coordenador da Comissão de Tecnologia e gerente de Inovação da Braskem, Paulo Coutinho, alega que, devido aos entraves burocráticos, a pesquisa no Brasil é mais cara e mais lenta do que em países mais avançados. De acordo com Coutinho, um levantamento encomendado pela Braskem verificou que a pesquisa no Brasil demora quatro vezes mais e custa o dobro do que lá fora. Com relação a isso, o secretário Jailson de Andrade afirmou ter havido um grande avanço no ano passado, com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), pelo Governo Federal. “A Embrapii está trabalhando a articulação entre laboratórios acadêmicos e empresas, e a perspectiva é de que seu sucesso encurte o caminho da PD&I e diminua seus custos”, afirmou o secretário do MCTI.

    *Adriana Silva Nakamura é jornalista e assessora de comunicação da Abiquim



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *