Química

15 de setembro de 2011

Tratamento de Água: Lanxess entra no mercado da osmose reversa

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Furtado
+(reset)-
Compartilhe esta página

    química e derivados, lanxess, osmose reversa

    A

    alemã Lanxess inaugurou no dia 16 de setembro fábrica para produção de membranas de osmose reversa para tratamento de água em sua unidade matriz de Bitterfeld. Com a iniciativa, o grupo complementa suas opções de sistemas para desmineralização e dessalinização de água, tendo em vista sua atuação destacada globalmente na produção e comercialização da tecnologia concorrente – as resinas de troca iônica, da marca Lewatit –, herdada da Bayer, empresa que originou a Lanxess. Com a sua entrada nesse mercado, torna-se, junto com a Dow Chemical, a única a ter as duas tecnologias.

    Segundo comunicado da empresa, a nova unidade é equipada com laboratório dedicado e sistema logístico para fornecer elementos de osmose reversa globalmente. Depois da conclusão de uma extensa fase piloto e de desenvolvimento, a produção comercial regular começa ainda no quarto quadrimestre de 2011. As primeiras membranas de osmose reversa estarão disponíveis ao mercado no começo de 2012. Na estimativa da empresa, a forte demanda global pelas membranas fará o número de funcionários chegar a 50 nos próximos dois anos e, na sequência, a 200.

    A linha de membranas terá a marca comercial de Lewabrane, nome similar ao da tradicional Lewatit, e estará disponível nos dois tamanhos padrão do mercado, de quatro e oito polegadas. Apesar de terem o mesmo propósito, a osmose reversa e as resinas de troca iônica, para a empresa, são complementares, por isso não há planos de descontinuar a participação em resinas, tecnologia mais antiga, mas ainda um importante insumo no tratamento de água do mercado global.

    “Com base em nossa longa experiência em resinas de troca iônica, nós consideramos a estratégia com as membranas um passo importante para ofertar aos nossos clientes mais soluções de dessalinização no futuro”, disse Jean-Marc Vesselle, dirigente global da unidade de resinas de troca iônica da Lanxess.

    A osmose reversa, na análise da empresa, é uma tecnologia com crescimento muito rápido e com aplicação muito diversificada no mercado de tratamento de água. Exemplos importantes: na desmineralização de água para geração de vapor industrial ou usada em geração de energia. Também cita como aplicação em ascensão a geração de água ultrapura, com desmineralização e remoção de partículas, no mercado microeletrônico, especificamente para a produção de microchips. Nessas aplicações, aliás, são comumente empregadas as membranas de osmose reversa com um passo de polimento misto final com resinas de troca iônica. Daí o interesse estratégico da empresa em manter as duas tecnologias como complementares.

    A produção dos elementos em Bitterfeld começa com a manufatura das membranas, chamadas de Thin Film Composite (TFC), e que consistem em várias camadas individuais. Há camadas de não tecido de poliéster (com espessura de 90 a 100 μm) que funcionam como substrato para outras camadas de suporte feitas de polissulfona (40-60 μm) e para a camada de filtração ativa de 0.1 μm. A camada superficial externa é de poliamida, aplicada por um complexo processo de revestimento. As membranas são preparadas como chapas planas e depois são enroladas, por uma máquina automatizada especial, em torno de dispositivos tubulares, projetados para permitir a alimentação das superfícies das membranas e para coletar o permeado. A ideia da empresa é disponibilizar um software especial para projeto das estações com osmose reversa, que podem ser integradas com as colunas de troca iônica ou não.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next