As novidades da feira Rio Oil & Gas 2008

RIO OIL & GAS 2008

Ascoval

A Asco lança no Brasil a série VR 9 de indicadores de posição para atuadores rotativos.

Indicados para aplicações offshore e outros ambientes corrosivos, os indicadores são feitos de aço inox 316L.

Têm características que o credenciam, com segurança e qualidade, para utilização em áreas contendo atmosferas potencialmente explosivas.

Atendendo à Classe I, Zona I, Aex d II B T6 ou Classe I, II e III, Divisão 1, Grupos B, C, D, E, F e G, e Divisão 2, Classe I, Grupos A, B, C e D.

A série VR9 conta ainda com duas novidades exclusivas da Asco: os interruptores Viper, hermeticamente selados por tecnologia revolucionária de acionamento, e os indicadores Realview, que permitem maior defi nição visual.

Os indicadores de posição de aço inox VR9 compõem um pacote completo de automação com as Válvulas Solenóide 551, de aço inox 316L

Química e Derivados, VR 9 indica posição de atuador, As novidades da feira
VR 9 indica posição de atuador

e com certificação TÜV SIL4, que podem incorporar os operadores intrinsecamente seguros com 0,35 watts, baixa potência com proteção encapsulada de 1,4 watts e proteção encapsulada nas potências usuais

Balg do Brasil Industrial

A empresa expõe aos visitantes as juntas de expansão não-metálicas Jenm B-Flex.

O produto é empregado para absorver movimentos axiais e laterais, em tubulações de ar e gases, a média e alta temperaturas e baixas pressões.

As juntas são constituídas de foles com diversas camadas de tecidos inorgânicos de alta resistência e de uma camada externa (siliconizada ou teflonada) que concede ao sistema proteção extra contra intempéries.

Projetadas para absorver elevadas deformações, as juntas Jenm B-Flex suportam ainda ataque ácido e trabalham com alto desempenho em ambientes agressivos. Dependendo da composição do fole compensador, resistem a temperaturas até 1.200ºC.

Química e Derivados, Junta de expansão não-metálica de alta resistência, As novidades da feira
Junta de expansão não-metálica de alta resistência

As juntas não-metálicas B-Flex apresentam enorme flexibilidade graças à composição de seu fole, compensando movimentos com pequenos comprimentos de instalação, e, assim sendo, os esforços mecânicos resultantes praticamente não provocam forças de reação nas ancoragens e guias.

Permitem a utilização de estruturas de sustentação de tubulação leves e econômicas.

Com trinta anos no mercado, a Balg do Brasil Industrial atende a diversos segmentos da indústria, em particular ao petroquímico, siderúrgico, naval e off-shore, cimenteiro e de mineração. A empresa possui certifi cação NBR ISO 9001:2000 há sete anos e CRCC Petrobras atualizado anualmente.

Digitrol Indústria e Comércio

O destaque no estande da empresa será o analisador de teor de óleo e graxas em água em linha, desenvolvido com os fotômetros OPTEK.

O produto é utilizado no controle do descarte de efl uentes em refi no de petróleo.

Em tempo: o descarte da água produzida para o meio ambiente no Brasil é regulado pelo Ibama/Conama, que estabelece os limites de contaminantes em efl uentes, no caso do óleo, 20 ppm.

Química e Derivados, Analisador de óleo em agua, As novidades da feira
Analisador de óleo em agua

O analisador de TOG da Digitrol opera pelo princípio de absorção por infravermelho, baseado na diferença dos coefi cientes de absorção da água e do óleo.

É um sistema modular de aço inoxidável dotado de oito sensores de medição e um de compensação, além de medição de baixo e alto TOG.

O equipamento trabalha com uma bomba de cisalhamento estático que tritura os sólidos e o óleo, com o objetivo de prevenir o entupimento do sistema e gerar a distribuição do tamanho de gotas de óleo constante e uniforme.

O sistema foi projetado para realizar limpezas temporizadas cíclicas das janelas dos sensores.

Fundada em 1984, a Digitrol conta com uma ampla linha de instrumentação para controle de processos.

Além de uma linha de fabricação própria, representa companhias de alta tecnologia de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Itália, Espanha e Índia. A empresa possui o CRCC e o BAD da Petrobras.

