Conheça as novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017

A seguir, um breve relato das novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017. (Resumos elaborados com base nas informações enviadas pelos expositores)

ALMAD

Atuante há mais de 25 anos no mercado, a Almad aproveita a ocasião para fortalecer relacionamentos e expandir negócios, contando com expertise e portfólio de produtos oleoquímicos, como óleos vegetais, ácidos graxos e glicerina, ampliado com itens como propilenoglicol, óleo mineral e sorbitol, entre outros.

AROMAT

Como novidades no portfólio de produtos, a Aromat destaca os poliálcoois NPG, TMP, pentaeritritol e NX 795 da Perstorp. Apresenta também as ceras micronizadas da Micropowders, com ênfase no novo Microtouch 850XF, capaz de proporcionar acabamentos especiais, com toque suave e durabilidade. Ressalta a disponibilidade dos pigmentos inorgânicos das empresas Dynakrom (dicromatos) e Hyrox (óxidos de ferro), produtos essenciais para tintas de alta resistência e durabilidade, também muito usados no segmento de plásticos.

ATA TENSOATIVOS 

Química e Derivados, A seguir, um breve relato das novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017. (Resumos elaborados com base nas informações enviadas pelos expositores)
ATA

A ATA Tensoativos oferece linha completa de aditivos e tensoativos para formular todos os tipos de tintas e pigmentos, tanto para sistemas à base de solventes, sem solventes ou aquosos. Como diferencial, a empresa conta com produtos de fabricação local e excelente custo/benefício, e dispõe de profissionais e estrutura para dar suporte para diferentes necessidades e aplicações dos clientes.

BANDEIRANTE BRAZMO

A tradicional distribuidora de produtos químicos divulga novos produtos agregados ao seu amplo portfólio, a começar pelos novos coalescentes da Dow, com baixo odor e VOC, e isentos de alquilfenóis etoxilados (APEO), com elevada resistência à abrasão. Da mesma fabricante, recebeu novos tensoativos e surfactantes para tintas e emulsões. Da Lucite, apresenta a resina acrílica Elvacite para uso em selagem a quente de embalagem em diversos substratos. Também merecem destaque as resinas acrílicas da Dianal (como a Lucite, integrante da Mitsubishi Rayon Corporation), que substituem os plastissóis em algumas aplicações. Nas cargas, a empresa distribui produtos da Cadam S/A (grupo Kamin LLC), incluindo a linha Cadam Gloss, um caulim natural de ultrafina granulometria, para tintas base água alto brilho, semibrilho e acetinadas. Os caulins calcinados Kamin 2000C e 70C também estão disponíveis, proporcionando maior resistência à abrasão. Permanecem em linha o conhecido extensor de dióxido de titânio Polygloss 90, para base água e solvente, bem como o Bansis, sistema de formulação de solventes da distribuidora.

BRANCOTEX

Empresa brasileira fundada em 1971, com sede em Barueri-SP, é referência entre os produtores de resinas em emulsão e solução. Para o setor de tintas, oferece ampla linha de resinas acrílicas puras e modificadas com a marca Brancocryl (incluindo resinas específicas para demarcação viária), espessantes da linha TEX, dispersantes Brancosperse, e antiespumantes Brancofoan.

BRASKEM

A petroquímica de atuação global aproveitará a Abrafati 2017 para apresentar suas três novas marcas de solventes, com diferentes taxas de evaporação e poder de solvência. A marca Braskem Pluract combina alto poder de solvência com baixa evaporação, proporcionando mais brilho e melhor aparência às pinturas, que apresentam excelente nivelamento. A família Ezolem, com solventes mais leves, compreende duas subdivisões, a Dehyd (específica para desidratação de etanol) e a Extract (ideal para extração de óleos vegetais). Por fim, a marca Sensitis apresenta elevada pureza e baixa presença de aromáticos, sendo um produto inodoro e incolor. Durante a exposição, a companhia pretende assinar contratos com clientes estratégicos de solventes e tíneres.

