Tintas e Revestimentos

18 de agosto de 2012

Tintas e Revestimentos – Produtores globais de espessantes sintéticos montam operação local

Mais artigos por »
Publicado por: Antonio C. Santomauro
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Tintas e Revestimentos

    H

    á vários anos estruturado sobre três grandes categorias de produtos – cada qual com suas características e aplicações –, o mercado de espessantes e agentes modificadores da reologia de tintas evolui tecnicamente nos itens relacionados à sustentabilidade dessa indústria, crescentemente interessada em insumos ambientalmente amigáveis.

    Mas, considerando apenas os aspectos comerciais, esse mercado deverá se tornar muito mais competitivo no Brasil, onde recentemente aportaram dois importantes produtores multinacionais de espessantes e agentes reológicos para tintas. Um deles é o grupo de origem britânica Elementis – até então aqui presente via representante –, que há cerca de dois meses anunciou a aquisição da Watercryl, indústria especializada em aditivos para tintas com fábrica localizada no interior do estado de São Paulo.

    Outro, a multinacional de origem francesa Coatex, que quase simultaneamente comprou a Resicryl, cuja presença é mais intensa no segmento das resinas, mas que agora terá sua planta, instalada em Araçariguama-SP, direcionada para fazer também agentes de reologia.

    Integrante do grupo Arkema, a Coatex operava no Brasil basicamente fornecendo carbonato de cálcio para um fabricante de slurry. E, produzindo aqui os espessantes, deixará de pagar a alíquota de 14% para importar seus agentes de reologia para o mercado nacional. Paralelamente, reduzirá de maneira bastante significativa os valores relacionados ao frete desses produtos, nos quais a água responde por aproximadamente 2/3 da composição.

    Química e Derivados, Pedro Medeiros, Gerente-geral de vendas e marketing da Coatex para as Américas do Sul e Central, Tintas e Revestimentos

    Pedro Medeiros: produção local vai redzir custos para clientes

    A produção local, crê Pedro Medeiros, gerente-geral de vendas e marketing da Coatex para as Américas do Sul e Central, constituirá diferencial bastante relevante na disputa do mercado brasileiro de espessantes: “Várias empresas já testavam nossos produtos e os aprovavam, mas diziam não poder bancar o custo da importação”, ele justifica. “Além disso, o grupo Arkema produz também os monômeros usados nos espessantes, e esse será outro diferencial”, ele acrescenta.

    A Coatex, adianta Medeiros, deve iniciar a produção local de espessantes no primeiro trimestre de 2013. Inicialmente, fabricará apenas os produtos com base acrílica, e seguirá trazendo do exterior os uretânicos. “Os uretânicos demandam uma massa crítica mínima que ainda está sendo formada no mercado brasileiro”, justifica.

    A Dow também importa seus espessantes uretânicos, mas já produz aqui tanto a maioria dos acrílicos quanto os tradicionais celulósicos. E, atenta à crescente competitividade, investe em novidades: “Estamos trazendo uma linha nova, totalmente isenta de solventes, com maior teor de sólidos e baixa viscosidade. Essas características facilitam a geralmente complexa incorporação dos uretânicos às tintas”, conta Fabiana Manzano, gerente de marketing de aditivos da Dow.

    Também estão sendo lançados aqui, prossegue Fabiana, dois novos modificados acrílicos, que a Dow comercializa com a marca Primal, destinados a produtos adequados para índices elevados de diluição. “Produtos com alta diluição – de aproximadamente70% – são usados principalmente por construtoras, mas estão cada dia mais presentes no varejo”, diz a gerente de marketing.

    Além da Dow, os produtores internacionais do ramo de espessantes recém-chegados ao Brasil precisarão enfrentar outro concorrente multinacional já com produção local: a Basf. “Estamos consolidando toda a linha de aditivos para tintas, considerando a recente aquisição da Cognis, e isso oferece excelentes possibilidades na seleção de produtos adequados às distintas aplicações”, destaca Katia Braga, gerente de formuladores e aditivos dessa empresa para a América do Sul.


    Página 1 de 41234

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


      ""
      1
      Newsletter

      Receba artigos, notícias e novidades do mercado gratuitamente em seu email.

      Nomeseu nome
      Áreas de Interesseselecione uma ou mais áreas de interesse
      Home - Próximo Destino Orlando
      ­
       Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros
      Previous
      Next