Tintas e Revestimentos

16 de maio de 2009

Tintas para embalagens metálicas – Fornecedores oferecem ganho de produtividade sem agredir o ambiente

Mais artigos por »
Publicado por: Marcelo Fairbanks
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Tintas e Revestimentos

    O

    segmento de embalagens metálicas esboça uma recuperação de negócios a partir de abril, encerrando um ciclo de baixa iniciado em setembro passado. Em 2008, o volume físico transformado pelo segmento caiu 3,52%, gerando uma receita bruta aproximada de R$ 6,2 bilhões, correspondentes a 16,94% do faturamento total da produção nacional de embalagens, como evidencia o recente Estudo Macroeconômico da Embalagem da Associação Brasileira de Embalagem (Abre) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Dentro do segmento das metálicas, as latas de alumínio constituem uma parcela de 39,4% da produção física, a mais destacada, tendo registrado crescimento de demanda em todos os trimestres de 2008, com uma produção física 7,22% maior que a registrada no ano anterior. Por sua vez, as latas de ferro e as de aço apresentaram uma redução de 9,88% na quantidade transformada, mas ainda representam 37,52% da produção física das embalagens metálicas. Esse grupo das latas sofreu uma queda de 32,56% em peso no quarto trimestre de 2008.

    Química e Derivados, Mauro Eiras, Gerente-geral da PPG, Tintas e Revestimentos

    Mauro Eiras e as amostras dos vernizes criadores de efeitos

    “As latas de aço foram afetadas pela queda nas exportações de carnes processadas e também pelo mau desempenho de produtos da indústria geral, como as tintas, no fim do ano passado”, comentou Mauro Eiras, gerente-geral para a América Latina de packaging coatings da PPG. A redução do IPI nos materiais para a construção civil, concedida em março, reaqueceu a venda de tintas e deverá se refletir nos indicadores futuros do setor.

    No polo oposto ficaram as latas para bebidas. “Havia um estoque grande de bebidas no fim do ano passado, mas foi todo consumido e, com isso, as vendas no primeiro trimestre de 2009 ficaram acima do esperado”, comentou Maurício Gasperini, diretor de marketing de produtos da área de packaging coatings da AkzoNobel. A empresa holandesa adquiriu mundialmente os negócios de tintas da britânica ICI, reforçando o portfólio. “A AkzoNobel não tinha negócios nesse segmento e conquistou uma posição considerável”, explicou.

    Na avaliação de Gasperini, o volume de vendas de 2009 está muito parecido com o do início de 2008, que foi um bom ano, mesmo com a acentuada queda verificada no último trimestre. “Tínhamos uma expectativa muito conservadora para o primeiro trimestre, por causa do alto nível dos estoques na cadeia, mas os resultados do período foram melhores do que esperávamos”, explicou. Grande parte desse desempenho foi garantida pela indústria de bebidas.

    O fornecimento de tintas para embalagens metálicas está fortemente concentrado em três fornecedores de alcance mundial: PPG, AkzoNobel e Valspar. Somadas, as três respondem por volta de 80% das vendas do segmento. Por linhas de negócio, a participação é ainda maior. É o caso das latinhas de cervejas e refrigerantes, ramos nos quais também há grande concentração empresarial. “Bebidas e alimentos são segmentos nos quais a responsabilidade do fornecedor é muito grande e que respondem bem à introdução de novas tecnologias”, afirmou Gasperini.

    O mercado brasileiro opera sob duas fortes pressões: aumentar a eficiência produtiva e cumprir com exigências sanitárias mais rigorosas, oriundas da Europa. O segundo item coloca a alça de mira no bisfenol-A, ingrediente mais conhecido para a produção de epóxis. Essa família de resinas proporciona notável resistência química e mecânica aos revestimentos, superada apenas pelos flexíveis poliésteres nas aplicações de alto repuxo (estampagem complexa).


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next