CABOT

Companhia internacional que investe em pesquisa e inovação há 135 anos, a Cabot leva para a Abrafati suas linhas de negros de fumo Emperor, as sílicas pirogênicas Cab-O-Sil (não tratadas e hidrofóbicas) e Cab-O-Sperse (pré-dispersas), as aluminas pirogênicas SpectrAl e a linha de aerogel Enova. Atenta à demanda por ingredientes mais sustentáveis, divulgará os Emperor 1800 e 2000 pigmentos negros de alta qualidade que oferecem alto rendimento em sistemas de base água. Os Emperor 1200 e 1600, de alta cor, apresentam grande facilidade de dispersão, reduzindo o consumo de energia nos equipamentos. As sílicas tratadas Cab-O-Sil TS-710 e TS-720 melhoram a resistência contra a corrosão de revestimentos epóxi, aumentando a vida útil dos ativos revestidos. A linha Enova aprimora o isolamento térmico dos revestimentos, contribuindo para reduzir o consumo de energia.

CHEMOURS

A Chemours participa da Abrafati 2017 para reforçar sua principal marca no segmento de dióxido de titânio, Ti-Pure, e os diferenciais de aplicação de seus diversos graus na indústria de tintas que se destacam pelo alto desempenho. O dióxido de titânio Ti-Pure é obtido por meio do processo cloreto, proporcionando um pigmento de elevada alvura, superior opacidade e dispersabilidade, com baixo nível de impurezas e que combina alta cobertura e resistência ao intemperismo.COLORMIX

A Colormix Especialidades apresenta suas soluções avançadas em pigmentos, aditivos e resinas especiais para tintas, vernizes e artes gráficas. Da BIK, traz um série de novos produtos, incluindo umectantes e dispersantes (Disperbyk 2080, 2081, além de 2159, 2062), aditivos de superfície (BYK-Silclean 3701, BYK 326 e 3565), aditivos reológicos (Optiflo T1010), aditivos de cera (Aquacer 1013/1039) e antiespumantes (BYK 1781). Também há novidades nos pigmentos de efeito da Eckart, a exemplo do Silvershine 400, Edelstein Ruby Red e Metalure Quantum. Da alemã Alberdingk Boyle, especialista em resinas base água, destaca resinas para cura por UV para sistemas de base água. A Ferro contribui com pigmentos inorgânicos de alta qualidade, oferta complementada pelos pigmentos orgânicos da Toyo Colors. A Hoffmann Mineral fornece a linha de terras silicosas de Nueburg, calcinadas e granuladas em várias granulometrias. Além disso, estarão presentes os ingredientes tradicionais da Jeco, Ruicheng, Choski, Yipin, Briscent, Pidilite e DCC.

CRODA

A Croda Coatings & Polymers apresenta tecnologias de alto desempenho oferecendo uma experiência sensorial inédita aos visitantes interessados em aplicações para diferentes mercados como de pintura arquitetônica e industrial, eletrônicos, transportes, esportes, impressão 3D, entre outros. A modificação de polímeros e as novas perspectivas em processos de polimerização em emulsão e emulsificação de resinas são os pilares tecnológicos que estão por trás dos produtos apresentados neste ano. A Croda apresentará duas palestras no congresso internacional, uma sobre os desafios e necessidades da produção de resinas base água utilizando surfactantes reativos e poliméricos, e outra sobre soluções para melhorar a funcionalidade em tintas industriais e protetivas.

DINACO

A distribuidora Dinaco fornece especialidades químicas para a indústria nacional há 80 anos. Com estoques próprios, contribui para o desenvolvimento de novos produtos, gerando valor para clientes, representadas e para a sociedade. As especialidades distribuídas pela Dinaco para o segmento de tintas são: ceras de polietileno, cargas minerais de alta performance, absorvedores de UV/Halls, antioxidantes, pigmentos perolados e luminescentes, resinas PVC plastisol, biocidas, sanitizantes e sistema de análise microbiológica.

DOW

A Dow apresenta portfólio completo de ingredientes para a formulação de tintas imobiliárias e industriais, incluindo resinas, solventes, modificadores de reologia, emulsões e aplicações de controle microbiano. Como destaques, exibe o Bioban 555, microbicida formulado com metil butil isotiazolinona (MBIT) indicado como preservante contra bactérias, fungos e leveduras, atuando mesmo em pH alto, sem conter formaldeído ou seus doadores, com zero ou baixo VOC. Também mostra o Vorastar 7000, sistema elastomérico de poliuretano em spray para a proteção de superfícies em obras de infraestrutura em ambientes severos, que tem baixa viscosidade, resistência ao impacto elevada, e flexibilidade em ampla faixa de temperatura. Outro novo sistema PU é o Traffidek, indicado para impermeabilização e revestimento antideslizante de estacionamentos, pontes ou locais com alto fluxo de passagem. Os surfactantes Dowfax AS-801 e AS-906 foram desenvolvidos para aumentar o desempenho de polimerizações em emulsão, com melhor controle de partícula, baixo perfil de espuma e maior resistência à água, sendo ambos livres de APEO. O coalescente Ucar Filmer LV apresenta baixo odor e VOC, permitindo a formação de filmes de alta lavabilidade mesmo em baixa dosagem. Também livre de APEO, o surfactante de alta umectação Triton HW-1000 é indicado para conferir excelente nivelamento e umectação em tintas industriais, reduzindo a formação de defeitos sobre diversos substratos, conferindo mais brilho e suavidade à película formada, além de controlar a formação de espuma.

EASTMAN

A Eastman apresenta seu completo portfólio para a formulação de tintas látex e de esmaltes base d’água. Inclui produtos complementares com o diferencial de desempenho, baixo odor e zero VOC, obtidos mediante pesquisas constantes. Terá destaque a mais recente linha de produtos da companhia: os neutralizantes de pH Advantex e Vantex T, ambos de baixíssimo odor, que complementam a linha de coalescentes. Estarão presentes também o Texanol, referência de mercado para a formulação de tintas prediais devido a sua robustez em desempenho, facilidade de uso, além de ser zero VOC, e o Optifilm 300, coalescente zero VOC (tanto pela ABNT como para o Green Building Council) e com baixíssimo odor que também proporciona desempenho balanceado. Será apresentada palestra sobre a Tetrashield, nova resina de poliéster de altíssimo desempenho para os segmentos de OEM e manutenção industrial, a ser ministrada por Sandeep Bangaru, diretor global de desenvolvimento de mercado para o segmento de tintas.

EVONIK 

Química e Derivados, A seguir, um breve relato das novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017. (Resumos elaborados com base nas informações enviadas pelos expositores)
Evonik

A Evonik apresenta um amplo portfólio de produtos alinhados às exigências de formulações modernas e sustentáveis. Entre os destaques e novidades, estão as sílicas para controle reológico e modificação de superfície, aditivos antiespumantes, surfactantes, aditivos food contact para tintas de impressão de embalagem de alimentos, aditivos de superfície, co-resinas de adesão, resinas metacrílicas, resinas de poliéster saturado, silanos funcionais, siloxanos e monômeros metacrilatos, entre outras matérias-primas de última geração.

GALSTAFF MUTIRESINE

A companhia de origem italiana leva para a exposição sua linha de produtos específicos para o setor, incluindo resinas poliésteres saturadas e insaturadas; catalisadores alifáticos, aromáticos, híbridos e cicloalifáticos; melaminas butiladas, metiladas e parcialmente metiladas; ureia-formaldeído; benzoguanaminas; poliésteres acrilados para cura UV; resina acrílica acrilada para cura UV; poliésteres insaturados livres de estireno; aditivos aceleradores de cura, antiespumantes, nivelantes, e aditivos de slip.

INKMAKER 

Química e Derivados, A seguir, um breve relato das novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017. (Resumos elaborados com base nas informações enviadas pelos expositores)
Inkmaker

A Inkmaker aproveita a ABRAFATI 2017 para comemorar seus 30 anos de existência, buscando consolidar a posição de principal fornecedor de sistemas de dosagem industriais de tintas. Entre os equipamentos, nos últimos anos tiveram destaque os modelos Polare, Bello e Croma. Como novidade, a Inkmaker no Brasil anuncia ter transferido suas instalações para Osasco-SP, ocupando área mais ampla que permite aprimorar o atendimento aos clientes.

KURARAY

Química e Derivados, A seguir, um breve relato das novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017. (Resumos elaborados com base nas informações enviadas pelos expositores)
Kuraray

A japonesa Kuraray é especializada em produtos químicos e destaca a linha Kuraray Poval, marca do seu álcool polivinílico (PVA) solúvel em água que possui características coloidais específicas, propriedades de formação de película e alta resistência à tração.

MCASSAB

A MCassab apresentará novidades em seu portfólio de produtos químicos, incluindo fluidos e aditivos de performance para o segmento de revestimentos, tais como: hidrofugantes, antiespumantes e superumectantes. Essa linha de produtos é fruto de acordo firmado recentemente com uma nova parceira de distribuição, a Elkem Silicones, antiga Bluestar, é uma das principais fabricantes de silicones do mundo. A MCassab vem reformulando sua forma de atuação no mercado para atender de modo mais eficiente as demandas dos seus clientes por todo o território brasileiro, realizando a expansão do seu portfólio de especialidades químicas e da sua área técnico comercial.

