Tintas e Revestimentos

14 de outubro de 2002

Tintas: Fabricantes lançam programa de qualidade

Mais artigos por »
Publicado por: Renata Pachione
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A

    indústria brasileira de tintas evolui a passos largos. Com capacidade produtiva de 1 bilhão de litros ao ano, o setor fatura cerca de US$ 1,5 bilhão, conferindo ao País o posto de quinto maior fabricante mundial.

    Química e Derivados: Tintas: Ferreira - normas técnicas padronizarão ensaios.

    Ferreira – normas técnicas padronizarão ensaios.

    No entanto, o avanço dessa indústria se compromete pela má qualidade do produto disponível no mercado e pela falta de normalização. Por isso, com o objetivo de coibir a informalidade e sobretudo elevar o nível das tintas imobiliárias, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) acaba de lançar o Programa Setorial de Melhoria da Qualidade das Tintas Imobiliárias.

    “Queremos valorizar esse mercado e impulsionar ainda mais seu crescimento”, afirmou o presidente-executivo da Abrafati Dilson Ferreira.

    Para tanto, a associação desenvolveu normas técnicas de referência, capazes de determinar especificações mínimas de qualidade e padronizar os métodos de ensaio. A primeira etapa do programa abrangerá exclusivamente a tinta látex econômica. A idéia é, de maneira gradual, estendê-lo para outras linhas.

    As empresas que aceitarem aderir ao programa terão seus produtos avaliados em sigilo, e se estes se apresentarem em conformidade com os índices adotados pelas normas, serão credenciados pela Abrafati, passando a contar com alguns diferenciais. Serão os únicos a terem financiamentos aceitos pelas Caixa Econômica Federal (CEF) e Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Além disso, integrarão uma lista, a partir da qual poderão fornecer seus produtos a órgãos do governo, à Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano (SEDU), ao Qualihab da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU-SP) e órgãos semelhantes de todos os estados brasileiros, e ainda aos membros da Associação Nacional dos Revendedores de Materiais de Construção (Anamaco). Conforme Ferreira, o programa se insere em todo o panorama de conformidade do setor de construção civil, capitaneado pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H).

    Avaliação trimestral – Para terem direito a esses benefícios, os fabricantes se submeterão a auditorias a cada três meses. Gestora técnica do programa, a empresa Tesis, de São Paulo, será responsável pela coleta e avaliação das amostras de tintas. Estas serão enviadas ao Laboratório de Tintas Imobiliárias da Escola Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo-SP, onde o produto será analisado acerca de sua conformidade, a partir da metodologia adotada pela Abrafati, como indicador de qualidade. As normas verificam a resistência à abrasão úmida, poder de cobertura da tinta seca e da tinta úmida, porosidade da película e resistência à abrasão úmida sem o abrasivo. Após os resultados, os participantes receberão um documento, com as devidas observações da amostra, e assim saberão se o produto apresenta ou não deficiências.

    Química e Derivados: Tintas: Fazenda - associados não devem se sentir ameaçados.

    Fazenda – associados não devem se sentir ameaçados.

    Como a proposta é coibir a não-conformidade das tintas, sobretudo a intencional, ou seja, aquela na qual o fabricante tem conhecimento da má qualidade do seu produto, a associação não irá punir eventuais erros de fabricação. Somente a partir da terceira vez consecutiva em que não atender os requisitos básicos, a empresa será considerada inapta. Neste caso, o fabricante será excluído do programa por um ano e só retornará após novo credenciamento.

    No início, as especificações serão brandas, pois a associação quer dar a oportunidade a todos os fabricantes atingirem os níveis mínimos. De acordo com o assessor técnico da Abrafati Jorge Fazenda, as exigências não requerem sofisticação tecnológica ou altos investimentos. “Nenhum participante precisa se sentir ameaçado pela exclusão”, garantiu.

    O ponto de partida do programa se dará com as tintas econômicas, porque estas apresentaram maior incidência de produtos de baixa qualidade no mercado, segundo apontaram os estudos da Abrafati. Também em um primeiro momento, serão utilizadas as normas técnicas de referência criadas pela própria associação. No entanto, assim que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicar suas especificações, o programa as adotará. “Como leva um certo tempo até a ABNT criar e publicar suas normas técnicas, a Abrafati resolveu tomar a iniciativa. Assim que saírem as normas da ABNT, automaticamente o programa as assumirá”, explicou Fazenda. Espera-se para dezembro a publicação da ABNT.

    Programa será ampliado – Há mais de dois anos, a associação desenvolve esse programa, por meio da Comissão de Combate à Não-Conformidade. O objetivo é, de forma gradual, envolver toda a cadeia produtiva, ou seja, fabricante de matéria-prima e de tinta, varejista e aplicadores/construtoras, na busca pela excelência das tintas imobiliárias. Por enquanto, as empresas-participantes são: Akzo Nobel – Divisão Imobiliária, Basf S/A, Eucatex Química e Mineral, Renner Sayerlack S/A, Sherwin-Williams do Brasil e Tintas Coral. E alguns fornecedores já manifestaram apoio formal, como é o caso da Ciba Especialidades Químicas, Clariant, Degussa, Dow Química, DuPont, Millennium, Miracema-Nuodex, Rhodia e Rohm & Haas.

    A segunda fase do programa, prevista para julho de 2003, ampliará a atuação da Abrafati, ao avaliar esmalte sintético, tinta óleo e massa corrida. Enquanto para a terceira etapa, cujo início deve ocorrer em agosto do próximo ano, espera-se atestar a qualidade da tinta látex, com exigências superiores às avaliadas na primeira fase. “Pretendemos implantar uma família de tintas a cada seis meses”, avisou Ferreira.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next