Engezer

Com experiência no segmento de análise de gases, industrial e petrolífero, a empresa mostra em sua participação na Rio & Oil seu amplo portfólio.

São analisadores de gases, de blending de diesel e gasolina, de combustão (portáteis e fixos), de enxofre, de misturas gasosas, de nitrogênio, de oxigênio, de processo de combustão e meio ambiente, de THC, VOC e BTU, e de umidade, além de ar condicionado para áreas classifi cadas, calorímetros, cromatógrafos de gases e de líquidos, e detectores de gases, entre outros produtos.

A Engezer está no mercado há dez anos e oferece soluções completas que integram produtos de alta tecnologia com engenharia de aplicação.

O trabalho se inicia no momento da especifi cação do equipamento, atendendo aos requisitos de cada processo ou aplicação, passando pelo projeto do sistema, automação, engenharia até pós-venda e assistência técnica.

A empresa representa com exclusividade no Brasil as mais conceituadas companhias do mundo na área de instrumentação, análise e controle de gases, com equipamentos instalados em todo o território nacional.

Química e Derivados, Polímeros para pontos críticos, As novidades da feira
Polímeros para pontos críticos

Evonik

Líder mundial em especialidades químicas, a companhia marca presença com polímeros de altíssima resistência a temperaturas elevadas e excelente performance mecânica e química. A Evonik, antiga Degussa, promoverá a linha de poliamidas Vestamid.

Os destaques fi carão por conta do novo Vestamid LX 9020, desenvolvido para aplicações off-shore, com resistência à hidrólise e a raios ultravioleta, assim como boa resistência química ao petróleo e a fluidos do campo de extração; do Vestamid LX 9030, para tubulações de distribuição de gás em alta pressão, até 20 bar/280 psig; e da linha Vestakeep de poliéter-éter-cetona (PEEK), que é capaz de resistir a temperaturas elevadas (260ºC) e apresenta excelente resistência química.

Pertencente ao grupo industrial criativo da Alemanha, a Evonik Industries atua em três áreas de negócios: Química, Energia e Negócios Imobiliários. É especialista em geração de energia elétrica, obtida do carvão mineral e fontes renováveis.

 Fast Engenharia e Montagens

A empresa reservou para a feira o lançamento da linha de elevadores de cremalheiras: para construção, aplicações especiais e para material/pessoal.

A Fast Engenharia e Montagens possui duas décadas de experiência em mercados de manutenção industrial e naval.

Especializada no fornecimento de sistemas de andaimes de acesso e construção em estruturas tubulares, a companhia conta com equipe de engenheiros, tecnólogos, projetistas, encarregados e montadores especializados.

Durante o evento, além dos produtos, a empresa pretende divulgar o que considera diferenciais no seu projeto, por exemplo, cadastro nível A na Petrobras; atendimento personalizado, acompanhamento da obra, do começo ao fim; gestão integrada para garantir a sinergia entre todas as etapas do projeto e montagem; fácil acesso ao depósito, proporcionando redução de prazos e custos com o transporte, entre outros.

FT Automação Industrial

O lançamento ficará a cargo do monitoramento remoto de dutos com sensores de fi bra óptica.

O sensoriamento apresenta características únicas, sem correspondentes em técnicas de sensoriamento convencionais.

A habilidade para medir temperaturas e tensões em milhares de pontos ao longo de uma simples fibra é particularmente interessante para o monitoramento de estruturas alongadas, como dutos, linhas de fluxo, oleodutos e rolos tubos.

Conta com diversas funções, entre elas: detectar vazamentos em dutos, verificar seus parâmetros operacionais, prevenir falhas de tubulações instaladas em áreas de desmoronamento, e otimizar transporte de óleo a partir de poços.

O equipamento também faz monitoramento ao longo de distâncias quilométricas.

Hiter e Crosby

Graças às novas reservas de petróleo e gás descobertas em território nacional e também aos grandes investimentos previstos pela Petrobras para os próximos anos, esta edição da feira está sendo considerada pelas duas empresas o evento do ano do setor.

Por isso, essas tradicionais fornecedoras de válvulas há mais de quarenta anos destacarão os seguintes produtos: globo tipo sede simples para aplicações em serviços gerais e globo tipo gaiola com internos para baixo ruído três estágios; globo série Revel-01 com internos tipo labirinto, para utilização em serviços severos com altos diferenciais de pressão; série RTC-21, a única válvula triexcêntrica existente no mercado, projetada e fabricada totalmente no Brasil; segmento esférico série VT-N; de bloqueio série FE para fechamento de emergência, de tríplice ação, para aplicação em dutos e entrada e/ou saída de esferas GLP; e de alívio/segurança ASME seção VIII, para aplicação em serviços gerais e vasos de pressão e válvula ASME seção I, para aplicação em caldeiras.

Além das válvulas, mostrará equipamento eletrônico de teste, que permite testar válvulas de alívio de pressão, sem necessidade de retirada das mesmas do processo.

Química e Derivados, Triexcêntrica 100% nacional, As novidades da feira
Triexcêntrica 100% nacional


 Hummel Connector Systems

Especialista em sistemas de conexões, a Hummel lançará: prensa cabos à prova de explosão para cabo armado e não-armado; conectores M23 RJ 45, e linha de conduítes Snap e terminações Snapclic-Duo-Ms-Exe – segurança aumentada.

Também estarão expostos: prensa cabos à prova de explosão, segurança aumentada, à prova de tempo e segurança intrínseca; conectores multipinos para comando ou potência; conduítes e terminações, caixas de passagem, caixas de ABS, policarbonato, aço inox, alumínio, poliéster e EMV, e Multi Cable Transit – MCT.

O grupo possui subsidiárias com fabricação própria na China, Itália, Brasil e Hungria, além de ser representado em 35 países no mundo. A empresa conta com certifi – cação de acordo com a norma DIN ISO 9001 e fabrica produtos sob observância de rigorosos critérios ecológicos.

Química e Derivados, Conectores têm certificações , As novidades da feira
Conectores têm certificações

Kanaflex

A empresa aproveitará a oportunidade para promover o lançamento da mangueira de borracha, com espiral de PVC, ECHO5100.

A novidade se volta para descarga de combustíveis. Também estará em exposição toda a linha de produtos destinados ao mercado petroquímico, como o Kanalex, duto corrugado para proteção de cabos subterrâneos; Optilex, duto e subduto para proteção de fibras ópticas; Kananet, tubo dreno para rebaixamento de lençol freático e captação de águas infiltradas; Kanasan, tubo corrugado dupla parede para esgoto; Kanaliso, tubo para condução de líquidos sob pressão; Kanapower, mangueira de borracha para descarga de combustíveis; KO, mangueira para descarga de caminhões-tanque, e KFA, mangueira para descarga de combustíveis com fi o antiestático. No estande haverá ainda a linha geral de mangueiras de PVC, são 37 tipos diferentes para variadas aplicações.

Metroval

Em sua participação, a empresa realizará o lançamento ofi cial do sistema que integra seu portfólio, o Skid para Descarregamento de Combustíveis.

O sistema proporciona a capacidade de fazer a operação de descarregamento de caminhões-tanque ou vagões-tanque de combustíveis de forma totalmente automática e segura, seguindo recomendações internacionais da OIML e padrões de qualidade Petrobras.

O sistema disponibiliza com extrema exatidão os valores de volume de combustível descarregado não só à temperatura atual, como também o volume corrigido à temperatura de referência, 20ºC, de acordo com procedimentos de cálculos normatizados.

Todo o processo de descarregamento é monitorado com, por exemplo, sensor de aterramento do caminhão, sensor de overfill, monitoramento do nível dos tanques de recebimento para onde o fl uido está sendo bombeado, entre outras seguranças.

Química e Derivados, Densímetro opera on-line, As novidades da feira
Densímetro opera on-line

Um diferencial é a utilização de medidores de vazão com modelo aprovado no Inmetro, classe de exatidão 0,2% do valor medido e a inovação do uso de um densímetro digital on-line com exatidão de 0,0002g/cm³.

A empresa também divulgará que planeja lançar o maior laboratório RBC de calibração volumétrica, utilizando como fluido de trabalho hidrocarbonetos com diferentes viscosidades e faixa de vazão superior a 1.000 m³/ h, atendendo a regulamentações da ANP e Petrobras, para calibração de instrumentos usados em medições fi scais e transferência de custódia de hidrocarbonetos.

National Instruments

As novas Smart Cameras da National Instruments serão apresentadas na feira.

Elas combinam controlador industrial, sensor de imagem e software de visão da NI para oferecer processamento de imagem em um único dispositivo, ideais para aplicações como inspeção de embalagens, detecção dos padrões, localização e contagem de peças.

Química e Derivados, Sistema usa câmara inteligente, As novidades da feira
Sistema usa câmara inteligente

Também serão mostrados os PACs, Controladores Programáveis para Automação, que reúnem a confiabilidade e a robustez dos CLPs, a capacidade computacional dos PCs, flexibilidade de hardware personalizado e uma arquitetura de software aberta.

No estande, os visitantes poderão conferir ainda novas funcionalidades e inovações do software para Projeto Gráfico de Sistemas NI LabView, ideal para aplicações de teste, aquisição de dados, controle e projeto embarcado.

ProMinent Brasil

O lançamento da bomba dosadora de processo ProMinent TriPower 674 será o destaque no estande.

A empresa oferece bombas dosadoras de processos em acionamento direto, hidráulico ou a pistão, e ainda, equipamentos à prova de explosão e que respeitam normas mundiais de qualidade.

A nova bomba possui alta performance e requer o mínimo espaço ao mesmo tempo.

Ela trabalha com uma vazão de até 40 m³/h, numa pressão de até 400 bar. Sua construção compacta faz com que ocupe apenas a metade da área de uma bomba convencional de mesmo desempenho.

Química e Derivados, Dosadora foi projetada para ser compacta, As novidades da feira
Dosadora foi projetada para ser compacta

A ProMinent TriPower 674 possui certifi cado, conforme API 674, garantindo qualidade de dosagem com alta vazão e alta pressão. O sistema de lubrifi cação de pressão integrado permite fácil manutenção e baixo custo operacional.

Protubo

Quem for ao estande poderá conferir os produtos e serviços da Protubo.

São eles: curvamento de tubos e perfis pelo processo de indução por alta freqüência em materiais como aço carbono, aços liga, inox, duplex, API, inconel, alumínio, entre outros; curvamento de tubos e perfi s a frio; conexões (2D, 3D, 4D, 5D etc.); pré-fabricação de spools de acordo com as necessidades de projeto, incluindo, soldagem, montagem, END, testes hidrostáticos, entre outros; revestimento interno e/ou externo de tubulações com polietileno; e têmpera superficial pelo processo de indução por alta freqüência.

A companhia também aproveitará a oportunidade para divulgar os investimentos recentes.

Ampliou sua capacidade e adquiriu um equipamento capaz de realizar curvaturas em tubulações de até 38”; foram US$ 3,5 milhões.

Depois disso, a Protubo se tornou uma das cinco empresas no mundo capacitadas para realizar curvaturas desse diâmetro.

Rohr

A expositora mostrará seus equipamentos tubulares e acessórios para montagem de andaimes confeccionados de alumínio.

Resistentes e duráveis, os equipamentos têm como principal característica a leveza e a facilidade de transporte, aumentando a produtividade nas montagens, além de serem quatro vezes mais resistentes à corrosão, sem perder suas propriedades técnicas e de segurança.

Outro ponto importante é o baixo impacto ambiental, visto que o material possui longa durabilidade e é totalmente reciclável; também não gera resíduos e evita corte de madeira para utilização como piso de andaime.

O tubo de alumínio preserva as mesmas características técnicas do tubo convencional de aço.

Os pisos são antiderrapantes, fáceis de transportar, podendo uma prancha de 2,5 metros ser transportada por apenas um funcionário, garantindo sua integridade física.

Os rodapés também se destacam, pois são de fácil montagem, com apenas três elementos.

Química e Derivados, Andaimes facilitam as montagens industriais, As novidades da feira
Andaimes facilitam as montagens industriais

De acordo com o fabricante, os equipamentos se destinam para montagem em qualquer área industrial que requeira acesso, como refinarias e plantas industriais, sendo que o material de alumínio possui como diferencial o fato de, quando embarcado nas plataformas off-shore, reduzir drasticamente o peso do equipamento em relação ao andaime de aço.

Quando aplicados em plataformas off-shore, a Rohr oferece o serviço de delineamento. A empresa disponibiliza ainda desde o projeto à mão-de-obra para montagem e desmontagem dos equipamentos em todas as suas filiais, tanto serviços de locação ou de venda.

Sandvik Materials Technology

Durante o evento, a companhia apresentará novidades em soluções para o setor em duas frentes: tubos e arames especiais.

Na divisão de tubos, o destaque é o Sandvik SAF 3207 HD, um novo aço inoxidável hyper-duplex (32% de cromo e 7% de níquel), destinado à fabricação de tubos para uso em umbilicais metálicos que conectam o navio produtor FSPO ou plataforma à infra-estrutura submarina de poços off-shore.

Química e Derivados, Tubos de aço para umidade, Química e Derivados
Tubos de aço para umidade

A expositora também lançará um produto para trocadores de calor.

Para este caso, a empresa traz um aço inoxidável hyperduplex SAF 2707 HD (27% de cromo e 7% de níquel), para aplicação em tubos de troca térmica, que atende às necessidades de companhias que precisam de um produto resistente às condições mais adversas de corrosão, temperatura e pressão.

Na área de arames especiais, serão dois produtos: o Sandvik SAF 2205, feito de aço inoxidável duplex (22% de cromo e 5,5% de níquel), que atende a demandas de resistência à corrosão e mecânica; e o Sandvik Sanicro26Mo.

Com 20% de cromo, 25% de níquel e 6,3% de molibdênio, oferece excelente resistência à corrosão em ambientes agressivos. Segundo o fabricante, seu desempenho é referência em exploração off-shore no Brasil.

Sew-Eurodrive

No estande da Sew, os visitantes poderão conferir as últimas inovações tecnológicas na linha de eletrônicos, além dos motorredutores de pequeno porte, do redutor industrial MC e dos servoacionamentos associados a uma estrutura que fornece serviços de automação.

Um dos lançamentos expostos se trata do Movitrac LTE B, um conversor escalar compacto da linha Movitrac LT, com grau de proteção IP55/NEMA 12 e 14, parâmetros padrão e interface de fácil utilização.

Química e Derivados, Linha compacta de conversores, As novidades da feira
Linha compacta de conversores

A placa Movi-PLC, um controlador programável de uso industrial, conforme norma internacional IEC 61131-3, pode ser utilizada de forma independente ou acoplada diretamente aos conversores de freqüência Movidrive B e Movitrac B, por exemplo.

O lançamento amplia as possibilidades de programação que estes conversores já possuem, incrementando os recursos de cálculos e oferecendo soluções adicionais de CLP.

Para aplicações com exigências maiores, a Sew possui linha de controladores Movi-PLC advanced.

Os principais benefícios do produto são a efi ciência de seu processador e a memória com maior capacidade, além da possibilidade de controle de até 64 conversores.

No estande também será mostrada outra novidade: o Movifi t.

Projetado para ser instalado próximo ao motor em grandes instalações, esse lançamento reúne as vantagens já conhecidas da tecnologia de instalação descentralizada da Sew-Eurodrive, com as funções de acionamento e comunicação modernas e específicas para cada aplicação.

Siemens Brasil

As soluções que a empresa levará ao evento contemplam o ciclo de vida das plataformas e refi narias petroquímicas, além de melhorar todos os processos industriais.

A empresa mostrará as estações de manobra GIS (subestações de alta tensão isoladas a gás), com capacidade para suprir as necessidades de ampliações futuras e novas instalações de refi narias, oferecendo maior estabilidade e confi abilidade ao sistema elétrico.

Em automação e controle, serão divulgadas soluções completas de produtos de instrumentação, motores, CCM´s, acionamentos, controle e distribuição, controladores lógicos programáveis, supervisórios, sistemas de controle distribuído e de execução de manufatura.

Na área de segurança, o destaque será o sistema Siveillance Site IQ (solução de análise inteligente de vídeo), além do Centro de Controle e Comando de Segurança, conceito integrado de comunicação.

O visitante também poderá ter contato com o HVDC Plus, sistema de transmissão de corrente contínua, com conversores de fontes de tensão (VSC) para potências de até 1.000 megawatts.

Este sistema utiliza a nova tecnologia de multiníveis (MMC), podendo ser aplicado em linhas de transmissão aéreas e cabos submarinos, entre outros.

Tem ampla aplicação em conexões de fontes alternativas como parques eólicos off-shore, plataformas petrolíferas (off-shore ou gas to wire), com grandes vantagens técnicas e econômicas.

Confira a matéria principal: Rio Oil & Gas 2008 – Prévia

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.