MERCK 

Química e Derivados, A seguir, um breve relato das novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017. (Resumos elaborados com base nas informações enviadas pelos expositores)
Merck

Reconhecida fabricante mundial de pigmentos especiais e de efeito, divulga neste ano o portfólio de pigmentos e aplicações acrescido dos lançamentos: Xirallic Cougar Red e Meoxal Victoria Red. A linha Xirallic se destaca entre os pigmentos de efeito por apresentar brilho profundo e extraordinário. Os produtos Meoxal têm partículas de alumínio que conferem saturação de cor e brilho excepcionais, enquanto a família Iriotec fornece novas propriedades às superfícies. São pigmentos condutores, de cor clara, para aplicações como primers e também aditivos para marcação a laser.

MIDLAND

A empresa tem por objetivo proporcionar aos seus clientes e fornecedores soluções inovadoras. Durante a Abrafati 2017, oferece ao mercado PVB, solventes especiais, ésteres de celulose, promotores de adesão, microesferas cerâmicas, resinas epóxi, vinílicas e hidrocarbônicas, surfactantes, antiespumantes, cura UV, antioxidantes, agentes acoplantes, retardantes de chama, modificadores de impacto, microesfera de vidro oca, PIA, NPG, branqueadores ópticos, copromotores de adesão, aditivos para sistema aquoso, aditivo base poliamida-multifuncional, entre outros.
NETZSCH 

Química e Derivados, A seguir, um breve relato das novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017. (Resumos elaborados com base nas informações enviadas pelos expositores)
Netzsch

As novidades para a Abrafati 2017 são o sistema de dispersão em linha Epsilon e o sistema de moagem Neos. Epsilon é uma solução compacta para produzir dispersões homogêneas de alta qualidade por processo contínuo. Nele, a dispersão é promovida em uma câmara selada, garantindo um processo livre de poeira e emissões. O Neos se baseia no conhecido e consolidado sistema de moagem Zeta e foi desenvolvido para aperfeiçoar o processo de moagem. Seu desenho inovador possibilita introduzir mais energia no sistema de moagem, bem como a utilização de esferas de diâmetros entre 0,1 e 0,8 mm, com um eficiente sistema de refrigeração. A tecnologia Neos está disponível para novos equipamentos na plataforma Alpha, e também como pacote de otimização para moinhos Zeta.

ORION

A Orion Engineered Carbons dará destaque para o novo negro de fumo XPB 430 em pó para tintas base água que oferece elevado poder tintorial e forte subtom azulado, sendo indicado para a produção de base coats automotivos de alta qualidade, apresentando fácil dispersão em misturadores de alto cisalhamento. Também serão divulgados os negros de fumo Colour Black FW 255 (pó) para tintas automotivas OEM e de repintura, além do Special Black 40 (pó) para aplicações industriais.

OXITENO

Líder na produção brasileira de tensoativos, a companhia petroquímica apresenta novidades nas plataformas tecnológicas de aditivos, building blocks, coalescentes, emulsificantes e solventes. Com elas, pretende antecipar as necessidades dos clientes o consolidar sua posição como fornecedora de soluções para tintas e vernizes. Nos aditivos, apresenta a linha Oxitive de aditivos isentos de nonilfenol, com ampla faixa de HLB, podendo ser aplicados em formulações base água ou solvente, melhorando o desempenho final. Nos building block, destaque para a linha Ultratint, indicada para tintas industriais. Os Ultratint TM 30 e BP 60 são aplicados em sínteses de várias resinas e também como diluentes reativos, melhorando o acabamento, a flexibilidade e a adesão aos substratos. O Ultrafilm 260 LV é a novidade no campo dos coalescentes, apresentando ponto de ebulição superior a 250ºC, toxicidade reduzida, baixo odor e VOC, oferecendo elevado poder de plastificação de polímeros acrílicos e vinílicos, baixando a temperatura de formação de filme, além de dar origem a películas secas com alta resistência à abrasão úmida, contribuindo para satisfazer os critérios do programa setorial de qualidade. A empresa também traz dois novos emulsificantes, ambos isentos de APEO. O Oximulsion B 1000 é inovador, por se tratar de uma solução 2 em 1, combinando tensoativos aniônicos e não-iônicos no mesmo produto, indicado para tintas imobiliárias. Por sua vez, o Oximulsion 9000 é ideal para emulsificar resinas alquídicas em equipamentos de baixa rotação, formando emulsão alquídica óleo/água com partículas pequenas, estabilidade coloidal e alto teor de sólidos. No campo dos solventes oxigenados, a Oxiteno iniciou a produção de moléculas derivadas de propanol, adotando o conceito HSE friendly (a sigla se refere a saúde, segurança e meio ambiente), apresentando baixa toxicidade, com baixo impacto na classificação GHS, mas oferecendo alto desempenho de forma competitiva. A linha Ultrasolve H compreende produtos com variadas funções químicas e taxas de evaporação, atendendo aos diversos segmentos das tintas. Além dos produtos expostos, a Oxiteno indicou três pesquisadores para apresentação de palestras no congresso internacional da Abrafati.

