28ª FCE Cosmetique ressalta avanços da biotecnologia

A 28ª FCE Cosmetique consolidou o uso da biotecnologia como sinônimo de inovação. Realizado no São Paulo Expo, entre os dias 4 e 6 de junho, o evento dividiu uma área de 40 mil m² com a FCE Pharma (exposição da indústria farmacêutica), para apresentar novidades e tendências de toda a cadeia de produção da indústria de cosméticos.

Juntas, as duas feiras reuniram cerca de 600 marcas expositoras e atraíram mais de 21 mil visitantes, segundo os organizadores.

Entre os corredores da 28ª FCE Cosmetique, o público conheceu as mais recentes soluções da indústria de cosméticos em embalagens, equipamentos, máquinas, tecnologia, fragrâncias e matérias-primas.

Para este último item, foi reservado um pavilhão, no qual as empresas expuseram seus ativos mais inovadores. Aliás, entre eles, estavam os 13 concorrentes da já tradicional premiação Innovation Challenge.

Inovações na 28ª FCE Cosmetique 

O CapSol, em exposição no estande da Barentz, venceu a categoria júri popular. O ingrediente é um emulsionante e um ativo emoliente da parceira Sharon Personal Care, criado a partir de um oleossoma, substância extraída das sementes de cártamo (Carthamus tinctorius).

O insumo permite carregar uma quantidade mínima de filtros UVA e UVB dentro do núcleo de triglicerídeos, na camada externa. “Você consegue obter o mesmo FPS com a redução de até 50% da concentração do filtro solar na formulação”, explica Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Barentz.

Ela conta que o consumidor já entendeu a importância da proteção solar e passou a utilizá-la de forma contínua. Com isso, a pele pode ficar sensível ao seu uso, o que incita o desenvolvimento de produtos com reduzida quantidade de filtro. Ana Freire, coordenadora de novos negócios da Barentz, acrescenta que o ingrediente melhora o sensorial, diminui o custo e proporciona uma margem melhor para trabalhar com ativos, além do benefício de ser 100% natural.

Outro destaque da Barentz foi o Alpine Rose Active (Rhododendron ferrugineum extract), um ativo com conceito inovador antienvelhecimento que apresenta atividade senolítica, eliminando especificamente as células senescentes, porém sem comprometer as células saudáveis. Rosangela explica que, conforme há o envelhecimento das células, algumas delas não morrem, mas param de trabalhar e viram o que se convencionou chamar de “células zumbis”. Elas ficam inertes e liberam processos inflamatórios no corpo, o que acaba fazendo com que as células próximas se tornem zumbis também. Com isso, o envelhecimento é acelerado.

FCE Cosmetique ressaltou avanços da biotecnologia ©QD Foto: Divulgação
Rosangela: derivado do cártamo amplia efeito de protetor solar

“As células senescentes são células envelhecidas, sem atividade metabólica, que conseguem bloquear a sua morte celular, porém continuam a secretar moléculas inflamatórias e causar senescência em outras células”, reforça.

Com sua ação senolítica, segundo Rosangela, a inovação apresenta pronunciada atuação anti-inflamatória e antioxidante da pele, protege as proteínas do estresse oxidativo, reduz significativamente a vermelhidão e aumenta a elasticidade da pele. Também pode ser utilizado no tratamento do couro cabeludo, reduzindo a vermelhidão e irritação da pele por inibir o fotoenvelhecimento induzido por UVA.

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O vencedor da competição, o extrato orgânico Eterwell Youth, da DSM- Firmenich, também aproximou o conceito senolítico do universo da cosmética. Trata-se de um ativo que atua de forma seletiva, mirando a célula senescente, preservando a célula saudável.

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Souza: extrato amplia ação do retinol nas camadas da pele

Segundo Joatan Souza, gerente global skin care e gerente de marketing América Latina Beauty Care da DSM- Firmenich, os resultados in vitro identificaram uma redução de 52% das células senescentes e 44% de aumento do colágeno.

Além disso, o ingrediente, quando associado a outros produtos, tem o poder de melhorar a sua performance.

“Com o Eterwell Youth, o retinol consegue performar mais”, exemplifica. Ele conta que o insumo oferece benefícios às células de todas as camadas da pele no nível dérmico. Estudos também apontam que com 3% do produto a pele passou a ter uma aparência seis anos mais rejuvenescida, em duas semanas; e nove anos, em três meses.

A Givaudan Active Beauty apostou em ingredientes funcionais com atividade biológica em sua participação no evento. Aliás, o seu Silk-iCare, um biopeptídeo obtido por tecnologia branca (leia-se fermentação) da companhia, ficou com o segundo lugar na premiação. Andre Genovez, head of sales – Latam Active Beauty Givaudan, explica que o ingrediente atua como um curativo invisível, melhorando a qualidade da pele como um todo.

“É basicamente um véu de seda totalmente vegano, com alta proteção contra expossomas”, diz Genovez. A proposta é melhorar a qualidade da pele, estimular seu reparo e reduzir elementos inflamatórios, além de ajudar a eliminar a poluição da pele.

A Lipoid Kosmetil também teve lugar no pódio do Innovation Challenge com o BakuLipid. Esse ingrediente é uma alternativa vegetal ao retinol. O produto foi desenvolvido para oferecer penetração dérmica superior, redução dos sinais de manchas na pele e melhora dos parâmetros da pele relacionados à idade. Ele se baseia na mistura do bakuchiol (matéria-prima encontrada nas sementes da planta Psoralea corylifolia) e fosfolipídios insaturados.

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Biopeptídeo Silk-iCare forma véu protetor sobre a pele


Mais matérias-primas

A Evonik participou da competição com o Vecollage Fortify L. Trata-se de polipeptídeo vegano idêntico ao colágeno humano para o mercado de beleza e cuidados pessoais, mais especificamente para cremes antissinais e hidratantes. O ingrediente dialoga com a ideia de que o futuro dos cuidados com a pele gira em torno do colágeno biotecnológico.

Desenvolvido em parceria com a empresa Modern Meadow Inc., especializada no desenvolvimento de proteínas à base de fermentação, o insumo oferece benefícios duplos para fortalecer o colágeno na pele mediante a prevenção da degradação relacionada ao envelhecimento e estimulando a produção de colágeno da própria pele. Segundo a fabricante, estudos em voluntários revelaram que, depois de seis semanas de uso, houve um aumento de 19% de colágeno no corpo e em 12 semanas, 25%.

Outro competidor, o Beauté by Roquette ST 730 (Hydroxypropyl starch), foi apresentado na feira pela Vanessa Alves Arruda, gerente técnica de Beauty & Personal Care da IMCD Brasil.

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Vanessa: amido de ervilha gera filme com efeito lifting

Trata-se de um ativo formador de filme biodegradável resistente à água com efeito lifting, baseado em um amido de ervilha modificado. Com aplicações em diversos produtos das categorias de cuidados com a pele e maquiagem, o ingrediente tem o apelo de ser uma alternativa a soluções sintéticas.

Segundo a fabricante, estudos demonstraram a sua eficácia quanto ao efeito lifting e na diminuição da aparência de linhas finas e rugas em 4%.

Durante o evento, a Sarfam destacou os mecanismos de ação dos ativos, o que denominou inteligência biológica.

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Diane: ativos inteligentes têm atuação diferente em cada local

“Eles proporcionam benefícios de acordo com a região aplicada e a necessidade fisiológica para cuidados pessoais”, afirma Diane Domingues de Oliveira, gerente de marketing da Sarfam. Ela conta que o foco da companhia está no desenvolvimento de fórmulas de processo de fabricação a frio, o que está diretamente ligado à otimização de produção e sustentabilidade.

Um destaque no estande foi o Skin Drop Resilient, um sérum de toque sedoso e secagem rápida, formulado para atender as necessidades de todos os tipos de pele. O ingrediente promove a regulação genética, pois faz o reparo celular, a hidratação profunda e a resiliência da pele, além de conter paraprobióticos para sustentar a microbiota cutânea saudável.

Como lançamento, a Croda exibiu o Solaveil CT-60W, uma dispersão à base de água de dióxido de titânio hidrofóbico, aprovada pela certificação Cosmos. “Ele tem uma alta eficácia de FPS; é o nosso carro-chefe em sun care”, comenta Sandra Bichuette, coordenadora de comunicação de marketing da Croda.

A oxigenação da pele é vital para a saúde celular e a regeneração dos tecidos, mas fatores biológicos podem perturbar este processo, levando ao envelhecimento prematuro. Por isso, a companhia destacou também o Luceane, ativo que promove a oxigenação da pele e melhora a sua defesa natural. “Ele dá a sensação de oxigenação e energia para a pele”, afirma Thiago Duccini, gerente de desenvolvimento de vendas Beauty Actives & Regional Marketing Skin Care da Croda. O ingrediente é derivado de um micro-organismo que vem das Bahamas, por isso, está acostumado a ambientes extremos.

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Talk Science abrigou debates sobre tecnologia de cosméticos

Além de expor seus produtos, as indústrias também puderam participar do Arena Talk Science, atração que promoveu discussões a respeito de tópicos importantes da indústria cosmética e farmacêutica, além da exibição de seus lançamentos. O público também conferiu 60 trabalhos científicos apresentados no Congresso Brasileiro de Cosmetologia.

Na 28ª FCE Cosmetique, foram feitas algumas homenagens, como é o caso da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) que recebeu os cumprimentos por seus 51 anos. Os organizadores prepararam ainda um pavilhão destinado ao segmento de aerossol. Sob a organização da Associação Brasileira de Aerossois (Abas), o espaço abrigou 11 empresas. Realizada pela NürnbergMesse Brasil, a FCE Cosmetique já tem sua próxima edição agendada para 10 a 12 de junho de 2025, no mesmo São Paulo Expo.

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