Variedades e Curiosidades

19 de março de 2013

Vital Brazil – Grande sanitarista brasileiro

Mais artigos por »
Publicado por: Quimica e Derivados
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Vital Brazil Mineiro da Campanha nasceu em Campanha, Minas Gerais, em 28 de abril de 1865.

    Estudou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, formando-se em 1891.

    Como médico sanitarista, participou das brigadas de combate à febre amarela, ao tifo, à varíola e à peste bubônica em várias cidades no Estado de São Paulo ao lado de outros grandes nomes, como Oswaldo Cruz e Emílio Ribas. É um dos criadores do Instituto Butantan, em São Paulo, e do Instituto Vital Brazil, em Niterói. Frequentou por longo tempo o Instituto Pasteur.

    Além do seu trabalho como médico, Vital Brazil também criou uma das primeiras escolas do Brasil que alfabetizavam crianças de dia e adultos à noite. Desenvolveu materiais de informação sobre como se proteger de animais peçonhentos, especialmente para a população do campo e ainda criou uma caixa de madeira simples e de baixo custo, para que os fazendeiros pudessem capturar as cobras.

    Em 1897 começou a atuar no Instituto Bacteriológico do Estado de São Paulo, dirigido por Adolfo Lutz. lugar onde iniciou suas pesquisas e combateu epidemias e pandemias.

    Rodrigues Alves, na época governador do estado de São Paulo, ofereceu para Vital a Fazenda Butantan, lugar que, posteriormente, serviria para a instalação do Instituto Butantan, importante centro de pesquisas biomédicas que na época desenvolveu, com escassos recursos, importantes trabalhos de pesquisa e produção de medicamentos, em principal o soro antipestoso. Em 1903, surgiu o soro antiofídico, desenvolvido a partir do Piroplasma vitalli, parasita no sangue dos cães. No Instituto Butantan também foram produzidas vacinas contra tifo, varíola, tétano, psitacose, disenteria bacilar e BCG. As sulfuras e as penicilinas vieram mais tarde, assim como novos soros para picadas de aranhas venenosas, escorpião e lacraias, além do soro antitetânico e antidiftérico.

    A importância do trabalho de Vital Brazil para a medicina é enorme. Seus estudos que levou a especificidade dos soros antipeçonhentos estabeleceu um novo conceito na imunologia, sem contar que o desenvolvimento de um produto realmente eficaz no tratamento do acidente ofídico que, sem substituto até os dias de hoje, permanece salvando centenas de vidas.

    Faleceu no Rio de Janeiro, em 8 de maio de 1950.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next