Tintas e Revestimentos

14 de outubro de 2011

Tintas em Pó – PSA usa tecnologia em carro

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Publicado por: Hamilton Almeida
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    química e derivados, tintas em pó

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    última novidade em pintura a pó foi exposta no 25º Congresso Surcar, realizado em Cannes, na França, entre 30 de junho e 1º de julho: o Citroën DS4 se tornou o primeiro veículo de passeio na Europa a usar revestimento feito por tinta em pó, da cor preto fosco, em toda a carroceria.

    Após testes iniciais com a PSA Peugeot Citroën, montadora do DS4, um modelo foi produzido utilizando o produto Interpon A 5000. “Isto é um grande passo para a AkzoNobel Powder Coatings no mercado automotivo, do qual estamos muito orgulhosos”, comentou Marie Cecile Dekker, gerente global de marketing automotivo.

    Historicamente, as tintas em pó têm sido utilizadas nos componentes dos veículos, incluindo rodas e painéis, provendo valor estético e atributos de alto desempenho requeridos pela indústria automotiva. “Nós agora estamos preparados para oferecer novas e excitantes pinturas para a carroceria, como a textura preto fosco. Estes revestimentos são inovadores e promovem uma mudança única, melhorando as características da carroceria de um carro”, acrescentou Marie.

    Segundo ela, “esse tipo de conceito de design realmente está aumentando os limites e inspirando as equipes de design no mundo automotivo a pensar de forma não convencional”.

    Usar tintas em pó como uma alternativa de revestimento de carrocerias marca o início de uma era para os fabricantes de automóveis, preocupados em reduzir a emissão de dióxido de carbono e cortar custos, sem comprometer a qualidade técnica ou o desempenho. O Interpon A 5000 oferece uma alternativa sustentável para as tintas líquidas automotivas. O sistema Powder Monocoat reduz o número de etapas do processo e permite uma redução significativa no consumo de energia.

    O grosso do trabalho tem sido o refino do produto e as técnicas de aplicação, em colaboração com a PSA Peugeot Citroën, para garantir que a sua expectativa de qualidade seja atendida e que o revestimento seja adequado para o mercado europeu de veículos de passeio. A montadora francesa não só queria um revestimento em pó para a carroceria, mas também exigiu um acabamento para os painéis laterais de plástico idêntico ao da carroceria.

     

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