Abrafati 2015: As novidades da feira

Texto editado com base nas informações das empresas, em resposta ao convite enviado pela redação.

 

ADEXIM/COMEXIM

Apresentará entre várias novidades os aditivos anti flash rust (inibidores de corrosão em sistemas de base aquosa) e as esferas de zircônio para moagem de tintas e dispersões, fornecidas pela alemã SiLi.

Mostrará ainda carbonatos de cálcio de alta brancura e pureza da francesa Provençale, que segundo suas informações geram significativa economia em termos de produtividade, facilidade de incorporação, isenção de contaminação abrasiva e aprovação da FDA.

E levará também ao evento seus equipamentos de controle de qualidade, padrão ASTM, já exportados para países da América Latina e da Europa.

AROMAT

Apresenta aos visitantes os produtos da distribuída Cristal, importante fabricante mundial de dióxido de titânio, recentemente incorporados ao seu portfólio. Isso inclui o grades TiONA 595 (tipo rutilo por processo cloreto, com alta brancura, opacidade e fácil dispersão); TiONA R-KB-2 (rutilo, obtido por via sulfato, também de elevada brancura e opacidade, com fácil dispersão); e o TiONA RFKD (rutilo, pro via sulfato, com as mesmas características do anterior, porém indicado para plásticos).

A empresa também destacará a linha de ceras micronizadas da Macropowders, em vários tamanhos de partículas, abrangendo sintéticas, polietileno, polipropileno, náilon, PTFE, amidas, PU e outras, recomendadas na formulação de tintas para conferir propriedades deslizantes, antibloqueio e aumento de resistência contra riscos, água, abrasão e outras funções.

Também poderão ser conhecidas as linhas de pigmentos inorgânicos e orgânicos, bem como de modificadores de reologia e solventes especiais da distribuidora.

BASF

Agrupará em três conjuntos o portfólio a ser exposto no evento. No primeiro – Dispersões e Pigmentos para Embalagens e Tintas –, incluirá pigmentos orgânicos, pigmentos com efeito perolizado, linhas com efeito soft-touch e produtos com saturação cromática elevada.

Esse segmento terá lançamentos, como o pigmento Irgazin Scarlet L 3553 HD, destinado a tintas industriais isentas de chumbo, dispersões, aditivos e resinas, e soluções para tintas para impressão de embalagens e especialidades, entre outras.

No conjunto dos Petroquímicos, destacará os produtos oriundos do complexo inaugurado em junho em Camaçari-BA, abrigando a única fábrica de ácido acrílico e acrilato de butila da América do Sul, além de apresentar ingredientes importados, como solventes oxigenados e monômeros acrílicos especiais.

Nas Tecnologias de Formulação, apresentará tensoativos não-iônicos livres de APEO, com matérias-primas provenientes de fontes renováveis, da série Disponil NRG.

BANDEIRANTE BRAZMO

A tradicional distribuidora química aproveitará o evento para divulgar a recente parceria com duas empresas do grupo Mitsubishi Rayon: Dianal e Lucite. Da primeira, ressaltará as resinas acrílicas da série LP, desenvolvidas para o mercado de plastisol, que demanda produtos sem halogênios; já entre as resinas da Lucite, mostrará um novo integrante da linha Elvacite: uma resina acrílica para aplicação heat seal.

Quem visitar o estande poderá avaliar ainda resinas da série Lumiflon da AGC Chemicals – nas quais são utilizados polímeros FEVE (fluoretileno viniléter) –, assim como a linha de caulins calcinados da Kamin LLC. Ainda na linha de cargas, haverá o Cadam Gloss AG, caulim natural de granulometria ultrafina desenvolvido para aplicações em tintas à base d´água de alto brilho, semibrilho ou acetinadas.

BRANCOTEX

Empresa nacional focada na produção de emulsões, soluções e pastas pigmentárias para indústrias de tintas, couro, têxtil e construção civil, mostrará diversos lançamentos. Alguns deles: Brancocryl B 450, uma emulsão acrílica desenvolvida com óleos minerais que ajuda a melhorar a hidrorrepelência dos revestimentos, podendo diminuir o uso das emulsões de parafina nessa aplicação em até 50%; Brancocryl B420, emulsão acrílica para verniz de telhas cerâmicas, concreto aparente e verniz para madeira, com excelente brilho e alta resistência à água; Brancospesse SK300, um espessante inverso que não exige neutralização do pH da tinta ou revestimento.

Outros novos produtos divulgados no evento pela Brancotex serão o Brancocryl PU 4747 – emulsão de PU para verniz de assoalhos e tacos –, a emulsão acrílica para ceras liquidas Brancocryl CR04, e a emulsão acrílica para tinta demarcação viária à base d’água Brancocryl 509 NF.

BRASCHEMICAL

Agregou este ano ao portfólio os hiperdispersantes e nivelantes da Tilo, fornecedora de mais trezentos aditivos utilizados em aplicações como tintas automotivas OEM e repintura, coil coating e madeira, entre outras. A mesma distribuidora exibirá ainda os grades especiais de dióxido de titânio da Huntsman, e os termocrômicos, fotocrômicos e hidrocrômicos da Matsui.

Entre os aditivos de performance, destacará a linha Eversorb AQ, de absorvedores UV e HALS altamente compatíveis com sistemas base água. No segmento dos pigmentos de efeito, exporá as linhas de pigmentos fluorescentes da Dayglo: MC, com alta resistência a solvente, intensidade de cor e baixo potencial de migração; MP com baixo teor de formaldeído; Eco, livre de formaldeído e bisfenol, entre outras. A Braschemical lembrará ainda que as microesferas Expancel – que ela distribui nacionalmente –, já são expandidas no Brasil e têm, por isso, custos mais atrativos.

Química e Derivados, Abrafati 2015: As novidades da feira

BRASKEM

A maior petroquímica brasileira lançará novos solventes, a começar por uma isoparafina (solvente hidrocarbônico hidrogenado), mais leve, incolor e inodora, e também o HS-100, solvente aromático pesado, com nove carbonos na molécula, com potencial para aplicações na indústria de tintas. Ao mesmo tempo realçará o solvente aromático pesado AB10+, utilizado como retardante de secagem, integrante do catálogo com mais de vinte solventes dos grupos de aromáticos, alifáticos e hidrogenados.

No espaço da Braskem, os visitantes poderão observar diversos baldes de tintas feitos de polipropileno fabricado pela companhia, com formatos diferenciados e funcionalidades como transparência, acabamento com in mold label e possibilidade de total reciclagem.

BRENNTAG

A distribuidora global Brenntag Química divulgará sua nova parceria, desta vez com a norte-americana InChem, líder mundial na produção de resinas fenóxi. Trata-se de resina termoplástica compatível com diversos polímeros e muito utilizada como aditivo em formulações de tintas e adesivos, com o objetivo de auxiliar na adesão, flexibilidade, resistência química e à corrosão.

O portfólio da InChem é amplo, com diferentes modificações na molécula fenóxi para atender os mais diversos desenvolvimentos. O produto pode ser adquirido em pellets ou diluído em solvente ou água.

CABOT

Além de consolidar a tradicional linha de negros de fumo, sílicas pirogências Cab-O-Sil e dispersões coloidais aquosas Cab-O-Sperse, a companhia divulgará no Congresso Técnico a nova linha de pigmentos de fácil dispersão Stir In para sistemas base água que atende e resolve o problema de alto tempo de moagem e no consumo de grandes quantidades de dispersantes, fatores que limitam a produtividade e aumentam os custos de produção e o uso de recursos escassos, como energia e água.

A inovação foi obtida com tecnologia própria da Cabot de tratamento superficial hidrofílico que permite que os negros de fumo sejam dispersos em sistemas aquosos com auxílio apenas de um dispersor de alta velocidade, sem moagem, normalmente indispensável quando se trabalha com negros de fumo convencionais. Isso dispensa as custosas operações de limpeza e manutenção dos moinhos.

CARBONO

Distribuidora com presença relevante na indústria de tintas, contando com distribuídas do porte de Petrobras e Braskem, mostrará seu portfólio de produtos, no qual os solventes tem posição preponderante, mas também inclui diversos ingredientes para formulações, como aditivos para tintas e vernizes, insumos de adesivos e selantes, resinas básicas, secantes, catalisadores e pigmentos.

Simultaneamente, A Carbono Química enfatizará uma oferta de serviços, entre eles o envasamento de líquidos em embalagens plásticas e metálicas de 450 ml a 1.000 litros, a locação de espaço para armazenagem de granéis líquidos, e o desenvolvimento de formulações em parceria com os clientes.

CHEMOURS

Nascida da separação da divisão de Especialidades Químicas de Alta Performance da DuPont, a Chemours estreia na Abrafati como líder de mercado em tecnologias de titânio, contando com a linha de produtos Ti-Pure, da qual terá como novidade o Ti-Pure Select TS-6300 que oferece maior eficiência e poder de cobertura.

A Chemours está realizando o maior investimento atual da indústria de dióxido de titânio no mundo, a expansão da fábrica de Altamira, no México, mediante investimentos acima de US$ 600 milhões, que resultará no acréscimo de 200 mil toneladas de capacidade produtiva.

COIM

A multinacional italiana Coim Brasil destacará a linha de resinas para can coating (revestimentos de embalagens metálicas), além da resina fenolada Glicexter, utilizada na fabricação de esmalte sintético imobiliário e tintas industriais de secagem rápida. Esses produtos foram desenvolvidos em parceria com a Coim Itália, mas são fabricadas totalmente no Brasil, estando adequados à realidade local, além de proporcionar vantagens para os clientes, dispensando-os da importação e estocagem desses poliésteres.

Para can coating, a empresa oferece, por exemplo o Exter S642 projetado para tintas decorativas bicomponentes para latas de aço ou alumínio, com alto brilho e aderência, admitindo transferência em prensas de alta velocidade e sobreposição em revestimentos à base d’água.

COLORMIX

Exibirá soluções de diversos fornecedores, entre elas, o portfólio de aditivos poliméricos e reológicos da BYK, composto por itens como o antiespumante biodegradável e VOC-free BYK 1640. Já entre os produtos da Eckart, enfatizará o pigmento de alumínio Hydro Pellet, e dois integrantes da linha de pérolas sintéticas: Symic Branco C393 e Luxa Série B, em tons terra, champanhe e cobre, desenhados para a indústria automotiva.

A Colormix divulgará também a inclusão de três novos fornecedores em seu rol de parceiros: Pidllite (fabricante de pigmentos orgânicos de alta performance para tintas e artes gráficas); Alberdingk Boyle (empresa alemã especialista na fabricação de resinas base água para coatings, adesivos, artes gráficas e plásticos); e a Ferro Enamel, produtora de pigmentos inorgânicos.

COVESTRO

Criada em setembro último para suceder a Bayer MaterialScience, a Covestro debutará na Abrafati, na qual anunciará dois lançamentos: o Desmodur eco N 7300 e o Desmodur blulogiq 3190. O primeiro, um poliisocianato alifático livre de solvente é divulgado como o primeiro agente reticulante no mercado de poliuretanos obtido a partir de biomassa, que lhe supre 70% de seu conteúdo de carbono, com excelente performance nas propriedades finais.

O outro é um endurecedor termolatente para o processo final de secagem de vernizes poliuretânicos bicomponentes de alto brilho, que permite que peças de plástico sejam curadas a 80°C, com dureza após forneio até 30% maior. A empresa mostrará também seus produtos mais tradicionais, das linhas Bayhydrol, Bayhydur e Desmophen – sistemas poliuretânicos bicomponentes destinados a revestimentos para madeiras e móveis –, e das linhas Dispercoll, de dispersões aquosas para adesivos.

CRODA

A companhia internacional de origem inglesa aproveitará a ocasião para apresentar, pela primeira vez na América Latina, a tecnologia antimicrobiana MyCroFence, que não utilizada nenhum ingrediente ativo tóxico lixiável. Recém-lançada na Europa, ela consegue desempenhar suas funções protetivas sem risco ambiental, mas colabora para melhorar as propriedades e a aparência do filme seco.

A Croda apresentará um novo guia de formulações de surfactantes não migratórios da linha Maxemul. Destacará ainda o Priplast XL 101 (poliéster cristalino de alta performance indicado para revestimentos de poliuretano) e o Maxemul 9107, surfactante polimérico para emulsões epóxi com baixo ou zero VOC, que permite aplicações sobre substratos de concreto ainda úmido, sem risco de perda da eficiência do filme.

DOW

Para os segmentos standard e econômico de tintas arquitetônicas, destacará a nova linha Primal NueVa – emulsões acrílicas modificadas para tintas decorativas de interior e exterior – e os modificadores de reologia acrílicos (HASE), utilizáveis com diferentes tipos de emulsão: acrílicas, vinílicas, estirenadas ou VeoVA.

Para as tintas arquitetônicas premium, salientará a Primal AH-5000, emulsão 100% acrílica, livre de formaldeído, desenvolvida para diversas aplicações do mercado de revestimentos externos, e a linha Acid Suppression, cujos compostos de agentes reológicos dispensam a adição de solventes e surfactantes.

A Dow terá ainda novidades da linha Primal HT para massas, texturas e para tintas industriais. Mostrará biocidas como o Bioban 616, com amplo espectro contra bactérias, algas e fungos; e para aplicações estruturais na construção civil, divulgará lançamentos como o Centurium, emulsão acrílica de alto desempenho para formulação de membranas acrílicas impermeabilizantes e revestimentos elastoméricos.

ECEM

Empresa de origem holandesa especializada na comercialização e distribuição de monômeros acrílicos, metacrílicos e hidroxilados, mostrará os produtos de alguns de seus principais parceiros: KH Neochem, New Japan Chemical e Dynea.

Além de expor essa oferta de matérias-primas para a cadeia de tintas e resinas, ressaltará diferenciais como estoque local, e oferta ao cliente da opção pela compra no Brasil ou mediante importação direta da matriz, na Holanda.

ELEKEIROZ

Indústria química brasileira, com mais de 120 anos de atuação, ressaltará a sua linha de oxo-álcoois (iso-butanol, n-butanol e 2-etil hexanol) usados para a produção de ésteres para tintas, especialmente os seus acrilatos, além de serem aplicados como solventes e ingredientes para tíneres.

Também oferece os anidridos ftálico e maleico, indicados para a produção de resinas poliéster, alquídica e outras, além de produzir formol, com aplicações fungicidas.

EVONIK

Levará para a feira sua completa linha de especialidades avançadas para a formulação de tintas e revestimentos, atendendo às necessidades da produção de linhas de altos sólidos, baixo VOC, base aquosa, cura por UV, tintas em pó, vernizes termosselantes para embalagens (base solvente ou de água).

O portfólio inclui agentes fosqueantes; sílicas pirogênicas de alto desempenho e algumas de suas dispersões; resinas metacrílicas; metacrilatos; resinas poliésteres saturadas; silanos funcionais, multifuncionais; aditivos, como antiespumantes, desaerantes, umectantes, dispersantes para pigmentos, agentes anticratera, agentes para controle de superfícies reativas, agentes reológicos, promotores de adesão e hidrofobização; monômeros isocianatos alifáticos, aminas para sistemas epóxidicos; isoforona e outros solventes especiais; reticulantes para tintas em pó, entre outros.

FORSCHER

Conhecido distribuidor de pigmentos especiais, com destaque para a linha completa da Heubach, com o acréscimo do novo Vanadur 2108 (PY 184), vanadato de bismuto isento de zinco, com elevado poder de tingimento (20% a 25%), excelente relação de custo/benefício e vantagem ambiental.

A Forscher firmou acordo para distribuir no país os pigmentos da Hifichem, especializada nas famílias de benzimidazolona, monoazos, azo condensados, diazos, diazo condensados, isoindolina, complexos metálicos, heterocíclicos e naftol, em profusão de tipos. Além disso, o seu tradicional parceiro Cinic desenvolveu o Cinilex Laranja SJ3H, seu primeiro pigmento de co-finish, para substituição de laranjas de molibdato em formulações base solvente e tom pleno.

A Forscher apresentará também a linha da Noelson de pigmentos de óxido de ferro micáceo, micas, microesferas ocas, negro de fumo e dióxido de titânio condutivos, todos eles indicados para tintas industriais anticorrosivas, condutivas e de isolamento térmico.

Outra novidade será a linha de sulfatos de bário funcionais, que ampliam a estabilidade de dispersão de tintas, bem como a resistência à floculação/flotação, de modo a melhorar significativamente o brilho e, nas tintas metálicas, otimizar a orientação das lamelas de alumínios ou perolados. Por serem transparentes, esses sulfatos não afetam a força de tingimento dos pigmentos, nem alteram a cor de resinas, mesmo puras.

GALSTAFF

A Galstaff Multiresine, de origem italiana, vai lançar uma linha de revestimentos com base em água para pisos de madeira e outras aplicações em madeira, metal, plástico e outros, oferecendo alto desempenho em resistência química e mecânica, com melhor secagem e flexibilidade.

A companhia continua a oferecer no Brasil sua linha de resinas base solvente para tintas e vernizes industriais, embalagem metálica, tintas automotivas originais e de repintura, flexografia e rotogravura, além de buscar inovações para atender a necessidades específicas de clientes, como faz no país há mais de 12 anos.

KURARAY

Primeira empresa a industrializar o PVA no mundo, a Kuraray divulgará sua expertise nessa resina polimérica solúvel em água, com aplicações diversas. Além disso, destacará o solvente MMB (3-metóxi-3-metil-1-butanol), transparente, incolor e de baixa toxicidade, que pode ser aplicado na produção de tintas e revestimentos.

LUBRIZOL

Companhia internacional especializada em aditivos de alto desempenho para vários segmentos industriais, a Lubrizol estará presente por meio da sua divisão de Performance Coatings, cujo portfólio diversificado inclui resinas, hiperdispersantes e modificadores de superfície. Durante a Abrafati, apresentará os hyperdispersantes Solsperse; a linha de resinas e polímeros Carboset e Hycar; e os modificadores de superfície Lanco.

Destaque para os hiperdipersantes Solsperse série M, que são poliméricos de alto desempenho para dispersões de pigmento universais base solvente; e também para o Carboset CA 1008, uma emulsão hibrida de acrílico e poliuretano, desenvolvida especificamente para revestimentos elastoméricos para telhados e fachadas.

O Carboset CA 600, uma emulsão 100% acrílica e autorreticulante, formando filme com elevada resistência a abrasão e brilho; enquanto o Carboset 2968 é uma emulsão acrílica autorreticulável com elevada dureza, especialmente desenvolvida para madeira, sendo fácil de lixar e resistente a produtos químicos.

MCASSAB

Terá como novidade o Ultrafilm 260 LV, um coalescente de baixo odor, ideal para diferentes tipos de tintas e adesivos, desenvolvido pela Oxiteno. O produto tem baixa taxa de evaporação, baixo teor de VOC e alto poder de solvência, sendo indicado para diferentes tipos de polímeros.

Pode ser utilizado como agente de coalescência em adesivos à base de solvente e em formulações de tintas e vernizes contendo látices vinílicos, acrílicos e estireno-acrílicos. Em vernizes eletro isolantes, o Ultrafilm 260 LV age como solvente. Além disso, também pode ser utilizado como removedor de tintas.

Química e Derivados, NETZSCH MOAGEMNETZSCH MOAGEM

Lançará o moinho Netzsch Alpha, com plataforma modular, projetado para operar com três sistemas de moagem diferentes, conforme a potência definida: o avançado sistema Discus de discos de moagem; o sistema de moagem otimizado com esferas Zeta; e o novo sistema de pinos Macro.

A novidade tem design ergonômico, com fácil acesso à câmara de moagem, permitindo troca rápida de produtos e fácil manutenção. Segundo a empresa, a vantagem do sistema modular consiste na padronização e na adaptação fácil a outro sistema de moagem. Com isso, o Alpha é uma plataforma para tecnologias futuras, oferecendo segurança para investimentos de longo prazo.

ORION

Fabricante mundial de negros de fumo, a Orion traz para a Abrafati quatro novos tipos especiais pós-tratados. O Colour Black FW 255 é compatível com sistemas base água e solvente, permitindo aos formuladores manter o desempenho e as propriedades de cor enquanto migram para sistemas base água. O Special Black 40 oferece excelentes dispersabilidade e estabilidade em aplicações industrias, sendo compatível com sistemas aquosos ou com solventes.

O Printex 60 é tido como “cavalo de batalha”, com excelente custo/benefício, sendo indicado para primers e tintas industriais, com elevada dispersabilidade e profundidade de cor. O Lampback 101, por sua vez, é ideal para formuladores interessados em desenvolver cores diferenciadas; usado inicialmente para revestimentos estruturais e de sistemas de transporte, esse pigmento tem elevada estabilidade, rápida dispersão e é condutivo em algumas concentrações.

OSWALDO CRUZ

A Oswaldo Cruz Química (OCQ) promoverá três lançamentos (todos da linha de resinas Fortcryl) durante a Abrafati 2015. São eles: Fortcryl 7100, uma emulsão utilizada principalmente em tintas para demarcação viária base água, com rápida secagem, alta estabilidade, resistência mecânica e resistência ao UV; Fortcryl 6110, formulada com nanopartículas, capaz de proporcionar excelente capacidade de ligação com pigmentos e aditivos, com benefícios como resistência à abrasão, brilho, ótima incorporação aos sistemas tintométricos e baixo VOC, entre outros; Fortcryl 6045, mais usada em tintas de alto PVC, texturas e massas, às quais confere características como incorporação com cargas e aditivos, resistência a hidrofugância, dureza, estabilidade e resistência a abrasão.

OXITENO

Um coalescente que garante aliar desempenho, sustentabilidade e excelente custo/benefício será sua principal atração. Denominado Ultrafilm 260 LV, tem baixa emissão de VOC e baixo odor, entre outras características; e completa um catálogo no qual há coalescentes já consagrados, como o Ultrasolve P 240 A, além de coalescentes oriundos de fontes renováveis.

A companhia petroquímica ressaltará também a oferta de vários outros ingredientes para a formulação de tintas, além dos coalescentes, entre eles, tensoativos para polimerização em emulsão, polióis, aditivos e solventes oxigenados.

POLYSTELL

Pigmento nanoencapsulado Polytio 2 S, capaz de substituir até 30% do dióxido de titânio; espessante químico Polyumec 51.016, destinado a conferir a tixotropia necessária à armazenagem e à aplicação da tinta; Polysmell AOD 7742, neutralizante de pH multifuncional e redutor de odor; Polyadit 41120, hiperdispersante e umectante polimérico; coalescente de alto desempenho Polyapp 21.123: todos eles destinados a tintas imobiliárias base água. Esses produtos constituirão os focos principais da presença dessa empresa na Abrafati 2015.

PRODISMAQ

Fabricante de equipamentos diversos – envasadoras, etiquetadoras, paletizadoras, entre outros –, apresentara o AllDos, sistema automático de dosagem multiponto para formulações, desenvolvido e produzido no Brasil em parceria com a Alltronic. Com tecnologia de envase por célula de carga, esse sistema proporciona precisão melhor que 0,5% na dosagem dos mais diversos aditivos industriais.

QUANTIQ

Maior distribuidora química no país, a quantiQ terá como destaques a parceria com a Shin-Etsu para suprimento de hidróxi-etil celulose (HEC), modificador reológico indicado para tintas imobiliárias. Nesse campo, a distribuidora também oferece outros ingredientes para formulações de baixo odor, como a resina VAE-Vinnapas, da Wacker, e o coalescente Optifilm Enhancer 300, da Eastman.

Novidade também é contrato de suprimento de resinas metacrílicas da Pioneer, assim como a linha de hiperdispersantes da Doxa, de Taiwan, além dos pigmentos amarelos de vanadato de bismuto, da DCC. A quantiQ destacará ainda os agentes de cura para epóxi, da Air Products, bem como seu amplo portfólio de produtos e serviços para a indústria de tintas.

QUÍMICA ANASTÁCIO

Na sua primeira participação na Abrafati, a Química Anastácio apresentará aos visitantes seu amplo portfólio de produtos, com destaque para os coalescentes, que melhoram a formação e resistência do filme, além de apresentarem baixo odor em relação aos concorrentes, e para a linha de ácidos graxos.

Além deles, a distribuidora oferece dióxido de titânio, dietanolamina, nitrito de sódio, lecitina de soja, diluente reativo, glicóis, monômeros, álcoois, polióis, isocianato, tensoativos e óleos.

QUIMINUTRI

Distribuidora especializada em matérias-primas para formulação de tintas, vernizes, tintas de impressão e adesivos – com ênfase em produtos curáveis por radiação UV/EB – mostrará os produtos de parceiros como a Qualipoly, que na China e em Taiwan fabrica uretanas acriladas de baixa viscosidade e alta performance, e poliésteres de baixo encolhimento para flexografia.

Também exibirá soluções como os fotoiniciadores para o processo UV da IGM Resins – cabeça de um grupo de capital holandês do qual, desde 2013, a própria Quiminutri faz parte –, os agentes de nivelamento da Anhui Xoanons Chemical, e os vários itens da diversificada oferta da empresa argentina Miscela: dispersantes, antiespumantes, agentes de slip, aditivos antirrisco, niveladores, aditivos de condutividade, veículos universais, entre outros.

RENTANK

Nome de peso no mercado nacional de embalagens industriais, reforçará sua oferta de soluções para o transporte de líquidos comuns ou perigosos, na qual hoje tem presença significativa a locação de IBCs (contentores intermediários para granéis), com capacidade de mil litros e retornáveis.

A essa oferta de grandes embalagens, a Rentank agrega uma carteira de serviços constituída por serviços de manutenção, descontaminação, inspeção periódica, gestão de frotas e logística.

RHODIA/SOLVAY

O Grupo Solvay (detentor da marca Rhodia) destacará em seu estande as inovações desenvolvidas para o setor nos campos de solventes oxigenados sustentáveis e aditivos dispersantes. O grupo lançará a marca Solsys, de misturas de solventes, transformando em produto comercial de linha regular os itens antes formulados e vendidos sob encomenda, a linha Rhodiasolv.

Contribui para o avanço o software exclusivo NGSolsys, capaz de formular com rapidez e precisão novos blends. Ainda nos solventes, a companhia reforçará a divulgação da linha Augeo, produzida a partir de glicerina, uma fonte renovável, além do extenso portfólio de oxigenados (acetatos, cetonas, álcoois, cetais, ceto-álcoois e glicóis).

Os dispersantes Rhodoline 3000 e 4000 apresentam elevada eficiência para atuar em concentrados de pigmentos em base aquosa, tecnologia que será apresentada no estande e em palestra no Congresso da Abrafati. Também estarão presentes os tensoativos e monômeros funcionais para polímeros em emulsão oferecidos pela área de Coatings do grupo.

A Unidade global de negócios Specialty Polymers também marcará presença, levando para a feira seus polímeros especiais e ultrapolímeros, indicados pra tintas industriais de alta resistência e durabilidade.

SINTEQUÍMICA

A principal novidade será a linha de colorantes tintométricos Sintetint: são 10 dispersões de pigmentos de base aquosa, produzidos com o máximo grau de moagem e filtragem, com os quais o cliente poderá fazer 724 cores, disponibilizadas em exclusivo banco de dados.

Também exporá suas dispersões de pigmento da marca Sinterdye, na qual há produtos para diversos fins: tintas imobiliárias, tintas gráficas, domissanitários, borrachas, tintas artísticas e agronegócio.

THOR

Empresa internacional de origem inglesa, a Thor é especializada em aditivos biocidas, com aplicações na lata, no filme seco e sanitizantes, atuando com a marca comercial Acticide, que será destacada durante a Abrafati 2015.

Segundo a companhia, seus biocidas apresentam efeito sinérgico e contam com tecnologia exclusiva de encapsulamento para fungicidas e algicidas, de modo a permitir aplicações em baixas dosagens, com elevada estabilidade térmica, à luz, ao pH alcalino e outros aspectos. Também participará com duas palestras no Congresso Internacional, apresentadas pelo gerente-técnico do Thor Group, Dave Alexander.

UNIVAR

Distribuidora global, com mais de setecentas unidades distribuídas por diversos países, promete levar à feira um mix no qual mesclará lançamentos com produtos já consagrados.

Exemplos: nova geração de resinas de silicone, aditivos nivelantes, repelentes de água e antiespumantes fornecidos pela Dow Corning; resinas especiais da DSM; solventes oxigenados Dow; aditivos e oligômeros Rahn com tecnologia de cura por radiação; secantes e misturas de secantes Dalsec; solventes hidrocarbônicos ExxonMobil; sílicas e agentes fosqueantes Grace; dióxido de titânio Tronox; negro de fumo Orion; solventes ecológicos Lambiotte; isocianatos Wanhua, além de cargas, extensores e outras matérias-primas de tintas e revestimentos.

WACKER

O foco da companhia química de origem alemã está alinhado com a sustentabilidade, buscando suprir todas as demandas atuais e futuras da indústria de tintas.

Neste ano, dará destaque para soluções inovadoras para hidrofugação em madeira, formulações de revestimentos com baixo teor de VOC. sistemas impermeabilizantes, skim coats e revestimentos de proteção contra incêndio.

WANAQUÍMICA

Durante a Abrafati 2015, apresentará seu amplo portfólio de produtos, com ênfase no aditivo de lavabilidade W-Turbo. Destacará também as resinas para tintas de demarcação viária Wancril RD 051 e 055, além da resina para impermeabilizante Wancril IMP 09.

Durante o evento, a empresa demonstrará práticas de aplicação dos aditivos W Supra RA 05 e 07, que têm por característica a melhora de absorção de água em massas e texturas.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios