Tintas e revestimentos: Clientes querem solventes mais eficientes para atender exigências ambientais

Fabiana avalia como elevados os custos totais de produção no Brasil, em relação aos competidores internacionais. Com o advento do shale gas, nos Estados Unidos, os produtos lá obtidos com matéria-prima ficaram ainda mais competitivos. “Ter produção local é muito importante para as indústrias consumidoras e o serviço oferecido pelos produtores faz a diferença”, afirmou.

Química e Derivados, Tintas e revestimentos: Clientes querem solventes mais eficientes para atender exigências ambientais
MERCADO BRASILEIRO DE TINTAS – 2016

Em alguns casos, verificadas práticas de concorrência desleal, foi preciso pedir proteção antidumping. “O butilglicol, por exemplo, tem proteção antidumping há anos contra alguns players que praticam preços predatórios, mas essa proteção é muito fraca, melhor é oferecer vantagens técnicas aos clientes”, considerou. Dessa forma, o desenvolvimento de soluções técnicas agrega mais valor para os clientes e os fidelizam.

Como explicou a especialista, com ampla vivência no setor, o butilglicol é um solvente versátil e muito demandado em várias situações. Pertence à família dos éteres glicólicos, a mais extensa da companhia. Outra commodity importante para o setor é a metil etil cetona (MEK), produzida no Rio Grande do Sul e exportada em volumes significativos para a Europa e Estados Unidos. “O mercado pede solventes especiais e estamos investindo nisso, pois todas as tecnologias pedem produtos mais eficientes”, comentou.

Para a Dow, o mercado de solventes na América Latina se mostra estável. “As quedas de vendas em produtos para automotiva e decorativa foram compensadas pelo crescimento da demanda nas linhas de tintas para impressão e solventes de limpeza”, apontou Ana Paula Freire. Ela registrou vendas melhores em 2017, resultado da venda maior de carros e da reativação do Minha Casa Minha Vida.

Página anterior 1 2 3 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios