Máquinas e Equipamentos

15 de março de 2012

Tubos – Usiminas vai produzir chapas especiais

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    química e derivados, aço, tubosGrande fornecedor de chapas de aço para os fabricantes de tubos com costura e de produtos customizados, a Usiminas tem implementado amplo programa de investimentos para atender às demandas futuras. Entre as mais recentes inovações, destaca-se a introdução da tecnologia de produção de aços CLC da Nippon Steel Corporation, permitindo à empresa alcançar um novo ciclo de desenvolvimento de produtos de alta performance na linha de chapas grossas, além da inauguração do novo laminador de tiras a quente na fábrica de Cubatão-SP, que contribuirá para aumentar a competitividade da indústria nacional de petróleo e gás, principalmente no setor de line pipes.

    No portfólio de produtos da empresa, destacam-se os itens conforme a API 5L grau B até X80M, e aços para tubos com requisitos CTOD, DWTT e sour service. Nos laminados a quente, aços para tubos de pequenos e grandes diâmetros, as aplicações se estendem para os setores mais diversos, como fabricação de móveis, construção civil, indústria mecânica e automobilística, gasodutos, oleodutos e minerodutos.

    Os aços da série USITB são adequados à fabricação de tubos de pequeno diâmetro soldados pelo processo de resistência elétrica, apresentando boa conformabilidade e excelentes resultados quando submetidos à avaliação da qualidade interna por métodos não-destrutivos. Sob consulta, a Usiminas também fornece bobinas e chapas de aço para atendimento às normas de tubos de grande diâmetro API-5L e ASTM A423. Esses tubos são utilizados para condução de fluidos variados sob pressão, como petróleo e seus derivados, gás natural e minérios. Já as bobinas laminadas para atendimento a essas normas são adequadas à fabricação de tubos soldados pelo processo de resistência elétrica de alta frequência e pelo processo de arco submerso.

    Nas chapas grossas, aços para tubos de grandes diâmetros, a empresa oferece aços de média e alta resistência mecânica, produzidos através de laminação controlada (TMCR – Thermo Mechanical Controled Rolling) ou laminação controlada com resfriamento acelerado (TMCP – Thermo Mechanical Controled Process). O processo TMCP adotado na Usiminas é o da tecnologia CLC (Continuous on Line Control), desenvolvida pela Nippon Steel, que consiste no uso combinado de processos de refino secundário, laminação controlada e resfriamento acelerado.

    Nessa linha, encontra-se também o produto Sincron, que garante melhor soldabilidade. Destinados à fabricação de tubos de grande diâmetro, esses aços são produzidos pelos processos de conformação UOE ou calandra e soldados longitudinalmente por arco submerso para aplicações em tubulações para transporte de óleo, gás, minérios e derivados. Nessa classe prevalecem as especificações da norma API – American Petroleum Institute, série 5L. Os principais graus fabricados pela empresa são: 5L-A, B, X42, X46, X52, X56, X60, X65, X70 e X80.

     



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next