POLYSTELL

Química e Derivados, A seguir, um breve relato das novidades que serão apresentadas na Abrafati 2017. (Resumos elaborados com base nas informações enviadas pelos expositores)
Polystell

Apresenta suas principais linhas de aditivos modificadores de processos, modificadores funcionais e de superfícies, além do portfólio de especialidades químicas para o setor. Destaca os aditivos Polyumec 51.193, melhorador de lavabilidade, auxiliar de dispersão e ajustador de pH para sistemas base água; e o Polyumec 51.016, espessante químico e melhorador de produtividade e rendimento de aplicação; e o Polyumec 5200, hiperdispersante e umectante de alto desempenho para linhas de base água. Também leva o antiespumante derivado de óleo vegetal Polyapp 2848 para tintas imobiliárias de alto desempenho; o alcalinizante Polysmell OFF SPA 71.192 para tintas imobiliárias; e o coalescente Polyapp 21.123 de baixa emissão de VOC. Também exibirá o biocida Polyclean 6020, e especialidades de fornecedores como Richyu, J.Rettenmaier e Tokuyama.QUANTIQ

Empresa do grupo GTM, a quantiQ reforçou seu portfólio diversificado com novos produtos de suas distribuídas. Em parceria com a Wacker, apresenta as dispersões aquosas Primis SAF 9000 (que aumenta a resistência ao manchamento por líquidos diversos, facilitando sua remoção, além de melhorar a resistência mecânica dos revestimentos, veja mais no texto sobre a Wacker) e Vinnapas EP 3360, esta uma dispersão desenhada para tintas decorativas para interiores, com baixo odor e VOC, mas que permite aumentar a resistência à lavabilidade, atuando em ampla faixa de PVC. Da Evonik, apresenta novos agentes de cura para epóxi, entre eles o Ancamine 2803, que confere extrema flexibilidade combinada com alta dureza para aplicações em juntas de dilatação, lábios poliméricos e preenchimento de trincas de concreto. Os Ancamine 2800 e 2739 foram desenvolvidos para pisos que devem formar barreira à umidade. A quantiQ aproveita para reforçar seus laços com a fabricante de pigmentos de alta qualidade DCC, com estabilidade de cor entre lotes, fácil dispersão e baixa emanação de pó. Além dos conhecidos cromatos e molibdatos amarelos e laranjas, a DCC está ampliando a linha de vanadatos de bismuto, de alta resistência. A linha completa de insumos fornecidos pela quantiQ inclui coalescentes, resinas, modificadores de reologia, aminas, aditivos, silanos e solventes naturais e formulados.

QUÍMICA ANASTÁCIO

A distribuidora participará da exposição para divulgar sua linha de produtos químicos para o setor, com destaque para o etilglicol e o álcool isopropílico. Além deles, a empresa também comercializa agentes coalescentes, dióxido de titânio e estearina.

RUDNIK

Oferece matérias-primas e aditivos de fornecedores renomados para produção de tintas, revestimentos ou resinas, tanto em base solvente, base água ou tinta em pó. Como diferencial, mantém estoque de segurança e uma logística ágil e eficiente para atender às necessidades dos clientes.

SINTEQUÍMICA

Os visitantes encontram as linhas de dispersões de pigmentos para formulações de base aquosa e colorantes tintométricos fabricados pela Sintequímica do Brasil, com 64 anos de atuação, sendo pioneira nessa tecnologia no país, fornecendo para fabricantes de tintas imobiliárias, flexográficas e artísticas.

SOLVEN

A Solven Solventes e Químicos Ltda. divulga a emulsão de parafina sem odor e a linha própria de solventes ecológicos biodegradáveis, sem emissão de VOC e não inflamáveis. Também apresenta os demais itens que industrializa e comercializa, a exemplo de tíneres, ceras e parafinas para diversas aplicações.

SUNCHEMICAL

Detentora de amplo portfólio de resinas e pigmentos, a SunChemical destaca suas inovações, como os pellets de alumínio Benda-Lutz WS para sistemas base água; o Perrindo Red 179 para acabamentos automotivos e os flocos Benda-Lutz Splendal para revestimentos tipo espelho. Na área de resinas, apresenta produtos de alta resistência química para revestimentos sobre plásticos, polióis de alto brilho para exteriores e resinas autolimpantes para tintas arquitetônicas superduráveis. A empresa enfatizará seus esforços para redução de emissões de carbono, economia de energia e para aumentar a eficiência dos fabricantes de tintas.

TRUE COLOR

Tem novidades no portfólio. Nos pigmentos metálicos, traz da representada Schlenk Metallic Pigments novas tendências em tecnologia e inovação, a exemplo da nova classe de pigmentos metálicos policromáticos da linha Multiflect (light wave reflectance), essa nova tecnologia também apresenta uma especial interação com luzes de LED. Inclui o Zenexo, produzido por modificação superficial de alumínios ultrafinos com óxido de ferro especial, gerando efeito único de metal dourado. Nos pigmentos orgânicos, representa a Trust Chem, que segue ampliando sua linha de HPP (high performance pigments), com destaques para os novos azul idantrona (pigment blue 60, TCB06002) e vermelho DPP com alta saturação de cor (pigment red 254, TCR25402) entre outros, como TCBR02501 (pigment brown 25), de alta transparência; TCO06701 (pigment orange 67), para sistema aquoso (RAL 2004); TCR20201 (pigment red 202), quinacridona de fase mista; TCY18501L (pigment yellow 185), para tintas imobiliárias. Também apresenta amarelos para uso em plásticos e tintas de impressão. Nos pigmentos fluorescentes, atua com produtos da Brilliant Fluorescent USA, com a linha BNF, isenta de formaldeído.

UNIVAR

A distribuidora global Univar mantém a unidade de negócios Case, especializada em aprimorar a qualidade de tintas, resinas e químicos para construção, oferecendo uma ampla linha de matérias-primas com alta tecnologia e desempenho produzidas por renomados fabricantes mundiais, incluindo aditivos, biocidas, cargas, dispersantes, isocianatos, pigmentos, resinas, solventes e surfactantes. Além disso, conta com equipe técnica especializada em ajustes e novas formulações, além de laboratório preparado para a realização de testes comparativos e de aplicação.

WACKER

Dá destaque para ingredientes para tratamentos dedicados a impedir a deposição de sujeira sobre as pinturas. A dispersão especial estireno/acrílica Primis SAF 9000, simultaneamente oleofóbica e hidrofóbica, protege as películas contra vários tipos de machas, como café, sucos, vinho tinto e lápis de cor. Acrescentado às tintas para paredes em dosagem de 10% a 20% (em relação ao ligante principal), permite remover sujeiras com uma esponja comum, além de aumentar a resistência ao bloqueio e impedir a lixiviação de ingredientes solúveis em água pela ação da chuva. Esse ingrediente é isento de coalescentes e alquilfenóis etoxilados, sendo aprovado para contato direto com alimentos. Por sua vez, o Silres BS 710 é uma formulação monocomponente de borracha de silicone que permite fabricar tintas antipichação aplicáveis por rolo ou pulverização. Com apenas uma demão e após a cura, o revestimento formado impede a fixação de tintas e adesivos, mas é permeável ao vapor de água. A película seca é elástica e admite pigmentação.

WANA QUÍMICA

A Wana Química leva para a exposição a linha Urewan (modificadores de reologia uretânicos que agregam ganhos em nivelamento, alastramento e rendimento de tintas base água), resinas acrílicas para vários nichos de mercado (com destaque para esmaltes base água e demarcação viária segundo a norma ABNT 13699), novas versões de dispersantes à base de poliacrilato de sódio e amônio (conferem melhor lavabilidade), umectantes livres de APEO, a linha Turbowan (de promotores de lavabilidade em resinas silanizadas, geram incremento de pH, podendo reduzir alcalinizantes na formulação), e o Suprawan RA7 (argila modificada que traz melhoria na absorção de água em massas e texturas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.