Equipamentos e Máquinas Industriais

25ª Feira Internacional da Mecânica: Estrangeiros somam metade da exposição

Rose de Moraes
16 de maio de 2004
    -(reset)+

    Química e Derivados: Feira: Compressor de parafuso - até 200 hp. ©QD Foto - Cuca Jorge

    Compressor de parafuso – até 200 hp.

    RTS

    O tradicional fabricante de válvulas exibiu ampla variedade de produtos totalmente ou semi-revestidos com teflon e providos de acionamentos manual, pneumático ou elétrico. Entre os lançamentos, destacaram-se válvulas do tipo borboleta e atuadores eletromecânicos com capacidades que variam de 35 Nm até 15000 Nm, para aplicações em válvulas do tipo borboleta, esfera, macho, dampers, venezianas, globo, gaveta, registros radiais, desviadoras, guilhotina, comportas e dispositivos em geral, que possuem sistema de acoplamento em padrão ISO.

    No segmento de válvulas, as do tipo borboleta apresentam tripla excentricidade e geometria elíptica de selagem, resultando na ausência de atrito entre a sede e o selo do disco. Com assentamento por torque, apresentam também características otimizadas de vazão e modulação, abrangendo desde aplicações criogênicas até altas temperaturas, além de alto controle de emissões fugitivas. Na linha de atuadores, foram destacados modelos pneumáticos com dupla ação e regulagem interna nos dois sentidos, envolvendo abertura e fechamento, para aplicações em transporte pneumático, válvulas de desvio e válvulas de 3 vias, além de atuadores de retorno com mola dosadora para instalação em serviços de dosagem grossa ou fina, envasamentos, enchimento ou mistura de pós, granulados e fluidos viscosos.

    SCHULZ

    A empresa promoveu o lançamento de dois novos compressores rotativos de parafuso com potências de 100 hp e 200 hp. O modelo de 100 hp oferece vazão efetiva de 356 p.c.m. e pressão máxima de trabalho de 11 bar, enquanto o modelo de 200 hp apresenta vazão efetiva de 927 p.c.m. e pressão máxima também de 11 bar. Ambos possuem unidade compressora de parafuso lubrificado, motor elétrico trifásico blindado de 220V ou 380V ou 440V, válvula de admissão com controle proporcional, acionamento por chave estrela-triângulo, painel eletrônico microprocessado, resfriador posterior incorporado, proteção dos motores por sonda térmica, entre outros componentes, permitindo operar em temperaturas ambientes até 45°C.

    SUNNYVALE

    A empresa expôs equipamentos para codificação ink jet, a laser e a micropuncionamento. As codificadoras ink jet e a laser, da marca Domino, garantem qualidade de identificação e maior rastreabilidade, sendo representadas com exclusividade pela Sunnyvale no Brasil. Na feira, outro destaque ficou por conta do modelo A200 de impressora ink jet, que imprime até 4 linhas simultaneamente. De alta confiabilidade para textos, logos, gráficos, códigos seriais, códigos de barras, códigos bidirecionais, essa impressora possui relógio em tempo real. Já o modelo a laser S200 foi desenvolvido para marcações permanentes e de alta resolução, sendo capaz de imprimir até 300 caracteres, com programação feita diretamente no teclado touch screen, operando em ambiente windows e outros. Outro equipamento em evidência foi a codificadora por micro puncionamento da SIC Marking. Desenvolvidas para fazer gravações indeléveis e permanentes em materiais plásticos, aços, entre outros, oferecem alta flexibilidade, podendo ser operadas manual ou automaticamente graças ao controlador programável que dispõe de porta de comunicação serial do tipo RS 232 e entradas /saídas digitais (I/O).

    SUPER FINISHING

    Especializada no tratamento de superfícies com níquel duroquímico, revestimento aplicado por deposição de reduções químicas a partir de compostos de fósforo co-depositados com o níquel, para conferir características especiais aos materiais, a empresa divulgou processos que proporcionam qualidade no acabamento de cantos vivos, furos, canais profundos e roscas, mantendo as características de textura das superfícies de base. Resistente à corrosão e abrasão, o níquel químico além de garantir uniformidade às superfíces, evita usinagens ou retificações após o tratamento. As camadas de liga Ni-P, de 7% a 12%, atingem durezas de 500 HV a 550 HV, equivalentes a 48 RC a 50 RC, passíveis de transformação em até 950 HP, após a aplicação do tratamento térmico, gerando dureza que se equipara à do cromo duro.

    Química e Derivados: Feira: Manifold Kenmac; design compacto reduz tensão. ©QD Foto - Divulgação

    Manifold Kenmac; design compacto reduz tensão.

    TECFLUX

    O distribuidor exclusivo da Swagelok Company para o Brasil exibiu válvulas de duplo bloqueio e purga, da Kenmac, que proporcionam transição suave entre o processo e a instrumentação. Disponíveis desde 1/2″ até 2″, possuem conexões por flange que seguem as normas ASME 16.5 RF e RTJ, e podem trabalhar em temperaturas desde -46°C até 204°C, em faixas de pressão conforme a norma ASME 16.34, envolvendo desde classe 150 lb até classe 2500 lb. Com sede central em Sólon, Ohio, EUA, a Swagelok Company é um dos maiores fabricantes de tecnologias para sistemas de fluidos para laboratórios de pesquisa, instrumentação analítica, instrumentação de processos, farmacêutico, petróleo e gás, petroquímica e semicondutores. Outra novidade foi o manifold monoflange Kenmac. Com design compacto, substitui complexas montagens com várias válvulas por um único equipamento, minimizando pontos de vazamento e reduzindo a tensão criada por peso elevado dos sistemas. Além deste, ampla gama de manifolds monoflange foi divulgada, incluindo manifolds de bloqueio, bloqueio e purga e duplo bloqueio e purga, fornecidos para as classes de pressão de 150 lb até 2500 lb, de acordo com ANSI B16,5.

    Outro equipamento destacado foi a nova válvula de agulha F10 Swagelok. Concebida com corpo forjado para trabalhar com pressões até 10.000 psig (689 bar), é fornecida em configurações reta, obliqüa e a 90°, possuindo haste não rotativa com ponta de maior dureza, que proporciona fechamento positivo, manípulo em aço inox com acionamento perpendicular da haste e trava, podendo o material de vedação ser confeccionado em PFTE ou grafite.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *