Comércio e Distribuição de Produtos Químicos e Especialidades

Abrafati 2015: As novidades da feira*

Marcelo Fairbanks
19 de janeiro de 2016
    -(reset)+

    BRASKEM

    A maior petroquímica brasileira lançará novos solventes, a começar por uma isoparafina (solvente hidrocarbônico hidrogenado), mais leve, incolor e inodora, e também o HS-100, solvente aromático pesado, com nove carbonos na molécula, com potencial para aplicações na indústria de tintas. Ao mesmo tempo realçará o solvente aromático pesado AB10+, utilizado como retardante de secagem, integrante do catálogo com mais de vinte solventes dos grupos de aromáticos, alifáticos e hidrogenados. No espaço da Braskem, os visitantes poderão observar diversos baldes de tintas feitos de polipropileno fabricado pela companhia, com formatos diferenciados e funcionalidades como transparência, acabamento com in mold label e possibilidade de total reciclagem.

    BRENNTAG

    A distribuidora global Brenntag Química divulgará sua nova parceria, desta vez com a norte-americana InChem, líder mundial na produção de resinas fenóxi. Trata-se de resina termoplástica compatível com diversos polímeros e muito utilizada como aditivo em formulações de tintas e adesivos, com o objetivo de auxiliar na adesão, flexibilidade, resistência química e à corrosão. O portfólio da InChem é amplo, com diferentes modificações na molécula fenóxi para atender os mais diversos desenvolvimentos. O produto pode ser adquirido em pellets ou diluído em solvente ou água.

    CABOT

    Além de consolidar a tradicional linha de negros de fumo, sílicas pirogências Cab-O-Sil e dispersões coloidais aquosas Cab-O-Sperse, a companhia divulgará no Congresso Técnico a nova linha de pigmentos de fácil dispersão Stir In para sistemas base água que atende e resolve o problema de alto tempo de moagem e no consumo de grandes quantidades de dispersantes, fatores que limitam a produtividade e aumentam os custos de produção e o uso de recursos escassos, como energia e água. A inovação foi obtida com tecnologia própria da Cabot de tratamento superficial hidrofílico que permite que os negros de fumo sejam dispersos em sistemas aquosos com auxílio apenas de um dispersor de alta velocidade, sem moagem, normalmente indispensável quando se trabalha com negros de fumo convencionais. Isso dispensa as custosas operações de limpeza e manutenção dos moinhos.

    CARBONO

    Distribuidora com presença relevante na indústria de tintas, contando com distribuídas do porte de Petrobras e Braskem, mostrará seu portfólio de produtos, no qual os solventes tem posição preponderante, mas também inclui diversos ingredientes para formulações, como aditivos para tintas e vernizes, insumos de adesivos e selantes, resinas básicas, secantes, catalisadores e pigmentos. Simultaneamente, A Carbono Química enfatizará uma oferta de serviços, entre eles o envasamento de líquidos em embalagens plásticas e metálicas de 450 ml a 1.000 litros, a locação de espaço para armazenagem de granéis líquidos, e o desenvolvimento de formulações em parceria com os clientes.

    CHEMOURS

    Nascida da separação da divisão de Especialidades Químicas de Alta Performance da DuPont, a Chemours estreia na Abrafati como líder de mercado em tecnologias de titânio, contando com a linha de produtos Ti-Pure, da qual terá como novidade o Ti-Pure Select TS-6300 que oferece maior eficiência e poder de cobertura. A Chemours está realizando o maior investimento atual da indústria de dióxido de titânio no mundo, a expansão da fábrica de Altamira, no México, mediante investimentos acima de US$ 600 milhões, que resultará no acréscimo de 200 mil toneladas de capacidade produtiva.

    COIM

    A multinacional italiana Coim Brasil destacará a linha de resinas para can coating (revestimentos de embalagens metálicas), além da resina fenolada Glicexter, utilizada na fabricação de esmalte sintético imobiliário e tintas industriais de secagem rápida. Esses produtos foram desenvolvidos em parceria com a Coim Itália, mas são fabricadas totalmente no Brasil, estando adequados à realidade local, além de proporcionar vantagens para os clientes, dispensando-os da importação e estocagem desses poliésteres. Para can coating, a empresa oferece, por exemplo o Exter S642 projetado para tintas decorativas bicomponentes para latas de aço ou alumínio, com alto brilho e aderência, admitindo transferência em prensas de alta velocidade e sobreposição em revestimentos à base d’água.

    COLORMIX

    Exibirá soluções de diversos fornecedores, entre elas, o portfólio de aditivos poliméricos e reológicos da BYK, composto por itens como o antiespumante biodegradável e VOC-free BYK 1640. Já entre os produtos da Eckart, enfatizará o pigmento de alumínio Hydro Pellet, e dois integrantes da linha de pérolas sintéticas: Symic Branco C393 e Luxa Série B, em tons terra, champanhe e cobre, desenhados para a indústria automotiva. A Colormix divulgará também a inclusão de três novos fornecedores em seu rol de parceiros: Pidllite (fabricante de pigmentos orgânicos de alta performance para tintas e artes gráficas); Alberdingk Boyle (empresa alemã especialista na fabricação de resinas base água para coatings, adesivos, artes gráficas e plásticos); e a Ferro Enamel, produtora de pigmentos inorgânicos.

    COVESTRO

    Criada em setembro último para suceder a Bayer MaterialScience, a Covestro debutará na Abrafati, na qual anunciará dois lançamentos: o Desmodur eco N 7300 e o Desmodur blulogiq 3190. O primeiro, um poliisocianato alifático livre de solvente é divulgado como o primeiro agente reticulante no mercado de poliuretanos obtido a partir de biomassa, que lhe supre 70% de seu conteúdo de carbono, com excelente performance nas propriedades finais. O outro é um endurecedor termolatente para o processo final de secagem de vernizes poliuretânicos bicomponentes de alto brilho, que permite que peças de plástico sejam curadas a 80°C, com dureza após forneio até 30% maior. A empresa mostrará também seus produtos mais tradicionais, das linhas Bayhydrol, Bayhydur e Desmophen – sistemas poliuretânicos bicomponentes destinados a revestimentos para madeiras e móveis –, e das linhas Dispercoll, de dispersões aquosas para adesivos.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *