Comércio e Distribuição de Produtos Químicos e Especialidades

Abrafati 2015: As novidades da feira*

Marcelo Fairbanks
19 de janeiro de 2016
    -(reset)+

    CRODA

    A companhia internacional de origem inglesa aproveitará a ocasião para apresentar, pela primeira vez na América Latina, a tecnologia antimicrobiana MyCroFence, que não utilizada nenhum ingrediente ativo tóxico lixiável. Recém-lançada na Europa, ela consegue desempenhar suas funções protetivas sem risco ambiental, mas colabora para melhorar as propriedades e a aparência do filme seco. A Croda apresentará um novo guia de formulações de surfactantes não migratórios da linha Maxemul. Destacará ainda o Priplast XL 101 (poliéster cristalino de alta performance indicado para revestimentos de poliuretano) e o Maxemul 9107, surfactante polimérico para emulsões epóxi com baixo ou zero VOC, que permite aplicações sobre substratos de concreto ainda úmido, sem risco de perda da eficiência do filme.

    DOW

    Para os segmentos standard e econômico de tintas arquitetônicas, destacará a nova linha Primal NueVa – emulsões acrílicas modificadas para tintas decorativas de interior e exterior – e os modificadores de reologia acrílicos (HASE), utilizáveis com diferentes tipos de emulsão: acrílicas, vinílicas, estirenadas ou VeoVA. Para as tintas arquitetônicas premium, salientará a Primal AH-5000, emulsão 100% acrílica, livre de formaldeído, desenvolvida para diversas aplicações do mercado de revestimentos externos, e a linha Acid Suppression, cujos compostos de agentes reológicos dispensam a adição de solventes e surfactantes. A Dow terá ainda novidades da linha Primal HT para massas, texturas e para tintas industriais. Mostrará biocidas como o Bioban 616, com amplo espectro contra bactérias, algas e fungos; e para aplicações estruturais na construção civil, divulgará lançamentos como o Centurium, emulsão acrílica de alto desempenho para formulação de membranas acrílicas impermeabilizantes e revestimentos elastoméricos.

    ECEM

    Empresa de origem holandesa especializada na comercialização e distribuição de monômeros acrílicos, metacrílicos e hidroxilados, mostrará os produtos de alguns de seus principais parceiros: KH Neochem, New Japan Chemical e Dynea. Além de expor essa oferta de matérias-primas para a cadeia de tintas e resinas, ressaltará diferenciais como estoque local, e oferta ao cliente da opção pela compra no Brasil ou mediante importação direta da matriz, na Holanda.

    ELEKEIROZ

    Indústria química brasileira, com mais de 120 anos de atuação, ressaltará a sua linha de oxo-álcoois (iso-butanol, n-butanol e 2-etil hexanol) usados para a produção de ésteres para tintas, especialmente os seus acrilatos, além de serem aplicados como solventes e ingredientes para tíneres. Também oferece os anidridos ftálico e maleico, indicados para a produção de resinas poliéster, alquídica e outras, além de produzir formol, com aplicações fungicidas.

    EVONIK

    Levará para a feira sua completa linha de especialidades avançadas para a formulação de tintas e revestimentos, atendendo às necessidades da produção de linhas de altos sólidos, baixo VOC, base aquosa, cura por UV, tintas em pó, vernizes termosselantes para embalagens (base solvente ou de água). O portfólio inclui agentes fosqueantes; sílicas pirogênicas de alto desempenho e algumas de suas dispersões; resinas metacrílicas; metacrilatos; resinas poliésteres saturadas; silanos funcionais, multifuncionais; aditivos, como antiespumantes, desaerantes, umectantes, dispersantes para pigmentos, agentes anticratera, agentes para controle de superfícies reativas, agentes reológicos, promotores de adesão e hidrofobização; monômeros isocianatos alifáticos, aminas para sistemas epóxidicos; isoforona e outros solventes especiais; reticulantes para tintas em pó, entre outros.

    FORSCHER

    Conhecido distribuidor de pigmentos especiais, com destaque para a linha completa da Heubach, com o acréscimo do novo Vanadur 2108 (PY 184), vanadato de bismuto isento de zinco, com elevado poder de tingimento (20% a 25%), excelente relação de custo/benefício e vantagem ambiental. A Forscher firmou acordo para distribuir no país os pigmentos da Hifichem, especializada nas famílias de benzimidazolona, monoazos, azo condensados, diazos, diazo condensados, isoindolina, complexos metálicos, heterocíclicos e naftol, em profusão de tipos. Além disso, o seu tradicional parceiro Cinic desenvolveu o Cinilex Laranja SJ3H, seu primeiro pigmento de co-finish, para substituição de laranjas de molibdato em formulações base solvente e tom pleno. A Forscher apresentará também a linha da Noelson de pigmentos de óxido de ferro micáceo, micas, microesferas ocas, negro de fumo e dióxido de titânio condutivos, todos eles indicados para tintas industriais anticorrosivas, condutivas e de isolamento térmico. Outra novidade será a linha de sulfatos de bário funcionais, que ampliam a estabilidade de dispersão de tintas, bem como a resistência à floculação/flotação, de modo a melhorar significativamente o brilho e, nas tintas metálicas, otimizar a orientação das lamelas de alumínios ou perolados. Por serem transparentes, esses sulfatos não afetam a força de tingimento dos pigmentos, nem alteram a cor de resinas, mesmo puras.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *