Comércio e Distribuição de Produtos Químicos e Especialidades

ABC Cosméticos: Surfactantes na Indústria Cosmética

Quimica e Derivados
3 de dezembro de 2015
    -(reset)+

    2 – Agentes CATIÔNICOS

    São aqueles cujo agrupamento polar possui carga positiva em solução aquosa. São chamados de sais de quaternário de amônio. Os principais usados na cosmética são:

    2.1 Sais de alquil trimetril amônio: Representados pelos cloretos e brometos de cetil trimetil amônio, são utilizados na fabricação de condicionadores e cremes para aplicação capilar devido ao seu caráter amaciante.

    Química e Derivados, ABC Cosméticos: Surfactantes na Indústria Cosmética
    X – São geralmente halogenatos (Cl ou Br)
    R – Cadeia de carbono variando de C6 a C20

    2.2 Sais de dialquil dimetil amônio: comportamento semelhante ao citado acima.

    2.3 – Sais de alquil dimetil benzil amônio: São os chamados cloretos de benzalcônio.

    Possuem ação bactericida e microbiológica, podendo ser usados em cremes, loções, desodorantes, etc.

    3 – Agentes ANFÓTEROS

    Possuem grupos funcionais que, dependendo pH da solução aquosa, exibem um grupo polar catiônico ou aniônico. São os anfóteros de N-alquil betaínas.

    Devido ao seu elevado custo e às suas funções específicas, esses produtos são mais utilizados em formulações de xampus infantis e condicionadores.

    São bastante suaves e de baixa irritabilidade aos olhos. Os mais utilizados são os compostos de imidazolinas e betaínas

    4 – Agentes NÃO-IÔNICOS

    Os tensoativos não iônicos possuem simultaneamente os grupos hidrofílicos e lipofílicos, mas não se ionizam em solução. Estão subdivididos em três grandes grupos.

    4.1 Alcanolamidas de ácidos graxos – são obtidos pela reação entre um ácido graxo e etanolaminas. Possuem grande aplicação nos produtos cosméticos, principalmente na fabricação de xampus.

    4.2 Ésteres de ácidos graxos com polióis e polietilenoglicóis: Os mais utilizados são os mono e diglicérides de ácido graxos. São obtidos pela esterificação dos ácidos graxos de origem natural, como as gorduras de animais e óleos vegetais, em presença de glicerina e sorbitol, por exemplo. Conferem grande emoliência quando aplicados em emulsões, cremes, etc. Possuem boas propriedades emulsionantes, funções opacificantes e perolizantes.

    4.3 – Tensoativos etoxilados: São os tensoativos obtidos mediante reação de óxido de eteno e um radical graxo de hidrogênio reativo (fenol, álcool, ácido, amina).

    a) Alquilfenol etoxilado
    b) Álcoois graxos etoxilados
    c) Ácidos graxos etoxilados
    d) Ésteres etoxilados

    Alguns exemplos de tensoativos utilizados na indústria cosmética: cocoamphocarboxyglycinate; decil poliglucósido álcool cetearílico, álcool estearílico; cocoamidopropil betaína; decilglucósido; cocoato de glicerila; sódio cocoyl isetionato; almond glicerídeos; lauril sulphoacetate; sódio lauroilsarcosinato, derivado de vegetais e é uma substituição natural para SLS; cocoil metil taurato de sódio, derivado de coco; cocoato de sacarose (derivado de açúcar); polissorbato 20 (derivado de vegetal); polissorbato 80 (derivado de vegetal); entre outros.

    Química e Derivados, Enilce Maurano Oetterer ©QD Foto: Divulgação

    Enilce Maurano Oetterer

    Referências:

    Morrison, R e Boyd – Organic Chemistry, Boston  USA
    Navarre, Maison G. – The Chemistry and manufacture of Cosmetics, USA
    Bedoukkinan, P.Z. – Perfumery and Flavoring Sinthetics, USA
    Godwing , G – Harry’s Cosmetology, USA

    Enilce Maurano Oetterer, diretora da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), é formada em Engenheira Química e especialista em Gestão de Negócios de Ingredientes Cosméticos e Cosmetologia Aplicada. Desenvolveu carreira em empresas nacionais e internacionais fabricantes e distribuidores de insumos para os segmentos de indústria de cosméticos. Atualmente, é sócia-diretora da Encosmética Consultoria Ltda. Contato: enilce@encosmetica.com.br


    Página 2 de 212

    Recomendamos também:









    1. Primeiramente Deus que criou tudo.. E logo a pós vem a quimica.. Pq tudo vem da terra é incrivel a obra de Deus.. Ele é perfeito.. Amo estudar quimica!!!



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *